cmribeiro Publicado Março 9, 2017 Publicado Março 9, 2017 Boas venho apresentar o material que tenho para começar Dimensões: 80×40×30 cm Iluminação: Lampada led T8 6000k 25w 3000 lumen A lampada esta dividida em 2 de 75cm Filtro: Fluval C2 (400l/h) e mais uma biobox Termostato: Elite 100W + Rena 50w Decoração: Areia de sílica branca, um tronco de videira preparado por mim e uma rocha Basicamente quero ajuda se o material que tenho será suficiente ou necessito de algo tenho um sistema de co2 que nao está colocado ainda mas futuramente e para colocar. Futuramente irei colocar um filtro externo jbl e901 Queria plantar na zona que tem defenida na imagem, no lado esquerdo ficara areia branca Que solos devo usar? A iluminaçao que tenho é boa? Fertilizantes liquidos será preciso? Como vou começar o primeiro plantado ainda tenho algumas duvidas Citar
David Nunes Publicado: Março 11, 2017 Publicado: Março 11, 2017 (editado) Viva, Antes de mais bem-vindo ao fórum!!! Deixa-me dar-te um conselho ante de entrares para o mundo do Plantados! Tens pelo fórum otimos tópicos que podes consultar e ires tirando ideias para melhorares o teu aquário!!! Pelo que percebi queres fazer uma zona de tapete junto a essa rocha! As plantas de frente (tapete) normalmente são plantas de raiz pelos que precisam de substrato fértil, no teu caso não tens!! O que podes fazer é desmontar o aquário e pores uma camada de +/- 3 cm de substrato fértil!! Outra coisa, sendo o teu aquário de 96lts brutos porque tens dois termostatos? O de 100W chega e sobra!!! Quanto ao filtro 400 lts por hora é curto, qual a litragem da biobox??? A iluminação não percebo nada, pode ser que algum Pro te ajude!! Força nisso e vai pesquisando e assimilando conhecimentos que a malta esta sempre pronta para ajudar!!! Editado Março 11, 2017 por DavidCardoso Citar O Jogo Online do momento: http://s3.br.gladiatus.com/game/c.php?uid=19464
Gonçalo84 Publicado: Março 11, 2017 Publicado: Março 11, 2017 Boas Primeiro que tudo, essa pedra é quase de certeza calcária. Tens de a tirar já. Segundo, podes pôr fértil ou não, a escolha é tua, mas tens de pôr um bom solo. Já que és iniciante aconselhava-te o Tropica Aquarium Soil sem o fértil, porque vais querer mudar coisas enquanto vais aprendendo e o fértil "estorva". Eis o que faria aí: Não mexia em nada até teres dinheiro para filtro, para umas plantas e o co2 pronto. Depois desmontava, punha os peixes noutro aquário ou uma caixa de plástico (por exemplo aquelas caixas de arrumação) num sítio bom, porque vão ter de estar lá 1 mês. Metia esse filtro lá e o termostato. Lavava tudo muito bem lavadinho, colocava o solo, plantava, punha o filtro novo a bombar e um termostato a 24º/25º. Para teres uma noção vais gastar +/- 35€ em solo (o mínimo que é um saco de 9l) e outros tantos em plantas ou talvez arranjes umas podas aqui no fórum. A luz parece ser suficiente, mas eu começava com plantas mais fáceis. Para informação das plantas vê o site da Tropica: http://tropica.com/en/plants/. Tem lá as necessidades de cada planta e o propósito delas (tapete, medias e altas). Depois dá asas à tua imaginação e inspira te em aquas aqui do fórum e por essa net a fora. PS: Os gouramis pérola são peixes muito grandes para o teu aqua e ainda vão crescer mais. Citar Aquascaping: Brown Fingers in the Jungle | Red Canyon | 山 Yama | Meia Hora | Qualicum Low-tech: Dias Contados | Silver Schist | Jungle Fingers | A Gaiata | Alpha Roots | Projectos: Luminária LED 11000 lumens | Luminária LED 500 lumens | Calha LED 11000 2017
cmribeiro Publicado: Março 11, 2017 Autor Publicado: Março 11, 2017 Viva, Antes de mais bem-vindo ao fórum!!! Deixa-me dar-te um conselho ante de entrares para o mundo do Plantados! Tens pelo fórum otimos tópicos que podes consultar e ires tirando ideias para melhorares o teu aquário!!! Pelo que percebi queres fazer uma zona de tapete junto a essa rocha! As plantas de frente (tapete) normalmente são plantas de raiz pelos que precisam de substrato fértil, no teu caso não tens!! O que podes fazer é desmontar o aquário e pores uma camada de +/- 3 cm de substrato fértil!! Outra coisa, sendo o teu aquário de 96lts brutos porque tens dois termostatos? O de 