Ajuda com beta anorético


Ana Neto

Recommended Posts

Boas,

Cheguei tardissimo a casa depois do passeio pelas florestas submersas do oceanario (só pra "meter nojo", lol) ;)

Não consegui estar presente e ajudar muito durante o dia. De facto eu não percebo muito de bettas o que digo são coisas que me parecem fazer sentido. Mas que raio? Esse peixe é a pilhas? Como não come?será que se está a alimentar das sobras quando a luz apaga e deixa de haver movimento fora do aquario?

Nunca ouvi falar de tantos dias sem comer de facto tens feito de tudo para que corra bem mas...Está a ser um quebra cabeças. Amanha tentarei pesquisar e ajudar mais. FORÇA ANA. Pensa positivo estás a fazer tudo bem. Ele se calhar está muito quente e fica com o instinto de acasalamento falaste que te pareceu querer fazer o ninho... tenho um feeling que é a temperatura que lhe retira o apetite... em ultimo caso uns alevins de guppies...(É cruel mas é caça)só pra ver se reage...nem sei o que sugerir a serio... :(

 

Enviado do meu ALE-L21 através de Tapatalk

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Estiveirissima!!!! Isso não se faz! Já não vou ao oceanário aos anos e agora andas aí a meter "bichinhos" na cabeça das pessoas(filhote vamos ao oceanário em Agosto hehehehe) :P

 

É de estranhar mesmo ele passar tantos dias sem comer e continuar tão energético(para mim ele virou vegetariano e anda a comer as plantas durante a noite) :D

 

Quanto ao factor de instinto de acasalamento vs temperatura fazer que ele perdesse o apetite, os Bettas só deixam de comer quando já tem ovos no ninho, antes eles alimentam-se normal da mesma, alguns até mesmo quando estão com postura alimentam-se, mas é raro aceitar alimentos nessa altura.

 

A ideia dos alevins é boa, as minhas fêmeas adoram os recém nascidos de Platti(num comunitário). Eu faria isso mesmo, ia à loja e tentava comprar a guppy, Molly ou Platti mais "cheia" e prestes a parir que lá tivessem.

 

Vamos aguardar que a Ana nos informe se a temperatura sempre baixou depois de desligar o filtro, temperatura alta também pode estar influenciada com a falta de apetite, apesar de nunca ter visto relatos disso.

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Mas esses termometros digitais colocam-se dentro de água?

 

Ponto da situação...hoje a tempertaura da água está a 26 sem o filtro! (depois da noite de ontem com filtro estava a 27 tendo atingido 28 durante o dia)

Coloquei uma meia a fazer de tampa para oxigenar mais a água..

Dei lhe ração...olhou e virou costas

Dei lhe larvas liofilizadas...olhou e virou costas

 

Pedi à senhora da loja que contactasse o fornecedor para saber que comida exatamente lhe davam...ficou de enviar email....mas diz que é dificil porque são "coisas grandes" e que são comerciais e que estes não sabem...e que os peixes vem do estrangeiro...blalblabla....mas ela ficou de tentar...

Na opinião dela das duas uma....ou é mesmo a habituação ao aquário...dando margem para 15 dias de adaptação ou então alimenta se às escondidas do chão quando eu não vejo :naughty: umas vez que o peixe está ativo ... :drool3:

 

Ah...e ele agora não está a fazer bolhas (também as que fez foram pouquinhas)

 

Vou buscar 2 coridoras na sexta feira...a ver no que dá....

 

Agora já deu para concluir que este filtro aquece a água...

Editado por Ana Neto
Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Boas,

 

não, os digitais ficam fora do aqua e depois tem uma sonda que fica dentro do aqua, tanto há a pilhas como a tomada, mas os de pilhas é difícil de encontrar e saem muito mais caros.

 

Está a 26º com termostato ligado ou sem?

 

Quanto à senhora da loja, já ouvi desculpas melhores, um Betta comum mandar vir do estrangeiro? Sai mais caro os portes de envio do que um lote inteiro de comuns looool No Brasil eles vendem cada comum a 25 cêntimos só para teres uma ideia, aqui em Portugal se nos derem 1€ por cada já vamos bem servidos(E há poucos criadores comerciais cá) :P

 

Não desistas de lhe tentar dar de comer e continua a fazer aquilo do espelho que te disse todos os dias(se não me engano ele chegou a comer um pouco depois de colocares o espelho, não?)

