C Mocho Publicado: Domingo às 16:07 Publicado: Domingo às 16:07 Olá Luís, primeira questão, tanto os neon normais como os negros não formam cardumes compactos como aqueles que se veem nos filmes da Ocean Geografic. São peixes que se agrupam e só se sentem bem quando existem vários outros da mesma espécie (ou semelhantes)... Daí, é provável que acabem por funcionar de forma integrada, ou seja misturados. Duvido que formem dois cardumes, a não ser que tivesses um aquário bastante grande. Quanto aos Neocaridina, eles são efetivamente uma pequena ajuda para a manutenção de um sistema limpo, mas para serem realmente efetivos terão de se reproduzir muito. Ele fá-lo-ão, se as condições forem propícias, caso contrário se se mantiverem num número estável já não é mau. Compreendo esse pretensão de adicionar um peixe de destaque. Claro que fica um sistema mais interessante. Procura por ciclídeos anões, talvez os Boreti fossem a melhor opção para o teu aquário... Pesquisa primeiro e depois logo decides! Por enquanto, acho que estás a fazer tudo muito bem. Continua e boa sorte! Citar Panorâmico 140 / Pedras pretas – 60P / O Rei Morreu... Viva o Rei!... / Stepback Um abraço, Carlos
luis.lopes Publicado: Domingo às 20:15 Autor Publicado: Domingo às 20:15 Então 5 semanas, 5 TPAs e vou então tentar podar a sessiflora da direita e replantar (não tenho ferramentas ainda portanto...). Aqueles musgos christmas no substrato parecem começar a espandir, já os outros atados nas pedras não lhes acho muita graça. Talvez tente amarra-los também nos troncos e deixar que a natureza siga o seu rumo.. O outro musgo que surge ali maior em cima das pedras tem como objectivo criar um refugio para os camarões mas talvez vá mudar de lugar, agora que pegou e se desenvolveu. Os camarões já conseguiram ratar muito daquele algodão doce nos troncos mas acho que são insuficientes. Vou assim tentando reequilibrar as coisas, prestes a chegar à 6ª semana, o cardume de neons deverá entrar em breve também. O aspecto hoje antes da TPA é este: Citar
luis.lopes Publicado: Domingo às 21:12 Autor Publicado: Domingo às 21:12 há 4 horas, C Mocho disse: Olá Luís, primeira questão, tanto os neon normais como os negros não formam cardumes compactos como aqueles que se veem nos filmes da Ocean Geografic. São peixes que se agrupam e só se sentem bem quando existem vários outros da mesma espécie (ou semelhantes)... Daí, é provável que acabem por funcionar de forma integrada, ou seja misturados. Duvido que formem dois cardumes, a não ser que tivesses um aquário bastante grande. Quanto aos Neocaridina, eles são efetivamente uma pequena ajuda para a manutenção de um sistema limpo, mas para serem realmente efetivos terão de se reproduzir muito. Ele fá-lo-ão, se as condições forem propícias, caso contrário se se mantiverem num número estável já não é mau. Compreendo esse pretensão de adicionar um peixe de destaque. Claro que fica um sistema mais interessante. Procura por ciclídeos anões, talvez os Boreti fossem a melhor opção para o teu aquário... Pesquisa primeiro e depois logo decides! Por enquanto, acho que estás a fazer tudo muito bem. Continua e boa sorte! Obrigado @C Mocho estou 100% de acordo. Só meti 5 neocaridinas há uma semana atrás e apesar de se esconderem muito posso garantir que lá andam todas vivaças e felizes. Se daqui por um mês ou dois houverem mais que 5, é sinal de que estou a fazer as coisas bem. Não quis comprar produtos para algas. Entendo que uns camarões + TPAs + uma flora cada vez mais densa, em conjunto, deverão eliminar as algas. Também aqui quero deixar seguir o rumo normal da natureza e provar a mim mesmo que estou a fazer as coisas bem. Por ultimo, o cardume de neons (ou outros) claro que tem aquela componente estética que todos gostamos de ver quando andam ali juntos a bailar de um lado para o outro. O querer adicionar um par de peixes um pouco maiores ou mais vistosos é apenas porque a litragem o permite e para ter um ponto focal mas só deverá acontecer muito (mas muito) mais lá para a frente. Gosto de ver aqueles aquarios comunitários mas num tanque de 60L não me passa pela cabeça criar esse tipo de salada russa. Citar
JoseCarlosMarques Publicado: ontem às 01:32 Publicado: ontem às 01:32 9 hours ago, luis.lopes said: Comprei um fertilizante all in one que vi sugerido por ti noutro topico qualquer. Qual? O da Masterline? Esqueci-me de te dizer, mas com o fertilizante (e isso foi uma coisa que aprendi desde que me iniciei no hobby) deves usar também qualquer fonte de Carbo. 9 hours ago, luis.lopes said: as outras que comprei in vitro epá neste momento é demasiado pra mim Como assim, demasiado? 