paulogunna

Betta com barbatana roída

Recommended Posts

Bom dia,
Tenho um aquário de 15 Lts com um Betta. Ontem reparei que o peixe passava mais tempo do que o normal no fundo do aquário. Não está sempre, mas normalmente ele está sempre a nadar e só "descansa" mais para o final do dia, mas ontem notei que ele "descansava" muitas vezes. Quando ele vê alguém por perto começa logo a nadar, mas ao fim de 2-3 minutos volta ao fundo, pára um pouco e volta outra vez a nadar.

Ontem já tinha "programado" um TPA, mudei cerca de 20% (3 Lts). No final, tentei perceber se ele apresentava algum "sintoma" anormal e reparei que as barbatanas laterais parecem um pouco roídas (principalmente uma delas). Coloquei medicação no aquário (eSHa2000) e vou fazer o tratamento durante 3 dias.
Eu gostava de perceber, em primeiro o que pode estar a contribuir para o aparecimento deste fungo (antes de ter este aquário com o Betta, tive alguns peixes de água fria, e alguns morreram devido a esta situação, a barbatana começava a apodrecer) e depois, se ao fim destes 3 dias de tratamento. se devo fazer outro TPA e em que percentagem. 

Deixo abaixo informação adicional sobre o Aquário. 

Link para descrição do Aquário:
INFORMAÇÕES GERAIS DO AQUÁRIO :

Dimensões do aquário:
35 x 21 x 23 cm 

Volume:
~16 Lts

Filtro(s):
Mochila JIX-518H 280L/h

Iluminação:
Não tenho iluminação.

PARÂMETROS DA ÁGUA:
Temperatura da água (ºC):
23-24ºC (Termostato Sicce Jolly 10W )
pH: 7,5 (medido antes do TPA)
Amônia: 0 (nunca teve valores diferentes)
Nitrito: 0 (nunca teve valores diferentes)
Nitrato: 25 mg/l (medido com fita)
TPA's (Trocas Parciais de Água): Quinzenal (20%). O filtro nunca o limpei (tenho o peixe no aquário à cerca de 5 semanas).

INFORMAÇÕES ESPECÍFICAS:

Fauna:
1 Betta

Aspecto físico:

As barbatanas laterais parecem "trincadas" e a superior parece também estar a ficar. A cauda não aparenta ter nada e a inferior também parece estar sem problemas.

Aspecto comportamental:

No último dia está mais tempo do que o normal no fundo do aquário, embora sempre que vê movimento começa a nadar e reage sempre.

Aspecto das fezes:
Nada de anormal.

Alimentação:
Softline Betta Tropical (4 grãos por dia).
O peixe alimenta-se mal coloco o grão no aquário.

Flora:
2x Cladophora aegagropila

OBSERVAÇÕES:
Não tive qualquer alteração no aquário desde que o Betta está nele, mesmo em termos de parâmetros têm estado estáveis.

Tenta fazer mais TPA's(2 por semana até o peixe começar a melhorar) depois continuas a fazer semanalmente, não custa nada trocar 3L semanalmente, se trocares 5L ainda é melhor, fazes um garrafão por semana, o filtro pelo menos a lã filtrante não te custa nada tirar limpar e repor ou tirar e meter nova, podes fazer uma limpeza mais a fundo quando notares que o filtro está a ficar mais sujo.

Quanto ao uso do esha2000, fazes 3 dias de tratamento, se notares que a coisa não está melhor podes continuar mais 1 ou 2 dias não tem problema, quando acabares fazes uma TPA de de cerca de 70%

há 1 hora, Brunomcc2000 disse:

Tenta fazer mais TPA's(2 por semana até o peixe começar a melhorar) depois continuas a fazer semanalmente, não custa nada trocar 3L semanalmente, se trocares 5L ainda é melhor, fazes um garrafão por semana, o filtro pelo menos a lã filtrante não te custa nada tirar limpar e repor ou tirar e meter nova, podes fazer uma limpeza mais a fundo quando notares que o filtro está a ficar mais sujo.

Quanto ao uso do esha2000, fazes 3 dias de tratamento, se notares que a coisa não está melhor podes continuar mais 1 ou 2 dias não tem problema, quando acabares fazes uma TPA de de cerca de 70%

Boa tarde ,

Obrigado pelos conselhos.

Nas primeiras semanas fiz TPA's semanais, mas como verifiquei que os parâmetros estavam estáveis (Amónia, Nitritos e NItratos) pensei que poderia aumentar o tempo. Vou passar a fazer TPA semanal.

Relativamente ao filtro, tenho algumas dúvidas de como lavar. Pelo que li fiquei com a ideia que as bactérias se alojam na lã e na esponja do filtro. Estou errado? Como o devo lavar para não "eliminar" estas bactérias? Para além da lã, também lavo a esponja? Lavar o interior do filtro, uma vez por mês é suficiente?

