Primeiros passos para iniciar agua salgada


Nakano

Recommended Posts

Boas,

Tenho andado a ver opções para começar um aquário de agua salgada. Por ser o primeiro aquário de agua salgado, e por querer colocar o aquário numa zona que não tenho muito espaço, estava a pensar começar por algo proximo dos 90/100 litros. Sei que um aquário de agua salgada sai bastante mais dispendioso do que um aquário de agua doce. A minha ideia passa por no início ter alguns corais moles e LPS.

Vi um aquário que supostamente vem "completo" de 96 litros por 447 euros. Deixo o link do mesmo. Gostava de perguntar com base na vossa experiência o que acham e se consigo fazer algo mais em conta caso seja eu a fazer a montagem e comprando as varias peças. Agradeço desde já as vossas sugestões.

Obrigado

https://coralultra.com/product/kit-nano-marine-completo-63-96/

Editado por Nakano
Link to comment
Partilhar nas redes sociais

  • Nakano changed the title to Primeiros passos para iniciar agua salgada
  • 1 mês depois...

Provavelmente já venho um bocado tarde, mas cá vai a minha posta de pescada.

Na zona do Porto há muita loja por onde escolher. Provavelmente também será mais fácil encontrar equipamento em 2ª mão a bom preço. 

Quanto ao budget, lembra-te que além do aquário e equipamento há outras coisas essenciais, mas também nada te impede de ir comprando aos poucos.

Para corais moles e LPS, diria que o essencial é:

  • Aquário (quanto maior melhor)
    • Com sump interna poupa espaço
    • Com sump externa dá para esconder equipamento e ficar mais bonito
    • Outros tipos de filtro não aconselho
  • Luz própria para corais 
    • Diria que provavelmente será a peça de equipamento onde precisas de gastar mais dinheiro se quiseres alguma coisa para durar muito tempo
    • Melhor preço/qualidade provavelmente será da marca AI (Aqua Illumination)
  • Água e sal
    • Podes começar por comprar água salgada, ou água RO e o sal, mas fica mais barato a longo prazo se investires num filtro RO para filtrar a água e misturares o sal em casa.
  • Bomba de retorno
    • Para o filtro
  • Termostato
    • Idealmente, quando começares a ter corais mais caros, é melhor ter um controlador de temperatura e um termostato para ter redundância, para evitar desastres. No verão é particularmente importante ter o controlador de temperatura para poderes ter também uma ventoínha para manter a temperatura da água constante.
  • Bomba de circulação
    • Para aquários acima de 40L, precisas de uma bomba extra para ter mais circulação de água no aquário
  • Rocha
    • Eu prefiro rocha "morta" para evitar algumas pestes que podem aparecer
    • No entanto, rocha "viva" pode trazer bastantes benefícios em termos de diversidade biológica
  • Testes
    • Essencial:
      • Salinidade - um refractómetro
      • pH
      • kH (Alcalinidade)
      • NH3/4 (Amónia) - para o ciclo e sempre que adicionas alguma coisa nova
      • NO2 (Nitritos) - para o ciclo e sempre que adicionas alguma coisa nova
      • NO3 (Nitratos)
      • PO4 (Fosfatos)
    • Para testar de vez em quando:
      • Ca (Cálcio)
      • Mg (Magnésio)

Em termos de kits, alguns até são porreiros, mas acabas sempre por abdicar de alguma coisa para poupar algum dinheiro. Normalmente o equipamento não é nada de especial e a longo prazo acabas por gastar o dinheiro na mesma para ter equipamento minimamente decente.

  • Gosto 2

Projetos antigos:

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

42 minutes ago, João Cardoso (Kadoxu) said:

Provavelmente já venho um bocado tarde, mas cá vai a minha posta de pescada.

Na zona do Porto há muita loja por onde escolher. Provavelmente também será mais fácil encontrar equipamento em 2ª mão a bom preço. 

Quanto ao budget, lembra-te que além do aquário e equipamento há outras coisas essenciais, mas também nada te impede de ir comprando aos poucos.

Para corais moles e LPS, diria que o essencial é:

  • Aquário (quanto maior melhor)
    • Com sump interna poupa espaço
    • Com sump externa dá para esconder equipamento e ficar mais bonito
    • Outros tipos de filtro não aconselho
  • Luz própria para corais 
    • Diria que provavelmente será a peça de equipamento onde precisas de gastar mais dinheiro se quiseres alguma coisa para durar muito tempo
    • Melhor preço/qualidade provavelmente será da marca AI (Aqua Illumination)
  • Água e sal
    • Podes começar por comprar água salgada, ou água RO e o sal, mas fica mais barato a longo prazo se investires num filtro RO para filtrar a água e misturares o sal em casa.
  • Bomba de retorno
    • Para o filtro
  • Termostato
    • Idealmente, quando começares a ter corais mais caros, é melhor ter um controlador de temperatura e um termostato para ter redundância, para evitar desastres. No verão é particularmente importante ter o controlador de temperatura para poderes ter também uma ventoínha para manter a temperatura da água constante.
  • Bomba de circulação
    • Para aquários acima de 40L, precisas de uma bomba extra para ter mais circulação de água no aquário
  • Rocha
    • Eu prefiro rocha "morta" para evitar algumas pestes que podem aparecer
    • No entanto, rocha "viva" pode trazer bastantes benefícios em termos de diversidade biológica
  • Testes
    • Essencial:
      • pH
      • kH (Alcalinidade)
      • NH3/4 (Amónia) - para o ciclo e sempre que adicionas alguma coisa nova
      • NO2 (Nitritos) - para o ciclo e sempre que adicionas alguma coisa nova
      • NO3 (Nitratos)
      • PO4 (Fosfatos)
    • Para testar de vez em quando:
      • Ca (Cálcio)
      • Mg (Magnésio)

Em termos de kits, alguns até são porreiros, mas acabas sempre por abdicar de alguma coisa para poupar algum dinheiro. Normalmente o equipamento não é nada de especial e a longo prazo acabas por gastar o dinheiro na mesma para ter equipamento minimamente decente.

Bela lição, João!

  • Gosto 2
Link to comment
Partilhar nas redes sociais