Urgente COLISA


JLIMAO90

Recommended Posts

Boas malta, 

Tenho um macho colisa à umas 2 semanas. De início reparei que ele fazia as suas fezes em fio. Eu nunca me preocupei porque pensei ser normal. 

Hoje quando acordei dei com ele no canto do aquário, e não sai dali por nada. Já lhe dei comida, não come e ele costuma ser o primeiro a ir à comida. 

Também ganhou uma coloração azul está semana, que não tinha. Era totalmente normal, sem azulados.

 

No3 40mg/L (acabei de colocar toxivec da sera, para baixar) 

No2 0,25ml/L

Gh >4d

Kh 4,5

Ph 6,8

Cloro 0

Co2 30

 

 

https://imgur.com/TeeMAyq

https://imgur.com/ZeatvOQ

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

há 4 minutos, JLIMAO90 disse:

No3 40mg/L (acabei de colocar toxivec da sera, para baixar)

NO3(Nitratos) não se baixa com Toxivec, isso baixa-se com TPA's, o Toxivec serve para baixar NO2 e NH3/NH4(nitritos e amónia)

Leia este tópico:

 

Aquários Ativos: Tanganyika Tank  

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Fezes em fio geralmente deve-se a parasitas internos, mas o facto de conseguir ler NO2 no teste e ter o NO3 a 40 também não ajuda muito. Fez o ciclo do azoto?

Projetos antigos:

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

há 9 minutos, Brunomcc2000 disse:

De qualquer das maneiras atenção às manutenções do aquário porque o NO3 a 40 é perigoso e o NO2 deveria ser 0.

Fiz uma limpeza geral ao filtro externo. É um Tetra 700. Realmente estava muito sujo.

Nao sei é se a ordem está correta.

Tenho 4 andares. 

De cima para baixo:

- 2 esponjas grossas

- lã de vidro

- cerâmicas 

- lã de vidro

 

O peixe já anda um bocado melhor, mas mesmo assim não está bem. 

Adicionei também uma mistura de vitaminas, da marca DAJANA. 

Pus a saída de água com um adaptador de furos virado para cima para fazer melhor oxigenação. 

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

há 17 minutos, João Cardoso (Kadoxu) disse:

Fezes em fio geralmente deve-se a parasitas internos, mas o facto de conseguir ler NO2 no teste e ter o NO3 a 40 também não ajuda muito. Fez o ciclo do azoto?

O aquário já tem cerca de 1 ano.

Este é o segundo macho colisa que está a ir à vida.

Tive 1, que me durou uns 3 meses e no dia em que o encontrei morto fiz os testes e o No3 estava altíssimo. 

Faço trocas todas as semanas. Não tenho é substrato nas melhores condições de limpeza. Apesar de ter imensos Red cherrys, 2 comedores de algas siameses e 2 corydoras. 

 

https://imgur.com/VnsYoUD

https://imgur.com/bmqeGUU

https://imgur.com/I1FMoc1

https://imgur.com/qpaygjM

Editado por JLIMAO90
Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Não tendo eu um aquário extra para quarentena, aconcelham me a passá-lo para um Tupperware com a água do aquario? E ir comprar algum produto para o ajudar? E que produto? 

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

5 minutes ago, JLIMAO90 said:

O peixe está a voltar a encostar se. Não sei o que lhe fazer. 

 

https://imgur.com/49QzbUW

Se não fizer tratamento para parasitas internos não vai ter muita sorte. E é provável que o mesmo volte a acontecer com peixes novos que adicione depois disso. Eu não sei o que ha disponível para tratamentos em Portugal, infelizmente não posso ajudar. Talvez alguém aqui consiga recomendar um produto, mas quase de certeza que haverá alguma coisa na loja onde comprou os peixes. Deve ter cuidado para não utilizar tratamentos que contenham cobre porque tem camarões. Para fazer tratamentos com cobre, deve fazê-los num aquário ou recipiente separado.

