Resina Epoxy para revestimento de Esferovite


Recommended Posts

Ola a todos!

 

Estou a fazer um background 3D que simula rochas. Usei esferovite. Agora entro na fase em que precisava de resina epoxy para o seu revestimento.

 

A questao e: onde e que voces compram esta resina? Sou de Lisboa.

 

Ja agora rolongava a pergunta tambem ao corantes que se podem usar na resina... onde comprar e de que tipo?

 

muito obrigado desde ja pela vossa ajuda.

 

abracos ciclideos!

 

inoxxx

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Ola,

 

antes de mais, obrigado pela rapida resposta. Amanha vou tentar dar uma vista de olhos pelas lojas de barcos, hehe

 

Mas nao sera essa resina toxica para os nossos amiguinhos?

 

dou noticias!

 

inoxxx

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

se depois de completamente seca é toxica ou n n sei...

 

mas que depois de dura ainda continua a libertar substancias e gases durante uns dias fica...

 

ou seja, seca em cerca de 2 horas ( dependendo da quantidade de catalizador que meteres e se foi bem mexida ou n ) mas demora uns qts dias ate estar realmente seca.

ja soube qt tempo era, mas ja n me lembro.

 

na slojas dos barcos eles dao-te a informaçao do tempo real de secagem completo.

 

agora relactivamente a toxicidade, n sei onde e que podes arranjar a informaçao. tv alguem no forum saiba

smflogo.gif
Link to comment
Partilhar nas redes sociais

viva,

 

 

Aquilo que é mais utilizado hoje em dia sao aquelas espumas em Spray para vedar buracos que encontras em qualquer armazem de materiais de construção.

 

Se fizeres por aqui uma pesquisa nos DUY encontras exemplos

 

 

 

 

Cumps.

ZéNéo

Abraços

Zé Néo

 

Bannercopy.jpg

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Olá a todos.

 

Mas não (palavra corrigida) sera essa resina toxica para os nossos amiguinhos?
Tanto quanto eu sei, não é tóxica. Até anda por aqui no Fórum um post sobre colar corais com super-cola 3 (que baseia-se nos Epóxidos). Após se formarem os polímeros, estes são bastantes estáveis e totalmente inócuos. Há uma reacção entre uma determinada molécula, por exemplo, cianoacrilato com epiclorohidrina (epóxido) que formam esses tais polímeros.

Estive a dar uma olhada na ficha de segurança dessa resina epoxi que colocaram aí, e não me parece haver problema nenhum. Isso é Bisfenol (este sim é tóxico) e Epiclorohidrina (apesar de lá estar escrito Epicloridrina). O importante é depois de estar seco (se reparares, vem lá a dizer: "Matéria líquida potencialmente perigosa para o meio ambiente"). E na parte da miscibilidade com a água: "Produto, pouco ou nada miscível", o que quer dizer que não se dissolve em água.

 

Aquilo que é mais utilizado hoje em dia sao aquelas espumas em Spray para vedar buracos que encontras em qualquer armazem de materiais de construção.

Não estarás a falar em Poliuretano? É que parece... Tanto quanto sei, reacções com peróxidos não formam polímeros que se expandem por libertação de gases no seu interior. Se assim for, já li aqui no Fórum, que passado algum tempo o poliuretano (quando mergulhado em água), começa a desfazer-se.

 

Espero ter ajudado.

Cumprimentos

Luís Fortunato

Não respondo a dúvidas por MP...

Se querem ajuda, coloquem as vossas questões no Fórum para ficarem para a posterioridade. Assim, alguém que tenha a mesma dúvida no futuro fica com ela esclarecida usando apenas a Pesquisa.

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Ola a todos e obrigado desde ja pela ajuda. De facto, ja li em alguns forums estrangeiros que a espuma de poliuretano tem tendencia a desfazer-se com o tempo. E la esta, deve-se revestir na mesma com resina... vamos dar ao mesmo, hehe

 

Tambem li que tem que se deixar durante alguns dias (pelo menos uns 3) o fundo de molho em agua salgada. Isto serve para "curar" a resina. Acredito que fique estavel e nao toxica.

