1 Tentativa de Plantado " Sky Is The Limit"


Nuno C.

Recommended Posts

Viva,

 

3 ou 4 dias num ecossistema não é nada... espera pelo menos 15 dias antes de tirares conclusões.

 

Estou a combater um surto há mais de três semanas e só agora começo a ver resultados. Um dos melhores remédios para as algas é a paciência ;)

Boas e de que forma as tás a combater?

 

Eu já levo quase um mês de luta e só agora começo a ver resultados...

Paciência....muita paciência...

sim paciência lá vou tendo , mas é triste chegar a casa olhar para o aquário e vê-lo cheio de algas,e ficar na incerteza se o que estamos a fazer para as eliminar vai produzir resultados. De qualquer maneira que tipo de tratamento estás a realizar no teu aquário?

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Sim eu sei perfeitamente o que estás a sentir...

No meu caso eu passei de um 60 litros para 200 e como já tinha fauna aproveitei tudo da montagem anterior.

A iluminação é um diy com quase 9000 lumens.

Como já tinha fauna tive de começar a alimentar e por isso a carregar o aqua com carga orgânica que as plantas ainda não consumiam isto tudo junto com umas falhas no co2 foi uma bomba.

Em apenas uma semana tinha o aqua todo verde desde plantas a troncos e pedras.

 

Comecei por me aconselhar com a loja onde compro quase tudo a ecoarium, e com o pessoal aqui do fórum.

Primeiro comecei por reduzir a iluminação em tempo e em intensidade.

Comecei a fazer tratamento com agua oxigenada, a usar exel com alguma sobredosagem, a fazer tpas de 30 a 40 % de 4 em 4 dias, a podar todas as folhas que podia das que estavam infetadas.

Durante este período ( cerca de 2 semanas ) reduzi quase a zero a fertilização.

 

Passado este período comecei a ver desenvolvimento nas plantas e as algas a não aparecer com tanta força e rapidez então fui aumentando a intensidade da luz e a fertilização para que as plantas possam acelerar o metabolismo e assim competir com as algas pelos nutrientes.

 

Neste momento já só faço tpa 1 vez por semana e quando chega o dia ainda consigo ver para dentro do aquário coisa que não conseguia antes se estivesse uma semana sem limpar os vidros.

 

De referir que durante este período também mantive sempre o co2 o mais estável possível sempre até com alguma sobredosagem.

 

Espero ter ajudado e como já tinha dito é preciso muita paciência e ir tem tanto pois não há dois aquários iguais.

 

Cumps

large.20180216_220821.jpg

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Comigo, foi ao contrario, muitas plantas, sem fertilização nenhuma e o facto de não ter substrato fertil também não deve ter ajudado. Agora estou a fertilizar já reduzi a iluminação para 6h, mas mesmo assim ainda não vi melhorias, vou tentar ir á aquaeden no fim de semana a vêr o que me aconselham

 

Enviado do meu NOS Roya através de Tapatalk

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Respondendo à tua questão, o meu combate passa por remover todas as algas que tenho acesso e cortar as folhas mais afectadas.

 

Também comecei a usar Excell - na dose recomendada

 

Troquei a lâmpada por uma nova - com o tempo perdem propriedades....

 

A cima de tudo, raspar, limpar, sugar e ter muita paciência ;)

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

A minha ideia é comprar fertil, foi 1 erro não ter posto, refazer a montagem retirando as plantas, passando-as por uma solução de lixivia 1 parte de lixivia para 20 partes de agua, nas que mesmo assim as algas não sairem vão fora e começar de novo com fertlização adequada, porque da maneira que o aquario se encontra agora até dá pena no entanto vou 1 à aquaeden e vêr a opinião do Sr. Rui e depois decido

 

Enviado do meu NOS Roya através de Tapatalk

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Como prometido aqui fica algum feedback.

