Cubos ao Quadrado - Parte 2


Recommended Posts

2 minutes ago, João Cardoso (Kadoxu) said:

É a evaporação da água do aquário que faz isso sim, especialmente se for um local pouco arejado.

No meu caso não acontece. Até mais ver, pelo menos. Mas moro numa casa antiga e talvez não seja má ideia pensar em prevenir antes de ter o problema à porta...

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

  • 2 meses depois...

Há umas semanas atrás, fartei-me e mudei a echinodorus de sítio... e estou outra vez com BBA, tenho que mandar vir mais easyCarbo. Ando com muito pouco tempo e a manutenção tem ficado para trás...

large.20210912_142815.jpg

 

large.20210912_142856.jpg

  • Gosto 3

Projetos antigos:

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Esse EasyCarbo substitui o Excel? Vês uma diferença grande entre os dois?

Já agora... podes dizer-me o nome daquela planta que está misturada com a eliocharis, na frente do aquário?

Editado por JoseCarlosMarques
Link to comment
Partilhar nas redes sociais

  • 2 semanas depois...
On 13/09/2021 at 09:01, JoseCarlosMarques disse:

Esse EasyCarbo substitui o Excel? Vês uma diferença grande entre os dois?

Já agora... podes dizer-me o nome daquela planta que está misturada com a eliocharis, na frente do aquário?

Não sei se serão a mesma coisa ou não, nunca experimentei o Excel para matar BBA.

A panta é Echinodorus quadricostatus. Tenho a lista de plantas no primeiro post deste tópico.

Projetos antigos:

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

1 hour ago, João Cardoso (Kadoxu) said:

Tenho a lista de plantas no primeiro post deste tópico.

Eu sei que tens, mas são mais de 20 e eu não conheço nem metade. Tinha que estar à procura de imagens daquilo tudo. lol. Obrigado 😉 .

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

On 21/09/2021 at 16:24, JoseCarlosMarques disse:

Eu sei que tens, mas são mais de 20 e eu não conheço nem metade. Tinha que estar à procura de imagens daquilo tudo. lol. Obrigado 😉 .

Não sei se sabes, mas fizeste-me a mim pesquisar as imagens das 20 🤣🤣

Projetos antigos:

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

8 hours ago, João Cardoso (Kadoxu) said:

Não sei se sabes, mas fizeste-me a mim pesquisar as imagens das 20 🤣🤣

Então porquê? Olhavas para a lista e identificavas dentro do teu aquário. Fazias o teu próprio Google. Eheh. Mas agora deixaste-me curioso... porque raio te lembraste de fazer isso?

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

  • 3 semanas depois...
On 26/09/2021 at 08:15, JoseCarlosMarques disse:

Então porquê? Olhavas para a lista e identificavas dentro do teu aquário. Fazias o teu próprio Google. Eheh. Mas agora deixaste-me curioso... porque raio te lembraste de fazer isso?

Porque não sei o nome da maioria delas... comecei a pôr a lista de plantas sempre no início dos tópicos, porque depois mais tarde quero comprar plantas iguais e nunca me lembro do nome 😅

Projetos antigos:

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

  • 2 meses depois...

Bem... a negligência finalmente chegou para me atazanar o juízo... nem tenho coragem de partilhar uma foto só deste aquário... 😅

Estou com um bloom de algas... 

Entretanto, comprei um medidor de humidade, depois um desumidificador e acabei por refazer as tampas.

O desumidificador estava a "chupar" 4L de água todos os dias... com as tampas novas, só chupa metade disso.

Também ganhei coragem e mudei os tetras ambar todos que tinha para o cubo com a árvore (esse cubo também levou uma voltita). 

large.20211214_161047.jpg

  • Votar + 1

Projetos antigos:

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

há 11 horas, JoseCarlosMarques disse:

E porquê o desumidificador?

Porque tenho humidade a mais... precisas de mais informação? Queres que partilhe a planta da casa também? 😂

Projetos antigos:

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

6 minutes ago, João Cardoso (Kadoxu) said:

Porque tenho humidade a mais... precisas de mais informação? Queres que partilhe a planta da casa também? 😂

Seria conveniente, para podermos estudar alguma situação em que o dinheiro gasto no desumidificador pudesse ter sido aplicado na compra de mais um aquário. Eheh. Não foi por isso que perguntei... pensei que tivesse alguma cosia haver com os tanques e o facto de terem ou não terem tampa.

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

há 50 minutos, JoseCarlosMarques disse:

Seria conveniente, para podermos estudar alguma situação em que o dinheiro gasto no desumidificador pudesse ter sido aplicado na compra de mais um aquário. Eheh.

Não digas isso, que eu ando-me a tentar conter... 😅

há 51 minutos, JoseCarlosMarques disse:

Não foi por isso que perguntei... pensei que tivesse alguma cosia haver com os tanques e o facto de terem ou não terem tampa.

