O guri cresceu - o nosso primeiro 600l


ReisJ

Recommended Posts

Finalmente consegui ter tempo para partilhar algumas fotos do primeiro aquário de 600l cá de casa. Foi comprado em segunda mão para alojar seis discos juvenis, cinco dos quais filhos de selvagem Royal Jaraqui x Cuipera F1, nascidos em Julho, penso.

O fundo é em areia de filtro de piscina, nas áreas laterais levou aquabasis e tem diversas espécies de echinodorus, sendo que a maior parte são rebentos já nascidos cá em casa.

A iluminação é a original deste aquabasis com duas t5. Quando me recuperar da compra do aqua e do fluval fx6, terei que pensar em baixar a conta da luz com leds.

Para já apenas tem os discus, planorbis e helenas. O plano de transferir as corydora sterbai também foi alterado quando elas desataram a fazer posturas. Quando se mudarem já não devem ser 5 mas espero que umas 15. Como os discus gostam de caviar, pelo que elas ficaram, para já, no aqua antigo, a proliferar alegremente.

Os troncos são de videira, low cost. Turfa e algumas plantas flutuantes a pensar nuns mesonautas que quero juntar à festa, assim como uns laetacara.

Ainda não me decidi a resolver duas questões simples: suspender na parede a parte elétrica e o fundo para o aquário. Tenho posto fundos negros mas às vezes tiro depois... neste caso ainda nem tentei. Gosto da cor que a turfa dá à água... mas o fundo ajudava a disfarçar tubagens e cabos... Com paciência há de melhorar.

 

http://s1053.photobucket.com/user/ReisJo/media/Mobile%20Uploads/20160214_210802_zpsxhywh2hw.jpg.html?sort=3&o=0

 

http://s1053.photobucket.com/user/ReisJo/media/Mobile%20Uploads/20160214_210415_zpso0ifxh9z.jpg.html?sort=3&o=1

 

http://s1053.photobucket.com/user/ReisJo/media/Mobile%20Uploads/20160214_210330_zpsqqjzm8m6.jpg.html?sort=3&o=2

Editado por ReisJ
  • Votar + 1
Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Piraya, obrigada! :)

Queria manter o aquário simples. Gosto de ter plantas, mesmo que "adulterem" o biótopo, porque entendo que me ajudam a manter os nitratos baixos. Apesar das TPAs, com o que estes meninos comem, toda a ajuda é bem vinda. E como quero ter as laetacara, era melhor para elas também.

Os discus estão comigo desde agosto, são de uma criação de um membro do fórum, têm sido sempre saudáveis. Tenho um mais pequeno e mais velho, e que foi o primeiro disco que tive, também criado por um outro membro do fórum. Eram 3 mas nas férias... :whocares:

Espero que corra tudo bem, são animais fantásticos.

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Fala nos um bocado do aquario mais detalhadamente filtros, iluminação, etc....

 

Gosto mt de discus, sao peixes fantásticos. Tem uma força!!! Mas ao mesmo tempo muito sensíveis.

 

Na minha opinião a melhor maneira de os ter é sem substrato, areia, etc. Fica mais facil de conseguir ter um aquário smp limpo e uma boa qualidade de agua.

 

Mas sem duvida alguma que a outra é como tens, uma areia uns troncos e umas plantas para consumirem alguma coisa.

 

No passado um dos meus erros foi tentar ter discus e um aquário densamente plantado que o que não correu muito bem por vários motivos, como por exemplo tinha sump, pouca luz, fertilizava. Não tinha um ecossistema mt equilibrado. Mas o balanço final foi positivo, entre uns 12 a 13 que tive só perdi uns 3 e mudei de casa entre esse tempo todo.

 

Os teus são mesmo mt loucos! digo isto porque eu tive selvagens e nota-se os genes ;)

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Quanto à iluminação não consigo dizer muito porque as lâmpadas t5 que tem são as que trazia, nem sei quantos watts têm. Sei que já deveria saber mas a minha preocupação era que não fosse demasiado intensa e incomodasse os bichos. As plantas crescem devagar mas não tenho algas. O aquário está na sala, apenas apanha luz natural indireta. Os discus por volta das 10 da manhã acordam com luz do dia, difusa, e só ligo as luzes durante 6 horas, com temporizador.

O filtro é um fluval fx6, novo, com cerâmicas porosas e turfa. Não é silencioso tipo o jbl701e que temos noutro aquário mas o caudal também é diferente.O aquário foi ciclado usando cerâmicas que sairam de um eheim do aquário ondes os discus estiveram 4 meses e amonia.

