O meu lago


Ricardo Cepas

Recommended Posts

Boas pessoal!

Sou novo nisto, vai fazer precisamente um ano que comecei a construir o meu lago. 

Vou usando os meus tempos livres para me entreter. E estou a gostar da experiência, já cometi uns erros, mas até não está a correr nada mal.

Já tenhos uns peixinhos, ainda me faltam as plantas aquáticas..mas já ando a pensar nisso..

Até deixava aqui umas fotos..mas não estou a conseguir.

https://photos.app.goo.gl/d1qqCLiVXs4uJE1Q6

ACtC-3foUs2fzSQPkzvikyB54hIBA568gKZv1YuI

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Sinceramente, não sei o que comem, essas foi o meu sogro que arranjou no rio e foram as primeiras a ir para o lago, ainda estão vivas, por isso alguma coisa comem...

Agora ao certo o que não sei.. 🤣😂

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

há 21 horas, Ricardo Cepas disse:

Sinceramente, não sei o que comem, essas foi o meu sogro que arranjou no rio e foram as primeiras a ir para o lago, ainda estão vivas, por isso alguma coisa comem...

Agora ao certo o que não sei.. 🤣😂

Mas deves alimentá-las, caso contrário podem vir a morrer!

 

Experimenta dar-lhes gammarus para tartarugas e asticots

  • Votar - 1
Link to comment
Partilhar nas redes sociais

On 03/12/2020 at 23:46, Ricardo Cepas disse:

Até deixava aqui umas fotos..mas não estou a conseguir.

Dá uma espreitadela neste tópico -> 

 

Bem quanto às carpas koi e os cometas tudo bem, agora as percas, que segundo dizes terem sido captadas no rio devem tratar-se de percas sol. Infelizmente são uma espécie exótica e invasora que já dizimou grandes populações de fauna autóctone de diversos rios em Portugal. 
https://lifesaramugo.lpn.pt/pt/(P e r c a - s o l) [b][color="#FF0000"] Espécie inserida no DL 565/99.[/color] [url="http://http://www.aquariofilia.net/forum/index.php?showannouncement=6"]Lista de espécies cuja venda é proibida em Portugal[/url][/b]

As percas sol para além de pequenos peixes e invertebrados, alimentam-se também de insectos, coisa que num lago não faltará com certeza! 

 

Para além disto, tendo em conta que as carpas são peixes que crescem bastante, tenta que elas tenham bastante espaço para poderem nadar livremente. 

Sabes qual o volume de água do lago? Fazes algum tipo de filtragem? 

 

 

 

  • Votar + 1

Cumprimentos, Ismael Figueira

Projectos correntes - FenrirSkogen / Laurento

Projectos terminados - Ephemeris / Wind Of Change / Woods Stream / Little Nature / Rainforest Reborn - video / Primeiro plantado 300L 'rainforest' - video

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

há 21 horas, Flaips disse:

Experimenta dar-lhes gammarus para tartarugas e asticots

Bom, elas já lá estão desde Agosto..e raramente se vêem, só aos finais do dia..

 

há 18 horas, ismael_figueira disse:

Dá uma espreitadela neste tópico -> 

 

Bem quanto às carpas koi e os cometas tudo bem, agora as percas, que segundo dizes terem sido captadas no rio devem tratar-se de percas sol. Infelizmente são uma espécie exótica e invasora que já dizimou grandes populações de fauna autóctone de diversos rios em Portugal. 
https://lifesaramugo.lpn.pt/pt/(P e r c a - s o l) [b][color="#FF0000"] Espécie inserida no DL 565/99.[/color] [url="http://http://www.aquariofilia.net/forum/index.php?showannouncement=6"]Lista de espécies cuja venda é proibida em Portugal[/url][/b]

As percas sol para além de pequenos peixes e invertebrados, alimentam-se também de insectos, coisa que num lago não faltará com certeza! 

 

Para além disto, tendo em conta que as carpas são peixes que crescem bastante, tenta que elas tenham bastante espaço para poderem nadar livremente. 

Sabes qual o volume de água do lago? Fazes algum tipo de filtragem? 

 

 

 

Tem a volta de 2500 litros de água, sei que quando as carpas koi crescerem, vai ser apertado, mas depois vejo uma solução. Para já tem filtragem artificial e estou a tratar de ter filtragem natural..já que ainda não tem plantas aquáticas.

  • Gosto 1
Link to comment
Partilhar nas redes sociais

há 10 horas, Ricardo Cepas disse:

Bom, elas já lá estão desde Agosto..e raramente se vêem, só aos finais do dia..

É porque têm comida insetos que caem na água mas devem andar com fome, só isso não chega!!

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

há 1 hora, Flaips disse:

É porque têm comida insetos que caem na água mas devem andar com fome, só isso não chega!!

Não sabia, como ainda estão vivas!! Mas nada de grave é que também tenho um cágado em casa, ainda é "pequeno" está num aquário. E assim tb lhe dou comida dele.. obrigado

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

há 4 minutos, Ricardo Cepas disse:

Não sabia, como ainda estão vivas!! Mas nada de grave é que também tenho um cágado em casa, ainda é "pequeno" está num aquário. E assim tb lhe dou comida dele.. obrigado

Sim, para as percas podes dar o mesmo que dás ao cágado, ou seja, os gammarus.

