Ponderar montar um Iwagumi 100L


X_soldier

Recommended Posts

Bom dia a todos,

Não sou um novato nos aquários embora a minha maior experiência seja nos salgados, também já tive uma coisa muito simples de água doce antes de me iniciar nos salgados.

Estou à 2 anos sem ter aquário, após mudança de casa decidi desmontar porque não estava com tempo para me dedicar.

Gostava de montar algo novamente e tenho estado a pensar em ir para um de água doce porque julgo que será bem mais fácil obter sucesso com bem menos trabalho que nos salgados, investindo menos dinheiro. Nos salgados a dedicação tem de ser alta, muitos testes, comprar, fazer ou ir buscar água ao mar. De facto eu gosto mais dos salgados pelas suas cores mas não gosto do trabalho que dá.

A ideia seria um aquário com as medidas 80 * 40 * 33 que daria uns 100L mais coisa menos coisa.

Gostaria de vos pedir opinião se aquilo que escrevi acima é verdade, é de facto fácil manter um aquário destes? A ideia é algo mesmo minimalista, relvado e as pedras ao estilo Iwagumi dando mais destaque ao movimento dos peixes.

 

Desde já agradeço, Paulo Torres 

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Boas Paulo Torres

Um aquário de água doce é muito mais fácil do que o salgado,isso não há duvidas,não vejo que não o possas fazer,ate porque não és nenhum novato nisto dos aquários,agora para um aquário de que tu pretendes é claro que em material para inicio vais gastar umas massas,tens é que estudares bem todo o material que vais adquirir para aquilo que vais querer montar,acho que mesmo a sim não gastas o que gastas em salgados,talvez o que fique um pouco mais caro será na compra de um bom filtro.

Boa sorte

Saudações 

  • Gosto 1
Link to comment
Partilhar nas redes sociais

On 17/10/2021 at 08:51, X_soldier disse:

Gostava de montar algo novamente e tenho estado a pensar em ir para um de água doce porque julgo que será bem mais fácil obter sucesso com bem menos trabalho que nos salgados, investindo menos dinheiro. Nos salgados a dedicação tem de ser alta, muitos testes, comprar, fazer ou ir buscar água ao mar. De facto eu gosto mais dos salgados pelas suas cores mas não gosto do trabalho que dá.

A ideia seria um aquário com as medidas 80 * 40 * 33 que daria uns 100L mais coisa menos coisa.

Gostaria de vos pedir opinião se aquilo que escrevi acima é verdade, é de facto fácil manter um aquário destes? A ideia é algo mesmo minimalista, relvado e as pedras ao estilo Iwagumi dando mais destaque ao movimento dos peixes.

Os fundamentos básicos são os mesmos, tiras só o controlo da salinidade e de outros elementos que não é necessário estarem a níveis tão específicos e juntas o controlo do CO2 e tens aí as diferenças. Agora na minha opinião, Iwagumi é dos desafios mais complicados em termos de plantado no que toca a obter um bom equilíbrio de tudo para não acabar com uma selva de algas ou com o "relvado" feioso. É como querer começar àgua salgada com corais SPS.

Eu optaria por começar com algo mais "fácil"... e que dê para passado uns tempos transformar no Iwagumi que queres. Com plantas de crescimento rápido é mais fácil evitar grandes problemas de algas. Uma carpete geralmente cresce mais lentamente e usa menos nutrientes, sendo por isso mais comum o aparecimento de algas se não houver um bom equilibrio de fertilizante, luz e CO2.

Se ainda tens equipamento do salgado, é provável que consigas aproveitar a maioria das coisas, dependendo do setup que tinhas, para não teres de gastar tanto dinheiro.

Projetos antigos:

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Bom dia amigos,

Obrigado pelas vossas respostas.

Relativamente aos custos sei que o Setup inicial não ficará barato e por incrivel que pareça a diferença para um de água salgada (mesmo o aquário precisando de Sump e canalização) é muito pouca. A médio/longo prazo acredito que a poupança será substancial, pois na água salgada preciso de água de osmose e água salgada, há sempre um coral para adicionar que são cada vez mais caros, mais pragas, testes, etc.

Na água doce apenas tenho de controlar o CO2? PH é preciso?

Qual o gasto de CO2 mensal num aquário de 100L?

Pelo que entendo o maior problema no de água doce será as algas, qualquer zona do aquário que receba luz e não tenha lá plantas para usar essa luz, inevitavelmente ganha algas. Correcto?

Eu que pensava que o Iwagumi era fácil por ser tão clean 🤣

Obrigado

 

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

On 10/19/2021 at 10:24 AM, X_soldier said:

Bom dia amigos,

Obrigado pelas vossas respostas.

