2 dos meus discus não comem! Que faço?


Isabel

Recommended Posts

Olá!

 

Bem, abri este tópico porque me fizeram uma chamada de atenção para uma certa situação e já agora gostaria de pedir ajuda nesse campo.

 

Lá vai... tenho um aquário comunitário e entre outros peixes tenho 3 discus... eram 4 mas um morreu. Já os comprei à uns bons 3 ou 4 meses, 2 de uma vez e passadas umas 2 ou 3 semanas mais 2. São pequenos. Um deles devia ser dominante pois andava sempre atrás dos outros, praticamente não os deixando comer, mas isso foi passando. Estavam todos bem até que esse mesmo discu acabou por ir definhando e deixando de comer, ainda lhe fiz um tratamento q o sr. da loja me indicou mas acabou por morrer. O companheiro desse, qd ele morreu, deixou de comer por uma semana mas felizmente voltou ao normal e agora está lindo, cresceu bastante, come bastante e está espectacular. Os outros 2, faz mais ou menos um mês, que raras vezes os vejo comer (mt raramente mesmo) e são muito menos activos, parecem-me de saúde mas não sei. Como de resto me parecem bem nunca liguei demasiado, mas agora gostava de pedir ajuda... será que se eles continuarem assim podem morrer? O que será que se passa com aqueles pequenitos??? :shock:

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Isabel,

 

as informações que nos dás são manifestamente insuficientes.

 

Em primeiro lugar aconselho-te a verificar os parâmetros da água: ph, nitritos e nitratos, amónia se for mensurável é muito mau sinal.

 

Depois importa saber se os Discus apresentam alguns sinais de stress:

marcas verticais presentes todo o tempo e bem visíveis;

barbatanas encolhidas;

respiração ofegante;

 

Se sim, aconselho uma análise mais próxima às fezes dos animais, já que se apresentarem de uma cor esbraquiçada poderão indicar parasitas internos.

 

Prescisamos, também, de saber as medidas do aquário, restante população e decoração existente.

 

Por último qual o regime alimentar:

alimentação fornecida;

quantidade/vezes por dia;

 

Sem isto é muito difícil tentar, sequer, fazer um diagnóstico aproximado.

 

Cumprimentos

 

Ricardo

Cumprimentos

 

Ricardo Fonseca (APC #5 APK #272)

http://aquaraf.blogspot.com

APC-BANNER4b.gif

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Oi!

 

Tinha dito num outro tópico q já me tinham procurado qual a cor das fezes deles ao q n soube responder pq nunca tinha visto, mas realmente no outro dia vi e eram mesmo esbranquiçadas, pelo menos num deles... será realmente parasitas intestinais? e se for, qual a melhor maneira de os tratar?

 

Quanto ao aquário... mede 100cm, tem uns 100l (já c os descoltos). A alimentação que lhes dou é baseada em flocos, flocos de krill e artémia congelada (larva de mosquito vermelho n gostam por isso só dei uma vez) e comem geralmente 2 vezes ao dia (almoço e jantar).

 

Quanto à população e decoração do aquário... tenho um tronco, rochas vulcânicas, de plantas tenho fitas e anúbias.

De peixinhos... tenho vários, entre os quais: 1 limpa vidros, 5 corydoras, 2 botias palhaço, 1 casal de betas, 1 escalar mt pequenito, 2 espadas, 2 trichogasters, 10 tetras neon e... mais 2 espécies q me esqueço sempre do nome :oops: (mas são inofensivas e o nome é complicado!)

 

PH está a 6.6 - 6.8

 

nitritos, amónia e coisinhas más n existem... apenas a água ainda acastanhada do tronco.

 

Qt a stress apesar de toda a companhia n me parece, barbatanas encolhidas tb não... há um q se gosta de refugiar atrás do tronco e está mais paradinho... às vezes dão ideia de estar c uma coloração mais escura, mas pode ser da luz

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Olá,

 

Não notas o peixe a ficar mais magro?

 

O escurecimento dos discos é normal visto que os mesmos são peixes muito susceptíveis a stress.

Um escurecimento temporário pode ser normal. Os meus às vezes também escurecem, quando mexo no aqua, quando a luz acende/apaga, ou até mesmo quando se assustam com outro peixe...

 

Escurecimento constante = problemas de certeza.

 

O facto do peixe não comer regularmente é mau pois começa a ficar debilitado e o sistema imunitário do mesmo não consegue combater os parasitas...

 

Não sei se alguém tem alguma ideia melhor, ou quer tentar algo antes de iniciar um tratamento, mas se calhar, a meu ver, o ideal era isso, isto porque, se deixares passar muito tempo, o problema agrava-se de tal maneira que depois é impossóvel recuperar o peixe!

 

Jovens, vamos lá dar uma ajudinha... :oops:

 

 

Abraços,

Nuno

Cumprimentos,

Nuno

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Olá Isabel !!

