Ricardo Araújo Publicado Junho 7, 2015 Share Publicado Junho 7, 2015 (editado) Olá, Tenho uma bancada onde quero fazer um aquário e ainda estou em fase de planeamento (ainda nó existem mesmo a bancada) Como podem ver na imagem, a bancada tem 39 cm de largura e a parte disponível para o aquário tem 120cm de comprimento. Vou meter o filtro na porta em baixo do lado direito, furar a bancada desse lado para passarem os tubos e fazer uma caixa para tapar os tubos e fios. Esta caixa terá 10cm, sobrando assim 110 cm de comprimento para o aquário. Hardscape: O que tenho pensado são ramos/raizes e pedras vulcânicas mais concentrados no canto direito (do lado dos tubos) e ficar mais desimpedido para o lado de cá para se ver dum lado para o outro. Plantas: Também maiores e com mais densidade do lado direito e plantas pequenas do lado esquerdo. Substrado: Branco ou castanho claro Primeiras dúvidas: Iluminação: Calha suspensa do tecto ou calha com suportes nas 2 pontas? Onde comprar? Altura: Vou fazer o aquário por medida e ainda não sei bem qual a altura dele. Muito baixo parece um terrário e muito alto parece uma parede Tampa: Eu gosto dos aquários sem tampa e com paus ou/e plantas a sair para fora de água. Mas os peixes não tendem a saltar para fora? Desde já obrigado pelas ajudas! Assim que tenha novidades eu actualizo. Editado Julho 16, 2015 por Ricardo Araújo Citar Link to comment Partilhar nas redes sociais More sharing options...
jadoma1975 Publicado: Junho 8, 2015 Share Publicado: Junho 8, 2015 Força nisso. cá esperamos os updates com fotos da evolução. abraço Citar Link to comment Partilhar nas redes sociais More sharing options...
Rodrigo Isaac Publicado: Junho 8, 2015 Share Publicado: Junho 8, 2015 Primeiras dúvidas: Iluminação: Calha suspensa do tecto ou calha com suportes nas 2 pontas? Onde comprar? Altura: Vou fazer o aquário por medida e ainda não sei bem qual a altura dele. Muito baixo parece um terrário e muito alto parece uma parede Tampa: Eu gosto dos aquários sem tampa e com paus ou/e plantas a sair para fora de água. Mas os peixes não tendem a saltar para fora? Desde já obrigado pelas ajudas! Assim que tenha novidades eu actualizo. Boas quanto aos peixes saltarem para fora, depende um pouco das espécies mas muitos peixes tendem a saltar quando algo não está bem. Só sabendo os peixes que pretendes é que podemos saber se é muito provável saltarem ou não. Quanto a calha acho que suspensa no teto ficaria muito bonita, mas primeiro tens de saber que plantas pretendes e depois pode-se avaliar mais ou menos que iluminação precisarás quanto ao sítio onde comprares se quiseres posso enviar MP. 1 Citar River of the Stone Age (acabado) ____________________________________ Link to comment Partilhar nas redes sociais More sharing options...
David EC Costa Publicado: Junho 8, 2015 Share Publicado: Junho 8, 2015 Boas Ricardo Tens aí um projecto interessante. Quanto às tuas dúvidas: Tampa ou não é como o Rodrigo disse,depende um pouco das espécies,eu sempre tive aquários sem tampas e felizmente nunca tive azares,mas quando algo não está bem no aquário ou assustam-se com alguma coisa,o mais certo é eles darem uns saltos e por vezes podem ir parar ao chão. Iluminação:se tens a hipótese de pendurar no tecto,acho que deves fazer isso,porque além de ficar mais estético,podes subir ou descer conforme precisares enquanto que com os apoios laterais,não consegues fazer isso. Altura:Aqui depende um pouco da altura do móvel,mas acho que 50cm para esse comprimento ficaria bem. Espero ter ajudado e espero ver aqui a evolução do projecto. Boa sorte e força nisso. 1 Citar Abraço , David CostaBateria de Invertebrados ( 8 Aquários de Camarões ) Nano Reef ( Salgado ) Link to comment Partilhar nas redes sociais More sharing options...
Ricardo Araújo Publicado: Junho 8, 2015 Autor Share Publicado: Junho 8, 2015 (editado) . Editado Junho 10, 2015 por Ricardo Araújo Citar Link to comment Partilhar nas redes sociais More sharing options...
