A son never forgets


Bruno R. Carvalho

Recommended Posts

350b3b3b89c4df84a1cd63ea5da78d61.jpg

217b858db8ffb3f749e335a80719d3d3.jpg

Não sou nenhum jurijs, nao tenho a experiencia, nem o conhecimento dele, mas eu acho que se falarmos so de hardscape o meu layout se nao é superior, é pelo menos diferente. O meu está mais para o lado do brasileiro, mas o dele estava mais no estilo iwagumi/diorama.

Quando olho para o meu e para o hakusan, vejo poucas semelhanças. Na forma talvez, mas na execução são muito diferentes.

Enviado do meu SM-A202F através do Tapatalk



  • Gosto 2

Aquadesign blog

Aquadesign by aquamaniac youtube

you can stop me...but you can't stop us all

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

  • 3 semanas depois...

Ora bem depois de uns dias de férias para recarregar, que na realidade nao recarregaram coisa nenhuma, em vez de uma semana de molho na praia, foi uma semana de chuva, pelo meio ainda la conseguimos visitar alguns lugares.
Como por exemplo o pulo do lobo, lugar lindíssimo onde a natureza nos mostra quem manda aqui, pelo que deixo aqui uma foto, nao consegui uma foto melhor da queda de água porque a maria começou logo a fazer muito barulho que era perigoso.
Mas é um local que recomendo que se visite.

9af98860074c44b5ef6f5734795bd001.jpg

Mas bom isto nao é um forum de ferias, ou paisagens paradisíacas para ferias, isto é um forum de aquariofilia logo aqui tratamos de aquarios, então vamos voltar ao assunto.

Após o regresso ontem a tarde enchi o aquario com agua para começar o dark start. Ao tentar arrancar eheim eis que o gajo arranca, mas nao puxa agua e faz uma barulheira danada, após inspecção descubro que além da válvula avariada, que ja tinha reparado, falta o floater vermelho, uma peça que as lojas vendem por 4,30€ , por isso ainda é um a achado, visto que por menos de 20 euros fiquei com um eheim professional 3.
No entanto para nao esperar, visto que a peça ainda demora uns dias a chegar, montei o OASE thermo 350 do aquario de 60 cm que estou a montar outro hardscape.
Ao comparar as specs dos dois filtros cheguei a conclusao que a performance do oase é superior logo, devo ficar com ele neste aquario de 90, quando estiver a funcionar o eheim fica para o de 60.

Fora disso hoje espero elaborar lista de plantas, mas de momento nao posso perturbar sua excelência.

4ab30f487ca85a01cd2ed821d3b544be.jpg

É que nem 24 horas passaram e ele ja transformou um aquário que ando a montar a meses na sua banheira pessoal.

Fora disso outra decisao a tomar, o fundo do aquarios, branco, ou fosco, preto acho que nao serve neste layout. Ter em conta que a casa tem azulejos de parede, e que para foto final tenho sempre que meter algo branco atrás do fosco para nao se notar. Logo estou inclinado a usar branco logo de inicio.



Enviado do meu SM-A202F através do Tapatalk



  • Gosto 1

Aquadesign blog

Aquadesign by aquamaniac youtube

you can stop me...but you can't stop us all

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

5 hours ago, Bruno R. Carvalho said:

É que nem 24 horas passaram e ele ja transformou um aquário que ando a montar a meses na sua banheira pessoal.

Eheh. Muito bom!

5 hours ago, Bruno R. Carvalho said:

Fora disso outra decisao a tomar, o fundo do aquarios, branco, ou fosco, preto acho que nao serve neste layout. Ter em conta que a casa tem azulejos de parede, e que para foto final tenho sempre que meter algo branco atrás do fosco para nao se notar. Logo estou inclinado a usar branco logo de inicio.

Olha, eu andei entre o branco pintado e película branca colada, mas optei por tirar tudo e deixar o vidro limpo. Quando chegar a altura da fotografia final escolho. Nem que lhe meta só uma cartolina por trás. Acho que o aquário sem nada ganha profundidade, e pelo que vi, entre profissionais, é isso também que eles optam por fazer.