Conforme tinha referido no sábado dirigi-me á aquaeden e expus a situação quem me atendeu foi o colaborador do Sr. Rui, que me disse que em relação ao fertil agora já não valia a pena colocar uma vez que podia sempre fertilizar atravéz da coluna de aqua , disse-lhe que estava a fertilizar 2 bombadas por dia de tropica specialized e ele disse para passar a fazer isso dia sim dia não e tpa de 50% ao fim de semana.

Nesta altura mostrei-lhe uma foto do aqua como estava e ele disse isso está mesmo agreste mas não te preocupes retiras o máximo de algas que conseguires á mão, dás uma poda valente nas plantas e nesse tapete, poes ai uns 20 amanos, 2 ou 3 saes e 1 ou 2 neritinas que eles tratam disso num instante. Como não disponha de muito tempo €, trouxe 5 amanos já tinha 7 fiquei com 15, 4 saes e 2 neritinas.

Vim embora, mas não vim lá muito convencido no entanto quando cheguei a casa dei uma poda de leve , retirei as algas que pude á mão e coloquei os vivos, depois disto estive praticamente fora o fim de semana e não tive tempo para o aquário.

Hoje quando cheguei do trabalho nem queria acreditar mais de 70% das algas tinham desaparecido, de tal forma que até fiquei com medo de tirar algumas á mão para os bixos não passarem fome :), fiquei mesmo impressionado com o trabalho dos meninos.

Claro que isto não resolve a causa do problema que são deficiências de nutrientes, mas para isso também já tenho solução vou virar-me para o método Ei de fertilização assim fico com a certeza que não volta a faltar qualquer nutriente, mas só vou fazer isso depois de acabar o fertilizante que tenho da tropica, é mal empregue estraga-lo.

Como devem calcular estou bastante contente com a evolução do aquário, deixo então aqui umas fotos de como o aquário estava na sexta feira

 

o0ymtk.jpg

2vvosw9.jpg

ws7m0w.jpg

 

Como podem verificar estava bastante mal

 

Agora umas fotos de como ele está após 72 horas

 

22gett.jpg

w02kqr.jpg

11ju7f8.jpg

 

Como podem observar é uma grande evolução.

 

 

 

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Então não é, está-se a compôr, vais ver!

Os SAE, agora estão comilões, o problema é que depois crescem e perdem o apetite, não me perguntes porquê, tornam-se mais preguiçosos, bem como os CAE. Tens de ter em atenção que crescem um bocado, podem chegar a 12/14cms. Também depende da alimentação que se dá, a falta de apetite para as algas. Eu tinha comprado 2 e com os dinheiro dos outros dois trazia mais uns Amano.

Mas gosto mais dos siameses.

 

Saudações sportinguistas, Lol.

Editado por Vera Santos
Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Só para dar uma achega sobre os SAE.

São dos meus peixes favoritos e tenho pena de não conseguir apostar na sua reprodução

 

Eu tenho 4 no meu de 300L. O segredo desses meninos é dar pouca comida e ter boa corrente no aquário. Claro que é dificil dar "pouca" comida, já que são autênticos glutões! Eles gostam de fazer os seus raides pelo áqua e têm preferência para o fazer contra a corrente. Como tal faz queimar bastante energia, os meus andam sempre entretidos de volta das BBA que vão aparecendo. Eu só dou comida na última hora de luz do dia, o que exige que eles tenham de ir ás algas durante o resto do tempo.

 

Abraço

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

vou virar-me para o método Ei de fertilização assim fico com a certeza que não volta a faltar qualquer nutriente

 

 

Bom dia,

Aconselho-o a reconsiderar esta possibilidade. O seu aquario não tem condições para suportar fertilização por estimativa.

Sobretudo ao nivel do Co2 e o sistema de difusão que tem neste momento. E o filtro não sei se ainda é a biobox.

 

O problema do seu aquario foi e é esse mesmo. Equilibro!

Quantos Lumens debita essa calha?

Não sei mas de certeza que são demais, e não ha Co2 Q.b. nem nutrientes para as plantas a consumir.

Sem um bom sistema de Co2 (macro nutiente catalizador) você vai andar sempre com problemas.

 

Ou então terá que reduzir o tempo de exposição (luz) e manter um aquario de baixa manutenção. Menos Luz = Menos fertilizante e menos co2.

