Começar na Aquarofilia


Recommended Posts

O pessoal aqui no fórum demora muito tempo a criar os layouts. Eu demorei muito tempo a limpar as novas pedras que tenho, mas a montagem demorou-me menos de 5 minutos. Vejam lá se gostam:
large_001.jpg.ffe17ddae8e4fed62fca7a3378d2f8e6.jpg
Não sei se terei exagerado na proximidade das rochas ao vidro da frente... para limpar, pode ser complicado. Mas de resto, acho que funciona muito bem. Vou ficar à espera de opiniões!
Brincadeiras à parte... fica só a imagem para mostrar a quantidade de pedra que apanhei. Acho que exagerei, mas pelo menos vou ter opções mais que suficientes para uma futura montagem. Quando estiver com mais tempo e quiser relaxar, já tenho com o que me entreter. Eheh.
Eu tenho que começar a redefinir as minhas opções  !
Só leva pedra? Nada de substrato?

Recentemente vi um aquário de um axolotl que tinha uma estrutura muito idêntica a essa. Depois do aquário para cima tinha plantas que crescem na beira dos rios. Basicamente atrás das pedras estava o substrato que depois sustentava as plantas. Fetos e coisas assim.

Depois o fundo do aquário era areia simples xD
Link to comment
Partilhar nas redes sociais

39 minutes ago, Sofia Correia said:

Sim, vou sem dúvida fazer isso... Sinto que falta mesmo adicionar pormenores, mas acho que a estrutura principal está lá. 

A questão da areia acho que poderia ficar interessante mas eu na minha cabeça idealizei um tapetinho verdinho de Monte Carlo! E sinceramente há dias que não são bons dias para decidir exatamente o que queremos! 

Encher e plantar só depois do próximo fim de semana porque vou estar fora entretanto! 

🙂 está na altura de te afastares um bocado, então. Aproveita para te dedicares aos outros hobbys, e depois voltas a pensar nisto. 

39 minutes ago, Sofia Correia said:

Uma tonelada de pedras ahah mas já tens aí lego para brincar ao que mais gostas 🤣

Nunca tive Legos em pequenino... esta panca deve ter haver com isso!

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

37 minutes ago, Loukitos said:

Só leva pedra? Nada de substrato?

Recentemente vi um aquário de um axolotl que tinha uma estrutura muito idêntica a essa. Depois do aquário para cima tinha plantas que crescem na beira dos rios. Basicamente atrás das pedras estava o substrato que depois sustentava as plantas. Fetos e coisas assim.

Depois o fundo do aquário era areia simples xD

Isto é só uma brincadeira, Loukitos! E serviu para ver a quantidade exagerada de pedras que apanhei 😕 . Se fizesse um aquário assim não conseguia dormir descansado. Tem certamente mais de 100 Kgs... não sei se o meu móvel aguentava.

  • Gosto 1
Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Acho que posso ter chegado a uma coisa que gosto :
87tckiGwr1.webp
Também já gosto mais assim. Que plantas estás a pensar colocar? Já estou a imaginar um arbusto ali na base da pedra maior.
Link to comment
Partilhar nas redes sociais

há 3 minutos, Loukitos disse:

Também já gosto mais assim. Que plantas estás a pensar colocar? Já estou a imaginar um arbusto ali na base da pedra maior.

Background do lado esquerdo: https://tropica.com/en/plants/plantdetails/Rotalarotundifolia'H'ra'(032CTC)/19550

Plano central na base da pedra: https://tropica.com/en/plants/plantdetails/Hydrocotyletripartita(039B)/4458

Tapete: https://tropica.com/en/articles/micranthemum-monte-carlo/

Estas à partida estão fechadas! Mas estou aberta a sugestões. 

Já agora, acham que faria sentido no backgroud do lado direito adicionar alguma planta?