Ricardo Araújo Publicado: Junho 10, 2015 Autor Share Publicado: Junho 10, 2015 (editado) Obrigado pelas respostas! Os peixes do aquário actual são: 2 cardumes pequenos: 10 green neon tetras e 4 Borboletas Papudas. uns platys Para limpeza tenho uns corydoras e ottociclos mas esses não saltam de certeza É para passar tudo para o aquário novo e pensei em aumentar um pouco os 2 cardumes. Como vou ter mais espaço, quero acrescentar uns peixes um pouco maiores mas ainda não sei quais. Terão que ser peixes que se dêem bem em comunitários e que não gostem de voar. Aceito sugestões! Este é o meu actual aquário (agora tem mais plantas). Vou reutilizar as plantas e as rochas. Talvez use o substrato escuro no canto da parede. A minha ideia para o novo é uma coisa assim: Lado direito: Um tronco com ramificações que se estendem até ao meio; Substrato mais escuro; Plantas mais altas junto das paredes, e plantas médias junto ao tronco; Vinil preto na parte de trás que tem parede e do lado direito para não se verem os tubos. Pedras a separar os substratos (se for necessário arranjo mais iguais às que já tenho). Lado esquerdo: Substrato mais claro; Algumas pedras e plantas rasteiras de modo a que se veja dum lado para o outro do aquário. Quanto à iluminação, acho que vou mesmo optar por uma suspensa do tecto. Agora preciso se saber onde há calhas boas e baratas? Gosto de aquários com muitas plantas mas quero só plantas que requeiram pouca manutenção.Não estou a pensar usar CO2. Obrigado! Quando tiver mais novidades publico aqui. Editado Junho 10, 2015 por Ricardo Araújo 1 Citar Link to comment Partilhar nas redes sociais More sharing options...
Paju Publicado: Junho 10, 2015 Share Publicado: Junho 10, 2015 calhas muito boas as da arcadia led.... minha opinião, agora depende o que considerares barato,para esse comprimento a coisa passa dos 100 1 Citar Link to comment Partilhar nas redes sociais More sharing options...
Ricardo Araújo Publicado: Junho 29, 2015 Autor Share Publicado: Junho 29, 2015 (editado) Agora estou na faze de escolher o equipamento.Vai ser tudo novo porque o aquário actual tem menos de metade do tamanho. Preciso de ajuda para escolher a iluminação. Estou a pensar em Leds. Quais as melhores lojas para comprar iluminação aqui na zona de Lisboa? E na net? Pelo que vejo na net, é mais fácil de arranjar calhas de 100cm do que de 110cm. Se calhar para facilitar faço o aquário com 100cm em vez dos 110cm e deixo mais espaço para os tubos do lado direito e ficando o aquário com cerca de 200 litros brutos. Obrigado! Editado Junho 30, 2015 por Ricardo Araújo Citar Link to comment Partilhar nas redes sociais More sharing options...
Ricardo Araújo Publicado: Julho 3, 2015 Autor Share Publicado: Julho 3, 2015 Pessoal, preciso de ajuda com as luzes!Não sei onde nem o que comprar... Obrigado Citar Link to comment Partilhar nas redes sociais More sharing options...
Def Publicado: Julho 3, 2015 Share Publicado: Julho 3, 2015 Boas ! Vê no olx está lá um anúncio de iluminação led com moonlight com 110 cm ! Cumprs 1 Citar Link to comment Partilhar nas redes sociais More sharing options...
Ricardo Araújo Publicado: Julho 3, 2015 Autor Share Publicado: Julho 3, 2015 (editado) Para facilitar a compra da iluminação, decidi fazer o aquário com 1 metro em vez de 110cm Estou a pensar comprar esta: Odyssea Quad T5HO Series 90/100 39x4 Watts (2X 10.000K + 2X ACTINICAS) É iluminação a mais para um comunitário de 200 litros? Vi também este led LED 0.5W x 66 (6500K Daylight x 66) SMD 5730 c/ Lente 120º Lumens: 2890 Qual será o melhor para mim? Agora liguei para a loja e aconselharam-me esta led Zetlight Lancia ZP4000-1047 Plant Editado Julho 4, 2015 por Ricardo Araújo Citar Link to comment Partilhar nas redes sociais More sharing options...
