novo aquário para um amigo meu - duvidas


Recommended Posts

Olá pessoal!

 

um amigo meu está a começar um novo aquario, os vidros já estão montados, e tem as seguintes dimensões:

 

LARGURA MAIOR: 149cm

LARGURA MENOR: 90cm

ALTURA MAIOR: 52cm

ALTURA MENOR: 11cm

PROFUNDIDADE: 26 cm

 

os vidros são de 5 milímetros. vejam as imagens para melhor perceberem:

 

drawing1.jpg

 

este aquário ficará embutido numa parede:

 

drawing2.jpg

 

 

3daquaze1.jpg

 

 

3daquaze2.jpg

 

 

3daquaze3.jpg

 

 

3daquaze4.jpg

 

 

as nossas dúvidas são as seguintes:

 

1 - como puderam constatar, o aquário tem meio metro de altura, e tem um espaço para luzes que não chega a 10cm de altura, por 17cm de profundidade e 90cm de largura. que luzes aconselham para aqui?

 

2 - este meu amigo tem um filtro Eheim 2211. Será que pode manter este filtro e acrescentar um outro? ou não se deve ter mais do que 1 filtro? e se sim, que litragem/ hora aconselham? será que este por si só dá conta do recado?

 

3 - como devem ter reparado nas imagens, o aqua fica 9cm saído para fora da parede, não tendo base de suporte aqui, ficando 17cm apoiados no tal "roofmate". Existirá aqui algum problema?

 

p.s. caso queiram acrescentar algo às questões, e tenham algo a dizer ao aqua, sugestões para peixes, plantas, etc, façam-no

 

desde já o nosso obrigado!

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Vidros de 5mm isso não vai aguentar :D

 

1- Eu não percebo grande coisa de iluminação mas axo que vais ter alguns problemas a iluminar aquela parte a descer, axo que optava por t5's visto não teres grande espaço para meter as lampadas, ou um projector hqi 150 com compactas

 

2-nunca ouvi falar desse filtro se disseres quanto faz por hora posso tentar ajudar, não há problema nenhuma em usar mais que um filtro a não ser na parte estética, mais tubos. (axo que esse filtro é interno mas diz qualquer coisa)

 

3-Eu não metia o aquario sem ter apoio total na base, é que as zonas mais fracas são as coladas a silicone , especialmente com vidro de 5 mm :lol:

 

 

 

Axo que o aquario esteticamente tá espetacular, mas funcionalmente vais ter grandes problemas, a não ser que não queiras plantas.

Não imagino como é que metes o braço lá dentro para retirar qualquer coisa que seja junto do areão :lol:

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

o filtro eheim 2211 faz 300l/h, a circulação do filtro é de 240l/h, é um filtro externo, com volume de 1l. achas que chega? ou é melhor complementar com outro?

 

em relação ao vidro, então e se tiver um travamento superior? ou 2??

 

as luzes T5 são tipo as HQi?? (sorry ñ percebo muito de luzes, só das que tenho no meu aqua que são florescentes :D)

 

sim é realmente um problema o acesso à parte inferior do aqua...

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Olá,

 

Penso que pelo que vi tens á primeira vista há dois problemas grandes:

 

:arrow: 5mm de espessura de vidro muito parece-

me pouco para essa litragem

 

:arrow: Não me parece que seja muito saudavél para a integridade

estrutural do aquario a falta de apoio da base(acho que isso vai "estourar")

 

Outra questão é em termos de manutenção e colocação da iluminação já que o espaço disponivel é manifestamente curto.

 

Se tiver dito alguma asneira façam o favor de me dar na cabeça.

 

 

 

Cumprimentos

 

 

José Ferreira

"O Dificil está feito, o impossivel vamos tentar"

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

oi

 

Eu não quero parecer pessimista e espero que não me leves a mal, mas acho que o teu amigo está a corer um risco em utilizar apenas vidro de 5 mm.

Eu tive aqui a fazer as contas, e como não sabia muito bem todas as medidas assumi que o aquario iria ter 1,3m de comprimento, e que o vidro que ele usa é um vidro simples, assim e se eu não me enganei , o vidro que ele deveria usar teria entre 5 e 6 mm, eu por mim fazia com vidro de 8 mm, so para ter certeza que não ficava com a casa xeia de agua e peixes.

Depois ainda há outra coisa que é o facto de o aquario não estar totalmente apoiado, esse ai é mesmo o maior problema é que se ele usar vidro de 5mm para a base e com a pressao da agua, o risco de o vidro se partir é muito grande.