 

Sem co2 a sério esqueça o "EI" e outros voos.

Co2 a 24 horas é saturar a água. O aquario precisa de oxigenação tambem e tem que haver equilibrio entre os gases.

Essa saturação tambem é um bom contributo para as algas. Recordo novamente que o Co2 é o principal macro nutriente.

 

Tente obter um equilibrio tal como está trabalhando a luz e os fertilizantes e esse co2 não pode estar 24 sobre 24.. É o meu conselho.

 

Nota:

Em relação aos fertilizantes, apenas referir que o Tropica Specialized é um "All In one". Não é um macro nem Micro fertilizante. É ambos. Tem tudo.

O Tropica Premium usa-se apenas para controlar os niveis de Nitratos e Fosfatos do Specialized. Se quer por exemplo diminuir os niveis de nitratos e fosfatos do aquario tem que reduzir a dosagem do Specialized. Mas ao reduzir o Specialized vai reduzir todos os outros nutrientes certo? Porque é um "All In one". É aí que entra o Premium.

 

Essa historia de um ser Macro e Micro é mais uma que anda pela web..

 

Para o seu aquario de 139 litros brutos, vou considerar 100 litros efectivos:

Se tivesse boa difusão de Co2 + Lumens adequados e boa filtragem deveria dar:

 

10 a 12 Push (bombadas) do Specialized por dia.

 

Outra nota: Cada Push do Tropica são 1.2 ML e não 1 como na generalidade dos doseadores (outro pormenor importante).

 

Quanto às mudas de água para ajudar ao controlo dessas algas é sempre mais recomendável efectuar duas mudas por semana de 30% que uma unica de 50% ou mais.

A estabilidade da quimica da água e por sua vez do ecossistema é fundamental. Ao fazerem mudas de água de 50% estão a fazer variar grosseiramente todos os parametros quimicos do aquario. Duas de 30 % ou três de 20% surte um melhor efeito.

 

Aqui lhe deixo o meu contributo.

Cumprimentos,

Paulo Soares

AQUA "SUSSOA" - Paulo Soares

Aquario Sussoa - 2Copy

 

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Então não é, está-se a compôr, vais ver!

Os SAE, agora estão comilões, o problema é que depois crescem e perdem o apetite, não me perguntes porquê, tornam-se mais preguiçosos, bem como os CAE. Tens de ter em atenção que crescem um bocado, podem chegar a 12/14cms. Também depende da alimentação que se dá, a falta de apetite para as algas. Eu tinha comprado 2 e com os dinheiro dos outros dois trazia mais uns Amano.

Mas gosto mais dos siameses.

 

Saudações sportinguistas, Lol.

Tens toda a razão comprei 4 mas fiz mal 2 chegavam perfeitamente até porque para 100l são demais, no entanto para já não vou adicionar mais fauna e no futuro só irei ficar com 2.

 

Só para dar uma achega sobre os SAE.

São dos meus peixes favoritos e tenho pena de não conseguir apostar na sua reprodução

 

Eu tenho 4 no meu de 300L. O segredo desses meninos é dar pouca comida e ter boa corrente no aquário. Claro que é dificil dar "pouca" comida, já que são autênticos glutões! Eles gostam de fazer os seus raides pelo áqua e têm preferência para o fazer contra a corrente. Como tal faz queimar bastante energia, os meus andam sempre entretidos de volta das BBA que vão aparecendo. Eu só dou comida na última hora de luz do dia, o que exige que eles tenham de ir ás algas durante o resto do tempo.

 

Abraço

Bom truque, já tenho reparado que a dar comida eles parecem balas atrás dela, mas da maneira como dizes sempre se minimiza os estragos :P

 

 

Bom dia,

Aconselho-o a reconsiderar esta possibilidade. O seu aquario não tem condições para suportar fertilização por estimativa.

Sobretudo ao nivel do Co2 e o sistema de difusão que tem neste momento. E o filtro não sei se ainda é a biobox.

