Plantas a perder cor


Cisku

Recommended Posts

Boa Noite a todos!

 

Acabei de montar um pequeno aquario á cerca de uma semana, hoje mesmo verifiquei que algumas das plantas estam a ficar com as folhas transparentes e estao a morrer.

Alguem me sabe dizer qual a origem deste problema?

 

Um abraço a todos.

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Na resposta à questão do Sérgio poderá estar a origem do problema, porém no sticky de doenças de plantas ainda podes encontrar o seguinte.

 

Planta não se desenvolve, Folhas Pálidas, Folhas com aspecto Vitrificado ou Transparentes.

FALTA DE FERRO (Fe)

O substrato SEM Fertilização, com Ferro.

 

Provavelmente a solução está nestas 2 questões.

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Olá Cisku!

Eu tb montei o meu segundo aqua (de 120L, comunitário, plantado) há cerca de 15 dias. Nos primeiros dias as plantas tb ficaram com as flohas amareladas. Colokei no aqua um fertilizante líquido com ferro (Nutron Ferro) e passados 2 a 3 dias as plantas estavam lindas, muito verdinhas, até agora. Coloco o fertilizante líquido sem ferro alternadamente com o fertilizante líquido com ferro, semana sim, semana não.

N te assustes se ao colocares o fertilizante com ferro a água ficar com um aspecto leitoso - é normal. Passadas 24 horas a água volta a ficar cristalina!

Eu aconselho o uso de fertilizantes com ferro!

Isto n ker dizer k a hípótese de pouca luz n possa ser a causa de plantas descoradas! Deves ter pelo menos 0,5W de potência por cada litro de água, ou seja, num aqua de 100 L deves ter pelo menos 50W de luz.

Espero ter ajudado!

Um abraço!

Pedro Cruz (APC87)

Pic_4001_29.jpg

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

olá!

 

se ao colocar o fertilizante a água fica com aspecto leitoso é porque este fertilizante tem fosfato, e as bacterias que o usam no metabolismo vão explodir e causar esse aspecto leitoso, nada de muito preocupante.

 

abraços!

Categoria: Humano.

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Ola boa noite

 

Em resposta ao sergio tenho uma lampada de 8w para um aquario de +- 12 litros.

Quanto aos fertilizantes uso florete e florena alternadamente,pelo menos foi isso que o senhor da loja me aconselhou.

O mais estranho é que tenho um comunitario de 60 litros e faço o mesmo tratamento e mesmo sem a utilizaçao de co2 as plantas estao a crescer a bom ritmo.

De dia para dia o aspecto das plantas esta cada vez pior e nao sei mesmo o que fazer.

 

Um Abraço a todos.

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Nao sei quantos kelvin tem a lampada.

o nome da planta nao sei, ja fui ao site da tropica pesquisar mas nao encontrei nada.

Mas nao é só essa planta que tem o problema sao quase todas.

só as anubias é que se safam.

quanto aos fertilizantes que eu uso, qual a tua opiniao?

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

viva, não sabendo o nome da planta comprometes quase o seu desenvolvimento, pelo menos a pesquisa que poderias fazer sobre a mesma.

 

O que eu acho é que se pode tratar de uma planta nova que estava emersa e que se está a adaptar ao estado submerso. tb pode ser o simples facto de a planta não necessitar de tanta luz, e poderás estar a queimar a planta, não te esquecas que como o aqua é mais pequeno, a necessidade de luz é muito menor do que em aquário que tem por ex 50cm de altura.

 

Mas posso ter dar uma dica não compres plantas sem te darem o nome, podes acabar por comprar plantas não aquáticas.

 

Esses fertilizantes eu só conheço de nome, mas nunca usei. Não me parece ser disso.

 

Essa planta tem raiz (acaule), ou algum rizoma, ou é caulescente?

26675160.img.jpg

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Sim tem raiz.

mas já que falas de excesso de luz tambem ja me falaram nisso.

eu tenho a iluminaçao 6 horas por dia.

Axas que sera disso?

pois agora ja sei como comprar plantas, é que começei á relativamente pouco tempo.

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

por muito má que a lampada fosse deveria funcionar quase sempre...(para não funcionar teria de ser mesmo muito má)

 

mas 6 horas por dia é muito pouco...(deve estar aqui o principal problema)

 

O óptimo é mesmo entre 10-12 horas, não mais do que isto nem menos.

 

8W em 12 litros pode ser muito pouco, não se esqueçam que a regra dos Watt por litro começa a falhar para pequenos aquários ou para grandes aquários.

 

um aquário de 700 litros com 300W pode ter luz suficiente, um de 12 litros com 8 w pode ter luz insuficiente...

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Concordo com o António,

 

Creio que o principal problema do seu aquário seja a iluminação, coloque lâmpadas compactas de 15w de 5200K até 6500K e o problema por enquanto pode ficar sanado (não ficará sanado se for outro problema) aumente o fotoperíodo p/ 10 horas no mínimo.

 

Eu sou contra a fertilização em qualquer tipo de aquário, creio que com um bom substrato não há problemas com as plantas, desde que hajam trocas parciais suficientes p/ a manutenção dos nutrientes no aquário.

 

Qual o substrato do seu aquário ?

 

Por acaso a sua planta não é um "Violácea" ? Estã não aceita a total submersão.

 

Aqui vai o link p/ identificação, caso seja ela:

 

http://www.aquaonline.com.br/plantas/plant...as.php?planta=4

 

Abraços...

Link to comment
Partilhar nas redes sociais