Recommended Posts

Publicado

Boa tarde a todos.

Já há bastante tempo que não postava aqui no fórum.

Os aquários cá por casa sempre estiveram presentes uns anos com mais intensidade outros mais parados.

Está montagem é a última que fiz e remonta a janeiro de 2024.

Na altura decidi reformular tudo, comprei um aquário novo 120x50x55, calha da twinstar e um fluval FX4.

Queria algo calmo mas com vida e que trouxesse cor para casa, mas claro com uma manutenção reduzida, daí surgiu este projeto.

Areia filtro de piscina, seixo rolado negro das montagens anteriores dos Malawi, um tronco que já andava lá em casa a uns 10 anos e nunca tinha dado utilidade e plantas de fácil manutenção, anubias, vallisnerias, echinodorus e bolbitis.

Quanto aos habitantes tenho um cardume de 20 hypessobrycon sweglesi, 5 corrydoras e 6 pterophyllum Manacapuru red black.

 

Como é óbvio não correu tudo bem agora ao fim de 2 anos estou a passar por um processo complicado com o aquário estou a ter picos de nitritos e nitratos, tenho um dos Manacapuru isolado pois deixou de comer. Estou a fazer umas mudas de água de 30% de 2 em 2 dias e estou quase a equilibrar os parâmetros. Quando ao peixito estou a espera da medicação para fazer um tratamento a ver se consigo recuperar o bichinho.

 

 

Um abraço a todos.e815a4ecafb33c939713f7217e6c2cce.jpg4e280ded0ea05968e5eb6701b2a39426.jpg3d70efe18092c6731766801f815865bf.jpge6a2091c78ba7d4cb74304f812b41fe8.jpg453adec970d13b3f29d7270805877c3f.jpge258aa7d824288e4e58b53662ba84d2a.jpged756c54655ab09c01e5e2ff5e758173.jpg9863aab334868bbe79bd887c9435a06c.jpg

 

Enviado do meu 2211133G através do Tapatalk

 

 

Publicado:

Olá Emen.

Muito bonito. Um clássico muito elegante... Eu, que já sou bem crescido, adoro ver um aquário assim!

Tens uma montagem com 2 anos, pelo que já está bem madura, contudo esses picos de nitritos e nitratos são estranhos. Sobretudo os nitritos! Supostamente tens poucas plantas para os consumir, mas como tens as flutuantes, elas também dão uma ajuda e com cerca de 8 vezes de renovação da bomba relativamente ao volume total, deveria ser suficiente.

Os outros parâmetros da água estão dentro dos valores normais?

Tens a certeza que ainda aí estão os 20 sweglesi? Podes ter perdido algum(s) e não tenhas visto o corpito em decomposição...

Tens feito a manutenção do filtro? Efetivamente só pode estar bem maduro, mas talvez já não esteja tão eficiente como deveria (os ciclídeos gostam de água muito limpa). Ao fim de 2 anos talvez devesses pensar em substituir, aos poucos, a média filtrante. Mesmo as mais eficientes vão ficando com as porosidades entupidas, perdendo parte da capacidade de alojamento das bactérias. Umas mais rapidamente que outras, mas nenhuma é eterna (talvez isto não se aplique ao K1, mas nunca usei, desconheço). Se fossem outro tipo de peixes, não deverias estar a dar por isso, mas os ciclídeos, como sabes, são particularmente sensíveis (embora os Escalares até nem sejam dos piores).

Supostamente ao fim de dois anos tens bastante matéria orgânica acumulada no substrato, embora pelas fotos a areia pareça relativamente limpa, ou será apenas à superfície? Embora o próprio substrato deva ter bastantes bactérias para efetuar a desnitrificação, elas não consomem os nitratos (isso só com plantas ou TPA's). Contudo como tens aí um pico de nitritos, algo não está a funcionar a 100%.

Poderá ser algo que não me ocorra, mas o mais sensato será ir descartando as hipóteses, uma a uma.

Não entres em desespero que com calma e método, isso deverá ir ao lugar. A montagem é linda... Parabéns!

  • Gosto 1

Um abraço,

Carlos

Publicado:

Que tanque bonito, Emen. E, com as dimensões que tem, deve transmitir uma sensação fantástica a todos os que visitam a tua casa. Nota-se que tens muita experiência com aquários... escolheste todos os elementos com um objectivo em mente e conseguiste alcançá-lo. Muitos parabéns.

Em relação ao problema que relatas (e que, aparentemente já começa a ficar resolvido) poderá ter haver com uma manutenção mais "preguiçosa"? Longe de mim querer dar-te indicações... pareces perceber disto muito mais do que eu... mas terás saltado algumas TPA's? Também pensei naquilo que o @C Mocho referiu... a limpeza da areia... não à superfície, porque nota-se que está bem, mas aquilo que poderá estar escondido por baixo. Já me aconteceu ter um aquário com areia mais fina que, por uma manutenção mais defeituosa, me deu problemas ao fim de algum tempo... quando comecei a limpar a areia mais a fundo, encontrei muita porcaria lá por baixo.