 

O problema do seu aquario foi e é esse mesmo. Equilibro!

Quantos Lumens debita essa calha?

Não sei mas de certeza que são demais, e não ha Co2 Q.b. nem nutrientes para as plantas a consumir.

Sem um bom sistema de Co2 (macro nutiente catalizador) você vai andar sempre com problemas.

 

Ou então terá que reduzir o tempo de exposição (luz) e manter um aquario de baixa manutenção. Menos Luz = Menos fertilizante e menos co2.

 

Sem co2 a sério esqueça o "EI" e outros voos.

Co2 a 24 horas é saturar a água. O aquario precisa de oxigenação tambem e tem que haver equilibrio entre os gases.

Essa saturação tambem é um bom contributo para as algas. Recordo novamente que o Co2 é o principal macro nutriente.

 

Tente obter um equilibrio tal como está trabalhando a luz e os fertilizantes e esse co2 não pode estar 24 sobre 24.. É o meu conselho.

 

Nota:

Em relação aos fertilizantes, apenas referir que o Tropica Specialized é um "All In one". Não é um macro nem Micro fertilizante. É ambos. Tem tudo.

O Tropica Premium usa-se apenas para controlar os niveis de Nitratos e Fosfatos do Specialized. Se quer por exemplo diminuir os niveis de nitratos e fosfatos do aquario tem que reduzir a dosagem do Specialized. Mas ao reduzir o Specialized vai reduzir todos os outros nutrientes certo? Porque é um "All In one". É aí que entra o Premium.

 

Essa historia de um ser Macro e Micro é mais uma que anda pela web..

 

Para o seu aquario de 139 litros brutos, vou considerar 100 litros efectivos:

Se tivesse boa difusão de Co2 + Lumens adequados e boa filtragem deveria dar:

 

10 a 12 Push (bombadas) do Specialized por dia.

 

Outra nota: Cada Push do Tropica são 1.2 ML e não 1 como na generalidade dos doseadores (outro pormenor importante).

 

Quanto às mudas de água para ajudar ao controlo dessas algas é sempre mais recomendável efectuar duas mudas por semana de 30% que uma unica de 50% ou mais.

A estabilidade da quimica da água e por sua vez do ecossistema é fundamental. Ao fazerem mudas de água de 50% estão a fazer variar grosseiramente todos os parametros quimicos do aquario. Duas de 30 % ou três de 20% surte um melhor efeito.

 

Aqui lhe deixo o meu contributo.

Cumprimentos,

Boas, em relação ao EI só o irei iniciar quando acabar o fertilizante que ainda tenho da tropica e por essa altura já espero ter um redutor e uma solenoide de maneira a por o co2 em condições, no entanto de momento está sempre ligado porque não tenho redutor e como regulava directamente do redutor do extintor, este acabava por fechar por causa da pressão dentro da botija.

Em relação á iluminação estou com 2x55w pll 4800 Lumens em cada lâmpada ou seja 9600 Lumens no total, no principio tinha 2x 24w T5, mas notava que a cuba em vez de se espalhar estava a crescer para cima ou seja a iluminação era insuficiente uma vez que tenho 60cm de altura de agua dai ter mudado.

Em relação á biobox de momento ainda se mantém e da ultima vez que testei tinha os nitritos a 0 por isso em principio será para ficar, embora que um filtro externo é sempre muito melhor, no entanto a prioridade agora vai para o sistema de co2.

Em relação ao fertilizante da tropica sempre pensei que fossem só macros, agora se tiver de dar 12ml de fertilizante de tropica por dia aquilo nem dura um mês, e para o meu caso como já deves ter reparado que vou fazendo uns diy, também porque gosto mas principalmente por falta de tempo € torna-se puxado dai que tenha considerado o EI como método de fertilização.

As tpas estou totalmente de acordo consigo 30% 2x por semana é muito melhor para o ecossistema que apenas 1 mas nem sempre tenho essa disponibilidade durante a semana.