Deste modo, vou fazer um TPA na próxima 4ªfeira (caso o peixe esteja melhor e tenha "acabado" o tratamento, será de 70%), e lavar o filtro (fico só a aguardar o feedback para o melhor modo de o fazer).

Obrigado.

Paulo Gomes

As bactérias alojam-se em todo o lado mas principalmente nas cerâmicas, as esponjas e lã servem mais para reter a sujidade.

Por acaso tens cerâmicas no teu aquário?

(Cerâmicas destas \/)

3195_siporax_detail_4.jpg

há 5 minutos, Brunomcc2000 disse:

As bactérias alojam-se em todo o lado mas principalmente nas cerâmicas, as esponjas e lã servem mais para reter a sujidade.

Por acaso tens cerâmicas no teu aquário?

(Cerâmicas destas \/)

3195_siporax_detail_4.jpg

Boa tarde,

Não tenho destas cerâmicas. Eu vi um video na net onde enchiam o compartimento do filtro com esta cerâmica, mas onde comprei o filtro não me aconselharam a fazer. Acha que troque a esponja por cerâmicas, ou adicionar cerâmicas no compartimento onde tem só água? Os videos que encontrei, num trocavam a esponja pelos cerâmicos, e noutro deixavam estar a esponja e colocavam os cerâmicos no compartimento onde tem só água.

Paulo

Eu nos meus só meto cerâmica e lã filtrante, meto a água a passar primeiro pela lã e depois pelas cerâmicas(para não sujar as cerâmicas)

Ok. Obrigado pela dica. No fim-de-semana vou tentar passar pela loja de Aquariofilia e comprar as cerâmicas para trocar pela esponja.

Espero que o peixe recupere...

Paulo.

Boas Paulo

Se não tiverem dessas da imagem que o bruno de mostrou,podes comprar destas que também dá, images (3).jpg    

Saudações  

há 10 horas, Alvaro Silva disse:

Boas Paulo

Se não tiverem dessas da imagem que o bruno de mostrou,podes comprar destas que também dá, images (3).jpg    

Saudações  

Bom dia,

Obrigado pela informação.

O peixe ontem já estava mais activo do que no dia anterior. Mesmo assim ainda ia parando às vezes. Hoje ao final do dia vou fazer o 3º dia de tratamento.

Paulo

há 23 horas, paulogunna disse:

Como o devo lavar para não "eliminar" estas bactérias? Para além da lã, também lavo a esponja? Lavar o interior do filtro, uma vez por mês é suficiente?

Não sei se já foi referido, mas lavar o filtro e as matérias filtrantes nele é apenas com a própria água do aquário. E em principio 1x por mês será suficiente. No meu caso limpo quando vejo que o caudal está mais reduzido.

há 57 minutos, Emejet disse:

Não sei se já foi referido, mas lavar o filtro e as matérias filtrantes nele é apenas com a própria água do aquário. E em principio 1x por mês será suficiente. No meu caso limpo quando vejo que o caudal está mais reduzido.

Boa tarde, 

Pois, já cometi esse erro, lavei com água da torneira. Qual o problema de lavar com água normal? Algum mal para o peixe?

Obrigado, assim das próximas vezes lavo com água do aquário. 

Paulo 

O cloro da água da torneira mata as bactérias, o que vai reiniciar o ciclo do azoto e consequentemente prejudica a saúde do peixe sim.

Edit: Eu por norma lavo o filtro com água direta da torneira, no entanto, as cerâmicas lavo só com água do aquário, quando está tudo limpo meto as cermaicas lã etc o normal, encho com água do aquário meto a funcionar e tá a bombar outra vez.

Edited by Brunomcc2000

há 14 minutos, Brunomcc2000 disse:

O cloro da água da torneira mata as bactérias, o que vai reiniciar o ciclo do azoto e consequentemente prejudica a saúde do peixe sim.

Edit: Eu por norma lavo o filtro com água direta da torneira, no entanto, as cerâmicas lavo só com água do aquário, quando está tudo limpo meto as cermaicas lã etc o normal, encho com água do aquário meto a funcionar e tá a bombar outra vez.

Boa tarde,

Mas ontem perguntei se ao lavar não mataria as bactérias e disse-me que elas estão por todo o lado... O que eu fiz "matei" as bactérias de todo o aquário? Terei de iniciar o ciclo novamente?

Sendo assim, o que devo fazer? Eu tenho o produto da Sera com bactérias para "antecipar" o ciclo do azoto. devo colocar novamente?