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Background do lado esquerdo: https://tropica.com/en/plants/plantdetails/Rotalarotundifolia'H'ra'(032CTC)/19550
Plano central na base da pedra: https://tropica.com/en/plants/plantdetails/Hydrocotyletripartita(039B)/4458
Tapete: https://tropica.com/en/articles/micranthemum-monte-carlo/
Estas à partida estão fechadas! Mas estou aberta a sugestões. 
Já agora, acham que faria sentido no backgroud do lado direito adicionar alguma planta?
Gosto imenso da opção para o local que tinha perguntado. Tive essa planta no meu aquário e gostei imenso do efeito dela. Se a moldares bem consegues que ela dê a volta à pedra e acabe por ir também para a parte de trás do lado direito.

É uma planta que cresce muito bem mesmo.
  • Gosto 1
Link to comment
Partilhar nas redes sociais

1 hour ago, Sofia Correia said:

Acho que posso ter chegado a uma coisa que gosto 🙂:

87tckiGwr1.webp

Boa!!! Está muito melhor que a primeira versão. As rochas mais pequenitas ajudam bastante a quebrar aqueles volumes maiores que tinhas, e a coisa está muito mais harmoniosa. Mas acho que ainda dá para melhorar, se chegares as rochas de trás um bocadinho mais para a esquerda. Tens espaço para isso e vai facilitar-te a manutenção junto ao vidro, do lado direito, ao mesmo tempo que não cria tanta sombra nesse lado. Mas não muito. Apenas 3 ou 4 cm.

No fundo podes misturar várias espécies de Rotalas. E entre o tapete e a Hydrocotyle podes ainda colocar mais uma espécie... uma Alternanthera Reineckii Mini, ou uma Staurogyne Repens. Talvez até as duas, para "brincar" com o vermelho e o verde.

Já tens tapete, por baixo do aquário? Na fotografia, o tanque parece estar a levitar 🙂 .

 

Editado por JoseCarlosMarques
Link to comment
Partilhar nas redes sociais

há 6 minutos, JoseCarlosMarques disse:

Boa!!! Está muito melhor que a primeira versão. As rochas mais pequenitas ajudam bastante a quebrar aqueles volumes maiores que tinhas, e a coisa está muito mais harmoniosa. Mas acho que ainda dá para melhorar um bocadinho se chegares as rochas de trás um bocadinho mais para a esquerda. tens espaço para isso e vai facilitar-te a manutenção junto ao vidro, do lado direito, ao mesmo tempo que não cria tanta sombra nesse lado. Mas não muito. Apenas 3 ou 4 cm.

No fundo podes misturar várias espécies de Rotalas. E entre o tapete e a Hydrocotyle podes ainda colocar mais uma espécie... uma Alternanthera Reineckii Mini, ou uma Staurogyne Repens. Talvez até as duas, para "brincar" com o vermelho e o verde.

Já tens tapete, por baixo do aquário? Na fotografia, o tanque parece estar a levitar 🙂 .

Obrigada 🙂 Vou colar as pedras (digo, a estrututura de trás que é essencialmente a que tem mais partes na composição) e depois experimento o que disseste 🙂

Gosto muito Alternanthera Reineckii Mini e tinha pensado colocar umas bucephalandra Kedagang em alguns buraquinhos que a composição das rochas criam.

Já tenho sim 🙂 o facto de parecer que esta a levitar é bom ou mau? 

Já agora como impedir o substracto de com o tempo nivelar?

Editado por Sofia Correia
Link to comment
Partilhar nas redes sociais

há 1 hora, Loukitos disse:

Gosto imenso da opção para o local que tinha perguntado. Tive essa planta no meu aquário e gostei imenso do efeito dela. Se a moldares bem consegues que ela dê a volta à pedra e acabe por ir também para a parte de trás do lado direito.

É uma planta que cresce muito bem mesmo.

Já me constou que é quase praga e que tens de lhe ir mantendo a forma!