Desde já os meu agradecimentos pelos preciosos contributos, cada vez mais considero este fórum de aquariofilia o melhor a nível nacional

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Como tem sido costume ao fim de semana aqui ficam mais umas fotos do aquário tiradas mesmo agora:

 

5vpvr4.jpg

eb1uug.jpg

b69amb.jpg

 

Agora um close up de um Amano entretido na limpeza :P

 

jktyiw.jpg

E agora uma super equipa de limpeza , a tratar de um troco que tinha noutro aquário, mas que coloquei aqui a ver se o musgo desenvolve

 

2uqyj50.jpg

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Boas, neste momento tenho o aquário quase sem algas, a unica que perdura é a GDA, pelo que tenho lido há 2 maneiras de lidar com isto tpas 20 a 30% dia sim dia não durante 1 ou 2 semanas, ou o método Tom Barr segundo o qual se deve deixar a alga completar o ciclo de 23 ou 24 dias e depois limpar.

Depois de ponderar decidi tentar o método do Tom Barr, isto porque farto-me de lêr essa solução para este tipo de alga mas ainda não vi nenhum post de um user que efectivamente tenha feito isto e que tenha exposto os resultados.

Vamos a fotos

 

2wqqrt4.jpg

e7ld2s.jpg

29nwncx.jpg

5lz429.jpg

 

Não limpo os vidros ao aquário desde sábado dia 23, portanto tenho mais 2 semanas pela frente, vamos vêr como corre.

Tenho a perfeita noção que é impossível erradicar todas as algas do aquário, é mais um esforço de tentar que estas apareçam mas em quantidades reduzidas.

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

omg, olha primeiro que nada quero congratular-te por expores fotos do aqua nesse estado, há quem não tenha coragem de o fazer, só mostram quando corre bem... :huh: , depois, eu por mim ia nas tpa's dia sim dia não, porque é o método que conheço e já utilizei.

 

Se queres ir pelo do Barr, apoio-te, experimenta e logo vemos se resulta também, pelo menos aprendemos qualquer coisa!!! Ou não é assim??? :eusathink:

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

omg, olha primeiro que nada quero congratular-te por expores fotos do aqua nesse estado, há quem não tenha coragem de o fazer, só mostram quando corre bem... :huh: , depois, eu por mim ia nas tpa's dia sim dia não, porque é o método que conheço e já utilizei.

 

Se queres ir pelo do Barr, apoio-te, experimenta e logo vemos se resulta também, pelo menos aprendemos qualquer coisa!!! Ou não é assim??? :eusathink:

Eu ponderei bem antes de o fazer, porque me custa ver assim o aquário e também estive inclinado para ir pelo método das tpas. Mas tento em conta o que tinha dito anteriormente decidi tentar o método do Tom Barr até porque não é só ler que funciona é preciso documentar e é o que vou tentar fazer até porque sinto que devo contribuir com alguma coisa a este fórum que muito me tem dado, e assim partilhar também a minha experiência.

  • Votar + 1
Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Eu ponderei bem antes de o fazer, porque me custa ver assim o aquário e também estive inclinado para ir pelo método das tpas. Mas tento em conta o que tinha dito anteriormente decidi tentar o método do Tom Barr até porque não é só ler que funciona é preciso documentar e é o que vou tentar fazer até porque sinto que devo contribuir com alguma coisa a este fórum que muito me tem dado, e assim partilhar também a minha experiência.

 

Epah tens o meu apoio e acho muito bem, será uma mais valia e a moderação e os membros agradecem. :thumbup3: Espero que corra bem. :baned:

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Boas, vi agora assim por alto o teu aquário (apenas as fotos e pouco mais, muita coisa para ler e não tenho agora muito tempo) e para primeira tentativa de um plantado, pelo que percebi, está muito bom, ao que me parece nas fotos. Quanto às algas, é sempre chato, mas é quase impossível acabar com elas. Eu sou como tu, elas podem existir, mas de forma controlada... Também tenho já há algum tempo essa GDA e é bem chata, pois o aquário fica feio com ela a tapar a vista... lol

 

Também quero saber como acabar com ela...