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Olha, eu andei entre o branco pintado e película branca colada, mas optei por tirar tudo e deixar o vidro limpo. Quando chegar a altura da fotografia final escolho. Nem que lhe meta só uma cartolina por trás. Acho que o aquário sem nada ganha profundidade, e pelo que vi, entre profissionais, é isso também que eles optam por fazer.
Com aqueles azulejos esquece. Ja pensei arranca-los mas a senhoria é capaz de nao gostar.

A adicionar que a minha vida nunca é fácil e o puto hoje a brincar com o passaro, deu para reparar no tubo do filtro, que fez ele perguntam? Nao sei, nao vi, mas deduzo, puxou a mangueira ate partir o suporte de plastico do tubo de metal, ate ai tudo bem, o prejuízo era pequeno e ja substitui a peça, mas o problema é que ao partir lascou o vidro, la ficou a faltar um bocado no topo.


ed94a0255ede7cc29bb3ec8546353c0d.jpg

Um pouco de silicone para disfarçar, eu a controlar-me ao máximo para nao bater no puto e a maria aos berros que a culpa é minha que tenho aquarios em casa quando foi ela que me ofereceu este aquário.
Estava aqui de roda com a lista de plantas foi-se logo a vontade toda de ver o aquario com o vidro lascado

Enviado do meu SM-A202F através do Tapatalk



Aquadesign blog

Aquadesign by aquamaniac youtube

you can stop me...but you can't stop us all

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

23 minutes ago, Bruno R. Carvalho said:

Estava aqui de roda com a lista de plantas foi-se logo a vontade toda de ver o aquario com o vidro lascado

Como te compreendo! Também lasquei o meu aquário quando estava a fazer a fotografia final. Podia ser bem pior, amigo! Será que a CarGlass nos pode ajudar nestes casos 😛 ?

Brincadeiras à parte... admito que não deva ser nada fácil lidar com uma situação como essa. Os meus sentimentos!

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Bom esta lista de plantas é talvez a mais dificil que ja elaborei, tenho uma visão para isto, mas muitas duvidas sobre o caminho/plantas que usar para la chegar.
Mas como tem que se começar por algum lado, olha fiz uma lista provisoria, depois se houver necessidades de mudar plantas muda-se.

Background
Rotala green
Rotala h'ra
Rotala yao yai

Foreground

Marsilea crenata
Monte carlo
Cuba
Eleocharis mini
Cryptocoryne parva
Bucephalandra red
Anubias mini
Anubias petite

Midground
Stayregyne reppens
Hygrophila pinnatifida
Microsorum pteropus trident
Blyxa japonica

Fiz este diagrama para me ajudar a orientar
0b83fed0d81fe61412f49574032bb46c.jpg

Isto é um guia, tenho ideia de adicionar algumas plantas a mais para detalhes.
Mas tenho que começar por algum lado. Senão nunca mais planto isto, alterações depois faz-se a medida que o layout evoluir.

Tem ai uma zona do lado esquerdo onde nao meti plantas visto que nao estou em casa e nao tenho de cabeca o espaço que ha para plantar.

Enviado do meu SM-A202F através do Tapatalk





Aquadesign blog

Aquadesign by aquamaniac youtube

you can stop me...but you can't stop us all

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

É um tipico layout brasileiro. Eheh. Acho que vais ficar aí com um belo aquário... pelo menos bem planeado ele está, e como me parece que tens mãozinhas para isso, não há porque falhar. 

Obrigado pelo esquema! Ajuda a perceber muito melhor o que pretendes, e imagino que te ajude também a criar a visão que queres para o tanque. Acho que vou imprimir uma fotografia das minhas pedras e fazer o mesmo que tu 🙂 .