9 hours ago, luis.lopes said: Os neons levam vantagem cá em casa (3 contra 1) e este aqua de 60L tem apenas os 5 camarões. Introduzir 10 neons será o proximo passo (4cm X 10 = 40L) para serem ali o medio plano em cardume. Depois mais tarde gostaria de adquirir um par de peixes pouco maiores pra serem o centro das atenções, tipo Ramirezi por ex (aceito sugestões) tendo sempre em conta a minha agua e os parametros comuns com os neons. E aqui se esgota o numero de peixes vs litragem. Tenho outro aqua de 40L que vou comecar a engendrar no meu escritório (com as lições aprendidas neste) que servirá pra migrar o excesso populacional de camarões (caso se verifique) do aqua atual de 60L numa primeira fase e depois então adicionar o cardume de tetras negros ou rasboras kubotai. Parece-te/vos razoavel este plano? Tendo sempre o cuidado de ter plantas naturais e não exceder populações vs litragem. Isso dos litros e da quantidade de peixes é muito subjectivo... depende muito da filtragem que usas, da quantidade de vezes que mudas a água, da maneira como limpas o tanque... sei lá... depende de tanta coisa. Já vi gente que compra meia dúzia de Guppies e depois, quando eles se começam a multiplicar, e quando a coisa deveria tornar-se uma dor de cabeça, isso não acontece... o sistema acaba por se adaptar. Mas posso dar-te a minha visão da coisa... eu tenho um tanque principal com 90cm que tento modificar anualmente e para o qual defino uma estética. Com base nessa estética, escolho os peixes. Como geralmente quero que o tanque pareça ter mais de 90 cm, escolho cardumes de peixes mais pequenos (em conjunto com a equipa de limpeza... não esquecer essa!). E a cor dos peixes pode ser neutra (os negros, por exemplo) ou não (quando quero que os peixes tenham algum destaque... o caso dos âmbar). Depois tenho um tanque que mantenho há mais tempo, com um setup muito mais low-tech, e que serve para experiências e para alojar toda a fauna enquanto o grande está a ser trabalhado. Nesse sentido, vai um pouco ao encontro do que tu também estás a pensar fazer. Ter dois cardumes distintos... não sei se será a melhor opção, mas isso é uma coisa que tens que ser tu a decidir. Eu optei por ter um Betta no pequeno... são animais fantásticos de manter. Tu poderás ter uma visão diferente. Qualquer que seja a tua decisão, tenho a certeza que o pessoal aí em casa vai gostar. Os Neons têm umas cores mais vibrantes (daí o seu sucesso no hobby), mas qualquer espécie de peixe é igualmente fascinante de ver. Citar
luis.lopes Publicado: 13 horas Autor Publicado: 13 horas há 23 horas, JoseCarlosMarques disse: Qual? O da Masterline? Esqueci-me de te dizer, mas com o fertilizante (e isso foi uma coisa que aprendi desde que me iniciei no hobby) deves usar também qualquer fonte de Carbo. Esse mesmo. Vou ter em conta o teu conselho. Como assim, demasiado? Aquelas plantas muito pequenas in vitro requerem uma habilidade que eu não tenho, nem ferramenta adequada. São muito pequenas, estas patas custam a separar ali quase fio a fio, e no fim metade soltam-se 🙂 Mais vale por agora apostar naquelas maiorzitas em vaso, estou a aprender... Isso dos litros e da quantidade de peixes é muito subjectivo... depende muito da filtragem que usas, da quantidade de vezes que mudas a água, da maneira como limpas o tanque... sei lá... depende de tanta coisa. Já vi gente que compra meia dúzia de Guppies e depois, quando eles se começam a multiplicar, e quando a coisa deveria tornar-se uma dor de cabeça, isso não acontece... o sistema acaba por se adaptar. Mas posso dar-te a minha visão da coisa... eu tenho um tanque principal com 90cm que tento modificar anualmente e para o qual defino uma estética. Com base nessa estética, escolho os peixes. Como geralmente quero que o tanque pareça ter mais de 90 cm, escolho cardumes de peixes mais pequenos (em conjunto com a equipa de limpeza... não esquecer essa!). E a cor dos peixes pode ser neutra (os negros, por exemplo) ou não (quando quero que os peixes tenham algum destaque... o caso dos âmbar). Depois tenho um tanque que mantenho há mais tempo, com um setup muito mais low-tech, e que serve para experiências e para alojar toda a fauna enquanto o grande está a ser trabalhado. Nesse sentido, vai um pouco ao encontro do que tu também estás a pensar fazer. Ter dois cardumes distintos... não sei se será a melhor opção, mas isso é uma coisa que tens que ser tu a decidir. Eu optei por ter um Betta no pequeno... são animais fantásticos de manter. Tu poderás ter uma visão diferente. Qualquer que seja a tua decisão, tenho a certeza que o pessoal aí em casa vai gostar. Os Neons têm umas cores mais vibrantes (daí o seu sucesso no hobby), mas qualquer espécie de peixe é igualmente fascinante de ver. Obrigado uma vez mais pelas dicas! Citar
JoseCarlosMarques Publicado: 13 horas Publicado: 13 horas Tens que começar a equipar-te. Faz como eu... uma tesoura e uma pinça para começar (no início até usava aquelas que as senhoras usam para tratar as unhas 😄 ), um ganhapão para apanhar peixes e plantas (que pode ser um coador de cozinha) e uma mangueira que não seja muito larga, mas que tenha uns 10 metros de comprimento, para trocas de água - essencialmente para a retirar para a sanita ou o duche, porque para encher pode ser com uma caneca ou uma bacia. Faz uma visita às Loja China da tua zona... aposto que vais encontrar muita coisa barata que pode servir agora no início. Ah... mais duas coisas... um esfregão daqueles amarelos e verdes (usas a parte verde) e uma escova de dentes, para limpar as algas. Citar
Recommended Posts