Ricardo Araújo Publicado: Julho 12, 2015 Autor Share Publicado: Julho 12, 2015 Já comprei o material quase todo: Aquecimento: JBL ProTemp S - 300W Filtro: JBL CristalProfi e901 greenline Iluminação: Zetlight Lancia ZP4000-1047 Plant CO2: WYIN W00-00 DIY CO2 System Generator Agora ando à briga com o substracto Citar Link to comment Partilhar nas redes sociais More sharing options...
alvarenga Publicado: Julho 13, 2015 Share Publicado: Julho 13, 2015 (editado) Vou dar-te 2 conselhos tenta trocar o filtro para o 1501, esse vai dar mais nunca vais poder ter o aquário com muita fauna, dado que ele vai andar na ordem dos 650l/h para 250l de aquário é manifestamnte pouco. A calha de luz, a solução por t5 teria sido melhor, essa nunca vai permitir ter um aquário com plantas medias, mas podes sempre acrescntar uma segunda calha. Essa vai dar cerca de 15l por litro é muito pouco mas se usares plantas de baixa necessidade de luz . Agora o maior pecado é usares Co2 caseiro nessa quantidade de água, simplesmente não vai resultar a médio prazo. Acho melhor nem usar e quando puderes meteres um sistema de Co2 completo. Editado Julho 13, 2015 por alvarenga Citar Lost Horizon - 3 horizontes Montagem de 600litros - 3 horizontes REEF 125 - Deep Blue Horizon Nano REEF 100 - Horizon Blue Dream Link to comment Partilhar nas redes sociais More sharing options...
Ricardo Araújo Publicado: Julho 13, 2015 Autor Share Publicado: Julho 13, 2015 (editado) Obrigado pelas dicas. Entretanto redimensionei o aquário e já mudei o título do post... Terá 60cm de altura, ficará com 10cm em cima sem água para evitar suicídios. Se descontar 5cm de substracto/rochas dá 45 de altura em água. Com vidro de 1cm de espessura fica com 37x103 de interior. Assim: (37x103x45)/1000 = 171,495 litros de água Quanto às plantas, só pretendo meter plantas de baixa/média manutenção e mais do lado direito. Do lado esquerdo meto só umas plantas pequenas para ficar desimpedido e se ver dum lado para o outro do aquário... Quanto à fauna, só vou meter peixes pequenos. Os maiores que pretendo meter são kuhliis. Agora falta saber que substractos comprar. Para o lado esquerdo estou a pensar comprar areia de sílica. Para o lado direito ainda não faço ideia... Editado Julho 16, 2015 por Ricardo Araújo 1 Citar Link to comment Partilhar nas redes sociais More sharing options...
Ricardo Araújo Publicado: Agosto 10, 2015 Autor Share Publicado: Agosto 10, 2015 Olá, Já tenho a bancada onde vai ficar o aquário. O dito cujo é que ainda não. Arranjei estes paus de videira que encaixei uns nos outros e hão de ficar nessa posição. Ainda tenho que os descascar e tratar. Quanto ao substracto: Lado esquerdo: "JBL SANSIBAR WHITE" ou uma areia que menos branca (como a da imagem em baixo). Ainda estou indeciso Lado direito: Estou inclinado para "JBL AQUABASIS PLUS" + "JBL MANADO" do lado direito. Como só vou usar plantas de baixa manutenção, acho que é suficiente. 1 Citar Link to comment Partilhar nas redes sociais More sharing options...
R.F.S.F. Publicado: Agosto 10, 2015 Share Publicado: Agosto 10, 2015 Continua!! Citar FICHAS --> Oto affinis - Pristela - Danio Gigante - Dáfnia Pulex - Tubifex tubifex - Colisa lalia - Oto zebra - Camarão Camaleão - Anentome helena Faz reciclagem, não poluas os rios, não poluas os mares, não poluas a terra. Sê feliz fazendo os outros felizes, não estragues o que não é só teu. Link to comment Partilhar nas redes sociais More sharing options...
Ricardo Araújo Publicado: Agosto 26, 2015 Autor Share Publicado: Agosto 26, 2015 Já encomendei o aquário à vidromoldura. É o terceiro aquário que faço lá mas desta vez será em vidro extra claro (espero que a diferença de preços valha a pena). Vai ter um recorte do lado direito por onde passarão os tubos. A ideia é tentar não deixar visível nada que não seja "natural". Para isso estou a fazer um fundo 3D em esferovite que irei tentar que fique o mais parecido possível com as rochas vulcânicas. Se correr bem depois faço um post no DIY Se correr mal, meto vinil preto naquelas 2 faces Os paus de parreira têm estado submersos com um peso em cima. Troco a água mais ou menos de 2 em 2 dias com água a escaldar (das primeiras vezes com sal) Já quase não flutuam e a água está cada vez mais limpa. Entretanto já escolhi algumas plantas (ainda não é nada definitivo e aceito sugestões): sagittaria subulata anubias nana anubias nana petite hygrophila rosae australis hygrophila stricta hygrophila polysperma hygrophila guanensis cryptocoryne wendtii green juncus repens glossostigma elatinoides myriophyllum sp. red ludwigia palustris echinodorus quadricostatus staurogyne repens Citar Link to comment Partilhar nas redes sociais More sharing options...