Paulo

Sempre que fazemos manutenção ao aquário matamos bactérias por isso é normal que o tenhas feito sim, todos nós o fazemos, no entanto, nós preservamos sempre o máximo de bactérias possível das cerâmicas que é onde elas existem em maior concentração e tu não tens cerâmicas, percebes o problema? O problema não foi teres limpo o aquário o problema é não teres cerâmicas e com isso tens um ciclo fraco provavelmente insuficiente para a quantidade de azoto produzida pelo aquário.

Edited by Brunomcc2000

há 45 minutos, Brunomcc2000 disse:

Sempre que fazemos manutenção ao aquário matamos bactérias por isso é normal que o tenhas feito sim, todos nós o fazemos, no entanto, nós preservamos sempre o máximo de bactérias possível das cerâmicas que é onde elas existem em maior concentração e tu não tens cerâmicas, percebes o problema? O problema não foi teres limpo o aquário o problema é não teres cerâmicas e com isso tens um ciclo fraco provavelmente insuficiente para a quantidade de azoto produzida pelo aquário.

Bom tarde,

Ok, entendi e não tinha essa noção. Eu controlei sempre os parâmetro de Amónia (0 mg/l), Nitritos (0 mg/l) e NItratos (máx 25 mg/l), e como ele eram sempre estáveis, pensei que o ciclo estava bem robusto.

Sobre o "Bio Nitrivec", aconselha a adicionar para compensar o que tenha perdido na lavagem do filtro, ou não vale a pena? E enquanto não tiver as cerâmicas, e fizer um TPA, adiciono na mesma? Eu só tenho medo de fazer mal ao peixe, porque quando coloquei antes não tinha o peixe no aquário.

Desculpe todas estas perguntas, mas só agora entrei neste "Mundo" e muito coisa era totalmente desconhecida para mim. E obrigado pela ajuda.

Paulo

Edited by paulogunna
corrigir gramática

BOAS PAULO

VAMOS LÁ A HAVER,O CICLO COMO A PALAVRA MESMO DIZ,NÃO TEM FIM,POR ISSO E QUE É CICLO,SEMPRE QUE FAÇAS UMA TPA E CLARO QUE HÁ SEMPRE PERDA DE BACTÉRIAS,MAS NÃO AO PONTO DE PERDERES O CICLO,ELE VAI CONTINUAR  SEMPRE SEM PARAR,SÓ PARÁ SE TU TIRARES TODA A ÁGUA DO AQUÁRIO E LAVARES COM ÁGUA COM CLORO,AI AS BACTÉRIAS VÃO TODAS HÁ VIDA,DÁ PARA PERCEBERES?

NÃO PEÇAS DESCULPAS POR PERGUNTARES O QUE NÃO SABES,NINGUÉM NASCE ENSINADO,PIOR ERA FAZERES BORRADA POR NÃO SABERES,E SÓ DEPOIS VIR PERGUNTARES.

SAUDAÇÕES 

há 14 horas, Alvaro Silva disse:

BOAS PAULO

VAMOS LÁ A HAVER,O CICLO COMO A PALAVRA MESMO DIZ,NÃO TEM FIM,POR ISSO E QUE É CICLO,SEMPRE QUE FAÇAS UMA TPA E CLARO QUE HÁ SEMPRE PERDA DE BACTÉRIAS,MAS NÃO AO PONTO DE PERDERES O CICLO,ELE VAI CONTINUAR  SEMPRE SEM PARAR,SÓ PARÁ SE TU TIRARES TODA A ÁGUA DO AQUÁRIO E LAVARES COM ÁGUA COM CLORO,AI AS BACTÉRIAS VÃO TODAS HÁ VIDA,DÁ PARA PERCEBERES?

NÃO PEÇAS DESCULPAS POR PERGUNTARES O QUE NÃO SABES,NINGUÉM NASCE ENSINADO,PIOR ERA FAZERES BORRADA POR NÃO SABERES,E SÓ DEPOIS VIR PERGUNTARES.

SAUDAÇÕES 

Boa tarde,

Ok, percebi.

Acho que o peixe está bem melhor do que no fim-de-semana. Ontem fiz o 3ºdia de tratamento com  esha2000, e acho que já não é necessário fazer mais. Fiz também testes à qualidade da água, e estão todos "normais". Só os Nitratos apresentavam +/- 25mg/l, mas nunca consegui ter valores mais baixo. Vou experimentar fazer 2 TPA'a por semana para ver se esta valor diminui.

Hoje vou fazer TPA e vou adicionar Nitrivec para compensar a perda que tive de bactérias. Eu estive a verificar no site da Sera e eles dizem que a adição deste produto não tem qualquer problema para os peixes.

Obrigado.

Paulo

On 04/12/2019 at 13:07, paulogunna disse:

Boa noite, 

Passaram 15 dias e o peixe está bem. 

Adicionei ao filtro cerâmicas da Será, estou a fazer TPA's 2 vezes por semana, e os parâmetros estão OK. 

Obrigado pela ajuda. 

Paulo 

• Like 1