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

É um tipico layout brasileiro. Eheh. Acho que vais ficar aí com um belo aquário... pelo menos bem planeado ele está, e como me parece que tens mãozinhas para isso, não há porque falhar. 
Obrigado pelo esquema! Ajuda a perceber muito melhor o que pretendes, e imagino que te ajude também a criar a visão que queres para o tanque. Acho que vou imprimir uma fotografia das minhas pedras e fazer o mesmo que tu  .
Sim é um tipico brasileiro, talvez o meu primeiro aquário que é mesmo um típico brasileiro.
Ontem para me orientar até estive a ver a masterclass do Luca Galarraga para tirar ideias.
Eu comecei com o jungle style, depois durante muitos anos andei fixado no iwagumi, depois vieram as florestas, atualmente sinto que estou a desviar-me para o brasileiro, ou pelo menos para algo que envolve mais plantas e mais cores.
Vamos a ver ainda nao sei o que este é?

820b3a348b88917800886ae972c48155.jpg

Ou que vai ser.

Enviado do meu SM-A202F através do Tapatalk


Aquadesign blog

Aquadesign by aquamaniac youtube

you can stop me...but you can't stop us all

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

  • 3 semanas depois...

Ora boas, o pedido de plantas ja foi feito, algumas ja chegaram, mas o grosso da encomenda ainda nao chegou, por isso a plantação espero eu que esteja proxima.
Houve algumas mudanças de última hora nas plantas, visto que algumas nao estavam disponíveis, assim de cabeça a rotala orange juice é uma delas, nao consegui encontrar e troquei por wallichi.

Fora disso chegou a segunda twinstar, mas fiquei um pouco desiludido, a calha que ja tinha era uma twinstar 600 EC serie 3, visto que saiu a serie 4 escolhi a 600EA serie 4. Porquê EA e não EC, porque ainda nao existe EC, ainda esta em desenvolvimento, mas eu mandei vir a EA pois nas geracoes anteriores a diferença entre uma EA e uma EC era unicamente o tipo de suportes. A calha era igual.
Infelizmente na geração actual, tal nao é o caso a EA será uma versao budget, mais fraca sem design caracteristico da twinstar, feita para apelar aquele cliente que quer uma calha para peixes e plantas mas nao esta disposto a gastar 300 euros pelo extra em power e design.
Contactei o representante e a loja que me explicaram isso.
A 900EA que recebi é mais estreita, logo nao terá o mesmo spread de luz, de uma 900EC, no entanto vou referir que a loja me explicou que tem usado as calhas intensivamente, e que nao tem problemas de crescer plantas com elas, apenas que devido a serem mais estreitas, onde antes se usava uma calha, agora pode ser necessario usar duas. No entanto esta versão é mesmo budget e fica bem mais barata que as EC's serie 3.

O ponto forte desta nova geração é as cores, a twinstar sempre teve problemas com os verdes e eram bastante boas nos vermelhos, nesta geração com os leds laranja isso parece resolvido, o aquario so tem hardscape mas mesmo assim parece ter cores melhores que as anteriores e a loja enviou videos de comparação.
De ter em conta que para aquarios nao extra claros, as nova twinstar apresenta o problema de tudo ficar muito verde.

Outra característica é que o controlador agora é built in, enquanto antes vinha com a calha mas era opcional, agora não dá para remover. Mas creio que quem queira usar outro mais avançado, é so deixar aquele sempre ligado e conectar o outro.

795add3d8ddb77cdaeec1b0bd54af6f5.jpg

df5d8e8e6cf5255e9b2555f4bc152f7f.jpg

5081a52a51b9b727010ee3ded8fa907b.jpg

De qualquer maneira tou confiante que a 900EC serie 3 e a 900EA serie 4 cheguem, caso contrário simplesmente troco a 900EA IV por uma 900EC IV a assim que sairem.

Chegou também o diffusor de co2 inline, escolhi o da JBL, desta vez quero o minimo de equipamento dentro do aquário possivel.

f23df9d59c1a66cd8511adde857d5621.jpg

Ainda nao o montei, este é foto da net.
A vantagem deste tipo de difusor é que alem de que nao estao a vista e a ocupar espaço no aquario a qualidade da difusão também é superior.