Projecto aquário plantado 200L
Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Boas, vi agora assim por alto o teu aquário (apenas as fotos e pouco mais, muita coisa para ler e não tenho agora muito tempo) e para primeira tentativa de um plantado, pelo que percebi, está muito bom, ao que me parece nas fotos. Quanto às algas, é sempre chato, mas é quase impossível acabar com elas. Eu sou como tu, elas podem existir, mas de forma controlada... Também tenho já há algum tempo essa GDA e é bem chata, pois o aquário fica feio com ela a tapar a vista... lol

 

Também quero saber como acabar com ela...

Bem neste momento já vou com 1 semana e meia de deixar os vidros quietos, mas cada vez que olho para eles só da vontade de os limpar, no entanto não pretendo desistir vou esperar os 23 ou 24 dias e ai depois limpo, espero que valha a pena vamos vêr. Entretanto vou actualizando aqui o tópico todas as semanas com fotos para o pessoal ir vendo como está a coisa.

Cumprimentos

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Boas Nuno,

 

É realmente difícil olhar para um aquário assim sem poder limpá-lo afim de obter resultados, mas estou contigo nessa viagem! :) (se eu fosse de roer as unhas, já não tinha braços!)

 

Mais um para acompanhar de certeza ;)

 

Cumps,

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Bem neste momento já vou com 1 semana e meia de deixar os vidros quietos, mas cada vez que olho para eles só da vontade de os limpar, no entanto não pretendo desistir vou esperar os 23 ou 24 dias e ai depois limpo, espero que valha a pena vamos vêr. Entretanto vou actualizando aqui o tópico todas as semanas com fotos para o pessoal ir vendo como está a coisa.

Cumprimentos

 

Uma vez mais vou ser honesto contigo.

Ja fiz isso. Estive inclusivé mais de 5 semanas e nada. Passado esse tempo limpei e voltou de novo.

 

Porquê?

Simples. Se não conseguires equilibrio no aquario, o que alimenta a alga estará lá sempre presente.

Contudo desejo-te muito boa sorte e oxalá desapareça. Não conheço ninguem com sucesso nesse metodo.

 

Abraço

Paulo Soares

AQUA "SUSSOA" - Paulo Soares

Aquario Sussoa - 2Copy

 

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Agradeço a sua sinceridade, mas segundo consta a causa da gda não é conhecida, expecula-se que seja desiquilibrio, é isso mesmo que quero testar, como ainda não tenho um equilibrio quero vêr o que acontece depois. E desconhecia que houvesse alguém que efectivamente tivesse testado o metodo, pelo menos aqui no forum não vi essa informação em lado nenhum. E o mais certo é que vá utilizar um metodo referido por si, consistindo em tpa de 20 a 30% dia sim dia não até a gda estabilizar. No entanto já que comecei quero ir até ao fim. Mais uma vez obrigado pela sinceridade.

 

Enviado do meu NOS Roya através de Tapatalk

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

De nada Nuno. Conte sempre comigo no que puder e souber.

 

Eu fiz esse metodo, na altura sugerido por um amigo de outro forum (o meu amigo Alvarenga) e nada de nada.

Mais especificamente:

As partes que secavam, ficavam acastanhadas, mas logo de seguida esse espaço passava de novo a verde em escassos dias.

Ou seja aquilo era um ciclo vicioso.

Conclusão, enquanto não consegui equilibrar Fert + Luz + Co2 aquilo voltava sempre.

Acabei por elevar a calha de luz o mais alto possivel (uns 30 cm do topo de agua) e foi assim que ela lá desvaneceu. Não totalmente mas já só limpava os vidros de 15 em 15 dias e era uma pelicula viscosa quase transparente. Nada de verde.

 

Aliás o que ganhei com a brincadeira é que ainda hoje se nota o verde que se entranhou no silicone entre este e o vidro...

 

Vou ter que comprar outro aquario porque aquilo não sai de lá nem por nada ( estéticamente é horrivel) e são sitios onde não me sinto confortavel em andar a raspar.. ainda vejo o aquario todo estatelado no chao.

