Novo Projecto Ciano Emotions 80 ou Juwel Rekord 800. Update para C120xA50XL40 (240L)


mano666

Recommended Posts

Os 60cm são baseados no Ciano Emotions 100. http://ciano.pt/produto/emotions-100/

Isto porque quero um Aquário com pouca largura, 40cm no máximo, e com alguma altura. É para um corredor e não pode ter mais que 40 cm de Largura.

Se meter 40cm de Altura vou ficar com poucos Litros. 50cm seriam aceitáveis?

Já agora qual a altura ideal da parte mais alta do Aquário? Terei que aumentar a Altura do Móvel se baixar a Altura do Aqua.

 

Primeiro de tudo, deves tentar perceber o que queres fazer no Aqua. Plantas e peixes, só peixes, plantas simples, tapete, digo te isto Pk é daqueles erros que cometemos quando procuramos o primeiro Aquario e não sabemos ainda bem O que queremos fazer com ele e depois de estar feito nada há a volta atrás.

 

Procura por aquários lowtech e hightech, e já agora procura Tb aquários com ciclideos africanos (não sou fã destes últimos, mas há quem goste bastante)

Talvez assim consigas perceber o que queres e depois então decidir a altura. A profundidade não pode passar dos 40cm e a largura dele? Em vez de 1m ser 1,20 por exemplo?

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

 

Vou pedir orçamentos também. Obrigado.

Boas, o Luís Alves é 5*, boa opção.

 

Saudações sportinguistas, lol

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Primeiro de tudo, deves tentar perceber o que queres fazer no Aqua. Plantas e peixes, só peixes, plantas simples, tapete, digo te isto Pk é daqueles erros que cometemos quando procuramos o primeiro Aquario e não sabemos ainda bem O que queremos fazer com ele e depois de estar feito nada há a volta atrás.

 

Procura por aquários lowtech e hightech, e já agora procura Tb aquários com ciclideos africanos (não sou fã destes últimos, mas há quem goste bastante)

Talvez assim consigas perceber o que queres e depois então decidir a altura. A profundidade não pode passar dos 40cm e a largura dele? Em vez de 1m ser 1,20 por exemplo?

 

Não será o primeiro Aquário, mas quase. Tenho um de 20l, mas já deu para aprender muito.

Inicialmente pensei em fazer um Plantado, mas acho que ainda tenho pouca experiência para isso. E se calhar vou só para os Peixes e se tudo correr lindamente avançaria para as Plantas, se for possível.

Vou ver se consigo ir até os 120cm.

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

 

Não será o primeiro Aquário, mas quase. Tenho um de 20l, mas já deu para aprender muito.

Inicialmente pensei em fazer um Plantado, mas acho que ainda tenho pouca experiência para isso. E se calhar vou só para os Peixes e se tudo correr lindamente avançaria para as Plantas, se for possível.

Vou ver se consigo ir até os 120cm.

Então se mais tarde pensas em por plantas, diminui a altura, 45cm diria te que seria o máximo, se conseguires esticar para 1,20m, eu faria 120cmX40cmX40cm, na minha modesta e vale o que vale opinião fica uma medida equilibrada e já tens 192L de água para brincares :)

  • Votar + 1
Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Em principio irei então para essa Medida 120x40x40. E já agora que altura deverá ter o Móvel? A que altura aconselham a ter o Topo do Aquário?

É mesmo uma questão de gosto pessoal, mas para teres uma ideia, o ideal seria quando metes o braço dentro do Aqua, o tipo do vidro não ultrapassar a axila, não sei se me diz entender? Basicamente a altura seria (Movel+Aqua) do chão até ao teu ombro.

  • Votar + 1
Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Obrigado pela dica. Será +-130cm até à axila.

Por isso será:

 

Aquário: 120x40x40

Móvel: 120x40x90

Agora faz um apanhado de filtros e iluminação para isso, em relação ao filtro só consigo recomendar eheim, nunca tive outra marca, e eheim nunca me desiludiu, iluminação aí é mais complicado, eu mandei vir a minha calha da China e estou super satisfeito, e paguei menos de metade se tivesse comprado cá. Mas há muitas opções

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Sim, vou começar a pensar nisso.

Na Loja que tiver um orçamento que me satisfaça vou tentar comprar o resto dos acessórios, se o preço for aceitável.

