Filtro externo


Recommended Posts

Olá,

tenho um aquário de 80x30x40 com o filtro externo Jbl 401. 
Comprei um aquário com 90x45x65, já sei que irei ter que trocar de filtro. Queria me manter na JBL pois estou contente com o que tenho. o fabricante do aquário anuncia 220litros 

que filtro me aconselham ? 
o JBL cristalprofi 902 chega ?

Obrigada 

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Esse aquário tem capacidade para 263 litros. O 902 tem um fluxo de 900 litros/hora. Na minha opinião será curto para o tanque. O filtro deve fazer 10 vezes por hora a capacidade do tanque... no seu caso, 2600 litros/hora. O mais perto que a JBL oferece é o CristalProfi e1902, que faz 1900 litros/hora. Se quiser manter-se na marca, será a melhor opção. Também não conheço nenhum filtro que faça muito mais que isso... talvez o Aquael Ultramax 2000 (que faz 2000 litros/hora) ou o Aquael HyperMax 4500 (que faz 4500 litros/hora). Tendo em conta o preço do JBL (265€), eu colocaria os outros dois à frente. O 2000 pelo preço (193€), e o 4500 pela capacidade (mas já custa 325€).

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Alguma coisa está mal, então. Em qualquer calculador de capacidade de aquário, dá 263. Só se as medidas apresentadas incluirem a caixa com as luzes. Bem, de qualquer forma, acho que o Aquael Ultramax 2000 seria a melhor opção para si. Por 190€ fica com um filtro muito porreiro. 

Editado por JoseCarlosMarques
  • Gosto 2
Link to comment
Partilhar nas redes sociais

há 1 hora, Alvaro Silva disse:

...de facto deve haver qualquer coisa ai errada.

Sim e não. Efetivamente o volume bruto do tanque será, tal como dizem o @JoseCarlosMarques e o @Alvaro Silva, 263,25 litros. (9x4,5x6,5=263,25)

Os 220 litros que o fabricante indica, referem-se à capacidade líquida do tanque. Para além de excluir a espessura dos vidros, teremos de excluir o volume acima dos travamentos escondidos na tampa... (que serão talvez uns 8 a 10 centímetros).

  • Gosto 1
Link to comment
Partilhar nas redes sociais

há 2 horas, C Mocho disse:

Sim e não. Efetivamente o volume bruto do tanque será, tal como dizem o @JoseCarlosMarques e o @Alvaro Silva, 263,25 litros. (9x4,5x6,5=263,25)

Os 220 litros que o fabricante indica, referem-se à capacidade líquida do tanque. Para além de excluir a espessura dos vidros, teremos de excluir o volume acima dos travamentos escondidos na tampa... (que serão talvez uns 8 a 10 centímetros).

entao quer dizer que a quantidade de água que o aquário leva será menos que os 220litros

Então um Jbl cristalprofi e1502 é bom ou basta o JBL cristalprofi e 902 ? 
 

 

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

há 46 minutos, Andreia Loureiro disse:

entao quer dizer que a quantidade de água que o aquário leva será menos que os 220litros

Se um fabricante como a Amtra afirma que são 220 litros, eu confiaria que serão 220! Porque razão é que eles iriam dizer uma inverdade dessa natureza?

Quanto ao filtro, mesmo nunca ter tido nenhum JBL, não duvido que o 902 é insuficiente! Já o 1502, pode ser suficiente, dependendo do tipo de fauna e flora que pretendas albergar. Para além do caudal, que não deve ser inferior a 5 vezes o volume do aquário (preferencialmente mais), tens também de considerar a capacidade de acomodação das matérias filtrantes. Neste caso, atendendo a que já decidiste qual a marca que queres, ficarás melhor servida com o 1502.

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Join the conversation

You can post now and register later. If you have an account, sign in now to post with your account.

Visitante
Responder a este tópico

×   Colaste conteúdo com formatação.   Remover formatação

  Only 75 emoji are allowed.

×   Your link has been automatically embedded.   Display as a link instead

×   Your previous content has been restored.   Clear editor

×   You cannot paste images directly. Upload or insert images from URL.