Todos eles tinham tampas, mas as aberturas que tinha feito de maneira a serem mais fáceis de usar, deixavam muito espaço para sair a evaporação. Estava-me a começar a aparecer mofo numa das paredes e por isso comprei o medidor de humidade para ver quão grave isto estava e cheguei à conclusão que isto estava literalmente ao nível da Amazónia em termos de humidade (chegou a medir 81% nesta divisão!!!). Agora com as tampas novas e com o desumidificador desligado, fica-se pelos 66%. Ainda assim, um pouco acima do desejável para um escritório... 😆

Projetos antigos:

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

4 minutes ago, João Cardoso (Kadoxu) said:

Todos eles tinham tampas, mas as aberturas que tinha feito de maneira a serem mais fáceis de usar, deixavam muito espaço para sair a evaporação. Estava-me a começar a aparecer mofo numa das paredes e por isso comprei o medidor de humidade para ver quão grave isto estava e cheguei à conclusão que isto estava literalmente ao nível da Amazónia em termos de humidade (chegou a medir 81% nesta divisão!!!). Agora com as tampas novas e com o desumidificador desligado, fica-se pelos 66%. Ainda assim, um pouco acima do desejável para um escritório... 😆

A brincar, a brincar... isso é uma coisa que me preocupa, cá em casa. O pé direito é bastante alto, e as divisões são espaçosas, mas algumas paredes são de madeira e estuque, e não sei até que ponto ter um aquário aberto pode ou não afectar a integridade das mesmas. De qualquer maneira, também é coisa que não quero muito discutir. Esta casa sempre teve humidade, portanto não será um aquário a mudar muita coisa!

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

  • 4 semanas depois...

Umas semanas depois e já menos negligenciado

large.20211230_113532.jpg

Foi um pouco contra-intuitivo, mas aumentar ligeiramente a dosagem de fertilizantes, a injeção de CO2 e trocar a flauta de saída do filtro por uma com os buracos mais pequenos para ter mais fluxo (e com uma ajudinha do Bio-Exit Green da Easy Life) fez maravilhas!

Projetos antigos:

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

3 hours ago, João Cardoso (Kadoxu) said:

Foi um pouco contra-intuitivo, mas aumentar ligeiramente a dosagem de fertilizantes, a injeção de CO2 e trocar a flauta de saída do filtro por uma com os buracos mais pequenos para ter mais fluxo (e com uma ajudinha do Bio-Exit Green da Easy Life) fez maravilhas!

Testemunhos como este são o que me metem medo quando tento combater as algas nas minhas montagens. Às vezes achamos que devemos remar para um lado e na realidade deveríamos estar a ir na direção completamente contrária.

Já agora... como chegaste a esta conclusão? Ou decidiste mesmo só experimentar?

Editado por JoseCarlosMarques
Link to comment
Partilhar nas redes sociais

há 9 minutos, JoseCarlosMarques disse:

Testemunhos como este são o que me metem medo quando tento combater as algas nas minhas montagens. Às vezes achamos que devemos remar para um lado e na realidade deveríamos estar a ir na direção completamente contrária.

Já agora... como chegaste a esta conclusão? Ou decidiste mesmo só experimentar?

É como as doenças dos peixes... O primeiro passo é identificar o tipo de algas, para saber o que poderá estar a causar o problema. E depois agir para tratar.

No meu caso, as algas que apareceram tanto podia ser de nutrientes a mais ou a menos, mas eu sabia que estava a fertilizar em baixa quantidade, e pelo aspeto das plantas dava para perceber que havia ali deficiências de nutrição, logo a solução era aumentar a dose (não fui ajustando a dose com a maturação das plantas como devia). Para compensar mais nutrientes, aumento também o CO2 (mas pouco).

O aumentar o fluxo de água à saída do filtro, é porque além de ser uma alga que se desfazia facilmente, reparei que havia mais algas em zonas com menos fluxo de água, ou seja, o fluxo maior de água ia ajudar a desfazer aquilo (e aproveito para ter uma distribuição de nutrientes e CO2 melhor).

Além de tudo isto, ter plantas flutuantes ajuda a ver logo à partida se é um problema de CO2 ou de outra coisa qualquer, porque plantas flutuantes nunca hão de ter deficiência de CO2, portanto, se houver problemas com essas, à partida será problema de nutrição.

São coisas que se vão apanhando com os anos 😅

Projetos antigos:

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

  • 5 meses depois...

Ando a ganhar coragem para desmontar isto... mas gosto demasiado dos balões...

large.20220621_165949.jpg

 

Estes aquários estão quase em piloto automático

large.20220621_170058.jpg

  • Gosto 2

Projetos antigos:

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Só tu podes decidir o que fazer... mas se estás com dúvidas, o mais certo é optares mesmo por desmonta-los e, nesse caso, mais vale cedo que tarde 🙂 . Não te esqueças é de os fotografar como deve ser.

Estou muito inclinado para voltar a usar umas luminárias como as tuas no meu plantado. A calha que tenho agora parece-me muito fraca (não em termos de intensidade, mas em termos de espectro) para ajudar o crescimento do meu tapete. À falta de melhor (que seria comprar uma calha mais avançada), ou enquanto esse momento não chega, estou mesmo a pensar voltar a usar as minhas antigas Flood...

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

On 21/06/2022 at 19:18, JoseCarlosMarques disse:

Estou muito inclinado para voltar a usar umas luminárias como as tuas no meu plantado. A calha que tenho agora parece-me muito fraca (não em termos de intensidade, mas em termos de espectro) para ajudar o crescimento do meu tapete. À falta de melhor (que seria comprar uma calha mais avançada), ou enquanto esse momento não chega, estou mesmo a pensar voltar a usar as minhas antigas Flood...

Eu já não quero outra coisa.

  • Gosto 1

Projetos antigos:

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Este tópico tem mais de 6 meses de antiguidade... Se fizer sentido, por favor considere criar um novo tópico em vez de reactivar este. Obrigado!

Join the conversation

You can post now and register later. If you have an account, sign in now to post with your account.

Visitante
Responder a este tópico

×   Colaste conteúdo com formatação.   Remover formatação

  Only 75 emoji are allowed.

×   Your link has been automatically embedded.   Display as a link instead

×   Your previous content has been restored.   Clear editor

×   You cannot paste images directly. Upload or insert images from URL.