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Está desvendado um dos mistérios. Sem nada a funcionar, nem o termostato (optei por desligar, estava certa que a temp não ia descer mais que a temp ambiente 25/26graus), em 24horas, a temperatura desceu para os 25!! É o filtro o causador do sobre aquecimento!!! a dor de cabeça vai ser encontrar um filtro que não tenho este efeito num aquario já por si problemático pela reduzida dimensão.....

 

Quanto ao peixe, ficaram 5 bolinhas de ração a flutuar a ver reacção durante a tarde e verifiquei agora que nem uma pegou...estão lá todas!

 

Sim, Abel, tenho colocado o espelho todos os dias e ele reage bastante colocando se de lado e batendo com a cauda atrás contra o vidro...para além do aparato de abrir tudo!

 

Portanto amanha faz 1 semana e ele nunca comeu. Apenas comeu larvas na quinta feira passada de manha (e pouco) e já não sei o que fazer mais....estou farta disto! Porque o peixe apenas constitui uma preocupação....e vê-lo definhar não me agrada...dá me vontade de o devolver....mas já gosto dele....bem um mix de emoções :fart004:

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Boas Anita... :(

 

Será que ajuda se te enviar um filtro pequeno que tenho ?? Ficarias sempre mais segura com um tipo mochila que estando fora te dá mais um pouco de volume de agua e garante não aquecer demais...

É uma pena teres tanto empenho e o bicho te estar a dar dores de cabeça e despeza que nunca mais acaba... já arrangei as folhas de amendoeira do Algarve e talvez arrange mais no sabado, quem quizer é pedir por mp estou a secar as ditas a sombra.

 

Abel caso possas visita o oceanario.Caso não saibas o guru da aquariofilia e fotografia Takashi Amano (criador da marca ADA) tem uma exposição chamada "florestas submersas" que terá sido uma das últimas criações que teve antes de falecer e é pecado não ir ver.

 

Espero realmente que estes contratempos não façam a Ana Neto ficar desiludida com o hobby. Isto quando corre bem é tão porreiro que me custa o que se passa com o bicho.

FORÇA, CORAGEM.

 

Cumprimentos.

 

Enviado do meu ALE-L21 através de Tapatalk

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

O meu betta está a morrer...estou triste..não tive sorte nenhuma e custa me horrores vê-lo assim...

Quando se virou vi que tem um lado do rosto branco...muito estranho...

:(

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Será fungos?

 

Se for vai comprar eSHa 2000 ou um medicamento para fungos. Ainda podes safá-lo! não desistas! esse pormenor da cara branca é uma pista importante.

 

http://euamobettas.blogspot.pt/2012/05/diagrama-para-identificacao-de-doencas.html

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Gonçalo, hoje não estive em casa o dia todo...o peixe não toca em comida há 1 semana desde que está em casa....à hora de almoço achei o estranho parado e com as barbatanas junto ao corpo e um rosto diferente...ele tem de estar fragil susceptivel a doenças

 

Desde que cheguei não se mexe, vi a cara e esta branca de um lado...não tenho medicamentos em casa e amanhã só lá para as 17h...já não vou a tempo...

 

Os meus fetos de java estão a ganhar uns pontos amarelos nas folhas...

 

excelente esquema, obrigada...mas tudo a correr mal por aqui...

Editado por Ana Neto
Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Boas,

 

que triste noticia Ana, infelizmente acabou por ser o que sempre suspeitei, doença :(

 

Assim pela descrição que dás, é a doença do veludo, a maior causa desse problema é ter mantido o betta em água fria(ele estava em água fria na loja?), mas uma foto seria o ideal para lhe fazer um diagnóstico e até mesmo para eu enviar aos criadores para darem uma opinião antes que seja tarde de mais.