 

16 minutes ago, JLIMAO90 said:

Fiz uma limpeza geral ao filtro externo. É um Tetra 700. Realmente estava muito sujo.

Com que regularidade limpa o filtro? Com que água limpa as matérias filtrantes?

Que tamanho tem o aquário?

Projetos antigos:

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

há 1 minuto, João Cardoso (Kadoxu) disse:

Se não fizer tratamento para parasitas internos não vai ter muita sorte. E é provável que o mesmo volte a acontecer com peixes novos que adicione depois disso. Eu não sei o que ha disponível para tratamentos em Portugal, infelizmente não posso ajudar. Talvez alguém aqui consiga recomendar um produto, mas quase de certeza que haverá alguma coisa na loja onde comprou os peixes. Deve ter cuidado para não utilizar tratamentos que contenham cobre porque tem camarões. Para fazer tratamentos com cobre, deve fazê-los num aquário ou recipiente separado.

 

Com que regularidade limpa o filtro? Com que água limpa as matérias filtrantes?

Que tamanho tem o aquário?

A minha ideia era lavar o filtro externo de 3 em 3 meses.

As cerâmicas não as lavo, quando faço a desmontagem, coloco esse cesto de parte. 

O aquário tem 90 de comprimento, 45 de largura e está com água até 30 de altura. 

 

Então é melhor pô-lo já num Tupperware com água do aquario à parte para não infectar mais nenhum? 

 

Obrigado

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Just now, JLIMAO90 said:

Então é melhor pô-lo já num Tupperware com água do aquario à parte para não infectar mais nenhum? 

Não, se for para estar infectado, já está infectado há vários meses, mais vale tratar o aquário inteiro. Pode tirar os camarões enquanto faz o tratamento (se tiver cobre) mas idealmente deve tratar todo o aquário.

3 minutes ago, JLIMAO90 said:

A minha ideia era lavar o filtro externo de 3 em 3 meses.

As cerâmicas não as lavo, quando faço a desmontagem, coloco esse cesto de parte. 

De 3 em 3 semanas já era puxar pela sorte. Deve fazer a manutenção do filtro com muito mais frequência.

As cerâmicas devem ser pelo menos passadas por água (com água retirada do aquário) ou ficarão impregnadas de sujidade e sem espaço para as bactérias.

As esponjas devem ser também passadas por água do aquário (a limpeza pode ser muito mais profunda neste caso) e a lã filtrante deve ser trocada sempre que possível, porque é geralmente difícil de limpar mais do que 1 vez mantendo a sua capacidade de filtrar.

Projetos antigos:

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Liguei para a loja onde confio e o vendedor disse me que na opinião dele, tal como a vossa são parasitas internos.

E que o produto para o tentar curar é mais caro que comprar outro peixe. 

Disse para o mandar pela sanita, porque se não morrer hoje ou amanhã, morre depois.

Eu fui burro e comprei-o num Shopping. Já tinha lido que os shoppings são péssimos em qualidade, mesmo assim arrisquei e agora aprendi a lição.

Vou comprar outro para a fêmea não ficar triste.

 

Obrigado a todos. 

Custa ver os nossos amigos sofrer 😞

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

há 2 minutos, João Cardoso (Kadoxu) disse:

Não, se for para estar infectado, já está infectado há vários meses, mais vale tratar o aquário inteiro. Pode tirar os camarões enquanto faz o tratamento (se tiver cobre) mas idealmente deve tratar todo o aquário.

De 3 em 3 semanas já era puxar pela sorte. Deve fazer a manutenção do filtro com muito mais frequência.

As cerâmicas devem ser pelo menos passadas por água (com água retirada do aquário) ou ficarão impregnadas de sujidade e sem espaço para as bactérias.

As esponjas devem ser também passadas por água do aquário (a limpeza pode ser muito mais profunda neste caso) e a lã filtrante deve ser trocada sempre que possível, porque é geralmente difícil de limpar mais do que 1 vez mantendo a sua capacidade de filtrar.