E para finalizar algo para rir, o meu menino de 2 anos e meio e voltou a fazer das dele, aproveitando que o pai nao estava em casa e que a mãe estava a tratar sei la do quê, ele desviou a gaiola do papagaio para perto do aquario, para perto de onde os cabos electricos estavam ligados, resultado, o passaro, que é um criminoso de primeira mas que até está bem treinado, sabe que nao deve ir morder os cabos do dono, mas quando é assim tão oferecido, ao ponto de o colocarem a meros centimetros dos cabos, ele nao consegue resistir e nao se fez rogado, cortou o cabo do oase, mandou o quadro abaixo, eu sei lá um 31 daqueles que nem dei como nao saiu dali frango assado.

632dd3cddacfca5ba8a294aada768210.jpg
Procura-se vivo ou morto, responsável pela morte de um oase thermo 350

Bom depois de uns minutos em que a dona andava a correr de um lado para o outro como uma galinha sem cabeça, do dono ficar mais vermelho de raiva que um vulcão perto de explodir e do menino inocente de repente desaparecer muito quieto como se nao fosse nada com ele.
La dei uso aos meus dotes de bricolage, que sao zero ou nenhuns, cortei o cabo danificado e meti uma ficha nova.
E prontos o filtro ressuscitou qual zombie do walking dead.

E chegamos aquele ponto onde tudo está pronto para o grande dia, so faltam as grandes estrelas, as plantas.
Presumo que se chegarem antes irei fazer a montagem no feriado de quinta feira.
A ver vamos.

Enviado do meu SM-A202F através do Tapatalk



  • Gosto 1

Aquadesign blog

Aquadesign by aquamaniac youtube

you can stop me...but you can't stop us all

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

O feriado é na quinta? Pensei que era quarta. Caraças!

Em relação ao aquário... tirando os pés da calha nova, até gosto mais do design dessa. Faz lembrar as séria A da Chihiros. Se cumprir como a anterior, podes sempre comprar uma segunda série 4, arranjar uma maneira de juntar as duas (existe um acessório que o permite fazer. já vi, mas não sei onde) e tentar pendura-las um bocadinho mais afastadas da tona de água. Ganhas em abertura da luz e ficas com o aquário mais liberto.

Esse difusor da JBL nunca experimentei... fui para um dos chineses que me recomendaram na ProAquarium. Mais barato e melhor, disseram eles. Se é melhor ou não, não sei, mas cumpre com a função... tirar coisas de dentro do tanque e misturar melhor o CO2. Acho que fizeste uma boa opção!

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Habemos plantas.
Habemos aquario plantado.
Pois é as plantas chegaram hoje, o plano era só plantar amanhã, visto que por aqui por causa do miudo estas coisas so se podem fazer a noite e quinta é feriado.
Mas, devido a problemas do foro familiar, nomeadamente a saúde da minha mãe, precisava de algo para me distrair e nao estar sempre a pensar no mesmo.
Logo foram quase 4 horas mas plantei o aquario hoje.

5635f4787a3410ccd802ffbf70d74d5e.jpg

848f14445a4328702c5557f92d3015e4.jpg

Deixo a foto de como ficou logo apos encher e como estava antes de encher.
Nao vou dar mais detalhes, pois ja é tarde, a lista de plantas actualizo mais tarde.
O fundo de aquario, ja esta para chegar, por hoje os azulejos horriveis ainda fazem parte do layout.
Espero que gostem.

Enviado do meu SM-A202F através do Tapatalk

  • Gosto 1

Aquadesign blog

Aquadesign by aquamaniac youtube

you can stop me...but you can't stop us all

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Parabéns por mais uma etapa concluída, Bruno. Não tenho dúvidas que será um belo tanque.

Espero que não tenhas problemas de maior, daqui para a frente, e que vás actualizando aqui o post regularmente, para podermos continuar a acompanhar todo o processo.

As melhoras para a tua mãe!!!

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Ora agora com mais tempo vai um update.
O aquário ja vai no terceiro dia, já se vê algum crescimento nas plantas.
Para começar a lista de plantas final, houve algumas mudanças.