 

Para prevenir antes de começares a fazer mesmo um tratamento, faz-lhe um "banho de sal", pegas num copo com água do aqua e metes uma colher de sal e dissolves bem, depois colocas o Bill lá por cerca de 1min até o começares a ver a nadar de lado(como se tivesse a morrer), retiras de imediato e colocas-lhe no aqua novamente, ele irá ficar "meio atordoado", mas irá lhe fazer bem ;)

 

Não desistas, um peixe doente não significa que morrerá, ele irá se recuperar e vais ver que te dará muitas alegrias depois deste contra-tempo ;)

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Bom dia Abel,

 

Ontem perante o estado dele...dei lhe logo o banho de sal (já tinha visto videos brazileiros sobre este banho e como não tinha medicação à mão foi o que fiz). E quando o voltei a colocar no aquário ele libertou da barriga um tipo de minhoca transparente nojenta!! E este parasita caiu na agua, porque após o banho de sal não deve ter gostado!

 

Ou seja fundos e parasitas (obrigada Estiveirissima por me teres ajudado no aperto de ontem)

 

Na loja esteve num aquario nas traseiras de agua quente, tipo de recurso...pode ter sido disso....não sei

 

Mas infelizmente o menino morreu agora de manhã :(

 

Custa me a aceitar isto, porque o peixe ou vinha já doente e bem doente ou como acontece isto no meu primeiro aquário que tentei cumprir regras para lhe proporcionar boa qualidade de vida :(

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Fogo, que desfecho triste mesmo para o Mr.Bill :'(

 

Nunca ouvi falar de tal parasita para te ser sincero, mas vou tentar saber acerca disso e se é contagioso(provavelmente sim) para que o aqua não fique comprometido e causa os mesmos problemas com futuros residentes.

 

Tu fizestes tudo o que estava ao teu alcance e fizestes tudo bem, não te sintas culpada deste desfecho, o mais provável foi o Mr.Bill vir já contaminado e só contigo é que demonstrou os sintomas.
Já agora, dissestes que o Mr.Bill tinha chegado um ou dois dias antes de o comprares, certo? Caso sim, e para evitar bastantes problemas, nunca se deve adquirir exemplares recém-chegados das lojas por causa destes casos como o teu e para evitar stress em excesso ao peixe.

 

Muita força e não desistas de teres o teu peixinho de estimação ;)

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Eh pah que pena. :(

 

Coragem, não desistas! É raro ver-se pessoas com a dedicação que deste ao Bill. Por isso acerta tudo e quando comprares outro que venha saudável vai ver que te vai durar e fazer te feliz.

 

Eu também comprei uns guppies numa loja que até é de confiança e morreram todos excepto as grávidas que no fim de alevinarem morreram. Acontece.

 

E quando comprares outro chama-lhe Gates, ou Clinton para te lembrares sempre do Bill :)

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Olha, vou-te contar algo que se calhar já notaste.

Quando um profissional trabalha mal, ou leva caro porque tem poucos clientes e os que caiem têm de pagar, ou leva barato e o serviço fica mal feito, o que acaba por ficar caro.

O bom profissional que investe na sua profissão e continua a aprender, parece que leva caro, mas não, pois caro é o que não presta.

O serviço fica bem feito o cliente satisfeito, e está disponível para fazer face a uma eventual reclamação.

 

Com as marcas de aquariofilia é a mesma coisa.

Na próxima montagem utiliza marcas de qualidade; se não podes comprar agora, monta o aquário quando puderes.

Vais ver que vale a pena.

 

 

Cumprimentos,

 

José

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Sim, Bringer...o que tenho é da Aquatlantis...pensei que fosse boa marca, mas agora já percebi que muito mais e muito melhor!! mas infelizmente o pessoal que mora em zonas mais interiores não tem essa primeira precepção :sorry: porque estamos limitadissimos

 

Obrigada pela dica!

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Abel, Gonçalo e Bringer, muito obrigada pela força que me deram neste dia e o apoio para poder dar o melhor ao Bill enquanto viveu!

 

Muito obrigada, Estiveirissima!!

 

Não vou desistir...hei de conseguir!

 

Obrigada a todos

Editado por Ana Neto
  • Votar + 1
Link to comment
Partilhar nas redes sociais