Devo limpar o filtro externo todos os meses? Não tinha essa noção, de todo. Muito obrigado. 

Este peixe foi o último a entrar e o vendedor da loja para onde liguei disse que a infeção é neste peixe que não passa para os outros. 

Não consigo tirar os camarões, são bastantes. 

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

É esse o vendedor que frequentas??? Deve ter uma loja espetacular... depois dessa nunca comparia lá peixes, isso demonstra muito do respeito do vendedor pelos animais e o problema é que muito provavelmente usa esse pensamento para os peixes da loja portanto ao comprar-lhe peixes vesse bem o risco que está a correr...

Se não tratar não só o peixe como o aquário corre o risco de todos os outros começarem a morrer com o mesmo problema.

Comprar outro é a pior solução, primeiro tratar os que tem depois e se esse morrer comprar outro.

Aquários Ativos: Tanganyika Tank  

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

3 minutes ago, JLIMAO90 said:

Devo limpar o filtro externo todos os meses? Não tinha essa noção, de todo. Muito obrigado. 

Idealmente deve ser todas as semanas até, mas dependendo da quantidade de peixes e comida que se dá, se o filtro o permitir, pode-se alargar esse período. O valor de NO2 que apresenta mostra-lhe precisamente que o filtro já não está no seu melhor, o valor de NO3 mostra que provávelmente tem muita porcaria no filtro e que precisa de algumas TPAs.

 

6 minutes ago, JLIMAO90 said:

Este peixe foi o último a entrar e o vendedor da loja para onde liguei disse que a infeção é neste peixe que não passa para os outros. 

Pode até ser o caso, mas o vendedor nao tem como saber isso sem analisar que tipo de parasitas são concretamente.

Projetos antigos:

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Peço desculpa porque perdi aqui uma mensagem pelo meio... não tinha visto esta mensagem:

19 minutes ago, JLIMAO90 said:

Liguei para a loja onde confio e o vendedor disse me que na opinião dele, tal como a vossa são parasitas internos.

E que o produto para o tentar curar é mais caro que comprar outro peixe. 

Disse para o mandar pela sanita, porque se não morrer hoje ou amanhã, morre depois.

Eu fui burro e comprei-o num Shopping. Já tinha lido que os shoppings são péssimos em qualidade, mesmo assim arrisquei e agora aprendi a lição.

Vou comprar outro para a fêmea não ficar triste.

Por estas e por outras é que as pessoas desistem do hobby. Pode comprar outro, mas como já viu, ele vai ter o mesmo problema, porque os parasitas permanecem no aquário se não for tratado...

E esse conselho de mandar pela sanita é muito provávelmente uma das razões pelas quais os Peixes Dourados são agora proibídos em Portugal... quem lhe deu esse conselho devia ser era preso.

Era giro fazer uma denúncia desse senhor(a).

Editado por João Cardoso (Kadoxu)

Projetos antigos:

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

há 19 minutos, JLIMAO90 disse:

E que o produto para o tentar curar é mais caro que comprar outro peixe. 

Belos conselhos de um lojista, não haja dúvida...  Por esse sentido, tudo o que ficar doente nem vale a pena curar! 

Bom..antes de comprar mais alguma coisa, necessita mesmo de verificar o que se passa no aquário. Como já foi dito aqui antes, começar por uma boa limpeza ao filtro e umas boas tpa's. 

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Sinto me perdido malta. Agora fiquei desanimado. Pensava que tinha a situação controlada.

Plantas naturais. 

Peixes aparentemente felizes. 

Camarões que não param de procriar. 

E agora com esta situação só me apetece desfazer o aquário e voltar a fazer. 

 

Já tirei o peixe para um Tupperware. 

 

Acham que devo vazar o aquário todo. Apanhar os peixes todos e os camarões. Limpar o areao, replantar tudo e voltar ao zero? 