Potes
2 de rotala h'ra
2 rotala green
2 rotala yao yai
5 hemianthus cuba
4 micranthemum monte carlo
1 anubias barteru var nana mini
3 anubias mini mini
2 higrophila pinnatiffida
2 jungus reppens
2 criptocoryne parva
2 pogostemon erectus
2 microsorum pteropus trident


1-2 grow
3 stauregyne reppens
2 eleocharis mini mini
1 marsilea crenata
1 hydrocotle tripartita
2 bucephalandra brownie ghost
2 bucephalandra blue green
1 rotala wallichi

Em relação a manutenção estou a fazer tpa's diárias de 60%
A luz por agora está a 6 horas por dia

Calha twinstar 900E serie 3

16:00 1%
17:00 50%
18:00 65%
19:00 75%
21:00 65%
22:00 50%
23:00 1%

Calha 900EA serie 4

16:00 1%
17:00 75%
18:00 85%
19:00 100%
21:00 85%
22:00 75%
23:00 1%

Esta calha é mais fraca e as plantas na frente estao a mais profundidade logo esta com mais potencia que a outra.
De qualquer maneira isto depois do aquario estabilizar vai aumentar a potencia claro.

A nova calha serie 4 por ter um dimmer built in nao pode ser desligada, eu adaptei um programador, liguei ao dimmer o problema é que se programarmos para desligar a luz no final do fotoperiodo, o dimmer built in desliga também e no dia a seguir ele faz reset e começa com a potencia mais baixa.
Logo para evitar isto nesta nova calha ela tem que ficar a 1%.
Continuo a nao entender a razão de meter o dimmer built in, as calhas ja o traziam a muito tempo, mas era opcional, o melhor dos dois mundos, não entendo porquê mudar isto.

O co2 esta com o difusor externo da jbl e ate agora parece dar bastantes bons resultados o drop checker marcou verde em menos de nada.

Agora é hora de começar a pensar em peixes visto que já esta ciclado no dark start. Vou pensar nisso.

Aqui fica uma foto do aquario hoje.

f6081f4b6d67f943d73b64314ec7f51b.jpg

O fundo de aquário está tratado, só chega domingo . Por isso até lá peço desculpa pelos azulejos.

De referir tambem que no dia da plantação coloquei debaixo do substrato cápsulas da Neo, a ideia é ajudar a fertilização pelas raizes e assim manter a fertilização liquida no minimo.

Enviado do meu SM-A202F através do Tapatalk

  • Gosto 1

Aquadesign blog

Aquadesign by aquamaniac youtube

you can stop me...but you can't stop us all

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

11 hours ago, Bruno R. Carvalho said:

Aqui fica uma foto do aquario hoje.

Dá para ver melhor como está a seguir um bom caminho. A minha única questão é a diferente coloração das pedras, mas julgo que, com tempo, isso vai uniformizar. Caso contrário, tentar manter uma camada coerente de algas em cima delas 🙂 . 

Agora só uma curiosidade... com uma lista de plantas tão grande, por quanto ficou a encomenda 😛 ?

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Dá para ver melhor como está a seguir um bom caminho. A minha única questão é a diferente coloração das pedras, mas julgo que, com tempo, isso vai uniformizar. Caso contrário, tentar manter uma camada coerente de algas em cima delas  . 
Agora só uma curiosidade... com uma lista de plantas tão grande, por quanto ficou a encomenda  ?
As rochas nada a fazer, foi algo que referi logo no inicio do tópico, são todas seiryu, mas umas tem uma coloração mais esbranquiçada que outras.
Espero que com algas seja menos evidente.
Em relação a encomenda foram a volta de 250 euros. Mas recebi plantas suficientes para os dois aquários, o que se partiu também, dai a urgência em querer repara-lo.
De referir que nao comprei em loja, foi directo do fornecedor, a maria tem negocio de aquariofilia.
O aquario foi em segunda mão, o movel da scalare.

Ja ando nas soluções aquaticas a namorar um doseador automatico para os fertelizantes.

Da loja apenas a hydrocotle tripartita, a crenata e a wallichi. O co2 e as pedras mais pequenas tambem.
Enviado do meu SM-A202F através do Tapatalk




Aquadesign blog

Aquadesign by aquamaniac youtube

you can stop me...but you can't stop us all

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Eu nem quero fazer contas ao que já gastei. Ai ai.
Nem eu, 21 anos de aquariofilia. É melhor não.

