Rustic Nook - 60p


Recommended Posts

Bom ano àqueles que ainda não tive oportunidade de conversar🙂

Época 2024 está aberta e por isso vamos a mais uma montagem!

 

Setup

1 - Nome do Aquário
Rustic Nook

2 - Data da montagem
16/02/2024
 

3 - Dimensões do aquário
60p Extra Claro
60x30x36cm
 

4 - Equipamentos Instalados
Filtro
JBL Greenline e702
 
Termostato
Sem Termostato
 
Iluminação/Foto-período
Chihiros WRGB II 10th Edition

Sistema de CO2
Pressurizado e inline JBL
 

5 - Substratos & decorações
Substrato 
JBL Pro Scape Volcano Mineral
JBL Pro Scape Plant Soil
JBL Pro Scape Volcano Powder
JBL Sensibar
 

Decorações (pedras, troncos, etc)
Troncos - Driftwood + Mangrove
Rocha - Oceania
Gravilha + Oceania esmagada

7 - Fauna
A definir 
 

8 - Plantas
Rotala Rotundifolia Orange Juice
Rotala Rotundifolia 
Rotala Rotundifolia Green
Helanthium Tenellum Green
Eleocharis Parvula
Eleocharis sp. Mini
Microssorum Pteropus Mini
Anubia Nana Mini
Anubia Nana Bonsai
Bucephalanda sp. Mini Red
Bucephalanda Catherinae
Bucephalandra Kedagang
Riccardia Chamedryfolia
 
9 - Fotos
 
Não quero ser apressado nesta montagem. Lembrei-me do @JoseCarlosMarques e construí um dojo 🙂
 
large.photo1705261597.jpeg
 
 
O layout ainda não está de todo finalizado. No entanto, quero trabalhá-lo no dojo, fazer as colagens necessárias e posteriormente mover em bloco para o aquário. Pelo menos os troncos.
Identifico desde já algumas alterações que pretendo fazer:
 
large.photo1705261597(1).jpeg
 
O que está a vermelho é para sair. Aquele tronco mais atrás a vemelho é representativo. Quero colocar no seu lugar um maior e cortar a ponta do da sua esquerda.
O ramo mais à esquerda de todos terá que sofrer uma ligeira inclinação. 
Outra das coisas a fazer será aplicar ligeiros cortes na madeira mais lisa e, disfarçar com rasgos o corte do trondo à direita.
 
Sobre a base, estava a pensar em rocha oceania, mas sinceramente não sei se Lava Rock preta não ficaria melhor.
 
Digam-me coisas porque aqui os de casa dizem sempre que está bonito 😄
Abraço!



Edit* 1 
Video da montagem.
 
Editado por JoãogaFernandes
  • Gosto 1

Logo-Glazed-Nature.png Segue-me no Instagram: @glazed.nature

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Tens aí um bom ponto de partida. 

É como dizes, afinar o tronco com esses detalhes, se bem que eu não colocaria e acrescento grande a vermelho. è um bom sitio para as plantas serem o foco e não o tronco. 

vai dando novidades.

  • Gosto 1
Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Olá João! Aproveitaste as marés vivas para apanhar uns troncos na praia 🙂 ? Eu gosto da ideia geral, mas logo ao ver o thumbnail na página inicial fiquei com a sensação de serem troncos muito grossos para o tamanho do aquário. Agora percebo porquê... são as pontas de alguns troncos que parecem ter sido serradas (principalmente aquele mais à direita, em cima e um dos que descai para a esquerda). Não dá um ar nada natural à montagem. Terás que fazer uma de duas coisas... ou arranjar maneira de quebrar esse corte, com um martelo e um alicate, ou cobri-los com musgo. Também sou da opinião do Vasco em relação ao tronco de trás... eu tirava-o fora. E teria que ver se o layout ganharia ao tirar também aquele tronco mais pequeno, que fica chegado à direita, a meio. Acho que trás muito peso. Percebo porque o colocaste lá, mas talvez um tronco mais fino, ou uma pedra, fique melhor.