Eu trabalho com fornecedores de Calhas LED, etc. Pode ser que consiga um bom negocio.

 

Aproveito para deixar o Beta que me ofereceram na semana passada.

 

20160225_222804_1.jpg

Editado por mano666
Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Boas

Eu tenho dois Eheim e não tenho nada a apontar mas recentemente comprei um JBL e1501 e estou muito satisfeito . Acho que a relação preço qualidade é excelente.

 

Cumps

Editado por Filipe Sampaio

large.20180216_220821.jpg

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Aproveito para colocar mais uma duvida. Gosto de recolher algumas Pedras, etc quando vou de Viagem para alguns sítios.

Sei que normalmente se as colocarmos no Aquário alteram os valores, se as Cozermos podemos colocar.

Mas não sei se posso cozinhar este tipo de Pedras. Gostava de as ter no Aquário para me lembra onde estive...

Vou colocar imagens para ver o que acham.

 

 

Pedra Vulcânica dos Açores:
20160226_001248.jpg
20160226_001302.jpg
Pedra de Gruta Vulcânica dos Açores:
20160226_001319.jpg
Coral? De Cuba.
20160226_001331.jpg
20160226_001351.jpg
20160226_001926.jpg
Tenho outras que colocarei depois.

 

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Tal e qual como disse o Filipe, corais é que não, de qualquer modo as unicas pedras que não convém são as calcárias, alteram bastante o pH. Mas na natureza consegues encontrar bem bonitas e no caso de dúvida podes sempre fazer o teste com vinagre. Convém sempre ferve-las, mesmo as vulcânicas, não tem problema nenhum.

 

Saudações sportinguistas, lol

  • Votar + 2
Link to comment
Partilhar nas redes sociais

A verdade é que os Corais também não encaixavam minimamente no tipo de Fauna que vou colocar.

Pode ser que no Futuro ainda vão para um de Agua Salgada.

 

Deixo mais 2 Corydoras e 1 Tetra Neon, brevemente farei um Tópico do meu de 20l. É fraquito e pouco natural,muita decoração falsa, mas foi uma boa Escola.

 

20160204_214305.jpg

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

  • 2 semanas depois...

Update:

 

Aquário C120xA50xL40 Extra Claro 10mm sem tampas encomendado na Loja Hora de Roer em Matosinhos. Foi a Loja que em termos de Qualidade/Preço me deu mais confiança e atenção.

 

O Móvel será feito numa Loja de Móveis de confiança em Contraplacado Marítimo e terá as Medidas de C120xA95xL40.

 

Agora é pensar no Filtro, Termostato, substracto, etc. Na Loja aconselharam-me o Eheim 250 e o Termostato Eheim 150W. O que acham?

 

O Substracto gostava de areia Branca e algo fertil, escuro, para as Plantas. O Layout deverá tapar o mínimo possível a parede, já que tenho um Vinil por trás que queria que ficasse visível. Gosto muito de um Layout que vi que na parte do meio tem areia branca e dos lados o Fertil com as Plantas e algumas Pedras.

Estou aberto a sugestões.

 

Deixo mais duas Fotos da minha Fauna do 20L.

 

12809594_1147413171970260_28229224765702

 

12803187_1147421645302746_84861695314481

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Boas,

 

Então para o que tu queres vais precisar substrato fertil, um substrato inerte para colocar por cima e depois a areia.

Tens as mais variadas marcas a preços muito diferentes, tudo depende do que queres gastar, como fertil só posso aconselhar as que já experimentei ADA e Tropica, mas Tb da JBL e Equo, já ouvi falar bem de ambas, existem mais mas estas são as que mais facilmente encontro à venda nas lojas. Para inerte diria novamente ADA, Tropica e H.E.L.P. Esta última talvez a mais barata das 3 e Tb boa. Quanto a areia, encontras em qualquer loja de materiais de construção, essa branca nunca usei, prefiro mais areia de rio, dá um ar mais natural e não se nota tanto a sujidade como na branca.

  • Votar + 1
Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Obrigado Francis, vou investigar esses Substratos e ver o que se pode adequar melhor ao que pretendo.