 

bem, agora o problema e mesmo encontrar tipo uma loja que venda isso em bidons de 5 litros, hehehe

 

abracos!

inoxxx

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Olá de novo.

 

bem, agora o problema e mesmo encontrar tipo uma loja que venda isso em bidons de 5 litros, hehehe

Precisas de 5 litros para isolares um fundo para aquário? Com 5 litros de tinta devem-se pintar umas quantas paredes de uma casa... :P

Essa tinta/resina epoxi funciona como um isolante, é só para proteger a esferovite da água, e vice-versa.

 

Cumprimentos

Luís Fortunato

Não respondo a dúvidas por MP...

Se querem ajuda, coloquem as vossas questões no Fórum para ficarem para a posterioridade. Assim, alguém que tenha a mesma dúvida no futuro fica com ela esclarecida usando apenas a Pesquisa.

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Essa tinta/resina epoxi funciona como um isolante, é só para proteger a esferovite da água, e vice-versa.

 

agora ja me estragaste os planos.Estive eu ontem a ler resmas de tópicos com pessoal a referir que tinha esferovite dentro do aqua (para proteger o vidro das pedras) sem revestimento nenhum e vens tu dizer-me que a esferovite precisa de protecção de epoxi para la estar dentro?

 

Fiz natação durante anos e a porcaria das pranchas eram de esferovite e pareciam que ja la andavam á mais anos que eu e a porcaria da agua tinha cloro até mais nao!!! As boias do seco-humido da eheim e dos autoclismos costumam ser de esferovite.

 

Se for para pintar com tintas ai ja seria preciso epoxi para revestir depois mas só esferovite achas mesmo que precisa?

 

Gracias!

 

Pedro Alves

Posted ImageTantas plantas, tantos peixes, tantas possibilidades... tão poucos aquários! - Me
Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Olá.

 

agora ja me estragaste os planos.Estive eu ontem a ler resmas de tópicos com pessoal a referir que tinha esferovite dentro do aqua (para proteger o vidro das pedras) sem revestimento nenhum e vens tu dizer-me que a esferovite precisa de protecção de epoxi para la estar dentro?

Peço desculpa... Esferovite pintada... :wink: Ou gostas de ter um fundo branco no aquário? :P

 

Cumprimentos

Luís Fortunato

 

PS: Já agora gostava de ver os meus L's a abocanharem o isopor (acho que é o constituinte principal da esferovite). Devia ser bonito... :) (ou então não)

Não respondo a dúvidas por MP...

Se querem ajuda, coloquem as vossas questões no Fórum para ficarem para a posterioridade. Assim, alguém que tenha a mesma dúvida no futuro fica com ela esclarecida usando apenas a Pesquisa.

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

boas

 

podes arrajar unidades bem mais pequenas numa loja que se chama lizmautica(acho que posso dizer o nome)

 

a resina endurece relativamente rapido apesar da epoxi maritima ser mais lenta a secar mas fica a libertar parafina durante uns bons 3 ou 4 dias....

 

basta limpares bem a parafina com alcool e depois segundo o que li neste post n e toxica...

abraços

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Olá de novo.

 

todas as resinas libertam parafina pois n secam em contacto com o ar assim libertam a parafina que isola a resina do ar..
Todas as resinas libertam Parafina...???? Onde é que foste buscar isso? Só estiveres a falar das resinas para uso em barcos e coisas no mar certo? A supercola 3, por exemplo, não liberta parafina.

 

ps-epoxy é altamente tóxico em contacto com a água

Onde é que leste isso? Acho melhor dar-vos uma "aulinha" de química orgânica... :) Uma coisa são epóxidos, estes sim são "perigosos" porque reagem com a água. Depois de reagirem com um produto com o qual possam formar polímeros (tipo Bisfenol ou Cianoacrilato), são totalmente inócuos. Não se dissolvem/dissociam em água. Não formam espécies potencialmente perigosas para o ambiente. Se assim fosse, acham que eles continuariam a usar revestimentos à base de epóxidos?

 

Few resins fulfil the role of the ideal binder for high-performance coating systems as well as epoxies. The most important single property of epoxy resin is its ability to transform readily from a liquid to a hard, resilient solid coating.  