Resolvidos esses problemas, e em resposta à questão que colocas, optava por um estilo nature, sem dúvida. Uma coisa do género do aquário que o Filipe Oliveira mantinha na casa dele.

Já em relação às rochas, julgo que qualquer uma funcionaria bem, até porque acho que o conjunto funcionava melhor se ficassem quase "tapadas" pela vegetação. Mas se a tua ideia é colocar algumas do lado esquerdo, como mostras na fotografia, então ia para a Oceania, para ter mais contraste.

Agora sou eu a fazer uma pergunta... optaste por fazer tudo com produtos da JBL... alguma razão específica?

Tens aí um bom começo, e acho que fizeste muito bem em montar o dojo! Vais ver que te vai facilitar muito a construção do layout. Por experiência pessoal, o que está no dojo e o que fica no aquário parece sempre diferente, portanto aconselho-te a prever algumas modificações. Mas estando tudo colado, como dizes, não terás problemas de maior. Deixa é sempre uns 2 centímetros de cada lado porque quando transferimos a nossa criação do dojo para o aquário, parece que o espaço encolhe 🙂 . Um bom ano para ti! Vai colocando imagens!

Editado por JoseCarlosMarques
  • Gosto 1
Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Olá João! Aproveitaste as marés vivas para apanhar uns troncos na praia  ? Eu gosto da ideia geral, mas logo ao ver o thumbnail na página inicial fiquei com a sensação de serem troncos muito grossos para o tamanho do aquário. Agora percebo porquê... são as pontas de alguns troncos que parecem ter sido serradas (principalmente aquele mais à direita, em cima e um dos que descai para a esquerda). Não dá um ar nada natural à montagem. Terás que fazer uma de duas coisas... ou arranjar maneira de quebrar esse corte, com um martelo e um alicate, ou cobri-los com musgo. Também sou da opinião do Vasco em relação ao tronco de trás... eu tirava-o fora. E teria que ver se o layout ganharia ao tirar também aquele tronco mais pequeno, que fica chegado à direita, a meio. Acho que trás muito peso. Percebo porque o colocaste lá, mas talvez um tronco mais fino, ou uma pedra, fique melhor.
Resolvidos esses problemas, e em resposta à questão que colocas, optava por um estilo nature, sem dúvida. Uma coisa do género do aquário que o Filipe Oliveira mantinha na casa dele.
Já em relação às rochas, julgo que qualquer uma funcionaria bem, até porque acho que o conjunto funcionava melhor se ficassem quase "tapadas" pela vegetação. Mas se a tua ideia é colocar algumas do lado esquerdo, como mostras na fotografia, então ia para a Oceania, para ter mais contraste.
Agora sou eu a fazer uma pergunta... optaste por fazer tudo com produtos da JBL... alguma razão específica?
Tens aí um bom começo, e acho que fizeste muito bem em montar o dojo! Vais ver que te vai facilitar muito a construção do layout. Por experiência pessoal, o que está no dojo e o que fica no aquário parece sempre diferente, portanto aconselho-te a prever algumas modificações. Mas estando tudo colado, como dizes, não terás problemas de maior. Deixa é sempre uns 2 centímetros de cada lado porque quando transferimos a nossa criação do dojo para o aquário, parece que o espaço encolhe  . Um bom ano para ti! Vai colocando imagens!

Obrigado pelas sugestões José!
Sim, há alguns trabalhos ainda a fazer na madeira, os cortes do serrote principalmente.

Percebo o argumento de que o layout está muito pesado/grande para o aquário. O Pedro Moreira disse-me o mesmo. Mas sinceramente, bem ou mal, é o que pretendo. Quero ter um layout de firmeza, que não irá sucumbir com o desenvolvimento das plantas.

Sobre as pedras à equerda, estão lá só por estar. Ecostei-as para não as meter no chão.

