Uma lapa (!?!) no nano-reef


PST

Recommended Posts

Boas,

 

Na linha das estranhas aparições a que tenho assistido no meu cada vez mais alucinado nano-reef de 60 cm, deparei-me há dias com uma lapa :) . Tem cerca de meio centímetro de largura e está fixa a um vidro lateral. Vou ver se tiro fotografias dela, bem como de várias outras estranhas formas de vida (desculpa o plágio, Amália) que proliferam naquele ecossistema cada vez mais auto-suficiente.

Entretanto, se alguém souber esclarecer mais este mistério dão-se alvíssaras.

 

P.S. Há mais de mês e meio que não introduzo nada novo no tanque...

"A vida é aquilo que acontece enquanto fazemos planos para o futuro" John Lennon

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Recentemente comecei a dar plancton congelado. Seria possível?

"A vida é aquilo que acontece enquanto fazemos planos para o futuro" John Lennon

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Estava a gozar... :wink: Só se fosse uma lapa siberiana. Deve ter sido mesmo na rv.

Se bem que, desde que meti lá uns burriés do supermercado, directamente do gelo, e sobreviveram, acredito em tudo.

"A vida é aquilo que acontece enquanto fazemos planos para o futuro" John Lennon

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Quanto a larvas de lapas penso que não, mas seguramente que há organismos no plancton que sobrevivem à congelação.

 

As Daphnia e as Artemia podem produzir cistos que resistem à congelação perfeitamente.

 

Há casos de pessoal que dá Daphnia congelada que depois depara com bicharocas dessas no aqua porque os cistos estavam "vivos".

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

ois

 

eu tenho muitas no meu, ja deves imaginar de onde deve ter vindo :twisted:

 

Abraços

 

:P Só se for isso. mesmo assim, acho estranho só agora ter dado por ela. Já há uns mesitos que não te compro nada...

"A vida é aquilo que acontece enquanto fazemos planos para o futuro" John Lennon

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Boas,

 

No meu mini reef que está montado há 4 ou 5 anos, sempre tive montes de lapas e há um bicharoco qualquer que se alimenta delas, porque tenho sempre imensas cascas de lapa no areão se bem que as retire +/- de 2 em 2 meses.

 

Agora o que acho estranho é que elas se reproduzam, porque vejo lapas muito pequenas ainda com a casca transparente, mas também ainda não me dei ao trabalho de saber como é que raio elas se reproduzem.

 

Um abraço

José António

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Viva

 

Provavelmente são membros do género Stomatella. Tb tenho muitas no minireef, sendo possível por vezes vê-las a libertar os gâmetas para a água (não fazem por isso posturas como por vezes é observado nos Cerites e Nassários). As larvas são lecitotróficas (alimetam-se apenas de reservas que têm acumuladas), têm um tempo de vida larvar muito curto e efectuam a metamorfose rapidamente. Provavelmente só não temos muuuuitas mais pois o que não falta nos nossos aquas são armadilhas destruidoras de gametas e/ou larvas (bombas, skimmers e afins), assim como todos os habitantes do reef que se alimentam de plankton. Por estas razões não é de estranhar que o ambiente calmo dos refúgios seja ideal para a proliferação destes excelentes comedores de algas.

 

Cumps

RCalado

Link to comment
Partilhar nas redes sociais