Relativamente aos custos sei que o Setup inicial não ficará barato e por incrivel que pareça a diferença para um de água salgada (mesmo o aquário precisando de Sump e canalização) é muito pouca. A médio/longo prazo acredito que a poupança será substancial, pois na água salgada preciso de água de osmose e água salgada, há sempre um coral para adicionar que são cada vez mais caros, mais pragas, testes, etc.

Na água doce apenas tenho de controlar o CO2? PH é preciso?

Qual o gasto de CO2 mensal num aquário de 100L?

Pelo que entendo o maior problema no de água doce será as algas, qualquer zona do aquário que receba luz e não tenha lá plantas para usar essa luz, inevitavelmente ganha algas. Correcto?

Eu que pensava que o Iwagumi era fácil por ser tão clean 🤣

Obrigado

 

VIva X

Sim, ao longo prazo fica mais barato, mas também geralmente no mesmo espaço de tempo fazes mais montagens, provavelmente com gastos adicionais em novos peixes e plantas. 🙂

Algumas dicas,

O aquário - ao contrario dos salgados a profundidade é tlv mais importante que a altura, permite-te ao nível de layout realizares uma boa montagem com menos dificuldade. 80CX35AX45P ou 80CX30AX40P

O pH convém teres uma ideia inicial, mas depois de tudo estabilizado pouco vai alterar e não tem de te preocupar muito com isso.

O CO2 para essa litragem, eu diria que uma garrafa de 2kg te dará para 2-3 meses

As algas fazem parte do jogo, todos tem, mas a coisa faz parte do biótopo e desde que controladas são facilmente geridas pela própria fauna. Convém mesmo é não abusar da iluminação, principalmente de inicio e ir com calma. Nos vemos aquilo que nos vedem por essas redes sociais fora e como tudo, muito do que vemos não é bem a realidade. Para mim o principal factor (de entre vários) de algas é o excesso de luz.

Mas tu já tendo experiência em salgados vais ver que não ter grandes dificuldades.

Abraço

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

  • 3 semanas depois...

Nunca me aventurei nos Salgados, nem tenciono fazê-lo, mas tenho a noção de que os Doces ficam muito mais em conta. De qualquer maneira, e como já te disseram atrás, acho que escolheste o estilo mais difícil de manter num aquário de água doce. O grande problema, como já percebeste, será o aparecimento de algas, e como os Iwagumi tem uma massa de plantas muito reduzida, terás mais dificuldade em controlar os nutrientes na água (que, em outro estilo, seriam consumidos pelas plantas). Podes sempre "preparar" um Iwagumi... imaginar a colocação das pedras com o tal relvado que queres, introduzir umas plantas de rápido crescimento que te ajudem a controlar as algas e com tempo ir reduzindo essa massa verde ao mínimo. Já vi gente que compra plantas em vaso e as deixa assim dentro do aquário enquanto a carpete não está completamente fechada! 

Outra opção seria fazeres um Dry Start. Basicamente transformas o teu aquário numa estufa durante 3 ou 4 meses e ao fim desse tempo (com o tapete fechado) enches os vidros com água e já tens massa verde suficiente para lutar contra as algas. Nesta ultima opção nem precisas investir já no filtro... só os vidros, mesmo, o substrato, a decoração, as plantas e a luz. Procura na Internet... há muitos vídeos que te ensinam a fazer isso. 

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Se não tiveres nada e quiseres montar um salgado ou um doce (com co2 e afins). Ficará mais barato um doce, mas a diferença não sei se será assim tão grande. 

O Doce tens duas principais diferenças... uma é que podes ir comprando. no fundo inicialmente podes ir cortando aqui e ali e fazendo os upgrades com o tempo. A segunda é duração das montagens. Tu no espaço de 2 anos fazes 3 a 4 montagens num doce não é nada demais enquanto num salgado só fazes uma. 

Tudo somado e bem somado a diferença ao fim de alguns uns anos deve ser residual isso se excluirmos a eletricidade. 

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Este tópico tem mais de 6 meses de antiguidade... Se fizer sentido, por favor considere criar um novo tópico em vez de reactivar este. Obrigado!

Join the conversation

You can post now and register later. If you have an account, sign in now to post with your account.

Visitante
Responder a este tópico

×   Colaste conteúdo com formatação.   Remover formatação

  Only 75 emoji are allowed.

×   Your link has been automatically embedded.   Display as a link instead

×   Your previous content has been restored.   Clear editor

×   You cannot paste images directly. Upload or insert images from URL.