Projecto de aquário de camarões (já com fotos)


Recommended Posts

Boas,

 

Estou a começar o meu primeiro projecto de aquário.

Tenho lido aqui o forum mas pode-me ter escapado alguma coisa.

 

Seguem todos os dados de que disponho para já e espero obter opiniões/dicas/sugestões para não cometer erros.

 

O aquário terá as seguintes medidas:

Largura: 33 cm

Profundidade: 38 cm *** (Alterado) ***

Altura: 26 cm *** (Alterado) ***

(Fica dentro de uma estante e tapado dos lados, por cima e por baixo)

 

Projecto (Visto de cima)

http://db.tt/aGLOMM9n

1 - Filtro

2 - Aquecedor

3 - Rocha vulcânica

4 - Bola de musgo

5 - Plantas da altura da água (para tapar o aquecedor e o filtro)

6 - Outra planta

7 - Planta rasteira

 

Caso alguma coisa não seja a mais correcta por favor digam.

 

Equipamento:

Filtro interno: AQUAPRO M200

Aquecedor: EHEIM JAGER AQUECEDOR DE PRECISAO 50W

Iluminação: leds no IKEA. *** (Alterado) ***

 

Decoração:

Pedras: Pedra vulcânica a formar uma pequena gruta (para os camarões se esconderem).

Plantas e musgo: Ainda não escolhi mas quero umas resistentes.

Substrato: no cimo FLUVAL STRATUM SHRIMP (2Kg) e na base Areia colorida negra (1Kg) *** (Alterado) ***

 

Bicharada:

Camarões: Red cherry (por serem os mais resistentes) - Não sei quantos camarões hei de pôr num aquário destas dimensões. Pensei em 10.

Caracois: 2 Neritinas ou 2 Clython sp. *** (Alterado) ***

Peixes: Há peixes suficientemente pequenos e pacíficos para não comerem os camarões recém nascidos?

 

Testes:

Kit de testes 5 em 1 AQUILIM

 

Alimentação:

Sera Shrimps Natural

 

 

Agradeço desde já a ajuda, como já disse sou novo nisto e não quero comprar material que não seja o mais apropriado para os bichos.

 

 

Prometo tirar fotos de todos os passos e ir completando o post sempre que tiver mais informação.

Editado por Ricardo Araújo
assinatura2t.jpg
Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Boa tarde, e boa sorte para essa aventura :D

 

Com essas medidas tens uma litragem bruta a rondar os 30 Lts o que não é mau ainda por cima sendo para camarões é aceitável :)

 

Dentro dos camarões os Red Cherries são bons para quem está a começar e tanto podes colocar 10 como 20 vai sempre depender do que pretenderes para o aquário e da velocidade com que queiras ver a colónia a crescer :)

 

Peixes com camarões não é boa ideia mas num aquário desse tamanho estando bem maturado e caso surjam algas moles podes colocar uns Ottocinclus. (Que deverás sempre em todo o caso alimentar posteriormente com comida adequada pois ainda que comam algas nem sempre é suficiente)

 

Os caracóis que pretendes colocar são bonitos mas reproduzem-se bestante sem falar que embora de início coloques dois de cores diferentes a médio prazo eles irão reproduzir-se muito rapidamente e dar origem a caracóis acastanhados por isso a melhor alternativa será colocares dois da mesma cor ou outro tipo de caracóis caso não queiras que se reproduzam. Nesse sentido tens sempre as Neritinas e os Clython sp. como boas alternativas

 

A comida é adequada mas entretanto caso tenhas possibilidade adquire outras variedades de alimento que os camarões agradecem e podes sempre dar-lhes alguns tipos de legumes que encontras sugestões pelo forum.

 

Se o teu objectivo for ter um aquário plantado um substrato fertil dará sempre jeito no entanto se apenas pretenderes plantas de baixa manutenção podes sempre usar um substrato inerte que podes arranjar mais barato.

 

Quanto às plantas, musgos, fetos de java, anubias, cryptos,... serão boas opções em termos de plantas pouco exigentes e darão para tapar os elementos como filtro e termostato :)

 

Quanto ao filtro podes usar um filtro interno ou um de cascata que em princípio seria melhor tens no entanto de ter em atenção que deves colocar na entrada do filtro algo que tenha como finalidade impedir as futuras crias de serem sugadas como é o caso de uma meia de vidro das de senhora que nunca tenha sido usada.