Sobre a JBL, muitos dos produtos são deles por serem sponsors deste projeto, para futura publicidade no Instagram.

Sobre o aquário do Filipe, sim, efetivamente acabou por ser a inspiração

Logo-Glazed-Nature.png Segue-me no Instagram: @glazed.nature

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

40 minutes ago, JoãogaFernandes said:

Percebo o argumento de que o layout está muito pesado/grande para o aquário. O Pedro Moreira disse-me o mesmo. Mas sinceramente, bem ou mal, é o que pretendo. Quero ter um layout de firmeza, que não irá sucumbir com o desenvolvimento das plantas.

Sendo essa a ideia, percebo. 

40 minutes ago, JoãogaFernandes said:

Sobre a JBL, muitos dos produtos são deles por serem sponsors deste projeto, para futura publicidade no Instagram.

Boa! Já tens um patrocinio!!! Mais um passinho dentro do hobby!

41 minutes ago, JoãogaFernandes said:

Sobre o aquário do Filipe, sim, efetivamente acabou por ser a inspiração emoji4.png

Eheh. Afinal até tenho algum olho para a coisa.

 

Bom trabalho João! Começa lá a desbastar esses troncos!

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Esta semana estive doente e por isso o trabalho andou pouco.

Vou dedicar-me agora de tarde a ajeitar os troncos 🙂

 

Entretanto já consegui arranjar um tronco mais comprido mas, apreciando bem a coisa, acho que gosto mais sem o tronco no meio. O que dizem?

 

Com tronco:

large.IMG_6106.jpg

 

Sem tronco:

large.IMG_6115.jpg

 

Relativamente a plantas, estava tudo inclinado para um estilo nature puro, com background de Juncus e Cyperus Helferi mas, depois de ver o último vídeo da greenaqua, todas as minhas certezas cairam por terra.

Quando penso neste scape com rotalas na trazeira parece que o meu coração vibra ahah

De qualquer das formas acho que as duas opções são aceitáveis e será sempre uma questão de gostos.

Logo-Glazed-Nature.png Segue-me no Instagram: @glazed.nature

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Definitivamente, sem tronco! Foi um dos reparos que fiz num dos comentários anteriores. Estou muito curioso para ver como vais resolver aquele tronco que vai para cima, porque, para mim, é aquele que tem mais "piada". O ideal era eliminares parte do tronco e colares a extremidade mais abaixo. Será que consegues?

 

(não ligues à edição... foi feita à pressa)

large.large.IMG_6115.jpg.a0bbf8be3d51e2f8080c753685a6f14f.jpg

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Então com que então, progressos 🙂

Madeira arranjada, cortada e colada!

 

large.IMG_6116.jpg

 

Alguns detalhes da parte que foi arranjada, que estava demasiado lisa:

 

large.IMG_6120.jpg

 

large.IMG_6121.jpg

 

Relativamente a plantas, vai ser o seguinte:

Backgound Right:

Rotala Orange Juice

Rotala sp. Green

 

Background/Midleground Left:

Helanthium tenellum 'Green'

Eleocharis sp 'Mini'

Eleocharis Parvula

 

Foreground and Wood:

Bolbitis heudelotii

Microsorum pteropus mini

Bucephalandra lamandau mini red

Bucephalandra catherine

Anubias mini coin

Riccardia Chamedryfolia

Logo-Glazed-Nature.png Segue-me no Instagram: @glazed.nature

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Experimenta agora dentro do aqua para veres os eventuais ajustes.

Eu gosto bastante do ponto de partida!!!

Esse arranjo tornou a coisa bem mais natural.

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Com esta nova perspectiva dá para ver melhor como os troncos vão ficar no tanque. A anterior dava a entender que ias ficar com muita madeira fora de água. A dica do @Vasco Ferreira é boa, mas aconselhava-te a colar primeiro a madeira, para ter a certeza que não estragas o que está feito 🙂 .