Quanto à iluminação vai depender muito do que ele queira fazer, se quiseres colocar ai plantas que sejam um pouco mais exigentes axo que a unica hipotese sao as HQI por causa da altura.

E já agora que tipo de peixes é que o teu amigo está a pensar colocar dentro desse aquario??com 25 cm de largura se forem peixes grandes ele na minha opinião não lhes estara a dar condiçoes para uma vida saudavel, axo que ai so mesmo neos e pouco mais, um aquario é mais do que um simples quadro para a casa, não te esqueças que la dentro estão seres vivos e convem darlhes pelo menos as condiçoes minimas para que eles tenham uma vida saudavel.

 

Abraço

Mario

Pic_4704_13.jpg
Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Em iluminação realmente punha-se ai uma HQI por fora na traseira da parede ( solução mais dispendiosa ), ou talvez caiba lá as t5 ( lampadas flourescentes mais finas do que as "normais" )...

 

Os 240 l/h do filtro não chegam... têm de acrescentar outro filtro, ou mesmo meter só outro... externo talvez e que dê prai 600 l/h...

 

O Aqua vai partir... a base tem de tar completamente apoiada, estecticamente eu colocava uma base de granito preto. com uma abazita para a frente e outra para tras... e realmente o vidro de 5 milimetros não me parece muito boa ideia... o meu aqua tem 1 metro e tem vidros de 5 mm e travamento na galeria, esse no comprimento maior tem quase mais metade, não sei se a proporção se mantem, mas se se mantiver teria 7,5mm logo 8 mm. Se bem que no declive ele tem um travamento que é a parede, e a largura é pequena... agora têm mesmo de arranjar uma base SÓLIDA para ele...

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

1º os 97o mm que tens para fazer a manutenção (espaço entre o aquario e a parede) é manifestamente pouco.

 

2º 5mm é fino demais (a espessura do vidro não depende apenas do comprimento, mas tambem, e principalmente, da altura)

 

3º aquario sem apoi em baixo vai dar barracada

 

4º precisas de uma filtragem melhor para um aquario com esse volume ( a filtragem deve ser no minimo 3x o volume do aquario)

 

de resto parece que esta fixe, principalmente porque tÊm jeito para fazer o projecto :arrow:

talvez se ele dissesse que tipos de peixes quer fosse ainda mais facil ajudar

 

abraço

A Água está cada vez mais Viva!

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

boas pessoal!

 

de facto, quando o meu amigo me mostrou o aquário, o mesmo já estava montado, mas parece que ele vai ter de o desmontar, devido à espessura insuficiente do vidro... é uma pena mas vou ter de lhe dizer...

 

em relação à base, sim, estou já a pensar em como fazer para resolver o problema, vou falar com ele para arranjarmos solução em apoiar o aqua todo, colocando uma pedra, ou uns tirantes em ferro apoiados à parede, ou qq coisa que lhe dê consistência

 

os peixes, ainda não falámos sobre isso, mas em relação a plantas, é claro que ele quer lá colocar plantas, daí eu estar a tentar arranjar uma solução para as luzes...

 

sim, é verdade que não vai ser muito fácil mexer no interior do aqua quando montado, vamos ver como resolver isso

 

agora o filtro, acham que fica mais económico colocar um outro filtro de igual potência para manter o aqua bem filtrado, ou será melhor comprar um novo?

 

muito obrigado pelo elogio em relação ao projecto :arrow:

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

eu comprava um exterior maior e esquecia o interior, quanto menos manutenção tiver de ser feita dentro do aqua melhor, principalmente quando o espaço é diminuto :arrow:

 

Já tou a ver esse parquet enssopado :arrow: espero que não...

 

 

tentem arranjar uma calha se encaixe perfeitamente no topo do aqua, sempre dá alguma estrutura, o meu é aqua é da Hagen de vidro de 5 mm com 50 de altura, o travamento é mesmo só esse...

 

Mete fotos depois aquando da montagem...

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Esse aquario tem granda potencial, tá todo fashion hehe.

 

Só acho que voces se esqueceram de muitos promenores funcionais.

 

acho que só devias meter peixes como tetras, se quiseres que o aquario seja de àgua quente.

 

Deviam ter pensado num sitio para guardar os filtros já que a estrutura que suporta o aquario não tem portas

 

Um filtro 2215 dava conta disso ;), mas dois com essa capacidade também trabalhavam bem.