 

Abraço

Paulo Soares

AQUA "SUSSOA" - Paulo Soares

Aquario Sussoa - 2Copy

 

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

De nada Nuno. Conte sempre comigo no que puder e souber.

 

Eu fiz esse metodo, na altura sugerido por um amigo de outro forum (o meu amigo Alvarenga) e nada de nada.

Mais especificamente:

As partes que secavam, ficavam acastanhadas, mas logo de seguida esse espaço passava de novo a verde em escassos dias.

Ou seja aquilo era um ciclo vicioso.

Conclusão, enquanto não consegui equilibrar Fert + Luz + Co2 aquilo voltava sempre.

Acabei por elevar a calha de luz o mais alto possivel (uns 30 cm do topo de agua) e foi assim que ela lá desvaneceu. Não totalmente mas já só limpava os vidros de 15 em 15 dias e era uma pelicula viscosa quase transparente. Nada de verde.

 

Aliás o que ganhei com a brincadeira é que ainda hoje se nota o verde que se entranhou no silicone entre este e o vidro...

 

Vou ter que comprar outro aquario porque aquilo não sai de lá nem por nada ( estéticamente é horrivel) e são sitios onde não me sinto confortavel em andar a raspar.. ainda vejo o aquario todo estatelado no chao.

 

Abraço

Agradeço a sua disponibilidade, e quero que saiba que prezo bastante a maneira como responde aos posts, não estou a falar apenas no meu mas do fórum em geral, são sempre bastante completos, organizados e que reflectem o saber adquirido por si ao longo do tempo.

Não desfazendo dos restantes membros deste fórum que também estão sempre dispostos a ajudar.

Tenho pena em saber que o seu aquario se encontre assim, no entanto por vezes á males que vem por bem e pode ser o facto de o seu aquario estar assim que o force a alguma alteração mais radical que queira fazer e que ande a adiar por algum motivo.

Editado por Nuno C.
  • Votar + 1
Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Como já tem sido habito aqui ficam os fotos do estado do aquario neste momento.

 

34qsc5e.jpg

27z9efd.jpg

2h3zz13.jpg

27zkao7.jpg

E já só falta uma semana e meia para dar o tratamento como terminado, no entanto a vêr as fotos da semana anterior e esta fico com a impressão que a gda está a regredir.

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

  • 2 semanas depois...

Mais 1 semana passada, neste ponto dei o tratamento como terminado, ou melhor a falta dele já que durante 3 semanas foi só tpa e sofrer a olhar para o aquario, aqui fica o estado do aquario antes da já tão ansiada limpeza :P

 

awq1d0.jpg

t0hjdi.jpg

30vdaid.jpg

 

Depois disto, foi fazer um rescape ao layout e um upgrade já com um difusor da aqua grow e um drop checker, já só falta o mais doloroso que é o redutor e a solenoide, mas com tempo a coisa vai se compondo.

 

k4wf0z.jpg

24zbp00.jpg

287exc5.jpg

 

Agora vou avaliar se a gda ainda se volta a desenvolver ou não, caso se volte a desenvolver vou optar por tpas mais frequentes para a combater já que é doloroso vêr o aquario todo verde.

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Olá Nuno, eu também estou com GDA.

 

Para já estou a tentar (desde a 7d) os seguintes passos e já com sinais visíveis de melhoria:

1 levantar a calha cerca de 20cm

2 ajustar os fosfatos (aumentando a dosagem) porque normalmente é a principal razão para GDA.

3 Adicionar diariamente Excel

 

Vou mantendo ao corrente dos meus resultados.

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Este tópico tem mais de 6 meses de antiguidade... Se fizer sentido, por favor considere criar um novo tópico em vez de reactivar este. Obrigado!

Join the conversation

You can post now and register later. If you have an account, sign in now to post with your account.

Visitante
Responder a este tópico

×   Colaste conteúdo com formatação.   Remover formatação

  Only 75 emoji are allowed.

×   Your link has been automatically embedded.   Display as a link instead

×   Your previous content has been restored.   Clear editor

×   You cannot paste images directly. Upload or insert images from URL.