À Terceira Será de Vez?


Recommended Posts

Depois de dois aquários montados com alguns elementos que fui "roubar" ao Rio Alto, aqui perto de minha casa - podem consultar os tópicos aqui e aqui - vou avançar para um terceiro. A minha ideia era manter apenas um tanque em funcionamento, mas o bichinho falou mais alto e como, em principio, vou receber um casal de Bettas selvagens, decidi recuperar o meu velhinho 35x25x29 e transforma-lo num Low Tech com Black Water. Vai ser a primeira vez que vou tentar manter um aquário sem plantas, e ainda estou a estudar o que devo ou posso fazer. A base está delineada... umas pedras roladas, um ramo partido, uma camada de areia fina e umas folhas de amendoeira. Com excepção das folhas, que vou comprar, foi tudo recolhido no mesmo local. Não quis arriscar trazer folhas de lá porque não consigo identifica-las... e aqui surge a minha primeira questão (para todos os que me possam ajudar)... o ramo partido que recolhi na margem do rio será uma boa opção para colocar dentro do tanque? Pelo que percebi, deve ter caído da árvore que está na segunda fotografia. Não está completamente seco, mas vou deixa-lo no exterior mais algum tempo e depois vou tentar limpá-lo o máximo que puder. Sendo este um tanque mais "natural", e onde quero ter bastantes taninos, será essencial tirar a casca, ou poderei deixa-la "apodrecer" dentro de água?

Em relação às mudanças de água... num aquário deste género, onde não vou usar fertilizantes nem substrato fértil, elas têm que ser feitas de forma semanal, como é recomendado num aquário plantado? E durante o ciclo do azoto, terei que cumprir na mesma as mudanças de água diárias e ir espaçando até o ciclo estar completo?

Por enquanto acho que é tudo o que preciso saber. Assim que tiver a estrutura montada, coloco aqui algumas fotografias, para verem o resultado.

Obrigado a todos que me possam vir a ajudar. Um abraço.

 

large_001.jpg

large_002.jpg

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Parece-me uma bétula. Em princípio não haverá problema, desde que a madeira esteja bem seca, embora seja na casca que se concentram a maior parte dos óleos presentes na seiva (na casca e nas raízes, naturalmente). Atenção que pelo que creio a bétula não tem uma madeira muito densa, por isso pode demorar um pouco a afundar.

Para manteres o nível de taninos, podes fazer uma espécie de chá com folhas secas (carvalho, por exemplo, são ótimos e bem mais fáceis de encontrar do que a formidável catalpa), depois, podes adicionar um pouco desse chá após as TPA's. As TPA continuarão a ser necessárias para manter os níveis de TDS dentro dos limites ideais, embora talvez com menos volume de troca...

PS: Não acredito que resistas a colocar umas flutuantes para os betas ancorarem o ninho! 😇

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

2 hours ago, C Mocho said:

Parece-me uma bétula. Em princípio não haverá problema, desde que a madeira esteja bem seca, embora seja na casca que se concentram a maior parte dos óleos presentes na seiva (na casca e nas raízes, naturalmente). Atenção que pelo que creio a bétula não tem uma madeira muito densa, por isso pode demorar um pouco a afundar.

Para manteres o nível de taninos, podes fazer uma espécie de chá com folhas secas (carvalho, por exemplo, são ótimos e bem mais fáceis de encontrar do que a formidável catalpa), depois, podes adicionar um pouco desse chá após as TPA's. As TPA continuarão a ser necessárias para manter os níveis de TDS dentro dos limites ideais, embora talvez com menos volume de troca...

PS: Não acredito que resistas a colocar umas flutuantes para os betas ancorarem o ninho! 😇

Olá Mocho.

Antes de mais, agradeço o comentário. Ando completamente a leste do que estou a fazer, esperando que a coisa corra bem... toda a informação que puder recolher é, portanto, muito importante.TPA's regulares... como em qualquer outro aquário. Apontado! Mas duvido mesmo muito que vá adicionar plantas. Eheh. Um abraço.

 

Entretanto, e como já devem saber, a paciência aqui em casa não reina. Já fervi as rochas e a areia e já comecei a "brincar" com a madeira. Espero mesmo que ela seque bem, e que a possa utilizar, porque estou a gostar muito dos resultados.

 

large_001.jpg

Editado por JoseCarlosMarques
Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Olá boa tarde.

A madeira, o aconselhável e recomendável é utilizar sempre seca. Pode utilizar não resinosas, nomeadamente da família quercus: carvalho, sobreiro; videira, macieira, laranjeira, oliveira e por aí além. A ideia do chá é porreira. Quando ferveres as madeiras e/ou folhas, podes usar essa água. Eu pessoalmente não uso mas há malta que o faz. Folhas de castanheiro, magnólia, carvalho, bananeira. Sweetgum, pinhas de amieiro (em relação ao tamanho, creio que são as que mais mancham a água.

há 19 horas, C Mocho disse:

PS: Não acredito que resistas a colocar umas flutuantes para os betas ancorarem o ninho! 😇

São incubadores vocais 😅.

Ia dizer que tinha ali uns troncos de videira, que deixei de molho e pensei: Não são tão bonitos como aquele, não vou dizer nada. Embora refiras que vais dar uma polidela àquele. Os de videira, eu deixo mesmo com casca. Só que ao olhar para o aquário com o ramo a sair veio-me a questão: como é que ele vai tapar aquilo?! Os bettas, principalmente os selvagens, são campeões mundiais de salto em altura e comprimento 😅

Acho que deverias ter isso em atenção. Já tive vários dissabores e em situações que não era suposto tal acontecer. Serem capazes de passar pelo espaço por onde passava a bomba de ar e o cabo do termostato. 