Como penso que o aquario seja visto dos dois lados eu tentava meter o minimo material lá dentro e se tivesse $ para gastar comprava este filtro 2322 que tem aquecimento integrado :)

Lol eu não trabalho para a eheim por só te aconselhar desta marca mas gosto dos materiais deles

 

Imaginem só o que não deve custar plantar glosso ali :? hehe

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Reality Sucks!

 

é tudo muito bonito no papel...mas na realidade isso vai dar um monte de vidros e um aquario com 1-2 cm de altura com parede inferior em madeira e laterais em cimento pintadas de branco ou entao com madeira de rodapé!

 

apoia isso numa base de granito ou assim e o vidro...com essa altura de 5mm...nem pensar!

 

e ainda tens o problema de manutenção....nao sei como vais sequer conseguir chegar ao cantinho lá do fundo só pela abertura em cima...

 

a altura para as luzes é pouca...especialmente porque é o mesmo espaço que vais ter de usar para a manutenção! e fazer manutenção sem luzes é como tocar piano cego... mas o Ray Charles tambem consegue...e bem! mas a maior parte dos pianistas prefere ver o teclado e a pauta.

 

depois vais ter os tubos do filtro a sair dai de dentro...mais vale aproveitar que vais por a laje por baixo do aquario e desse lado fazer um mini-movel para esconder as coisas (filtros, caixinhas, redes, etc...)

Posted ImageTantas plantas, tantos peixes, tantas possibilidades... tão poucos aquários! - Me
Link to comment
Partilhar nas redes sociais

ok, vou comunicar ao meu amigo tudo o que vcs disseram para ele ter uma ideia do que se pode fazer para remediar isto

 

todas essas vossas questões foram levantadas por mim quando ele me mostrou o aquario, já feito, a embutir na sala, vou ter de ajudá-lo a solucionar este bico de obra... agora o que será que se pode fazer com tanto vidro de 5mm, já que este não pode servir para este projecto?

 

dar-vos-ei novidades em breve!

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Olá,

 

Também concordo com o Pedro e com algumas das coisas ditas pelos outros colegas...

O aquário tá muito bonito no papel mas se o projecto for para a frente tenho a certeza que vai dar muitas dores de cabeça. :roll:

 

Experemos que não.... :roll:

Cumprimentos,

Nuno

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Outra coisa que nao percebi no projecto é porque é que se quer fazer um cantinho tão pequenino na sala? nao vai dar para nada...

 

mas é a minha opinião e sendo assim sugeria-te o prolongamento do aquario para trás, fechar esse canto todo da sala e servia para "casa das maquinas".

 

Mas isto é so um maluco a falar e como disse "Reality Sucks" e infelizmente ninguem quer perder nao sei quantos metros quadrados de sala por um aquario.... mas podia-se transformar numa pequena fish-room. com vários aquarios dos quais apenas 1 estaria visivel para a sala.

 

Se prolongares o aquario para trás tens outras possibilidades de iluminação e manutenção.

 

Podes sempre pegar nesse aquario e fazer um terrário...ai ja nao tens o problema da agua e portanto dos 5mm e podes meter umas dobradiças no vidro de cima inclinado e aumentar o espaço de manutenção.

Posted ImageTantas plantas, tantos peixes, tantas possibilidades... tão poucos aquários! - Me
Link to comment
Partilhar nas redes sociais

obrigado pela dica just me

 

já agora, parece-me que vcs ñ entenderam bem, em relação a este desenho são desenhos 3d que fiz, onde apenas me preocupei com as dimensoes exactas do buraco da parede da sala do meu amigo, parede esta que vai receber o aqua, e o espaço que está lá atras dessa parede já está a ser usado (a casa já existe à mt tempo). ou seja, não sei quais sao as dimensoes da sala ao certo, não fui lá medir, mas apenas fiz um compartimento em 3d para demonstrar como ficaria o aquário. não dá, portanto, para meter o aquário mais para tras, e fazer desse espaço casa das maquinas, etc etc etc.

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Este tópico tem mais de 6 meses de antiguidade... Se fizer sentido, por favor considere criar um novo tópico em vez de reactivar este. Obrigado!

Join the conversation

You can post now and register later. If you have an account, sign in now to post with your account.

Visitante
Responder a este tópico

×   Colaste conteúdo com formatação.   Remover formatação

  Only 75 emoji are allowed.

×   Your link has been automatically embedded.   Display as a link instead

×   Your previous content has been restored.   Clear editor

×   You cannot paste images directly. Upload or insert images from URL.