Não sei mais o que fazer??? Help


BUGATTI

Recommended Posts

Eu há uns tempos atrás em desespero usei h2o2 em cima das malditas bba que tinha num tronco, fez algum serviço mas um pouco de mini pélia que se encontrava ao lado queimou e tive que a tirar. E na altura o aquário ainda não tinha fauna. No caso em questão acho que não vais lá facilmente. O que devias era desligar o filtro, cortar as folhas mais afectadas, raspar os vidros, aspirar a porcaria solta, fazer uma tpa valente e depois ligar novamente o filtro. Depois tens que ver o que está a provocar isto. Como já foi referido anteriormente precisamos de mais informações sobre o setup para poder ajudar.

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Ui! Já tou como o Nelson Matos, isto é que foi uma leitura.

 

Eu não percebo nada disto mas como há aqui confusão tb vou entrar :tongue:

 

Claro que o Fortunato acabou por responder à parte da água oxigenada por não concordar com o que se estava a dizer mas não respondeu eficazmente ao problema pq está tudo a tentar matar as algas e ninguem a aconselhar o que fazer para equilibrar o aquário.

 

Fiquei com a ideia de que só há uns meses isso te apareceu e que durante quase 4 anos tiveste isso equilibrado.

 

É verdade que a questão da luz em demasia, como referiste, pode eventualmente ser um problema (mas nessas algas... talvez não tanto!) mas o que me faz confusão é isso ter-se alterado.

Claro que se pode falar em desiquilibrios, etc (é isso certamente) mas é preciso tu ajudares com o setup e pergunto-te se te lembras de alguma alteração que tenhas feito e que te pareça que não tem implicações, estilo: a água que utilizas nas TPAs é a mesma? de poço? garrafão? mudaste a frequência? (mesmo que para maior)... tens aí essa janela bem à vista do aquário, sempre esteve aí o aquário? não mudaste os cortinados e passa mais luz :rolleyes: ? Enfim... tenta pensar um pouco no que poderia ter mudado, mesmo que tenha sido uma mudança mais suave... acrescimo de população? aumento de massa vegetal? comida diferente? etc...

 

Entretanto e não entrando na guerra da água oxigenada (que não concordo pelas razões apontadas pelo Fortunato, embora perceba a aplicação LOCAL qd mesmo necessário) talvez uns Yunallis sp. possam ajudar nisso. Eles comem essas algas.

 

Pedro.

Editado por Pedro Rosa

Pedro.

 

Atuais: Risa (60l)

Descontinuados: Dutch by the book (300l) Dark Land (300l)  Lost Nature (60l)  Wabi-kuza II (38 cm)  Utopia (60l) The Forsaken World (300l) by the Forest Shore (60l) Green&Grey" (300l) Beach Cliff (60l) Valley Roots (300l) Throught the Distance (300l) Utopia (60l)

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

... talvez uns Yunallis sp. possam ajudar nisso. Eles comem essas algas.

Boas,

 

Gosto muito desse peixe, tenho uns 15 no meu aquário e acho-os fantásticos... mas, a menos que os deixe passar muita fome, eles mandam-me comer as BBA's a mim! biggrin.png' alt=':biggn:'>

 

Cumps.

Cumps.
José Prada aka Micro-Chip

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

  • 3 meses depois...

Boa tarde,

 

Não sou muito conhecido neste forum, mas noutro pude publicar videos e resultados de experiências com H2O2 no aquario. Portanto além das teses aqui defendidas que não vou defender nem subscrever apenas posso falar da minha experiência pessoal.

 

Durante uns meses andei a testar aplicando doses reduzidas a partir dos 30 ml para 100 litros, e aumentando gradualmente, ao ponto de atingir niveis que muitos afirmam como letais para a fauna. Mas não foram letais para a fauna nem de longe nem de perto. Aliá ainda estão vivos e bem de saude.

 

Não foram tambem niveis letais para as algas! Porque elas resistiram e reapareceram em força.

 

Foram letais sim para o substrato e para as plantas porque oxidou tudo..

 

Esse foi o resultado da aplicação de H2O2.

 

Há por aí algumas páginas e videos do youtube (sobretudo brasileiros) que sugerem esse tipo de aplicação mas eu derivado das minhas experiências REFUTO imediata e terminantemente a aplicação de H202 em qualquer aquario.

 

É o que me apraz dizer sobre isso. A curto ou médio prazo aniquilla-se o ecossistema.

 

O substrato não mais recupera e as consequencias que derivam daí.

 

Num caso tão extremo como este era um blackout.

 

E depois acertar os parametros identificando a causa. Mas nunca usaria H202 depois do que pude observar das experiências que fiz.

 

Fica a minha opinião, vale o que vale.

 

Abraços

Paulo Soares

AQUA "SUSSOA" - Paulo Soares

Aquario Sussoa - 2Copy

 

Link to comment
Partilhar nas redes sociais