Em relação às plantas... nada a apontar. Agora falta começar a trabalhar para ver se tens isso pronto até ao final de Maio 😉 .

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Top um bom shape triangular agora em termos de plantas joga bem com as sombras 😉 para veres as especies que vais lá por .... caso seja para umas boas chapas tem também em atenção as sombras laterais que tanto os troncos como as plantas vão produzir nas laterais sobretudo na lateral direita, na minha ultima montagem andei ali um pouco ás voltas com as sombras uma vez que tinha os troncos quase colados ás laterais e especialmente no meu lado direito era uma confusão de raízes ... para veres isso apagas todas as luzes excepto a luminaria do aquario e provavelmente terás que o encher com água para veres como fica 😄 preciozinhos que vamos aprendendo com a prozada das fotes lollllllll 

neste último fds aprendi outra com o Bruno lol ver o aqurio com reflexo por detrás nem nunca tal coisa me tinha lembrado outra é como o reflexo dos troncos fica no topo da água esta do @RodolfoProvenzano 

  • Gosto 1
Link to comment
Partilhar nas redes sociais

  • 2 semanas depois...
On 31/01/2024 at 12:09, Carlos Carvalheira disse:

Top um bom shape triangular agora em termos de plantas joga bem com as sombras 😉 para veres as especies que vais lá por .... caso seja para umas boas chapas tem também em atenção as sombras laterais que tanto os troncos como as plantas vão produzir nas laterais sobretudo na lateral direita, na minha ultima montagem andei ali um pouco ás voltas com as sombras uma vez que tinha os troncos quase colados ás laterais e especialmente no meu lado direito era uma confusão de raízes ... para veres isso apagas todas as luzes excepto a luminaria do aquario e provavelmente terás que o encher com água para veres como fica 😄 preciozinhos que vamos aprendendo com a prozada das fotes lollllllll 

neste último fds aprendi outra com o Bruno lol ver o aqurio com reflexo por detrás nem nunca tal coisa me tinha lembrado outra é como o reflexo dos troncos fica no topo da água esta do @RodolfoProvenzano 

Fala-me um bocadinho mais das sombras. Estás a dizer-me para colocar lá alguma coisa, ou para não colocar nada nas sombras? Confesso que não percebi bem 😄

______

Necessito da vossa opinião relativamente a outro tema. Lily Pipes: Onde os colocariam? Frente esquerda; frente direita; in na traseira esquerda e out na frente esquerda? Ao contrário?

 

Logo-Glazed-Nature.png Segue-me no Instagram: @glazed.nature

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

16 minutes ago, JoãogaFernandes said:

Necessito da vossa opinião relativamente a outro tema. Lily Pipes: Onde os colocariam? Frente esquerda; frente direita; in na traseira esquerda e out na frente esquerda? Ao contrário?

Eu defendo que se coloquem os dois do mesmo lado do tanque, ficando um à frente e outro atrás. Desse modo a água circula à volta do aquário, em termos horizontais - no teu caso, dando a volta aos troncos. A maioria das pessoas coloca os dois juntos do mesmo lado do aquário, mas pelo que entendo isso faz com que a água circule na frente apenas, ou atrás. Isto é um preciosismo, claro, porque quer de uma maneira quer de outra, a água acaba toda por se movimentar dentro do tanque. Também terá haver com as plantas que uses, que podem reduzir o caudal. A melhor dica que te posso dar é experimentares e avaliar.

Ainda sobre este aspecto... como o meu filtro não é dos mais potentes, e queria mais circulação de água, optei por colocar uma ventoinha dentro do tanque, no canto oposto ao Out, em baixo. Isto fazia com que os detritos não se acumulassem no solo. Mas o meu aquário tem 90cm... este é bem mais pequeno... não faz sentido seguires essa dica. A partir do momento que compre um filtro mais potente também devo deixar de usar a tal ventoinha. Mais uma vez... terei que experimentar e avaliar.