Continua a atualizar-nos... gostava de saber o motivo, se alguma vez chegares a perceber 🙂 .

Ah... já agora, e esta pergunta vai também para o Mocho... não fazia ideia que a Media deveria ser trocada de tempos a tempos. Algum dos dois me sabe dizer de quanto em quanto tempo, em média, deve ser substituída?

  • Gosto 1
Publicado:
há 1 hora, JoseCarlosMarques disse:

esta pergunta vai também para o Mocho...

Antes de mais, devo esclarecer que não sou Geólogo nem Biólogo, logo aquilo que aqui afirmo é uma opinião pessoal formada em resultado de pesquisas e reflexões que fui fazendo ao longo do tempo. Pode sempre estar em falta alguma informação importante que me venha a alterar a atual opinião…

Se não estou em erro, a mídia biológica que normalmente acompanha o FX4 é a Biomax (anéis de cerâmica). A Fluval recomenda substituir metade a cada 6 meses, embora tenhamos de dar um desconto pelo interesse comercial de qualquer marca, mesmo que 6 meses seja um tempo de vida demasiado reduzido, pelos vistos este material não é eterno.

Se considerarmos a Matrix, a Seachem afirma que é eterna, o que me parece o exagero oposto. Teoricamente é uma pedra porosa altamente selecionada para garantir as condições ideais para o alojamento das bactérias, mas... Nada é eterno e inevitavelmente, com o tempo, os poros do material acabarão por ficar parcialmente obstruídos diminuindo a eficácia da sua capacidade de alojamento bacteriano (isso não é Biologia nem Geologia, é talvez Física (mecânica).

Se nos focarmos na Neo Media Premium, da Aquario, com três tipos de mídias biológicas, que apresentam talvez a maior área de superfície funcional do mercado (3200 nm²). O fabricante recomenda a sua substituição “Geralmente, de 1 a 2 anos. A substituição parcial (30 a 50%) é mais estável do que a substituição total".

A meu ver, faz sentido a recomendação de substituição parcial ao fim de algum tempo, mas volto a frisar, não sou Geólogo nem Biólogo! É evidente que podemos "esticar" o tempo de vida útil de qualquer tipo de material, e um filtro biologicamente maduro é muito mais eficiente que um filtro com material novo, mas nada é eterno.

  • Gosto 1

Um abraço,

Carlos

Publicado:
1 hour ago, C Mocho said:

A meu ver, faz sentido a recomendação de substituição parcial ao fim de algum tempo, mas volto a frisar, não sou Geólogo nem Biólogo!

Caro Mocho... todos nós por aqui, e todos os outros por aí, somos o produto daquilo que vamos recolhendo com o tempo e as aprendizagens que daí advém (eu de Filosofia percebo muito pouco... reprovei sempre a essa disciplina, mas julgo que a isso se dá o nome de "experiência adquirida"), portanto, e sendo tu um "Mestre" nesta coisa dos peixinhos, tomo a tua palavra como verdade. Vou pegar na media que tenho dentro do meu filtro (que já deve ter mais de 3 anos), misturá-la com o substrato que guardei da minha última montagem, e usar isso tudo nos meus bonsais (é uma experiência que quero fazer... substrato fértil + media porosa para reter a água... vou ver se resulta). Quando montar o próximo tanque compro media nova. Obrigado pela tua explicação... faz todo o sentido!

Devo dizer que este post já contribuiu para a minha "experiência adquirida". Eheh. Se o meu professor de Filosofia me visse agora...

  • Gosto 1
Publicado:

Muito Boa noite

Obrigado aos 2 pelas palavras.
Montei este aquário com esse intuito um aquário de fácil manutenção e que me desse a tranquilidade que queria ter na sala.

Quando a causa quase que aposto que foi a ausência de TPA, infelizmente fiquei 3 meses sem fazer e nada e quando voltei vi que também um casal de ancistrus tinha falecido, quase de certeza que foi isso que provocou o pico, mas já está quase normalizado, não há nada como umas mudas mais regulares.

Quando às matérias filtrantes, utilizo sera siporax o que acontece é que quando mudo de layout que antigamente era de 2 em 2 anos faço uma lavagem com uma solução de lixívia que volta a regenerar as cerâmica e sempre tive bons resultados, mas sim as marcas aconselham a sua substituição pois os poros das cerâmicas vão ficando colmatados.

Abraço

Enviado do meu 2211133G através do Tapatalk

Publicado:
2 hours ago, Emen said:

Quando a causa quase que aposto que foi a ausência de TPA

🤦‍♂️ ai moço!!!

Join the conversation

You can post now and register later. If you have an account, sign in now to post with your account.

Visitante
Responder a este tópico

×   Colaste conteúdo com formatação.   Remover formatação

  Only 75 emoji are allowed.

×   Your link has been automatically embedded.   Display as a link instead

×   Your previous content has been restored.   Clear editor

×   You cannot paste images directly. Upload or insert images from URL.