Será que vai PARTIR???


Recommended Posts

Boas!!! Eu tenho uma aqua daqueles em kit da aquapor de 80 Litros (80*30*30)!!!

 

Como é sabido eles tem aquelas partes em plastico preto em cima e em baixo do aqua!!! Esses plasticos são colados ao vidro com aquele silicone transparente!!!

 

Tipo isto

magnum.jpg

 

As minhas perguntas são:

 

1 cheers Será que se eu tirar o plastico da parte de cima os vidros vão perder a resistencia que estes plasticos oferecem e podem ceder com a força da agua??? Ou os plasticos tem um efeito apenas decorativo e podem ser tirados sem qualquer problema???

 

2 :P Se eu tirar o plastico de cima como é que faço depois para tirar o silicone que ficar agarrado ao vidro???

 

Espero ter-me feito entender!!!

Obrigado

O meu menino!!

jjl17000.jpg

Aqui

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Pois mas o que eu queria mesmo era tirar esse plastico onde encaixam as tampas pois não tenho tampas no aqua e não gosto de ver aquela barra preta enorme no topo do aqua!!!!

 

Eu já tirei esse mesmo plastico de um aqua de 50 litros que tambem tenho e tive-o cheio durante 1 semana e nada aconteceu.... será assim tão perigoso????

O meu menino!!

jjl17000.jpg

Aqui

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Já agora deixo aqui umas imagens para melhor se perceber o que quero!!!

 

ESPERO QUE OS SEUS AUTORES NÃO SE IMPORTEM!!! cheers:P:lol::lol::lol::lol:

 

Pic_4810_2.jpg

 

 

Pic_4601_2.jpg

 

 

Pic_4712_1.jpg

 

Como poderam ver nenhum destes aqua tem aquela barra preta como o meu tem (e alguns são bem maiores que o meu)!!!

 

Este é o meu

 

Pic_3934_14.jpg

 

Obrigado!!!

O meu menino!!

jjl17000.jpg

Aqui

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Xlibris, penso que não haverá problema se retirares os rebordos de plástico superiores, não creio que estes tenham uma função estabilizadora como as traves que vemos em alguns aquários. Penso que a colagem normal é suficiente para um aquário desta dimensão. Mas aguarda pela opinião de alguém que construa aquários.

Disseste 80*30*30 mas parece-me que o teu é igual ao meu, 80*30*40.

~*~ Green Shark ~*~

Finalmente, de volta a este maravilhoso mundo...

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

NÃO OS TIRES!!!!!!!!!!!!!! :cry: :D ;):arrow::arrow:

 

O meu também é da aquapor e tenho uma calha dessas... Tentei tirar o plástico e vi logo que se ia partir tudo!!!!! Começou logo a fazer barulhos estupidos... O horror, o horror!!! A calha dá para se ajustar ao tamanho do aquário, pois tem um suporte mesmo para pequenas diferenças de largura...

"Is is possible to learn this power? - Not... From a Jedi."

 

|==|================ ================|==|

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Então e este aqua??? Tem a mesma litragem que o meu, não tem travamentos e não tem aquela treta em plastico!!!

 

DSCN2345.jpg

 

 

Gostava mesmo de poder tirar aquilo, por isso agradecia a ajuda de alguem que já tenha tirado e se tenha dado bem (se essa pessoa existir, claro!!!)

 

 

Obrigado!!!

O meu menino!!

jjl17000.jpg

Aqui

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Sinceramente não me acredito muito que essa calha de plástico possa reforçar o aqua, mas e se servir? Eu tenho um desses, ainda por montar, e se alguém já tiver tirado a calha preta, assim que o montar também a tiro!

Eu

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Estás a ver a cena de plástico que suporta a calha e está sobre o quário?... Podes desviálas para a esquerda ou para a direita, como quizeres... Podes até juntá-las =b

"Is is possible to learn this power? - Not... From a Jedi."

 

|==|================ ================|==|

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Realmente dá, mas podia estragar logo o aquário todo... Isso é que não ia ter lá muita piada =b

 

Mas se tirares o plástico depois dizes-me como correu? :D

"Is is possible to learn this power? - Not... From a Jedi."

 

|==|================ ================|==|

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Realmente dá, mas podia estragar logo o aquário todo... Isso é que não ia ter lá muita piada =b

 

Mas se tirares o plástico depois dizes-me como correu?  :D

 

 

Como é logico, se voçes não me encorajam a fazer tal coisa....... eu não sou nenhum suicida!!!!

 

Portanto, a menos que apareça aqui alguem a dizer "Podes tirar que não á problema", e não vou tirar o raio do plastico :D :oops::lol: !!!!!

 

Mas fico á espera que essa pessoa apareca, claro!!!!

O meu menino!!

jjl17000.jpg

Aqui

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Aquele aquário que meteste a imagem não apresenta plásticos como o teu certamente de origem!!

Eu tenho um aquário que não tem nada na parte superiores do vidro, isso varia de aquário para aquário, certamente se tirares isso do teu, podes começas a pensar numa solução para remediares a situação depois do mal estar feito!

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Olá a todos,

 

Eu no teu lugar não tirava, pois eu acho que as calhas além de suportarem as tampas tambem servem de travamento(se estiver a dizer alguma asneira podem-me dar na cabeça).