Penso que o principal problema dos teus peixes é mesmo stres!! Apesar que tambem me parece que estás a ter um problema com parasitas internos, devido ao enfraquecimento dos peixes pelo stres!!

Eu retirava os Botias, tetras, neons,trichogasters e os espadas para outo aquario, se não fosse possivel retira-los todos, pelo menos retirava os espadas e os botias.

Dava vitaminas e esperava pela reacção dos peixes, se não melhorassem então recorria à medicação. De qualquer forma podes desparasitar os peixes ( flagil ), procura aqui no foram, pois à muita informação sobre isto.

NOTA: Se não fizeres uma escolha atenta desses peixes, vais voltar a ter problemas com os discus quase de certeza!!

Abraços

Anibal Mota

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

olá Isabel!!

 

Acho que ainda n disseste a temperatuda do aquario (se disseste desculpa). Se for inferior a 30ºC deves aumenta-la. Como já te foi dito se for possivel o ideal era retiares alguns peixes como botias e tetras do aquario.

 

Mas, na minha opinião, o fudamental é fazeres um bom tratamento de flagyl (ai deves aumentar a temepratura para 33ºC). E de seguida começar a complementar a alimantação com vitaminas. Se possivel deves ir a uma farmacia comprar vitamina D3 (penso que é esta) para aumentar o apetite dos discus.

 

Comprimentos

Nuno Carvalho

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Obrigada por toda a ajuda!

 

Ontem mesmo fui falar c o senhor da loja que já me indicou um tratamento... um banho c o medicamento dia sim dia não, durante por 3 vezes. Ele falou-me no flagil mas disse p primeiro experimentar este, até pq como n sei trabalhar c o flagil poderia ser perigoso p os peixes.

Eles estão bem mas magros (pelo menos mexem-se até bem demais, primeiro q os conseguisse apanhar foi um caso sério!), vou ver se hoje já comem ou ainda n e continuar c o tratamento.

 

A temperatura ronda os 29º, os nitritos n existem... ontem enquanto lhes fiz o tratamento e eles n estavam no aquário aproveitei p lhe fazer uma muda de 1/3 da água... vou medir o ph mais logo p ver como ficou.

 

O senhor da loja disse-me que depois do tratamento lhes devia começar a dar uma espécie de yogourt de vitaminas p lhes repor a flora intestinal.

 

Por agora vou ver como os meus peixinhos se dão com isto.

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

"até pq como n sei trabalhar c o flagil poderia ser perigoso p os peixes. "

:wink:

 

não acredites em tudo o que ouvires da parte de alguns lojistas...

 

Se existe medicamento que funciona com os parasitas internos é mesmo o flagyl, os outros ou são cópias com os mesmos componentes ou simplesmente não funcionam...

 

O flagyl por ser para humanos tem óbviamente uma qualidade excelente...

 

A perigosidade do flagyl é nula, se seguires a receita que anda aí pela internet. É na minha opinião O ÚNICO MEDICAMENTO que funcionou no meu aquário (e olha que eu já experimentei de tudo, todos os medicamentos vendido nas lojas de aquariofilia costumam ser de muito má qualidade, os medicamentos para humanos têm sempre melhor qualidade).

 

O facto de ser para humanos não implica ineficácia antes pelo contrário, (para já partilhamos 80% dos genes com os peixes)

 

leitura interessante:

http://www.lbl.gov/Science-Articles/Archiv...erfish-DNA.html

 

por isso não me venham com histórias...

 

A outra segurança que o flagyl possui é este causar poucos danos no filtro...

 

Abraços!

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Ola...

Diz-me uma coisa: de quanto em quanto tempo é k fazes muda de agua e quantidade...?

Mais vale ser julgado por doze que carregado por seis....

* Imagem da Assinatura Removida *

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Mudo a água geralmente 1 vez por semana, +-1/3.

 

Estou c outro problema... o outro disco deixou-me de comer ontem!

Acho que vou tentar mesmo experimentar c o flagyl, até porque o tratamento q estou a usar agora n parece q está a dar mt resultado :roll:

 

Acho q tenho de tirar os tetra buenos aires (já me lembrei do nome), mas n os consegui apanhar ainda... vou experimentar qd estiverem a dormir. Uma vez que hoje fiz todos os testes à água e está tudo perfeitamente normal a unica coisa q vejo além dos parasitas é o facto de eles andarem stressados c algum peixe e penso q os unicos q podem fazer isso são estes.

 

Qt ao flagyl... ainda n fui ao site q indicaram mas... o tratamento pode-se fazer no aquário ou é melhor num sitio à parte? E a receita, onde a posso arranjar?

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

não é necessário ser em nenhum sitio à parte...