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Sim. Cresce imenso e depois começa a meter-se pelo meio das outras plantas. Mas é relativamente fácil de tirar. Começas a puxar e aquilo vai levantando todinho até encontrares o "pé" que está a invadir. Tesoura nele e fica resolvido.

Em relação ao solo nivelar já vi malta que usava umas tiras de acrílico. E que iam colocando enterradas no substrato para simular os sucalcos que existem no Douro. As placas ficam assim a garantir que o substrato mais acima não vá caindo.

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

3 minutes ago, Sofia Correia said:

Obrigada 🙂 Vou colar as pedras (digo, a estrututura de trás que é essencialmente a que tem mais partes na composição) e depois experimento o que disseste 🙂

Faz isso, sim. Para não correres o risco de perder o que já está feito.

4 minutes ago, Sofia Correia said:

Gosto muito Alternanthera Reineckii Mini e tinha pensado colocar umas bucephalandra Kedagang em alguns buraquinhos que a composição das rochas criam.

Não conheço muito bem essa planta. Mas a colocar Buces, tenta optar pelas mais pequenitas, pela escala do teu aquário.

As que te sugeri são porreiras porque são muito fáceis de manter e de controlar (em termos de tamanho). Já tive as duas e recomendo. Ficam muito bonitas.

5 minutes ago, Sofia Correia said:

Já tenho sim 🙂 o facto de parecer que esta a levitar é bom ou mau? 

Ele devia acompanhar todo o aquário... compraste um tamanho mais pequeno?

6 minutes ago, Sofia Correia said:

Já agora como impedir o substracto de com o tempo nivelar?

Poderias fazer isso com as rochas, mas a tua composição não o permite. Eu sugeria alguns pedaços de plástico (podem ser de cartões de crédito antigos) enterrados no substrato. Vê este vídeo:

https://www.youtube.com/watch?v=8rPp-4LZl9c

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

há 21 minutos, JoseCarlosMarques disse:

Não conheço muito bem essa planta. Mas a colocar Buces, tenta optar pelas mais pequenitas, pela escala do teu aquário.

As que te sugeri são porreiras porque são muito fáceis de manter e de controlar (em termos de tamanho). Já tive as duas e recomendo. Ficam muito bonitas.

BUY 2 GET 1 FREE Bucephalandra Buce Godzilla Kedagang Red Easy - Etsy

 

há 21 minutos, JoseCarlosMarques disse:

Ele devia acompanhar todo o aquário... compraste um tamanho mais pequeno?'

Eu comprei e cortei e tenho mais para cortar se for caso disso! Mas o que tás a dizer é que deve também ficar por cima da porta, é isso? Como nesta imagem:

Zdjęcie oferty: Akwarium Aquael Shrimp Set Duo 49L Biały + Szafka

Vou ver o vídeo 🙂

Editado por Sofia Correia
Link to comment
Partilhar nas redes sociais

há 1 hora, Loukitos disse:

Sim. Cresce imenso e depois começa a meter-se pelo meio das outras plantas. Mas é relativamente fácil de tirar. Começas a puxar e aquilo vai levantando todinho até encontrares o "pé" que está a invadir. Tesoura nele e fica resolvido.

Em relação ao solo nivelar já vi malta que usava umas tiras de acrílico. E que iam colocando enterradas no substrato para simular os sucalcos que existem no Douro. As placas ficam assim a garantir que o substrato mais acima não vá caindo.

Pois 🙂 então será fácil de manter na forma que quero certamente!

Pois, é mais ou menos o que o @JoseCarlosMarques mostra no vídeo e parece-me super fácil!

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

5 hours ago, Sofia Correia said:

BUY 2 GET 1 FREE Bucephalandra Buce Godzilla Kedagang Red Easy - Etsy

 

É muito bonita! A questão que colocava é em relação ao tamanho que atingem. Sei que há umas mais pequenitas que outras.