Em relação a aquarios maiores não as terem isso pode ser por terem uma espessura de vidro que o permite sem riscos de rotura.

Convém tambem teres em conta que os aquarios da aquapor não são nenhuma referência em termos de espessura dos vidros usados, logo se as calhas servirem de travamento e as retirares provavelmente o aquario não resitirá.

Isto é apenas a minha opinião com a qual espero ter ajudado em alguma coisa.

 

 

Cumprimentos

"O Dificil está feito, o impossivel vamos tentar"

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Convém tambem teres em conta que os aquarios da aquapor não são nenhuma referência em termos de espessura dos vidros usados, logo se as calhas servirem de travamento e as retirares provavelmente o aquario não resitirá.

Tocaste no ponto fundamental! Estava ler o tópico e pensar nisso...felizmente há algumas pessoas a apresentar argumentos e contra-argumentos lógicos nesta discusão, sem andarem a procurar uma "vitória"! E isso é das coisas que eu mais aprecio no fórum :D

 

Xlibris, mede a espessura do vidro e compara com as das tabelas para DIY, ou coloca aqui. Por acaso até tenho ideia que os plásticos têm alguma folga interior mas como hoje não estou em casa não posso confirmar.

 

Mas para servir de travamento, o lógico não era reforçar ao centro? No centro estes aquários têm apenas um suporte para as tampas, que dobra com extrema facilidade...

Tenho que ver bem o meu para perceber melhor...

 

Tentei tirar o plástico e vi logo que se ia partir tudo!!!!! Começou logo a fazer barulhos estupidos... O horror, o horror!!!

Mas tentaste com o aquário cheio ou vazio?

~*~ Green Shark ~*~

Finalmente, de volta a este maravilhoso mundo...

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

O meu Aqua, da Aquapor, tem 100x30x40 e a expessura é de 8mm. Segundo sei é a medida recomendada. Não sei se o teu Aqua, Xlibris respeita esta norma. De qualquer modo enviei um mail para a aquapor a perguntar o que eles dizem sobre retirar a moldura. Vamos ver se respondem.

 

Estive a ver com atenção e no meu Aqua a calha é apertada, está bem juntinha aos vidros, por isso talvez esteja mesmo ali por uma razão. Seja como for a calha de cima dá sempre jeito para segurar as tampas... tenho que pensar melhor se a quero lá ou não.

 

E quanto a esconder a debaixo, uma vez que vou fazer um movel, pensei em colocar um rebordo no tampo. Assim, além de esconder a calha esconde o esferovite. Mas tenho medo que depois a água que possa lá ficar dê cabe da madeira, mesmo que esta esteja impremiabilizada. Não sei... :D

Eu

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

ois

 

Eu tenho uma aquário da aquapor com cantos redondos, e posso dizer que tirei a calha de cima e arrependi-me, ao fim de 30 minutos comecie a ver o cilicone a esticar de mais. Com o aquario cheio a calha nem entra, tive que despejar meio aquario para as voltar a colocar (só tinha tirado a de cima), tenho o aqua montado á +/- 2 anos e até hoje não tive problemas. Meu conselho não tires as calhas.

O que foi nunca mais volta a ser....

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

A resposta da Aquapor à questão de tirar ou não a calha:

 

"... não é conveniente retirar os aros ao aquario, pelo que iria perder alguma resistencia e poderia partir-se ao retirá-los."

 

Cumprimentos e abraços!

Eu

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Então e este aqua??? Tem a mesma litragem que o meu, não tem travamentos e não tem aquela treta em plastico!!!

 

Olá

 

Segundo o que sei, embora não tenha medidas concretas mas é uma questão de pedir ao pessoal que tem Aquários Aquapor para medir a espessura dos seus vidros. A referida empresa usa vidro de menores dimensões, nos seus aquários compensando depois no tal "travamento" em plástico, nos aquários maiores chega a ter uma ligação ao meio.

 

No caso do aquário da foto, embora tenha as mesms medidas se perguntares ao dono a espessura do vidro e comparares com as tuas vais ver que há ai uma diferença de milimetros, suficiente para um se aguentr e o outro não.

 

Atenção: Muito mais grosso, também não significa Muito mais seguro, o vidro tem de ter uma espesssura tal que permita flexibilidade do mesmo. (é isto não é regal? :?)

 

Eu sempre preferi aquários sem a tal calha preta mas com um travamento em vidro, pelo menos à francesa (não vá o diabo tecê-las....)

 

Por isso, eu se fose a ti NÃO tirava a calha, se lá está deve ser por algum motivo....

 

Abraços

 

Dom

Posted Image
Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Este tópico tem mais de 6 meses de antiguidade... Se fizer sentido, por favor considere criar um novo tópico em vez de reactivar este. Obrigado!

Join the conversation

You can post now and register later. If you have an account, sign in now to post with your account.

Visitante
Responder a este tópico

×   Colaste conteúdo com formatação.   Remover formatação

  Only 75 emoji are allowed.

×   Your link has been automatically embedded.   Display as a link instead

×   Your previous content has been restored.   Clear editor

×   You cannot paste images directly. Upload or insert images from URL.