Escalares e discus


Recommended Posts

Boas,

 

There are other considerations when choosing other fish to keep with discus. [....]A fish to avoid is the common angelfish (Pterophyllum scalare). They are known to carry parasites harmless to themselves but fatal to discus and, like most other cichlids, are fast eaters.  

 

Retirado de http://www.tropica.com - Success with planted Discus aquaria - part 1

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

istó é muito verdade, aqui em braga um senho tem 6 discos as portas da morte porque fez o favor a um amigo de acolher 4 escalares...

 

é muito perigoso, ele já ia no 3º tratamento e o discos estavam mesmo muito mal (pretos :wink: ) é óbvio que o homem estava doido!

Saudações Felinas

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Isso é muito verdade! Mas existem casos de convivencia pacifica!

Eu mantenho Escalares e Discus..... no mesmo espaço.... mas em aquarios separados :wink: :D :D :D :D :D

Abraço

Anti-BAD

KingFish AKA AngelFish :D

Tell me and i forgot, show me and i remember, involve me and i understand. Provérbio chinês

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

eles na natureza n estao juntos ?

 

na minha opiniao (opiniao de novato)

está relacionado com a falta de espaço

pondo num aquario grande com poucos animais de cada metendo os discus primeiro os escalares(muito pequenos) no fim os discus devem mostrar quem manda

 

atençao mais uma vez opiniao de novato em discus

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

os parasitas que uns tem, os outros tb podem ter...

 

ja vi bastantes aquarios com escalares e discus...

 

em casa de duvidas nada omo quarentenar e desparasitar, tanto uns como outros e ta feito.

smflogo.gif
Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Olá,

 

Já tive discus e escalares juntos e nunca tive problemas... :wink:

 

No entanto acho melhor manteres só uma das espécies. Se os escalares formarem casais ficam muito agressivos para os restantes peixes...

Cumprimentos,

Nuno

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Ainda ontem estive em casa de um amigo que tinha 1 Sr. escalar macho(ai com uns 20cm de altura) junto com 5 Discus (5 com de diametro) e 11 Cardinais!...... e..... a convivencia era pacifica.... Nao tem problemas!

No entanto eu acho mais seguro estarem separados... alem de tudo os escalares na hora de comer sao peritos em comer em poucos segundos.... os discus não é bem assim!!!

Quanto aos parasitas, os escalares são portadores de certos parasitas (como todos os peixes) que, quando o peixe não está doente não tem qualquer porblema... No entanto alguns destes parasitas dizem que não são inofensivos para os Discus! A teoria é mais ou menos esta :wink::wink:

Abraço

 

Valter

Anti-BAD

KingFish AKA AngelFish :D

Tell me and i forgot, show me and i remember, involve me and i understand. Provérbio chinês

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Olá

 

Não é bem uma teoria, existem bastantes estudos sobre a presença de spironucleus no intestino dos escalares.

A resistência deste peixe há presença destes parasitas é bastante superior á do Disco.

Pelo que na evacuação das fezes soltam os parasitas.

O disco é conhecido pelo seu "pastar" no fundo do aquário e daí a contaminação por via directa.

Se associarmos o comportamento mais activo de um cardume de escalares, ao stress que isso provoca em discos levando-os a não comer...

Facilmente, ou melhor...mais facilmente a presença de spironucleus no intestino dos discos se transformará em patologia já largamente discutida por aqui.

Sendo assim, na minha opinião e não só, mais vale ter 2 aquarios cada um com a sua espécie :)

O stress de qualquer peixe é a porta de entrada para as doenças, isto nunca se deve esquecer porque é mesmo verdade.

De qualquer das formas conheço alguns aquários com ambas as espécies.

Haja espaço para um cardume de Discos e escalares adultos!!! :shock:

 

Abraço

frame.jpg

Link to comment
Partilhar nas redes sociais