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

14 hours ago, JoãogaFernandes said:

Fala-me um bocadinho mais das sombras. Estás a dizer-me para colocar lá alguma coisa, ou para não colocar nada nas sombras? Confesso que não percebi bem 😄

______

Necessito da vossa opinião relativamente a outro tema. Lily Pipes: Onde os colocariam? Frente esquerda; frente direita; in na traseira esquerda e out na frente esquerda? Ao contrário?

 

sombras... apenas uma correcção onde se lê sombras laterais queria dizer reflexos .. lol para teres atenção aos reflexos nos vidros laterais e no espelho de agua superior relativamente a este último só poderás por agora imaginar uma vez que só depois das plantas crescidas é que poderás de facto vizualiz´-las mas no entatnto podes imaginar como irá ficar. No lateral sugiro-te que tentes ver como fica o reflexo daquele pedaço de tronco do lado direito que fica assim meio que perdido no espaço não dá a sensação de continuação  pareçe que o "bloco" foi poisado no fundo ao invés de teres a sensação de continuação da imagem para o lado direito efeito esse que vem do espelhamento lateral 😉

espero que tenha ajudado e nao complicado

 

na sombras por si .. aquando avaliam fotos chapadas os juris têm em consideração a capacidade de jogares com sombras pois assim dásm umas maior noção de profundidade á fotograia e nao fica uma coisa completamente 2D nesta ultima foto tens ali 3 boas areas de sombras pelo meno ... no plano frontal s 3/4 do aquario uma embaixo e outra mais um pouco acima e depois do lado direito em baixo a 1/4 do aquario aqui é importante escolheres especies de crescimento lento e que necessitem de pouca luz umsa buces ou anubias verdes constratam bem com o escuro e vermelho do tronco

 

e temos de Pipes eu poria o inflow  lateral direito traseiro e o outflow lateral direito frontal para fazer que agua percorra todo o aquario 

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

há 4 horas, Carlos Carvalheira disse:

No lateral sugiro-te que tentes ver como fica o reflexo daquele pedaço de tronco do lado direito que fica assim meio que perdido no espaço não dá a sensação de continuação  pareçe que o "bloco" foi poisado no fundo ao invés de teres a sensação de continuação da imagem para o lado direito efeito esse que vem do espelhamento lateral 😉

Ajudaste sim! De facto a colocação de plantas ali pode dar a sensação de continuidade de não de quebra. Sem água não há reflexos por isso acho que vou usar um espelho enquanto planto.

 

há 4 horas, Carlos Carvalheira disse:

nas sombras por si 

Ou seja, estes pontos 🙂

large.IMG_6160-Enhanced-NR(1).jpg

 

há 4 horas, Carlos Carvalheira disse:

e temos de Pipes eu poria o inflow  lateral direito traseiro e o outflow lateral direito frontal para fazer que agua percorra todo o aquario 

Sendo que na lateral traseira direita vão estar moitas de rotalas, consideras um bom local para o inflow? Para mim era o que faria mais sentido, mas tenho algum receio que com a densidade da moita, o fluxo ou detritos não cheguem até lá.

Logo-Glazed-Nature.png Segue-me no Instagram: @glazed.nature

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

há 18 horas, JoseCarlosMarques disse:

Eu defendo que se coloquem os dois do mesmo lado do tanque, ficando um à frente e outro atrás.

Vê o que escrevo em cima. Eu gostava de os colocar na direita para ficar com a esquerda clean, sem tubos e cenas. Mas tenho receio da densidade da moita.