Eu tenho um Rio aqui ao lado mas a Areia é muito grossa e penso que não ficaria muito bem. Mas ainda vou dar uma vista de olhos a ver como é.

 

E em relação ao Filtro e Aquecedor da Eheim? Sei que gostas da Marca, e os modelos serão os suficientes? Filtro 250 e Aquecedor 150W.

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Boas

Tanto um como outro me parece pouco para 240 litros de água.

O meu tem 200 e optei por um JBL e1501 o termo é um JBL ProTemp s300 ( era para ter sido um Eheim mas são muito grandes e não gostei de ver então troquei)

Para já estou a gostar bastante do desempenho dos dois.

 

Cumps

large.20180216_220821.jpg

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Obrigado Francis, vou investigar esses Substratos e ver o que se pode adequar melhor ao que pretendo.

Eu tenho um Rio aqui ao lado mas a Areia é muito grossa e penso que não ficaria muito bem. Mas ainda vou dar uma vista de olhos a ver como é.

 

E em relação ao Filtro e Aquecedor da Eheim? Sei que gostas da Marca, e os modelos serão os suficientes? Filtro 250 e Aquecedor 150W.

Eu se tivesse de escolher um filtro neste momento para um Aqua com essa litragem e tivesse euros disponíveis :)

Ia para um termofiltro da eheim um 350t por exemplo, a meu ver quanto menos coisas conseguir ter dentro do aquário melhor, basta veres o layout que escolheste e imaginar cheio de coisas lá dentro, termo, tubos verdes/pretos :/ esteticamente fica muito desagradável.

Sem duvida que um termofiltro com uns lilypipes, torna logo o Aqua muito mais agradável.

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Isso era o ideal. Mas custa uma pipa de massa. Acho que não estou preparado para gastar tanto num Filtro e Termostato.

Já agora têm algum Site onde os preços costumam ser bons? Esse na Aquaristik está a um excelente preço. Quase ao preço do 250T. http://www.aquaristikshop.com/aquaristic/EHEIM-Thermo-Filter-professionel-3-350T-2173/217302/

 

Mas mesmo 268€ estão fora do meu orçamento. É possível, mas já teria a sair bastante do meu Orçamento. Contava gastar nos dois perto dos 150€.

Os LilyPipes já tinha pensado neles, mas ia esperar para ver que tipo de tubagem traz o Filtro para ver se servia pelo menos durante uns tempos.

 

Agora estou a ver que aconselham sempre um Filtro e Termostato sobre dimensionado. As características dos Fabricantes são optimistas?

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Boas

Por esse valor tens o JBL e1501 por 154€ na ecoarium e o termo não chega aos 30€.

O filtro deve sempre ser subredimensionado porque os valores anunciados pelos fabricantes são com o filtro vazio logo quando colocas as materias ele perde algum caudal.

O termo deves considerar um Watt por litro.

 

Os tubos do Jbl são pretos se tiveres o fundo da mesma cor ficam muito discretos.

 

Cumps

large.20180216_220821.jpg

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Boas

Por esse valor tens o JBL e1501 por 154 na ecoarium e o termo não chega aos 30.

O filtro deve sempre ser subredimensionado porque os valores anunciados pelos fabricantes são com o filtro vazio logo quando colocas as materias ele perde algum caudal.

O termo deves considerar um Watt por litro.

 

Os tubos do Jbl são pretos se tiveres o fundo da mesma cor ficam muito discretos.

 

Cumps

Tens esta opção do Filipe também, e quanto aos lilypippes, posso dizer que comprando no ebay ficam te por 20 euros no máximo o conjunto e em nada ficam atrás de uns de marca, aliás os que tenho, esteticamente são excelentes, boa qualidade do vídro e funcionam (isto Pk há uns que falsificador e não espalham a água como seria suposto)

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Este tópico tem mais de 6 meses de antiguidade... Se fizer sentido, por favor considere criar um novo tópico em vez de reactivar este. Obrigado!

Join the conversation

You can post now and register later. If you have an account, sign in now to post with your account.

Visitante
Responder a este tópico

×   Colaste conteúdo com formatação.   Remover formatação

  Only 75 emoji are allowed.

×   Your link has been automatically embedded.   Display as a link instead

×   Your previous content has been restored.   Clear editor

×   You cannot paste images directly. Upload or insert images from URL.