100W chega e sobra!!! Quanto ao filtro 400 lts por hora é curto, qual a litragem da biobox??? A iluminação não percebo nada, pode ser que algum Pro te ajude!! Força nisso e vai pesquisando e assimilando conhecimentos que a malta esta sempre pronta para ajudar!!! Ja andei a ler alguns topicos e ja tinha ideia que precisava de solo fertil nao sei é qual devo colocar. Tenho 2 termostatos so pelo facto de uma vez me ter avariado um e os peixes quase morrerem assim se um avariar tenho um ao menos de reserva mesmo que seja so de 50w ainda aguenta ate eu reparar. O filtro estou pra comprar um jbl e901 ja vi em alguns topicos que é um filtro bom. Citar
cmribeiro Publicado: Março 11, 2017 Autor Publicado: Março 11, 2017 (editado) Boas Primeiro que tudo, essa pedra é quase de certeza calcária. Tens de a tirar já. Segundo, podes pôr fértil ou não, a escolha é tua, mas tens de pôr um bom solo. Já que és iniciante aconselhava-te o Tropica Aquarium Soil sem o fértil, porque vais querer mudar coisas enquanto vais aprendendo e o fértil "estorva". Eis o que faria aí: Não mexia em nada até teres dinheiro para filtro, para umas plantas e o co2 pronto. Depois desmontava, punha os peixes noutro aquário ou uma caixa de plástico (por exemplo aquelas caixas de arrumação) num sítio bom, porque vão ter de estar lá 1 mês. Metia esse filtro lá e o termostato. Lavava tudo muito bem lavadinho, colocava o solo, plantava, punha o filtro novo a bombar e um termostato a 24º/25º. Para teres uma noção vais gastar +/- 35€ em solo (o mínimo que é um saco de 9l) e outros tantos em plantas ou talvez arranjes umas podas aqui no fórum. A luz parece ser suficiente, mas eu começava com plantas mais fáceis. Para informação das plantas vê o site da Tropica: http://tropica.com/en/plants/. Tem lá as necessidades de cada planta e o propósito delas (tapete, medias e altas). Depois dá asas à tua imaginação e inspira te em aquas aqui do fórum e por essa net a fora. PS: Os gouramis pérola são peixes muito grandes para o teu aqua e ainda vão crescer mais. Tenho outro aquario igual que posso começar a construir o plantado assim os peixes podem estar onde estao. Sinceramente nao quero plantas muito elaboradas, apenas um tapete por exemplo, o tronco era para cobrir com musgo e so mais algumas para ficar mais bonito. com esse solo que falas consigo ter plantas basicas e tapete? pra ser mais preciso queria colocar tipo este http://www.aquariofilia.net/forum/index.php?showtopic=225251 neste momento ja nao tenho gouramis isso foi porque tive criaçao e ainda nao tinha conseguido doar todos, e a pedra nao e calcaria ja me tinham falado aqui e fiz o teste com vinagre e nao acusou calcaria Editado Março 11, 2017 por cmribeiro Citar
Gonçalo84 Publicado: Março 11, 2017 Publicado: Março 11, 2017 Tenho outro aquario igual que posso começar a construir o plantado assim os peixes podem estar onde estao. Sinceramente nao quero plantas muito elaboradas, apenas um tapete por exemplo, o tronco era para cobrir com musgo e so mais algumas para ficar mais bonito. com esse solo que falas consigo ter plantas basicas e tapete? pra ser mais preciso queria colocar tipo este http://www.aquariofilia.net/forum/index.php?showtopic=225251 neste momento ja nao tenho gouramis isso foi porque tive criaçao e ainda nao tinha conseguido doar todos, e a pedra nao e calcaria ja me tinham falado aqui e fiz o teste com vinagre e nao acusou calcaria Também já fiz o teste com vinagre e não acusou nada, depois fiz com um acido (neste caso até foi ph- da Sera) e começou a espumar. O vinagre não é acido o suficiente em algumas pedras. Para despistar fiz o mesmo teste em basalto e em xisto e nenhuma borbulhou... O solo da tropica com injecção de co2 e fertilizantes liquidos consegues ter já uma grande variedade de plantas. Falas nos tapetes que são das plantas mais exigentes. Entre tapetes os mais fáceis é mesmo a monte carlo e eleocharis sp mini. Citar Aquascaping: Brown Fingers in the Jungle | Red Canyon | 山 Yama | Meia Hora | Qualicum Low-tech: Dias Contados | Silver Schist | Jungle Fingers | A Gaiata | Alpha Roots | Projectos: Luminária LED 11000 lumens | Luminária LED 500 lumens | Calha LED 11000 2017
Recommended Posts