 

Espero ter ajudado :)

 

Cumprimentos

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Obrigado pelas dicas pp44,

 

Vou então meter uns 12 camarões de inicio e depois logo vejo se acrescento peixe.

 

Quanto aos caracóis vou então trocar por 2 da mesma cor ou por 2 Neritinas.

 

Essas plantas que referes não requerem substrato fértil?

 

Escolhi o filtro interno porque o aquário é feito à medida para a estante e fica à face dos 2 lados. E assim fica mal um filtro de cascata ali pendurado... No filtro interno também devo meter a meia ou isso era só para o de cascata? Não sei como é a entrada de água dele...

 

Muito obrigado

assinatura2t.jpg
Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Apenas as cryptos podem necessitar de substrato fertil mas não tenho a certeza

 

Quanto à meia sim vais ter de colocar no filtro interno pois o filtro terá sempre entradas de água que depois passa pela filtragem mecânica e biológica e posteriormente retorna ao aquário em si, se não colocares meia as crias de camarões como são muito pequenas serão sugadas :)

 

Cumps

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Já escolhi a iluminação.

Vou comprar uns leds no IKEA. São fininhos e assim posso fazer o aquário com mais um pouco de altura :)

 

Está tudo escolhido.

Quando começar a chegar o material tiro fotos e vou postanto,

 

Obrigado pelas dicas

assinatura2t.jpg
Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Primeiras fotos!!

 

Já trouxe a pedra vulcânica, montei os leds do IKEA e aproveitei para comprar lá uma planta aquática.

Não sei o nome da planta mas li algures no forum que isto se aguentavam bem e lá são mais baratas...

A pedra já esteve noutro aquário mas eu voltei a fervê-la bem.

 

LEDS já montados na estante:

http://db.tt/oC9cSd2H

 

E dá para escolher a cor da luz (branca, azul, amarela, vermelha, verde)

http://db.tt/cBJvae0B

 

 

Planta do IKEA.

http://db.tt/FUw6OS0p

Alguém me sabe dizer o nome disto e se é boa para o aquário?

 

 

 

Assim que chegue mais material eu meto mais fotos!

Editado por Ricardo Araújo
assinatura2t.jpg
Link to comment
Partilhar nas redes sociais

  • 3 semanas depois...

Chegou o mais importante, o aquário. :)

Foi feito na Vidromoldura (24 euros) e parece perfeito.

 

Visto de frente

http://db.tt/pzLgWUOs

 

Por trás

http://db.tt/eZiY3cO1

 

Vou limpá-lo e enche-lo para ver se vaza.

 

Para a semana chegam o filtro, aquecedor, substracto e plantas (tudo da PET4YOU ).

assinatura2t.jpg
Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Boas Ricardo, o teu projecto promete, essa calha de leds fiquei a olhar para ela, apesar de só ter 2700K, para plantas menos exigentes deve ser o suficiente, mas espera por opiniões de mais entendidos.

Tenho um pequeno comunitário com Red Cherry misturados com corydoras, Neons, Peixe Lápis, Otocinclus, narizes bêbados e uma ampulária dourada, já tenho criação, julgo que uma ou outra cria acaba por não escapar, mas como tenho bastantes refúgios andam por lá uns valentes, de resto não vejo qualquer ataque aos Reds destes peixes, mas mais uma vez ouve outras opiniões!

Outro aspecto, é para uma estante de cama certo? Atenção ao sono precioso, sabias que o facto de dormir por exemplo com alguém que ressone encurta o tempo de vida? Fará com maquinaria a trabalhar !!! biggrin.gif' alt=':biggrin:'>

Ficamos á espera dessas novidades!!

 

cumps

 

Paulo

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Boas Simon,

 

Eu pensei meter só meia dúzia de neons para não ficar tão vazio no cimo e um caracol ou 2 para tratarem da limpeza :D.

 

Quanto ao barulho, no site dizia que o filtro é silencioso. Quando ele chegar eu logo vejo quão silencioso ele é :)

 

A luz penso que seja suficientemente forte...

 

Aí está ele iluminado, com e a planta do ikea e com a rocha:

Clica aqui

 

Quando chegar o resto material eu dou novidades

 

cumps

Ricardo

assinatura2t.jpg
Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Chegou de manhã a tralha quase toda.