Não faço fertilização nem tenho CO2.

Aspiro o fundo pelo menos uma vez por semana, mais se estiver sujo, e as Tpa agora são só com 180l, o que será uns 30% e semanais. Uso o seachem prime e água da torneira tratada misturada com água de osmose.

Dou um pouco de granulado de manhã, que eles desprezam, e papa caseira à noite. Artemia uma vez ou duas por semana.

O ph está a 6,9/6,8 e tds 240 ppm.

Nunca tive sump, e só me atreveria com apoio de quem soibesse, mas para muitas situações, pelo que já li, parece-me uma solução de filtragem muito interessante, pelo volume extra de água, pela oxigenação, porque pode servir de refúgio e para ter plantinhas depuradoras.

Outro filtro, embora feioso, que me dá vontade de experimentar, é o Hamburger Matten Filter.

A verdade é que estou com um ataque de aquarofilite aguda e se pudesse forrava as paredes com baterias de aquarios para experimentar estas soluções, outras, e outras tantas espécies...😊

Editado por ReisJ
Link to comment
Partilhar nas redes sociais

  • 5 meses depois...

Já passou meio ano desde que montamos "o guri cresceu". Tem sido um aquário feliz, as únicas baixas foram um casal de rams eletric blue, com pouco mais de um ano cá em casa, e alguns cardinais.

A fauna foi-se completando com sterbai já nascidas cá em casa, umas adolphoi, muito esperadas, dois ancistrus, os mesonauta insignis (que andam no namoro) e, muito recentemente, 4 Crenicara punctulata que me deliciam... e 4 ramirezi wild. Nadam aqui também 13 tetra foguinho e meia duzia de rasboras arlequim, de outro continente mas de águas moles e ácidas também. Tive de passar os laetacara para um aquário só deles para criarem a filharada sossegados. Os discus têm crescido sem grandes sustos, tive que fazer desparasitação externa uma vez mas de resto tem sido só comidinha.

Ainda não me decidi a pôr o fundo mas a fauna parece não se importar demasiado...

Aqui fica um vídeo.

http://i610.photobucket.com/albums/tt187/ReisJ/Mobile%20Uploads/th_20160808_234940_zps5wakdf4q.mp4

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Muito agradável. Quem me dera ter condições para um 600L! Talvez um dia :)

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

José, tentei fazer upload para o youtube.

Espero que agora funcione melhor.

 

https://youtu.be/xFgrqsxDLBw

 

Gonçalo, estive a espreitar o seu "Dias contados". Está muito bonito, bela flora, e parece ter bem mais de 1m, pelo layout."O guri cresceu" foi uma loucura minha qur o meu marido apoiou, mas não estou arrependida. Na altura estava a um preço muito bom e nós temos uma parte da casa em res do chão. Só agora arranjei forma de conseguir fazer as tpas semanais com conforto e sozinha. Um volume de água tão grande põe os seus problemas, mas dá mais liberdade na escolha da fauna. Mas continuo a gostar muito dos aquas de 1,20m.

Cumprimentos,

Joana

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

O seu não, o teu. Aqui não há senhores nem senhoras como uma vez me disse um membro do fórum. :)

 

Obrigado Joana, só tem 1 metro. O meu irmão já teve um cubo de 100x100x100 ou seja 1 tonelada de água :) e sim com essa litragem se não se fazer tpa's de maneira automática torna-se bem chato.

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Gonçalo, um cubo de 1000l deve ser um espectáculo!

Eu não tenho tpa automática mas a coisa melhorou quando em vez de acartar as selhas de vindima de 70l onde preparo a água, comprei uma bomba submersível para águas limpas por 31 €. Uns metros de mangueira da cozinha ao aquário e ficou resolvido. Uma vez por semana ponho a cozinha mais ou menos em estado de sítio mas apenas por umas horas (comprei a osmose com motor, também em segunda mão). A água que sai dos aquários sai com bomba de elevação dos chineses por outra mangueira e rega duas árvores.

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Este tópico tem mais de 6 meses de antiguidade... Se fizer sentido, por favor considere criar um novo tópico em vez de reactivar este. Obrigado!

Join the conversation

You can post now and register later. If you have an account, sign in now to post with your account.

Visitante
Responder a este tópico

×   Colaste conteúdo com formatação.   Remover formatação

  Only 75 emoji are allowed.

×   Your link has been automatically embedded.   Display as a link instead

×   Your previous content has been restored.   Clear editor

×   You cannot paste images directly. Upload or insert images from URL.