As vossas matérias filtrantes


Recommended Posts

Boas malta

 

Quero propor que partilhem o setup do vosso filtro.

 

Marca do filtro, quantidade de gavetas e que matérias filtrantes (tipo e marca) em cada uma.

 

Gostava também que elaborassem de forma a que os iniciados percebam o porquê das vossas escolhas.

 

 

Obrigado


Meu filtro:

 

JBL e901 cristal profi. 4 gavetas.

 

De baixo para cima

 

Cerâmicas JBL Micromec (esferas)

Esponja

Esponja

Esponja

 

Segundo tenho visto nos filtros da malta têm posto sempre cerâmicas e por isso que eu fiz este tópico.

Editado por Gonçalo84
Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Boa noite,

Ora aí está uma excelente ideia!

Um pequeno apontamento relativamente ao "bioballs vs cerâmicas" - tanto quanto sei, as bioballs são realmente eficazes com bastante oxigenação, como em sumps como uma bomba de ar na secção das bioballs, enquanto que as cerâmicas para filtração biológica não necessitam da dita aeração. Não sei até que ponto isto será assim...

 

O meu filtro é um Fluval 305, com esponja no intake, tipo pré-filtro, três gavetas divididas ao meio e antes disso, esponja. A ordem, pelo percurso da água, é:

Pré-filtro

Quatro esponjas para filtragem mecânica

Cerâmicas para filtragem biológica (também fazem a mecânica, mas são poucos os detritos que aqui chegam) nas duas divisórias da primeira gaveta

Cerâmicas para filtragem biológica nas duas divisórias da segunda gaveta

Lã filtrante nas duas divisórias da última gaveta.

Vou fazer una alteração na próxima limpeza que consiste em passar a lã filtrante para a gaveta do meio, de forma a as cerâmicas para filtragem biológica finais não tenham quaisquer detritos a prejudicar a colónia de bactérias.

 

Optei por isto pois:

1 - as esponjas/lã filtrante permitem uma filtragem mecânica ideal, que acho extremamente importante;

2 - as cerâmicas oferecem uma grande área de fixação para bactérias, o que é ideal, tenso em conta que a filtragem biológica é extremamente importante (mais ainda tendo eu ciclídeos).

Mas quero experimentar as Eheim Substrat Pro , que dizem ser boas também.

Editado por HugoHeisenberg
  • Votar + 1

Revival

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Eheim 2213

 

De baixo para cima

 

Apenas uma camada de bioballs

Esponja azul

Sera Siporax

Esponja azul

Sera Siporax mini

Esponja azul

Lã fina da Sera

Aproximadamente a cada 2/3 meses coloco uma almofada de carvão activado, a qual retiro passadas umas 2 semanas.

 

Aquando da manutenção maior do filtro, deito quase uma tampa de Stability no aquário, não vá eu ter feito alguma coisa mal sem ter dado por isso.

 

Visto que o meu aquário é um plantado, a mangueira de entrada é limpa a cada 3/4 semanas; as plantas libertam muita carga orgânica.

 

 

Cumps

 

José

  • Votar + 1
Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Esperava ver aqui alguém que use Seachem Purigen para dar feedback.

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Já o fiz. Mas queria cuscar quem o usa. Lol. E a malta está toda de férias ou quê? Postem lá gente!

 

 

Enviado do meu iPhone usando o Tapatalk

Link to comment
Partilhar nas redes sociais