AndrePeixoto Publicado: Agosto 26, 2015 Share Publicado: Agosto 26, 2015 Vais fazer entrada e saída de água pelo mesmo canto ? E onde vais ter mais vegetação? Tem atenção no fim de cheio de tens zonas mortas de rotação fluvial e se não tens demasiada corrente em cima de algumas plantas que podem não gostar disso. Citar Link to comment Partilhar nas redes sociais More sharing options...
JoCa_tm Publicado: Agosto 26, 2015 Share Publicado: Agosto 26, 2015 Boas, Parece que tens um projeto bem pensado, no entanto há um pormenor que não me convence... O recorte no vidro... Acho que te vai limitar bastante na posição dos tubos (inflow, outflow, termostato, CO2, tudo no mesmo sítio?) e no limite da água. De resto, nada a apontar. Bom projeto! Citar ________________JoCa Em busca de ideias para novos projetos... Link to comment Partilhar nas redes sociais More sharing options...
Inácio Sanches Publicado: Agosto 26, 2015 Share Publicado: Agosto 26, 2015 Concordo completamente Citar Link to comment Partilhar nas redes sociais More sharing options...
Ricardo Araújo Publicado: Agosto 26, 2015 Autor Share Publicado: Agosto 26, 2015 Vais fazer entrada e saída de água pelo mesmo canto ? E onde vais ter mais vegetação? Tem atenção no fim de cheio de tens zonas mortas de rotação fluvial e se não tens demasiada corrente em cima de algumas plantas que podem não gostar disso. Boas, Parece que tens um projeto bem pensado, no entanto há um pormenor que não me convence... O recorte no vidro... Acho que te vai limitar bastante na posição dos tubos (inflow, outflow, termostato, CO2, tudo no mesmo sítio?) e no limite da água. De resto, nada a apontar. Bom projeto! Concordo completamente Obrigado pelas respostas! O corte é para os tubos entrarem no aquário. Depois passo os tubos entre o esferovite e o vidro e faço buracos para a água passar. Inflow do lado direito com flauta e o outflow no fundo. Quanto ao CO2 vou meter um reactor e entra logo no inflow. Assim já vos parece melhor? Citar Link to comment Partilhar nas redes sociais More sharing options...
JoCa_tm Publicado: Agosto 26, 2015 Share Publicado: Agosto 26, 2015 (editado) Bom, o projeto é teu e tens que estar confortável com as escolhas que fazes. No entanto, discutindo ideias podemos chegar a algumas coisas que podem estar a passar ao lado. Por exemplo, o aquário é em vidro extra claro, e pelo que tenho lido é mais propenso a riscos (ou pelo menos notam-se mais). Sem esse recorte podias facilmente virá-lo. Amanhã queres mudar o aquário para outro sítio, ou simplesmente mudar o layout e ficas sempre condicionado. Se tens a certeza que não te vais arrepender no futuro de um pequeno corte no vidro, tudo bem. Outra coisa que me esquecia de dizer... Tenho um e901 num aqua de 125l com 80cm de comprimento e a circulação não é nada de especial. Para esse aquário se calhar pode ficar curto. Editado Agosto 26, 2015 por JoCa_tm Citar ________________JoCa Em busca de ideias para novos projetos... Link to comment Partilhar nas redes sociais More sharing options...
Inácio Sanches Publicado: Agosto 26, 2015 Share Publicado: Agosto 26, 2015 E esse desenho da circulação é todo bonito no papel mas vais ver que na realidade é diferente e caso queiras alterar ficas sempre com esse recorte esquisito. Imagina que mais tarde queres uns lily pipes! Ou até que queres vender o aquário. Citar Link to comment Partilhar nas redes sociais More sharing options...
Ricardo Araújo Publicado: Setembro 19, 2015 Autor Share Publicado: Setembro 19, 2015 Já cá está o aquário :D Com caixa lateral Sem a caixa Próximo passo é pintar a esferovite com cimento impermeável e pigmentos cor de tijolo. A ideia é que fique com uma cor parecida com as rochas vulcânicas que vou usar. Citar Link to comment Partilhar nas redes sociais More sharing options...
AndrePeixoto Publicado: Setembro 19, 2015 Share Publicado: Setembro 19, 2015 Atenção à tinta que vais usar Citar Link to comment Partilhar nas redes sociais More sharing options...
Recommended Posts