 

Não sei se tenho que dar algum tratamento à areia negra ou se a meto logo lá para dentro.

 

Pus este tópico a perguntar isso:

http://www.aquariofilia.net/forum/index.php?showtopic=198821

 

Logo depois de montar o que já tenho tiro fotos e ponho aqui

assinatura2t.jpg
Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Aí está ele (a planta do IKEA morreu)

 

 

FOTOS:

 

Só com o substrato e a rocha

 

Antes de meter as plantas

 

 

2 horas depois de colocar a água:

Visto de frente

Visto de trás

 

5 horas depois:

Visto de Frente

Visto por Trás

 

13 horas depois:

Visto de frente

Visto de trás

 

Hoje devem chegar 3 bolas de musgo (Cladophora Aegogrophila). Depois tiro mais fotos.

 

Entretanto dou uso aos testes da água e meto aqui os resultados.

Quando estiver tudo bem vejo dos camarões :)

 

Simon, o filtro nem se ouve :ph34r:

Editado por Ricardo Araújo
assinatura2t.jpg
Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Já tenho as 3 Bolas de musgo novas (Cladophora Aegagropila)

 

Fotos:

Parte de trás

 

FLORA:

Cladophora Aegagropila (bola de musgo)

Cambomba Caroliniana

Limnophila Heterophylla

Vesicularia Dubyana (musgo de java) - Está um pouco castanho, não sei se sobrevive.

Planta do ikea - Estava a morrer e eu cortei umas partes saudáveis. Pode ser que pegue de estaca...

 

Tenho cá um ocupa. É um caracol ou búzio mas é tão pequeno que não dá para ver o que é e fica desfocado nas fotos, Deve ter vindo com alguma planta.

 

Os primeiros camarões chegam amanhã 12 adultos e 2 juvenis.

Amanhã meto as fotos

assinatura2t.jpg
Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Ja vi um sistema desses assim numa estante ikea não sei onde..lolol :naughty:!!

O projecto está a ganhar forma.

 

Então e o aquário não tem de ciclar? 4 dias chega? :blink:

 

Comprar camarões adultos porquê? Ficavas mais bem servido com pequenos.

 

PS: Coloca as fotos e não links.. fica o tópico mais interessante.

 

Boa sorte com o projecto.

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Boas!

 

Fábio, os camarões comprei aqui a um membro do forum. São adultos e juvenis e ficou bem mais barato do que numa loja :)

Porque dizes que ficava melhor servido com pequenos?

 

E sim, devia ter ciclado a água durante mais tempo mas estava desejoso de popular o aquário... E parece que me estou a dar bem porque comprei 24 camarões e só tive uma morte. Os outros andam ali bem activos.

 

 

Andam agora a mudar o exoesqueleto. Nos últimos 3 ou 4 dias têm aparecido muitos no fundo. Eu tirei alguns e deixei outros, uma vez que li algures que eles comem os exoesqueletos e que estes são uma boa fonte de cálcio.

 

Seguem então as fotos da bicharada:

 

Parte da frente

20120621192407.jpg

 

Parte de trás

20120621191625.jpg

 

 

Mais fotos da bicharada:

20120621192440.jpg

 

20120618212953.jpg

 

20120618210856.jpg

 

20120618193751.jpg

 

 

Tenho cá 3 destes:

20120622172630.jpg

Devem ter vindo com alguma planta e não sei que espécie são. Alguém sabe?

 

 

Agora queria meter mais plantas para depois comprar uns peixinhos pequenos que não comam o marisco.

Preciso de sugestões (eu pensei em neons).

 

Obrigado pelas dicas!

assinatura2t.jpg
Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Obrigado pela info Gonthy.

 

 

Então não há mais críticas/sugestões para o aquário?

 

 

Estes physas posso manter ou podem-se tornar numa praga? Conto 3...

 

 

Quanto aos peixes, antes de colocar algum ainda tenciono meter mais plantas e quero arranjar outra rocha destas (mas mais pequena) para fazer uma gruta. Assim o marisco recém-nascido (que eu espero que apareça) já se pode esconder melhor.

 

 

Entretanto seleccionei algumas espécies de peixe que membros do forum têm com camarões:

  • Endlers
  • Celestichthys margaritatus
  • Celestial Pearl Danio
  • Iriatherina werneri
  • Microrasboras boraras brigittae
  • Octtos

O que dizem de cada uma delas? E estou aberto a outras sugestões!