 

receita:

"

Metronidazole

 

Quantidade de 250 mg por 50 litros de água. Repetir durante 3 dias com mudas de 20% a 30% de água todos os dias repondo o medicamento na quantidade retirada. Ao quarto dia filtrar com carvão e mudar 50% de água. Passados uns dias repetir o tratamento.

A dose do medicamento pode ser aumentada para o dobro sem grandes problemas.

O medicamento pode também ser administrado na comida.

Atenção que os parasitas não desaparecem todos. Este tratamento serve apenas para libertar o peixe da maior parte e enfraquecer os restantes para que o sistema imunitário possa combate-los. É possível que mais tarde os problemas voltem a surgir.

O medicamento para humanos que contém este composto activo é o flagyl e pode ser adquirido em qualquer farmácia. "

 

eu acrescentaria:

aumentar a temperatura para 33ºc (aumentar a agitação superficial para que os peixes não asfixiem).

 

retirada daqui...

http://www.darkdiscus.com/pt/doencas.html

 

do site

http://www.darkdiscus.com

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Uma boa notícia e uma má noticia...

 

A má é que um dos meus discos pequenitos que estava pior morreu durante a noite :shock: ... a boa é que o maior já está como novo... e a intermédia é que o outro disco pequeno começou a comer mas mt pouco

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Concordo com o António Vitor. Antes que a pessoa descubra que alguns medicamentos na farmacia saem mais baratos, tenta vender medicamentos da loja, vitaminas a 10 ou 15 euros e se possível mais uns peixitos na semana a seguir pq aqueles morreram com algum problema na flora intestinal :wink:

 

Vai ser complicado tratar em condiçoes nesse comunitário!

 

...e dizeres que eles não gostam de larva de mosquito já é sinal de doença :D

 

Acho que devias fazer uma opção relativamente às especies que tens em aquario. É o melhor tratamento que podes dar aos teus discus.

Cumprimentos

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Eu tb tenho dois Discus que estao na mesma já utilizei flagyl já fiz tudo e ate agora vejo-os na mesma num canto e não fazem mais nada.

 

Acho que estes dois já era, um já esta assim à quase uma semana e o outro para lá caminha.

Cumprimentos

-------------------------------------------------------

Meu Aquario de 240L: http://www.aquariofilia.net/forum/index.php?showtopic=53516

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

olá!

 

Pois é... qd eu falei em relação à larva de mosquito falo em relação a todos os peixes do aquário, praticamente nenhum pega mt nessa comida por isso evito, ou melhor, de vez em qd ponho larva seca em vez de congelada pq eles assim comem-na melhor.

 

O maior de todos tá um espectaculo... começo a pensar que aquele peixe tem manias pq já n é a primeira vez que fica sem comer durante uns dias e sem mais nem menos fica completamente normal e vai p a "molhada" com os outros peixes na hora da paparoca! O desenvolvimento dele tá mt bom, esperemos que continue.

 

Quanto ao outro pequenito lá anda para um canto...

 

A minha intenção nunca foi ter discus, apesar de serem uns peixes lindos não os queria ter pois sei que dão mt trabalho e precisam de mts cuidados, mas se mos ofereceram eu não ia recusar e tentei tratar deles o melhor que conseguia... o que parece que afinal não foi assim tão bem :)

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Olá,

 

Não desanimes!! Um dia bom... outro mau... Aquariofilia é assim mesmo. :wink:

 

Eu tenho discos à pouco mais de 1 ano.

 

Ao contrário do que se diz por ai não vejo dificuldade em manter este tipo de peixes. Temos é de lhes proporcionar boas condições (aqua estabelizado, água limpa, comida variada).

 

Por muito que se leia antes de adquirir um determinado tipo de peixes é depois de os adquirir e com a experiência que de facto aprendemos.

 

No início também cheguei a perder 3/4 discos! :D Eram pequenos... e acho que a maioria foi devido a parasitas... :)

 

O início do mês os meus tiveram uma infecção bacteriana (muito grave mesmo, diga-se, em parte por minha culpa) e em 14 perdi 4 (infelizmente :) ). Dos mais bonitos e também dos mais caros que tinha.

Mas não desanimei... À que voltar a comprar! ;)

 

Podemos fazer tudo e mais alguma coisa para salvar o peixe mas muitas vezes este acaba por morrer... Chegam a um ponto que já não tem salvação.

 

Outro aspecto que gostava de referir é que um disco de 25€ pode "sair melhor" que um disco de 50€ (e vice-versa). Eu acho que isto também é jogar um bocado com a sorte... :lol:

 

O problema pode não estar em ti mas sim (e já) nos Discos que te foram oferecidos...

 

Isto para dizer apenas:

Segue os conselhos (e são mto bons conselhos) que te foram dados no tópico e não desanimes! :P

 

Abraços,

Nuno

Cumprimentos,

Nuno

Link to comment
Partilhar nas redes sociais