De resto, estou curioso para perceber o percurso até ao próximo BAC2024 😅

Cumprimentos,

 

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

15 hours ago, Ricardo PCorreia said:

A madeira, o aconselhável e recomendável é utilizar sempre seca. Pode utilizar não resinosas, nomeadamente da família quercus: carvalho, sobreiro; videira, macieira, laranjeira, oliveira e por aí além. A ideia do chá é porreira. Quando ferveres as madeiras e/ou folhas, podes usar essa água. Eu pessoalmente não uso mas há malta que o faz. Folhas de castanheiro, magnólia, carvalho, bananeira. Sweetgum, pinhas de amieiro (em relação ao tamanho, creio que são as que mais mancham a água.

Isso já eu tinha lido, Ricardo! O meu problema é identifica-las no meio do campo 😂 . Um pinheiro e uma oliveira ainda sei o que são... agora o resto, sei lá! Sei que tenho um Bonsai de Carvalho Alvarinho em fase muito embrionária dentro de um vaso, mas sei isso porque me disseram o que era quando me deram a semente. A verdade também é uma... se estiver seco e for devidamente fervido, não deve fazer grande mal.

15 hours ago, Ricardo PCorreia said:

Ia dizer que tinha ali uns troncos de videira, que deixei de molho e pensei: Não são tão bonitos como aquele, não vou dizer nada. Embora refiras que vais dar uma polidela àquele. Os de videira, eu deixo mesmo com casca.

A ideia seria recriar um ambiente natural, logo, não sinto uma necessidade muito grande de retirar toda a casca do tronco. O que pode acontecer de pior? A casca soltar-se, ou apodrecer dentro de água? A minha ideia é mesmo essa... colocar lá elementos que se desfaçam com o tempo. Será que estou a pensar de forma errada?

15 hours ago, Ricardo PCorreia said:

como é que ele vai tapar aquilo?!

Calma! Uma vez secos, eu quero colar os troncos todos (o que vês na imagem são 4 diferentes), e depois cortar as pontas. Acho piada à ideia de ter coisas a sair do aquário, mas não é para mim... eu gosto de tudo arrumadinho. Aí sim, vou pensar em como posso ter tudo fechado, até porque estava a pensar utilizar um filtro de mochila que tenho aqui em casa. Achas que um filtro de esponja seria mais adequado?

15 hours ago, Ricardo PCorreia said:

De resto, estou curioso para perceber o percurso até ao próximo BAC2024 😅

Não é, de todo, o meu objectivo, até porque os peixes não são nativos do Rio Alto. Só por aí já não se pode considerar um Biotopo!

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Bom dia.

 

há 38 minutos, JoseCarlosMarques disse:

Não é, de todo, o meu objectivo, até porque os peixes não são nativos do Rio Alto. Só por aí já não se pode considerar um Biotopo!

loool bem sei. Depois dos Biotopos do Rio Negro, tens o do Rio Alto 😅

 

há 39 minutos, JoseCarlosMarques disse:

Achas que um filtro de esponja seria mais adequado?

Só por causa de ficar melhor fechado o aquário. Fica tudo dentro do aquário. Se bem que, qualquer um dos dois é indicado. A questão é só mesmo a movimentação da água que, na espécie é questão deve ser mínima. 

 

há 42 minutos, JoseCarlosMarques disse:

A ideia seria recriar um ambiente natural, logo, não sinto uma necessidade muito grande de retirar toda a casca do tronco. O que pode acontecer de pior? A casca soltar-se, ou apodrecer dentro de água? A minha ideia é mesmo essa... colocar lá elementos que se desfaçam com o tempo. Será que estou a pensar de forma errada?

É esse o efeito que pretendo nos meus.

Aquilo está de molho nos meus pais. Depois posso-te mandar umas fotos dos troncos e escolhes o que mais te agradar. Acho que já estão todos submersos. 

Bom trabalho!

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

8 hours ago, Ricardo PCorreia said:

Só por causa de ficar melhor fechado o aquário. Fica tudo dentro do aquário. Se bem que, qualquer um dos dois é indicado. A questão é só mesmo a movimentação da água que, na espécie é questão deve ser mínima. 

Por acaso o filtro que comprei foi na Loja China, mas até me parece bastante porreiro. Custou 12€ 🙂 . Com o tanque mais cheio, quase não faz movimento na água.

8 hours ago, Ricardo PCorreia said:

É esse o efeito que pretendo nos meus.

Mas será prejudicial, ter elementos a decompor-se na água? Em verdade, é isso que acontece na natureza.

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Boas José Carlos 

Não é prejudicial,o que pode acontecer é teres que limpar mais vezes o filtro,seija ele de muchila ou de esponja.

Abraços

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

1 hour ago, Alvaro Silva said:

Boas José Carlos 

Não é prejudicial,o que pode acontecer é teres que limpar mais vezes o filtro,seija ele de muchila ou de esponja.

Abraços

Obrigado pela resposta, Álvaro. Eu vou tentar, de qualquer maneira, tirar alguma da casca que se esteja a soltar, depois do tronco ter secado, mas não queria mesmo preocupar-me muito com isso. Será uma coisa diferente da que estou habituado 🙂 .

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Join the conversation

You can post now and register later. If you have an account, sign in now to post with your account.

Visitante
Responder a este tópico

×   Colaste conteúdo com formatação.   Remover formatação

  Only 75 emoji are allowed.

×   Your link has been automatically embedded.   Display as a link instead

×   Your previous content has been restored.   Clear editor

×   You cannot paste images directly. Upload or insert images from URL.