Logo-Glazed-Nature.png Segue-me no Instagram: @glazed.nature

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

27 minutes ago, JoãogaFernandes said:

Vê o que escrevo em cima. Eu gostava de os colocar na direita para ficar com a esquerda clean, sem tubos e cenas. Mas tenho receio da densidade da moita.

compromisso estético 😄

em termos estéticos ficaria melhor inflow atrás outflow na parte da frente até pk com as moitas irá sempre acontecer acumulação de detritos, forma de o resolveres camaronagem com fartura 😄 são excelentes a lidar com os detritos vegetais que te vão aparecer 

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

2 hours ago, JoãogaFernandes said:

Vê o que escrevo em cima. Eu gostava de os colocar na direita para ficar com a esquerda clean, sem tubos e cenas. Mas tenho receio da densidade da moita.

Coloca-os assim, então, e logo avalias. Não é algo muito difícil de mudar 🙂 .

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

  • 2 semanas depois...

Voilá, finalizado 🙂

Enchi-o na sexta-feira, dia 16/02/2024.

Entretanto já levou com duas TPA e assim irá continuar nos primeiros dias. Alguns taninos a quererem surgir, mas nada do outro mundo. Com o purigen e TPA's, a coisa vai ao sitio.

Página inicial com plantas atualizada.

 

large.IMG_6720.jpg

  • Gosto 1

Logo-Glazed-Nature.png Segue-me no Instagram: @glazed.nature

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Impecável, João! A frente está muito bem... vou ficar à espera para acompanhar o crescimento das plantas. Tenho a certeza que vai sair daqui mais um belo aquário, como já nos habituaste a ver. Um abraço.

Editado por JoseCarlosMarques
Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Boas, a montagem está bonita, a escolha de plantas também, agora é deixar crescer e ver como evolui. 

O que menos gosto, é o corte e o tronco quase na perpendicular aos vidros frontal e lateral, algo que se deve evitar, não acompanha o fluxo do conjunto. 

Na minha opinião, era cortá-lo de todo e colocar outro em sua substituição. 

large.IMG_6720.jpg.acbd390c6eaa2f37b472b4a0b0165e71_edit_200181790395494.jpg

Atenção, tens uma linha paralela ao vidro frontal, o que não é natural, havias de ter reentrâncias e saliências dos pedriscos e areias. 

Sugestões, valem o que valem, mas é a minha modesta opinião. 

large.IMG_6720.jpg.acbd390c6eaa2f37b472b4a0b0165e71_edit_200604975822513.jpg

Abraço 

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

  • 1 mês depois...
On 20/02/2024 at 10:53, Vera Santos disse:

Boas, a montagem está bonita, a escolha de plantas também, agora é deixar crescer e ver como evolui. 

O que menos gosto, é o corte e o tronco quase na perpendicular aos vidros frontal e lateral, algo que se deve evitar, não acompanha o fluxo do conjunto. 

Na minha opinião, era cortá-lo de todo e colocar outro em sua substituição. 

large.IMG_6720.jpg.acbd390c6eaa2f37b472b4a0b0165e71_edit_200181790395494.jpg

Atenção, tens uma linha paralela ao vidro frontal, o que não é natural, havias de ter reentrâncias e saliências dos pedriscos e areias. 

Sugestões, valem o que valem, mas é a minha modesta opinião. 

large.IMG_6720.jpg.acbd390c6eaa2f37b472b4a0b0165e71_edit_200604975822513.jpg

Abraço 

 

Desculpa Vera, não me tinha apercebido da tua resposta!

Relativamente ao tronco na vertical, colocarias outro mas em que disposição? Diagonal esquerda?

 

Sobre a linha, também concordo. Ainda que ela tenda para trás, quem vê de frente tem uma perspectiva 2D

Logo-Glazed-Nature.png Segue-me no Instagram: @glazed.nature

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Join the conversation

You can post now and register later. If you have an account, sign in now to post with your account.

Visitante
Responder a este tópico

×   Colaste conteúdo com formatação.   Remover formatação

  Only 75 emoji are allowed.

×   Your link has been automatically embedded.   Display as a link instead

×   Your previous content has been restored.   Clear editor

×   You cannot paste images directly. Upload or insert images from URL.