5 hours ago, Sofia Correia said:

Eu comprei e cortei e tenho mais para cortar se for caso disso! Mas o que tás a dizer é que deve também ficar por cima da porta, é isso? Como nesta imagem:

Oh. Não me lembrei da porta do teu aquário! Sendo assim, está bem como está. Não teria apoio e não, nesse espaço. É o que eu não gosto nos aquários com porta até cima... tens sempre que ficar ali com 1 ou 2 cm que não estão apoiados. No teu caso não deve haver problema... o teu aquário não tem uma dimensão muito grande. Em aquários de 90cm ou mais, causa-me alguma confusão ter o vidro da frente sem apoio.

5 hours ago, Sofia Correia said:

Pois, é mais ou menos o que o @JoseCarlosMarques mostra no vídeo e parece-me super fácil!

Eu usei no meu. Bastante, até! Comprei umas calhas de plástico na MaxMat, com diferentes larguras, e cortei em pedaços.  Acho que são calhas usadas para fazer acabamentos em pavimentos. Mas se tiveres muitos cartões de crédito por casa, podes usa-los também.

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

há 1 hora, JoseCarlosMarques disse:

É muito bonita! A questão que colocava é em relação ao tamanho que atingem. Sei que há umas mais pequenitas que outras.

"The leaf can be 1-2 cm wide and up to 6 cm long." Retirado do site da Tropica 🙂

há 1 hora, JoseCarlosMarques disse:

Oh. Não me lembrei da porta do teu aquário! Sendo assim, está bem como está. Não teria apoio e não, nesse espaço. É o que eu não gosto nos aquários com porta até cima... tens sempre que ficar ali com 1 ou 2 cm que não estão apoiados. No teu caso não deve haver problema... o teu aquário não tem uma dimensão muito grande. Em aquários de 90cm ou mais, causa-me alguma confusão ter o vidro da frente sem apoio.

Também não sou a maior fã, preferia que a porta entrasse por baixo do tampo, mas pronto...temos de acreditar que isto está preparado para estar assim 😅 

há 1 hora, JoseCarlosMarques disse:

Eu usei no meu. Bastante, até! Comprei umas calhas de plástico na MaxMat, com diferentes larguras, e cortei em pedaços.  Acho que são calhas usadas para fazer acabamentos em pavimentos. Mas se tiveres muitos cartões de crédito por casa, podes usa-los também.

A ver se passo em algum sitio de bricolage para ver disso e coloco entre as pedras! Já comprei também a Super Cola e falta-me ir buscar filtros de cigarro para colar as pedras!
 

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Também resulta com papel higiénico. Não é preciso os filtros de cigarro. Também acontece a mesma reação.

E ainda acrecento aqui mais uma dica. Se comprarem papel higiénico preto (que se encontra nos supermercados) até podem ter as colagens mais expostas que não se vai notar.

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

7 minutes ago, Sofia Correia said:

"The leaf can be 1-2 cm wide and up to 6 cm long." Retirado do site da Tropica 🙂

Serve! 🙂 Boa escolha, portanto.

7 minutes ago, Sofia Correia said:

Também não sou a maior fã, preferia que a porta entrasse por baixo do tampo, mas pronto...temos de acreditar que isto está preparado para estar assim 😅 

Claro que está. Super-preparado!

 

8 minutes ago, Sofia Correia said:

A ver se passo em algum sitio de bricolage para ver disso e coloco entre as pedras! Já comprei também a Super Cola e falta-me ir buscar filtros de cigarro para colar as pedras!

Filtros!?!?!? No meu tempo isso fazia-se com bilhetes do metro 😛 . Agora a sério... usa papel de cozinha que funciona muito melhor!

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

há 56 minutos, JoseCarlosMarques disse:

Serve! 🙂 Boa escolha, portanto.