Enviado do meu SM-A202F através do Tapatalk

Aquadesign blog

Aquadesign by aquamaniac youtube

you can stop me...but you can't stop us all

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

2 hours ago, Bruno R. Carvalho said:

Nem eu, 21 anos de aquariofilia. É melhor não.

É um hobby bastante caro. Regra geral, o pessoal não imagina, mas eu tenho alertado todas as pessoas que têm aparecido por cá a dizer que se vão meter na aventura. Podes poupar em muita coisa, mas chegando a determinado nível (e não me refiro sequer a aquários de competição) a coisa começa a multiplicar muito rapidamente os valores. Nem quero pensar como era antigamente, sem Internet, OLX e marcas brancas.

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Antigamente nao se arranjava muita coisa porque nao havia, enquanto o Filipe teve que inventar a arvore dele, nos compramos feitas. Muito mudou, quando eu comecei faziamos encomendas conjuntas e vendiamos as podas uns aos outros aqui no forum. Depois fui para Inglaterra e la achava tudo o que precisava na green machine ou mandava vir da alemanha.
Mas em termos de custos, nao fica nada barato, especialmente quando começas a almejar chegar a um patamar superior em termos de qualidade e concursos o que normalmente tambem significa aquarios maiores.
Para dar uma ideia, eu adquiri este aquario ha ano e meio, comprei o movel so em Dezembro do ano passado, e comecei o layout em fevereiro.
Tirando o desafio do ano passado nao montava um layout ha quase ano e meio.
Não da para ser como antes que era layout atras de layout, o investimento financeiro mas também de tempo pessoal é elevado.
E este ano estou a arriscar montar 3 ao mesmo tempo. Algo que nao faço ha muito tempo.
Se calhar o aquario partido é um sinal que tou a abusar.

Enviado do meu SM-A202F através do Tapatalk



Aquadesign blog

Aquadesign by aquamaniac youtube

you can stop me...but you can't stop us all

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Mas achas que o hobby está mais caro agora? Eu só não faço mais coisas por falta de tempo, mesmo. Se tivesse um ano sem precisar de trabalhar, apostava a sério no hobby, mas para criar um negócio. Acho que a moda dos aquários foi abaixo durante uns tempos, mas sinto que agora voltou em força.

3 aquários, para mim, seria apenas uma dor de cabeça. Já tentei ter dois, mas foi durante a pandemia. Também acho que é um exagero ter mais do que isso nas casas que temos agora. Não é só o espaço que o aquário ocupa... é tudo o resto que fica guardado aqui e ali...

O Filipe realmente conseguiu uma coisa que poucos conseguem. Inovou, e deixou o nome dele no hobby. Percebi isso há relativamente pouco tempo. Devia ser um orgulho para todos nós.

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Mas achas que o hobby está mais caro agora? Eu só não faço mais coisas por falta de tempo, mesmo. Se tivesse um ano sem precisar de trabalhar, apostava a sério no hobby, mas para criar um negócio. Acho que a moda dos aquários foi abaixo durante uns tempos, mas sinto que agora voltou em força.
3 aquários, para mim, seria apenas uma dor de cabeça. Já tentei ter dois, mas foi durante a pandemia. Também acho que é um exagero ter mais do que isso nas casas que temos agora. Não é só o espaço que o aquário ocupa... é tudo o resto que fica guardado aqui e ali...
O Filipe realmente conseguiu uma coisa que poucos conseguem. Inovou, e deixou o nome dele no hobby. Percebi isso há relativamente pouco tempo. Devia ser um orgulho para todos nós.
Apesar da crise, nao creio que esteja mais caro por ai além do que antes, especialmente se tiver em conta os preços de inglaterra. Mas para mim, pessoalmente claro que está, porque o nivel que os layouts chegaram e a ambição já são outros, a complexidade dos layouts levam a que seja necessário mais material, mais plantas e olha que reutilizo muita coisa.
Tou a usar aquarios maiores, não sou exigente com o material ao ponto de querer tudo topo de gama, mas também nao compro a olhar ao preço, compro a olhar aquilo que preciso.