Como só tens duas, não precisas de por muita quantidade.

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Sim, para as percas podes dar o mesmo que dás ao cágado, ou seja, os gammarus.
Como só tens duas, não precisas de por muita quantidade.
Fazes essa recomendação por experiência própria ou leste em algum lado algures na internet?

Não creio que o sistema digestivo de um peixe seja idêntico ao de uma tartaruga! Têm necessidades nutritivas diferentes e por sua vez os alimentos que devem ser fornecidos também eles devem ser diferentes.

Será mais fácil as percas comerem o mesmo alimento das carpas e dos cometas do que propriamente dar comida de tartaruga.

Vou pegar no exemplo dos cães e gatos, ambos são omnívoros no entanto as suas alimentações são diferentes.

Cumprimentos
Ismael Figueira

Cumprimentos, Ismael Figueira

Projectos correntes - FenrirSkogen / Laurento

Projectos terminados - Ephemeris / Wind Of Change / Woods Stream / Little Nature / Rainforest Reborn - video / Primeiro plantado 300L 'rainforest' - video

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

há 1 hora, ismael_figueira disse:

Fazes essa recomendação por experiência própria ou leste em algum lado algures na internet?

Não creio que o sistema digestivo de um peixe seja idêntico ao de uma tartaruga! Têm necessidades nutritivas diferentes e por sua vez os alimentos que devem ser fornecidos também eles devem ser diferentes.

Será mais fácil as percas comerem o mesmo alimento das carpas e dos cometas do que propriamente dar comida de tartaruga.

Vou pegar no exemplo dos cães e gatos, ambos são omnívoros no entanto as suas alimentações são diferentes.

Cumprimentos
Ismael Figueira
 

Desculpe mas não funciona assim!

Eu sou pescador e sei a alimentação das percas, que é a mesma do achigãs.

Ambos comem minhocas, asticot, pequenos peixes, rãs e crustáceos.

Ora crustáceos engloba camarões, gammarus e lagostins. A percas alimentam de tudo isto.

Ah, e também comem mexilhões e ameijoas de rio.

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Os gammarus, como alimento valem 0. Praticamente são a casca seca e nem às tartarugas devem ser dados como comida base. 

Eu dou aos meus peixes como "guloseima", 1x por semana ou às vezes de 15 em 15 dias.

Nao deves usar os gammarus como alimentação base

  • Gosto 2

Caudatas do it better.
banner.jpg

Link to comment
Partilhar nas redes sociais



Desculpe mas não funciona assim!
Eu sou pescador e sei a alimentação das percas, que é a mesma do achigãs.
Ambos comem minhocas, asticot, pequenos peixes, rãs e crustáceos.
Ora crustáceos engloba camarões, gammarus e lagostins. A percas alimentam de tudo isto.
Ah, e também comem mexilhões e ameijoas de rio.


Tudo certo até à parte do gammarus! Tal como o José Pedro disse, a nível nutricional vale 0. Agora tudo o que seja alimento vivo e claro que caiba na boca serve de alimento, não é à toa e volto a dizer, que as percas sol dizimaram uma série de espécies autóctones dos nossos rios por terem sido introduzidas precisamente devido à pesca desportiva e lúdica. Já agora para ficar o registo, os achigãs pertencem também eles a grupo de predadores vorazes nos nossos rios!

Cumprimentos
Ismael Figueira

  • Gosto 2
  • Votar + 1

Cumprimentos, Ismael Figueira

Projectos correntes - FenrirSkogen / Laurento

Projectos terminados - Ephemeris / Wind Of Change / Woods Stream / Little Nature / Rainforest Reborn - video / Primeiro plantado 300L 'rainforest' - video

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

há 52 minutos, ismael_figueira disse:


 

 


Tudo certo até à parte do gammarus! Tal como o José Pedro disse, a nível nutricional vale 0. Agora tudo o que seja alimento vivo e claro que caiba na boca serve de alimento, não é à toa e volto a dizer, que as percas sol dizimaram uma série de espécies autóctones dos nossos rios por terem sido introduzidas precisamente devido à pesca desportiva e lúdica. Já agora para ficar o registo, os achigãs pertencem também eles a grupo de predadores vorazes nos nossos rios!

Cumprimentos
Ismael Figueira
 

 

Pois é, os achigãs também são predadores. E os lúcios perca e os lúcios reais. Mas esses não comem gammarus kkkkkkkk.

Esses comem grandes lagostins e peixes de tamanho médio. Alguns chegam a comer pequenas aves.

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Este tópico tem mais de 6 meses de antiguidade... Se fizer sentido, por favor considere criar um novo tópico em vez de reactivar este. Obrigado!

Join the conversation

You can post now and register later. If you have an account, sign in now to post with your account.

Visitante
Responder a este tópico

×   Colaste conteúdo com formatação.   Remover formatação

  Only 75 emoji are allowed.

×   Your link has been automatically embedded.   Display as a link instead

×   Your previous content has been restored.   Clear editor

×   You cannot paste images directly. Upload or insert images from URL.