Sim, acho que sim! Acho que não fica fora de escala! E eu amoooo esta planta!!!

há 56 minutos, JoseCarlosMarques disse:

Filtros!?!?!? No meu tempo isso fazia-se com bilhetes do metro 😛 . Agora a sério... usa papel de cozinha que funciona muito melhor!

Também já vi com papel sim! E com uma espuma qualquer destas que expande!

 

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

há 1 hora, Loukitos disse:

E ainda acrecento aqui mais uma dica. Se comprarem papel higiénico preto (que se encontra nos supermercados) até podem ter as colagens mais expostas que não se vai notar.

HELLA gostei da dica do papel higiénico preto!!!

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

7 minutes ago, Sofia Correia said:

E com uma espuma qualquer destas que expande!

Não uses isso mulher! A sério!!! Muito bonito na prática... na teoria só serve para deixar porcaria por todo o lado. Papel de cozinha é o que eu recomendo. E já colei muita pedra!

 

5 minutes ago, Sofia Correia said:

HELLA gostei da dica do papel higiénico preto!!!

Olha! Nessa nunca tinha pensado. Mas a super-cola fica branca depois de seca...

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

há 28 minutos, JoseCarlosMarques disse:

Não uses isso mulher! A sério!!! Muito bonito na prática... na teoria só serve para deixar porcaria por todo o lado. Papel de cozinha é o que eu recomendo. E já colei muita pedra!

A estrutura de trás tem de ficar bastante bem preenchida porque aquilo ainda tem um gapzinho. A ver o que consigo fazer, até para disfarçar o gap. Tou a pensar ver se consigo partir algumas pedras para preencher o gap e criar pontos de contacto.

 

há 30 minutos, JoseCarlosMarques disse:

Olha! Nessa nunca tinha pensado. Mas a super-cola fica branca depois de seca...

Assim deve ficar cinzenta hehehe

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

13 hours ago, Sofia Correia said:

A estrutura de trás tem de ficar bastante bem preenchida porque aquilo ainda tem um gapzinho. A ver o que consigo fazer, até para disfarçar o gap. Tou a pensar ver se consigo partir algumas pedras para preencher o gap e criar pontos de contacto.

Desde que fique estável, não tens muito com que te preocupar. O meu aquário actual não tem nenhuma das pedras coladas. Não é obrigatório!

13 hours ago, Sofia Correia said:

Assim deve ficar cinzenta hehehe

Não me parece... já deixei cair super-cola numas calças pretas e ficaram com uma pinta branca.

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

há 9 horas, JoseCarlosMarques disse:

Desde que fique estável, não tens muito com que te preocupar. O meu aquário actual não tem nenhuma das pedras coladas. Não é obrigatório!

Ahh boa boa! Então vou só arranjar forma de aquilo ficar estável depois de colado sem me preocupar muito!

há 9 horas, JoseCarlosMarques disse:

Não me parece... já deixei cair super-cola numas calças pretas e ficaram com uma pinta branca.

Hehehe tava esperançosa

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

15 hours ago, Sofia Correia said:

Ahh boa boa! Então vou só arranjar forma de aquilo ficar estável depois de colado sem me preocupar muito!

Achavas que a Super-Cola era obrigatória 😛 ?

15 hours ago, Sofia Correia said:

Hehehe tava esperançosa

Podes sempre experimentar. Se não resultar, um rolo de papel higiénico preto na casa-de-banho fica muito bem 😛 .

Editado por JoseCarlosMarques
Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Este tópico tem mais de 6 meses de antiguidade... Se fizer sentido, por favor considere criar um novo tópico em vez de reactivar este. Obrigado!

Join the conversation

You can post now and register later. If you have an account, sign in now to post with your account.

Visitante
Responder a este tópico

×   Colaste conteúdo com formatação.   Remover formatação

  Only 75 emoji are allowed.

×   Your link has been automatically embedded.   Display as a link instead

×   Your previous content has been restored.   Clear editor

×   You cannot paste images directly. Upload or insert images from URL.