 

 

Obrigado

assinatura2t.jpg
Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Comem camaroes

  • Endlers
  • Celestichthys margaritatus
  • Celestial Pearl Danio
  • Iriatherina werneri
  • Microrasboras boraras brigittae

 

nao comem camaroes

  • Octtos

 

mesmo que tenhas esconderijos a maior parte vai ser comida, tens que pensar qual é a finalidade do teu aquário, se for para ser comunitário nao podes estar a pensar na reprodução de camaroes porque vai ser complicado, agora se for só para reprodução de camaroes ai nao metia peixes só mesmo os octtos.

Gonçalo Afonso

 

Feedback

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Comem camaroes

  • Endlers
  • Celestichthys margaritatus
  • Celestial Pearl Danio
  • Iriatherina werneri
  • Microrasboras boraras brigittae

nao comem camaroes

  • Octtos

mesmo que tenhas esconderijos a maior parte vai ser comida, tens que pensar qual é a finalidade do teu aquário, se for para ser comunitário nao podes estar a pensar na reprodução de camaroes porque vai ser complicado, agora se for só para reprodução de camaroes ai nao metia peixes só mesmo os octtos.

 

Quero que eles sobrevivam e se reproduzam o suficiente para que o seu número vá aumentando, mesmo que um ou outro recém-nascido seja comido.

Se tiver que optar entre camarões e peixes, fico só com camarões mas queria uns peixes porque os camarões andam quase sempre no fundo e a parte de cima do aquário assim fica um bocado vazia...

Editado por Ricardo Araújo
assinatura2t.jpg
Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Quero que eles sobrevivam e se reproduzam o suficiente para que o seu número vá aumentando, mesmo que um ou outro recém-nascido seja comido.

Se tiver que optar entre camarões e peixes, fico só com camarões mas queria uns peixes porque os camarões andam quase sempre no fundo e a parte de cima do aquário assim fica um bocado vazia...

 

Eu também ando a juntar material para fazer um projecto semelhante. :smile2:

 

Também pretendo que os camarões tenham condições de, pelo menos, manter o n.º de indivíduos estáveis (para não ter de andar volta e meia a comprar mais) e usar os peixes para “preencher” o resto do aquário.

 

Estou a pensar em usar Corydoras pigmeus (porque li que ao contrário dos outros Corydoras, estes não andam só pelo fundo e são mais activos), Tetra Neon Verde (Paracheirodon simulans) ou Ember Tetra (Hyphessobrycon amandae).

 

Cumprimentos e boa sorte com o projecto. :thumbup3:

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Obrigado Pedro!

 

 

No fim de semana apareceram 3 conjuntos de ovos destes:

201207020117171.jpg

 

São dos Physas não?

Hei de limpar isto e tira-los de lá antes que ponham mais e se tornem numa praga?

 

Pareceu-me ver uma Red ovada mas ela escondeu-se e ainda não tenho uma boa foto.

Se se verificar amanhã publico uma foto dela e meto uma meia no filtro.

 

Quanto a peixes e decoração há mais opiniões ou sugestões?

 

Obrigado!

assinatura2t.jpg
Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Boas

 

Gostei do teu aquário mas acho que está muito simples, se calhar os teus camarões estariam mais felizes com mais esconderijos. Deixa essa vegetação crescer bem para obteres mais esconderijos!

Sim isso sao ovos de physas. Podes limpar esses aglomerados de ovos contudo o mais certo é existirem mais aglomerados de ovos por baixo das folhas das plantas do teu aquário!

Cuidado que a meia de senhora vai diminuir o rendimento do teu filtro e como tal tens que limpar mais vezes a meia!

 

Abraço

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Obrigado pelas dicas Daniel.

 

Sim, tenho que meter mais plantas. Tenho só que arranjar tempo para ver delas.

Pois, a meia diminui o rendimento do filtro. Mas tenho medo que os recém-nascidos sejam aspirados...

Logo à noite quando for retirar os ovos dos Physas já a meto no filtro.

 

Aí está a Red ovada:

20120702144719.jpg

 

As minhas fotos são tiradas com o telemóvel daí a má qualidade...

Quando a caçar mais perto do vidro tiro uma foto melhor :)

assinatura2t.jpg
Link to comment
Partilhar nas redes sociais