Ciclo do Azoto a fazer há cerca de 5 meses e ainda não está concluído


Tânia.Matos

Recommended Posts

Boa tarde, venho pedir ajuda pois estou a tentar fazer o ciclo do azoto no meu aquário há cerca de 5 meses e ainda não consegui terminar.

o meu aquário tem cerca de 54L, não tem substrato fértil, tenho uma anúbia nana, 11 de umas plantas que não me recordo o nome mas que são de rápido crescimento e que alguns aquaristas as consideram praga e por último, 1 echinodorus red diamond. Não tenho peixes ainda pois estou a tentar fazer o ciclo e apenas pretendo colocar fauna quando este tiver terminado.

ph: 7,5

Montei o aquário há uns meses e houve algumas coisas que correram mal desde a luz se avariar e ter de comprar outra, ter um filtro interno que mais tarde se avariou e há cerca de um mês ter comprado um externo da Eheim, o 250 classic. Tenho colocado amónia na água (comprei um frasco de amoníaco 100% no Leroy). Quando tinha o filtro interno, obtive o pico de amónia que mais tarde baixou, tive o pico de nitritos que depois também baixou. Contudo, o filtro estragou-se (ele ainda funcionava mas tinha um caudal muito lento e curto e fazia imenso barulho) e demorei ainda uma semana a trocá-lo por motivos de força maior. Neste tempo, comecei a ter novos picos de amónia que não baixavam (eu continuei sempre a por amónia para que as bactérias não morressem). Quando comprei o novo filtro, coloquei para além da parte filtrante mecânica e biológica que vinha com o filtro externo, essas partes que tinha no interno de modo a não ter de começar de novo o ciclo). Contudo, há um mês que tenho a amónia em alta e não consigo baixá-la ou então demora imenso para que isso aconteça. A única vez que baixou foi há alguns dias e decidir medir os nitritos e não tinha nada. Com isto pergunto, há alguma forma de amónia ter evaporado lentamente? É que eu não tenho nitritos por isso ou ela não passou a nitritos ou passou e foi transformada em nitratos muitos rápido. Depois disto, voltei a colocar amónia e já se passaram uns 3/4 dias e continuo com o mesmo valor de amónia que coloquei no aquário, ou seja, não baixou.

Assim:

amónia: 1 ppm

nitritos: 0 ppm

Peço desculpa se está muito confuso. Tenho lido bastante sobre aquarismo mas penso não ter encontrado ninguém com o mesmo problema que eu. Sei que o segredo é a paciência mas confesso que passado 5 meses sem fauna estou a esgotá-la.

Desde já obrigada, 

Tânia

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Qual a necessidade de colocares amônia no aquário? Se tens plantas, ao colocares amônia estás a arriscar um surto de algas... faz uma tpa para reduzir os níveis  de amonia e aguarda mais 2 semanas antes de colocares uns peixes mais resistentes. 

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

há 11 minutos, Tozé Nunes disse:

Qual a necessidade de colocares amônia no aquário? Se tens plantas, ao colocares amônia estás a arriscar um surto de algas... faz uma tpa para reduzir os níveis  de amonia e aguarda mais 2 semanas antes de colocares uns peixes mais resistentes. 

Boa tarde! Li que para fazer o ciclo poderia colocar peixes, comida ou utilizar amónia. Escolhi usar amónia por ser mais fácil de controlar os níveis adicionados e não usar peixes para não os matar. De facto tenho algumas algas mas quando os niveis de amónia bixaram (ao inicio quando estava tudo a dar certo), elas desapareceram por elas mesmas. Contudo desta vez não estão a desaparecer (pois os níveis de amónia também não estão a baixar) mas não me incomodam.

O meu objetivo é ciclar sem peixes e uma vez que o níveis de amónia não estão a baixar, penso que seja porque ainda não tenho as bactérias e por isso não tenho o ciclo feito.

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Utilizar Amónia pura sem saber o que está a fazer pode fazer mais mal do que bem, como é o caso. Muito provavelmente já tem o aquário ciclado mas está a sobrecarregá-lo com Amónia.

Com este método só se coloca amónia 1 vez numa dose para ficar com 2 a 5ppm no aquário. Só se volta a colocar amónia se esta chegar aos 0ppm e o ciclo ainda não estiver completo (ainda com Nitritos) e aí em doses mais pequenas de apenas 0.25 a 0.5ppm e mais uma vez só se volta a colocar amónia quando chegar a 0ppm e se os Nitratos não estiverem já a 0ppm ou lá perto.

Para o ciclo estar completo, tem que testar Amónia a 0ppm e Nitritos a 0ppm. Sem plantas ou com pouca quantidade de plantas pode ainda verificar se os Nitratos sobem, mas com plantas pode até nem ver isso acontecer.

Portanto, o que eu faria era:

  • TPA 50%
  • Testar Amónia, Nitritos, Nitratos
  • Esperar 2 ou 3 dias e voltar a testar Amónia, Nitritos e Nitratos.