Quanto a montar mais, tempo é um factor, dinheiro também e gostava de nao ter outra mulher a meter-me na rua.
Cheguei a ter 5 aquarios montados, mais um hardscape pronto a espera de plantas e outro hardscape em desenvolvimento.
Era muito, o tempo e dinheiro nao esticava então algumas coisas nao ficavam tao boas quanto deviam ficar.

O Filipe era um génio, ele mudou o aquascaping para sempre, a seguir ao Amano vem o Filipe, o impacto que aquela árvore teve ainda hoje se sente, mudou o aquascaping para sempre, era uma pessoa espectacular, foi uma perda enorme para o mundo geral, especialmente aqueles que o conheciam.
Para a aquarifilia, ele é insubstituível, no dia que o Filipe nos deixou, desapareceu uma verdadeira biblioteca de conhecimento sobre aquarios ,plantas, peixes, etc.
Fico feliz que tive a chance de confraternizar com ele algumas vezes e de ter a chance de o ver a montar aquários, Filipe Oliveira só havia um.
Ja conheci aquascapers famosos, bastantes aliás, nao conheci o Amano, e sinceramente nao foi ele que me introduziu ao aquascaping. Foi o Filipe, ele foi o meu takashi amano, o meu cristiano ronaldo dos aquarios.
Ainda hoje me lembro dele regularmente, e sinto uma tristeza pelo que lhe aconteceu, deixou-nos cedo demais.



Enviado do meu SM-A202F através do Tapatalk

  • Gosto 1

Aquadesign blog

Aquadesign by aquamaniac youtube

you can stop me...but you can't stop us all

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Hoje fui para o evento do desafio de aquascaping. Como abalei ontem para passar a noite na casa da sogra, fiquei 26 horas sem ver o layout, fiz a manutenção de ontem mais cedo.
Ao chegar a casa saltou a vista o crescimento rapido das plantas, talvez por causa da quantidade de capsulas que coloquei debaixo do substrato, mas o crescimento é bem visivel.
A outra coisa que detectei, foi que a fase das diatomaceas começou, as rochas estão a começar a ficar castanhas, apesar do dark start, ai estao elas e mais cedo do que esperava, o layout ainda nao tem uma semana.
Vou continuar a rotina de tpas e limpando as rochas, de momento o layout parede-me estar a evoluir bem e apesar de mais cedo as algas eram esperadas e normais num layout novo.
Ja tenho o fundo de aquário, não devo colocar ainda hoje, vai ser uma trabalheira sem conseguir mexer o aquário para coloca-lo, hoje com o desafio, e a manutenção deste ainda para fazer, ja nao da para mais.
Coloco foto do aquario como esta agora.

6a4b8dff4461140fb43946ebf35cf983.jpg

Enviado do meu SM-A202F através do Tapatalk

Aquadesign blog

Aquadesign by aquamaniac youtube

you can stop me...but you can't stop us all

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Ora aqui vai a foto de como ele esta apos a TPA de ontem.

d399b664941d82c8dac0bdee40631828.jpg

Alem do crescimento das plantas e das diatomaceas a diferença é o fundo fosco, e foi bem dificil de colocar este. Infelizmente os azulejos ainda se notam, vou cobri-los com cartolina branca assim que tiver tempo.
Fora disso nada mais a apontar, ja tenho ottos e camarões a caminho para lidarem com as diatomaceas.
Como fiz dark start, já pode levar vivos.



Enviado do meu SM-A202F através do Tapatalk

  • Gosto 3

Aquadesign blog

Aquadesign by aquamaniac youtube

you can stop me...but you can't stop us all

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Join the conversation

You can post now and register later. If you have an account, sign in now to post with your account.

Visitante
Responder a este tópico

×   Colaste conteúdo com formatação.   Remover formatação

  Only 75 emoji are allowed.

×   Your link has been automatically embedded.   Display as a link instead

×   Your previous content has been restored.   Clear editor

×   You cannot paste images directly. Upload or insert images from URL.