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Just now, JLIMAO90 said:

Sinto me perdido malta. Agora fiquei desanimado. Pensava que tinha a situação controlada.

Plantas naturais. 

Peixes aparentemente felizes. 

Camarões que não param de procriar. 

E agora com esta situação só me apetece desfazer o aquário e voltar a fazer. 

 

Já tirei o peixe para um Tupperware. 

 

Acham que devo vazar o aquário todo. Apanhar os peixes todos e os camarões. Limpar o areao, replantar tudo e voltar ao zero? 

Bem... deixa-me la acalmar e voltar ao problema em questão... o importante aqui é não baixar os braços e não entrar em pânico. 

Desmanchar o aquário pode não servir de nada.

Como te disse, não vale a pena retirares o peixe do aquário, porque precisas de tratar o aquário todo para os parasitas não voltarem a aparecer (podem voltar por variadíssimas razões, mas aí já vais apanhar o problema mais cedo e vai ser muito mais fácil de tratar). Os parasitas estão no intestino e são libertados para o aquário nas fezes, muito antes de se tornarem um problema sério num ou mais peixes. Isto é apenas como ter que desparasitar um cão ou um gato... o peixe só não recupera se já estiver extremamente fraco.

O @Brunomcc2000 já referiu o produto Flagelol da SERA para o tratamento. Tenta comprar e seguir as instruções.

 

Projetos antigos:

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

há 14 minutos, João Cardoso (Kadoxu) disse:

Bem... deixa-me la acalmar e voltar ao problema em questão... o importante aqui é não baixar os braços e não entrar em pânico. 

Desmanchar o aquário pode não servir de nada.

Como te disse, não vale a pena retirares o peixe do aquário, porque precisas de tratar o aquário todo para os parasitas não voltarem a aparecer (podem voltar por variadíssimas razões, mas aí já vais apanhar o problema mais cedo e vai ser muito mais fácil de tratar). Os parasitas estão no intestino e são libertados para o aquário nas fezes, muito antes de se tornarem um problema sério num ou mais peixes. Isto é apenas como ter que desparasitar um cão ou um gato... o peixe só não recupera se já estiver extremamente fraco.

O @Brunomcc2000 já referiu o produto Flagelol da SERA para o tratamento. Tenta comprar e seguir as instruções.

 

OK João.

Eu tentei procurar no Google quando o @Brunomcc2000 falou, mas não sei onde se vende na mina zona. Vou aprofundar a pesquisa e ligar para lojas e encontrar esse produto. Obrigado pela paciência e desculpem este stress que passei de mim para vocês. 

Muito obrigado pelas dicas. Prometo que não vou desistir. Adoro ficar horas a olhar para o aquário. Acalma me imenso. 

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

há 40 minutos, Emejet disse:

Belos conselhos de um lojista, não haja dúvida...  Por esse sentido, tudo o que ficar doente nem vale a pena curar! 

Bom..antes de comprar mais alguma coisa, necessita mesmo de verificar o que se passa no aquário. Como já foi dito aqui antes, começar por uma boa limpeza ao filtro e umas boas tpa's. 

Obrigado 👍

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

há 56 minutos, Brunomcc2000 disse:

É esse o vendedor que frequentas??? Deve ter uma loja espetacular... depois dessa nunca comparia lá peixes, isso demonstra muito do respeito do vendedor pelos animais e o problema é que muito provavelmente usa esse pensamento para os peixes da loja portanto ao comprar-lhe peixes vesse bem o risco que está a correr...

Se não tratar não só o peixe como o aquário corre o risco de todos os outros começarem a morrer com o mesmo problema.

Comprar outro é a pior solução, primeiro tratar os que tem depois e se esse morrer comprar outro.

Não tenho muita experiência. E não há grande variedade aqui em Leiria. 

Obrigado pela dica. Vou tentar encontrar o produto. Desculpa o incomodo

Link to comment
Partilhar nas redes sociais