 

Mais umas perguntas:

  • Utiliza acondicionador para remover cloro quando faz TPAs?
  • Que matérias filtrantes tem no filtro?
  • A que temperatura está a água do aquário?
  • Alguma vez limpou o filtro?
Editado por João Cardoso (Kadoxu)

Projetos antigos:

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

há 15 minutos, João Cardoso (Kadoxu) disse:

Utilizar Amónia pura sem saber o que está a fazer pode fazer mais mal do que bem, como é o caso. Muito provavelmente já tem o aquário ciclado mas está a sobrecarregá-lo com Amónia.

Com este método só se coloca amónia 1 vez numa dose para ficar com 2 a 5ppm no aquário. Só se volta a colocar amónia se esta chegar aos 0ppm e o ciclo ainda não estiver completo (ainda com Nitritos) e aí em doses mais pequenas de apenas 0.25 a 0.5ppm e mais uma vez só se volta a colocar amónia quando chegar a 0ppm e se os Nitratos não estiverem já a 0ppm ou lá perto.

Para o ciclo estar completo, tem que testar Amónia a 0ppm e Nitritos a 0ppm. Sem plantas ou com pouca quantidade de plantas pode ainda verificar se os Nitratos sobem, mas com plantas pode até nem ver isso acontecer.

Portanto, o que eu faria era:

  • TPA 50%
  • Testar Amónia, Nitritos, Nitratos
  • Esperar 2 ou 3 dias e voltar a testar Amónia, Nitritos e Nitratos.

 

Mais umas perguntas:

  • Utiliza acondicionador para remover cloro quando faz TPAs?
  • Que matérias filtrantes tem no filtro?
  • A que temperatura está a água do aquário?
  • Alguma vez limpou o filtro?

Boa tarde. Muito obrigada pela sua resposta! De facto os valores já chegaram a zero mas achei que teria de voltar a colocar amónia até que isso acontecesse em 24h.

Tenho as esponjas da filtragem mecânica que o filtro novo externo trouxe (umas azuis e uma branca). Tinha Também a preta de carvão mas retirei passado umas semanas. Para filtragem biológica tenho cerâmica siporax mais umas que tinha no filtro interno (poucas pois devido ao tamanho pouco cabia).

Utilizo acondicionador sim mas tenho alguma dificuldade em saber quanto coloco uma vez que por vezes tenho de colocar 5/6 litros para repor agua evaporada e não tenho escala para medir o que necessito. Por esse motivo, acabo por colocar sempre a mais, penso.

A água está a 26ºC.

Nunca limpei este filtro pois comprei-o há menos de um mês. Apenas procedi ao seu enxaguamento assim como das esponjas antes de o montar.

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

 

há 31 minutos, Tânia.Matos disse:

Utilizo acondicionador sim mas tenho alguma dificuldade em saber quanto coloco uma vez que por vezes tenho de colocar 5/6 litros para repor agua evaporada e não tenho escala para medir o que necessito. Por esse motivo, acabo por colocar sempre a mais, penso.

Colocar acondicionador a mais, desde que não seja uma quantidade exagerada, não tem problema. Para apenas 5/6 litros também pode deixar a água a "descansar" 24h num balde para o cloro evaporar e assim já não precisa de colocar acondicionador.

Projetos antigos:

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

  • 2 meses depois...

Ola! Vim aqui dar um update do aquário! Realmente estava a sobrecarregar o aquário com amónia, uma falha minha por nunca ter achado informação sobre até quando colocar. Já se encontra estável, com amónia e nitritos zerados e já tem os seus primeiros habitantes há cerca de 1 mês: coloquei 6 tetra serpae. Há uns dias juntei mais 2 para fazer um cardume de 8 e agora a minha dúvida reside no seguinte: Que peixes posso juntar a estes? Sei que não posso juntar por ex guppys pois os serpae podem morder-lhes as caudas, etc mas por exemplo, colisas posso? eu pensei em corydoras mas, os serpae apesar de serem muito ativos não ficam bem na zona do meio do aquário, ficam mais abaixo e por isso, queria um peixe com cor diferente da dele e que habitasse a zona mais a meio mesmo.

obrigada pela ajuda,

Tânia

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

As corydoras são um bom exemplo de peixe para manter com serpae

 

Claro que vão sofrer um bocadinho com as caudas delas beliscadas mas não é nada de grave.

 

 

Podes também manter com ancistrus, plecos e até alguns cilídeos anões, como os ramirezis

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Este tópico tem mais de 6 meses de antiguidade... Se fizer sentido, por favor considere criar um novo tópico em vez de reactivar este. Obrigado!

Join the conversation

You can post now and register later. If you have an account, sign in now to post with your account.

Visitante
Responder a este tópico

×   Colaste conteúdo com formatação.   Remover formatação

  Only 75 emoji are allowed.

×   Your link has been automatically embedded.   Display as a link instead

×   Your previous content has been restored.   Clear editor

×   You cannot paste images directly. Upload or insert images from URL.