 

Because epoxy has such versatile qualities, epoxy resins are now used in numerous fields, including protective coatings, marine coatings, floorings, adhesives, glues, moulding compounds, insulating materials, reinforced plastics and textiles.

HEMPADUR 15100 is recommended for long time corrosion protection of structural steel and concrete in severe corrosive and immersed environments. Typical areas are steel buried in aggressive soil, pipelines of steel and concrete, tanks containing fuel or lubrication oil, drill water, drill mud, warm water or steel and concrete in sewage treatment plants

Se este revestimento fosse altamente tóxico, achas que era usado para proteger aço e cimento debaixo de água?

 

Espero ter ajudado.

Cumprimentos

Luís Fortunato

Não respondo a dúvidas por MP...

Se querem ajuda, coloquem as vossas questões no Fórum para ficarem para a posterioridade. Assim, alguém que tenha a mesma dúvida no futuro fica com ela esclarecida usando apenas a Pesquisa.

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Ola de novo,

 

falei com um tipo de uma empresa de vernizes e resinas e eles vendem um verniz epoxi que serve entre outras coisas para revestimento/isolamento de tanques de agua, cozinhas, bancadas, armarios, enfim... tudo o que se relacione com isolamento e impermeabilizacao de zonas ligadas ao ramo alimentar.

 

Sendo assim nao e toxica se bem aplicada. de resto, a expoxis toxicas e outras nao-toxicas. Aquelas que dao para aquarios teem que de alguma maneira conter na designacao a expressao ALIMENTAR (ou equivalente)...

 

Vou la amanha (em principio) buscar um kilinho dela e tentar sakar mais informacao, tipo como aplicao, truques,tempos de secagem, etc...

 

depois digo.

 

abracos,

inoxxx

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

inox podes dizer qual a empresa...e qual o nome do produto também procuro tal para uma experiencia.

Depois de Adão e Eva terem feito "amor", Deus apareceu a Adão:

- Onde está a Eva?

- Foi lavar-se ao rio !

- Estou tramado, nunca mais consigo tirar o cheiro ao peixe.

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

ola a todos,

 

desculpem a demora na respost mas infelizmente tambem as noticias nao sao boas :?:

 

Fui a loja, falei com os tipos que foram muito prestaveis, deram inclusive uma amostra da dita resina epoxi mas quando me sentei descansadinho a devorar as instruccoes em espanhol, deparei com a triste expressao: ”pode contaminar ambientes aquaticos“...

 

pois... eu tambem disse isso... *&^!#@*@!$ :(

 

mas a luta continua... ja fui a Robbialac e nada...

 

falta-me agora as lojas de barcos...

 

vou dando noticias.

 

um abraco,

inoxxx

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

boas!

 

Telefonei hoje para uma loja no feijó (margem sul do Tejo), e disseram-me que era possível importar resina epoxy transparente compativel com a utilização desejada.

O problema volta a ser a quantidade; o mínimo são 10 litros de cada componete. Com estas quantidades vai sobrar muita resina, e assim sendo, o background sai muito caro.

 

A única possibilidade que vejo é uma encomenda em grupo, caso os interessados sejam suficientes, se entendam e residam na mesma zona.

 

Convém também ter em atenção que a importação demora algum tempo. Como se não existissem já problemas de sobra, para a resina ganhar resistência total à água precisa de um tempo de cura (seca) de 28 dias.

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Eu precisava de uns litronhos não muitos...mas 28 dias para secar é obra :?:

Depois de Adão e Eva terem feito "amor", Deus apareceu a Adão:

- Onde está a Eva?

- Foi lavar-se ao rio !

- Estou tramado, nunca mais consigo tirar o cheiro ao peixe.

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Este tópico tem mais de 6 meses de antiguidade... Se fizer sentido, por favor considere criar um novo tópico em vez de reactivar este. Obrigado!

Join the conversation

You can post now and register later. If you have an account, sign in now to post with your account.

Visitante
Responder a este tópico

×   Colaste conteúdo com formatação.   Remover formatação

  Only 75 emoji are allowed.

×   Your link has been automatically embedded.   Display as a link instead

×   Your previous content has been restored.   Clear editor

×   You cannot paste images directly. Upload or insert images from URL.