Quem é que será???


PBB

Recommended Posts

Desde há uns tempos para cá que as minhas plantas maiores têm ficado cheias de buracos e não encontro explicação para isso...

 

Gostava de saber se as ampulárias comem plantas, é k tenho uma no meu aqua, talvez seja ela que lhes faça os buracos!!!

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

  • 4 semanas depois...

Por acaso não tens botias palhaço no aquario?

1 Abraço

César Pereira ( EX.Membro(...) Socio Fundador dos (.)|(.))

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Diz isso aos buracos das minhas anubias.

 

 

Eram os unicos no aquario, até que os apanhei durante a noite a ratar uma folha de uma das anubias.

1 Abraço

César Pereira ( EX.Membro(...) Socio Fundador dos (.)|(.))

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Viva!

 

Se foram os botias ou não, não posso dizer, mas que já ví um dos meus a "traçar" autenticamento o caule de uma Hygrophila difformis, já ví, parecia um castor a cortar troncos.

 

Cumprimentos,

Labeo

"Quem pode, pode. Quem não pode vê os outros a poder"- Fitágoras

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Boas

Quais são as plantas que apareceram com buracos e como são os buracos.

Não devem ser as ampolarias, mas elas também comem alguns tipos de plantas, mas tenras se não tiverem outro tipo de alimento.

Fica bem

José Bentes

APC"134"; APK "214"

http://sites.google.com/site/aquabenfriends/home

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Os bótias adoram anúbias e eu que o diga, mas não se pode ter tudo, ou tiro os bótias e fico com as anúbias melhor ou tiro os bótias e passo a ter o descontrolo dos melanóides :wink:

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Que ninguém tenha dúvidas que as Botias Palhaço ratam as plantas, eu tive um caso desses e tive de fazer uma espera, pois também não acreditava! Durante a noite era o seu divertimento, ratar plantas, não para as comer, simplesmente para diversão! E que ninguém tenha dúvidas, pois quando eu postei o meu problema na altura, também ninguém acreditava, mas é!

 

Só para terem uma noção, num cubo de 50 cm, durante 1 única noite a "ratice" era tanta numa Subalatus e nas Higrophilas, que o topo da água ficava coberto de pequenas particulas de plantas que pareciam lentilhas. E só estou a falar de 2 Botias Palhaço!

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

:) REGAL para presidente

 

Gostei essencialmente da parte:

- "Que ninguém tenha dúvidas"

 

Estou de acordo com o teu texto :wink:

 

 

Desculpa a ignorância, mas o que são Lentilhas ???

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Desculpa a ignorância, mas o que são Lentilhas ???

São lentes pequeninas :)

 

Mas a sério, é uma planta de superficie que consiste em pares de folhinhas redondas (daí o nome lentilhas) e que se reproduz cumó caraças.

 

A versão terrestre são tipo ervilhas achatadas (ou M&Ms verdes e mais pequenos) que servem pra uma sopa que os putos detestam e também é utilizada em saladas.

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

tenho 2 e nunca me rataram planta nenhuma, sei disso porque tenho bastantes plantas no aquario e nenhuma esta ratada.

 

ja os tenho ha quase 3 anos, estão enormes.

 

São é umas bestas! :? desarrumam a casa toda, plantas recem plantadas é raro ficarem no sitio.

 

A sorte deles é serem tão bonitos e brincalhoes :)

 

Atenção

Não digo que seja mentira, só digo que os meus não o fazem!!

Um Abraço

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

As minhas plantas não se dão, apesar de ter algumas bem bonitas e a crescer(nem sei o nome delas, a não ser o musgo de java) já por duas vezes me "traçaram" pelo caule duas delas. Tenho 2 bótias mas quem normalmente passa por elas e pelo musgo de java e as puxa é o meu Tubarão bicolor, aliás este peixe manda no aquário especialmente na hora de comer fica agressivo, por onde ele passa todos se afastam.

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Sim, tenho btias no meu aqua, são 4 botias tigre, mas não me parecce que sejam eles que rataram a planta!!

A planta em questão é uma Espada do Amazonas.....a ampulária acabou por morrer :lol: Os meus botias fizeram dela um bom jantar!! Os buracos ainda continuam, não são tantos, nem tão grandes, mas ainda continuam lá!!

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Boas PBB

Se por acaso a cor das folhas estiver a ficar esmorecida e os buracos são no interior das folhas e as folhas novas nascem raquíticas e deformadas, muito possivelmente o que tu tens é nitratos a mais.

As Echinodorus, especialmente as “amazonences” são sensíveis ao excesso de nitratos.

Fica bem

José Bentes

APC"134"; APK "214"

http://sites.google.com/site/aquabenfriends/home

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

No meu caso, foram a Botias Palhaço e não as Iohachata (ou tigre! Como quiserem).

 

E no meu caso, não era Nitratos, era mesmo Botias! E tenho a certeza porque vi :lol: E não só, após as ter retirado do aquário, nunca mais aconteceu! Milagre, acabaram-se os Nitratos!!! :lol:

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Regal, os Botias Iohachata não ratam as plantas, pelo menos que eu saiba, os Botias palhaço ratam e comem os rebentos mas tenros das planta e quando atingirem o tamanho de 20cm ou mais até os óscar têm de se por a pau com eles, pois caso não saibas eles têm umas navalhas tipo javali e um Oscar, ou mesmo nós se não tivermos cuidado, vamos ficar com um corte bastante desagradável.

E sim as Echinodorus e principalmente as “amazonences”, são muito sensíveis ao excesso de nitratos

Fiquem bem.

José Bentes

APC"134"; APK "214"

http://sites.google.com/site/aquabenfriends/home

Link to comment
Partilhar nas redes sociais