"Black Garden"


karikas

Recommended Posts

Boas pessoal este não é o meu primeiro aquário mas é o meu primeiro projeto “á seria” portanto não sejam mauzinhos XD

Este projeto tem a particularidade de ser tanto para peixes como para formigas; sim formigas …

 

Bem mas passemos ao que importa

 

Setup

 

Aquário (parte das formigas): 75x1,5x40 (8mm)
“Substrato”: Areia Branca

 

Aquário (parte dos peixes): 75x43,5x40 (8mm)
CO2:
Botija com difusor e drop checker
Termómetro: Termómetro analógico
Termóstato: E
heim jager 125

Filtro: Eheim Classic 250
Iluminação: 2 x 55W PLL de 6400K
Substrato fértil: Humos de minhoca (5 kg)
Substrato inerte: JBL Manado (25kg)

Hardscape
-Xisto Negro

 

Flora
-
Hemianthus micranthemoides
- Hermianthus callitrichoides (“cuba”)

 

Fauna

-Tetra neons
-Guppys

-Molly balao dalmata
-Otocinclus vestitus

 

-Red cherry

 

Projeto

ypa3.jpg

 

Hardscape


52bb.jpg

exrb.jpg

ylzw.jpg


Estado atual

q929.jpg

fwmp.jpg

o3pg.jpg

n4ge.jpg

yziy.jpg

mi7b.jpg

Apesar de ter levado 60L de um aquario já estável o filtro já estar completamente ativo e ter levado ativador biológico ainda vou esperar uns dias para lhe por os peixinhos XD

 

Ps: serve este tópico como prova definitiva que fotografias não é comigo XD

Editado por karikas
  • Votar + 1
Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Em primeiro lugar, acho que poderias ter usado um pouco menos de altura de manado na frente do aquário. Ficaria mais bonito visualmente e a cuba não precisa assim de tanta altura de substrato para fixar as suas raízes.

 

Em segundo lugar, vê se tiras umas fotos sem flash, apenas com a iluminação do aquário ou mais luz superior porque assim com a flashada ao meio não se vê grande coisa na maioria das fotos.

 

Em terceiro lugar, parece-me que algumas das pedrinhas mais pequenas que tens por aí espalhadas vão ser engolidas pela Cuba.

 

Em quarto lugar, na minha opinião, a composição parece-me ligeiramente artificial e que usando mais umas plantas em redor das pedras consegues harmonizar mais a coisa. Talvez umas blyxas e/ou Ammania sp. Bonsai se enquadrassem bem no que estou a falar.

 

Nada como meter a mão na massa e ir aprendendo com a própria experiência e leitura visual.

 

 

Cumps

  • Votar + 2
Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Boas Karikas!

 

O teu aqua até pode ficar fixe, talvez se colocasses musgo entre as pedras fizesse com que se parecesse com uma formação natural. Agora, devido à disposição das pedras, parece ''human made'', mas com o tempo vamos ver como fica

 

Colocaste silicone nas pedras?

 

E isso é Hemianthus C. ''Cuba'' ou Glossostigma elatinoides?

Editado por Vasco Matos

Zog Li

 

''As coisas difíceis levam algum tempo a fazer. As impossíveis levam mais um bocado''

 

http://almadagua.blogspot.com/

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Em primeiro lugar, acho que poderias ter usado um pouco menos de altura de manado na frente do aquário. Ficaria mais bonito visualmente e a cuba não precisa assim de tanta altura de substrato para fixar as suas raízes.

 

Em segundo lugar, vê se tiras umas fotos sem flash, apenas com a iluminação do aquário ou mais luz superior porque assim com a flashada ao meio não se vê grande coisa na maioria das fotos.

 

Em terceiro lugar, parece-me que algumas das pedrinhas mais pequenas que tens por aí espalhadas vão ser engolidas pela Cuba.

 

Em quarto lugar, na minha opinião, a composição parece-me ligeiramente artificial e que usando mais umas plantas em redor das pedras consegues harmonizar mais a coisa. Talvez umas blyxas e/ou Ammania sp. Bonsai se enquadrassem bem no que estou a falar.

 

Nada como meter a mão na massa e ir aprendendo com a própria experiência e leitura visual.

 

 

Cumps

 

Obrigado pela tua opinião :)

 

Sim algumas das pedras definitivamente serão engolidas pela cuba mas pronto não háde ser nada ( talvez as coloque na vertical )...

 

Quanto á altura do manado tive medo de ser demasiado fina por causa do substrato fértil ( humos de minhoca), não quero um aquário de algas XD

 

Já pensei em por algumas plantas perto das pedras e na parte de traz também ( apenas nos cantos ) ...

As fotos foram tiradas com o meu telemóvel e se não usar o flash só se via o reflexo ( a câmera é das boas ) , a luz do aquário só chega amanha , depois ponho umas fotos melhorzinhas :)

 

Mais uma vez muito obrigado pelas dicas

Boas Karikas!O teu aqua até pode ficar fixe, talvez se colocasses musgo entre as pedras fizesse com que se parecesse com uma formação natural. Agora, devido à disposição das pedras, parece ''human made'', mas com o tempo vamos ver como fica

 

Colocaste silicone nas pedras?

 

E isso é Hemianthus C. ''Cuba'' ou Glossostigma elatinoides?

 

sim coloquei silicone para elas não se mexerem

 

é Hemianthus ... estou com fé que daqui a 2 meses já tenha um tapete :)

Editado por karikas
Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Queria dár mais cor ao aquario estava a pensar em por umas alternanthera reineckii "mini" espalhadas entre as HC cuba, o que acham?

 

e quanto á parte de traz o que devo por ?

Editado por karikas
Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Sim, podias pôr também Hemianthus micranthemoides, ou Cardamine lyrata entre as pedras!

 

Agora essa Cuba é que parece mesmo Glosso pá! As folhas dela são iguais! :)

Zog Li

 

''As coisas difíceis levam algum tempo a fazer. As impossíveis levam mais um bocado''

 

http://almadagua.blogspot.com/

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

venderam-me como se fosse cuba XD

talvez me tenham enganado

 

ela cresce mais para cima do que para os lados :S

ideias ?

 

co2 3bps
fotoperíodo 6h ( á dois dias aumentei para 8 )

fertilização liquida caseira~"tudo em 1" ( nao sei as especificações nao fui eu que fiz ... )

 

A senhora da loja disse-me que se ela começasse a crescer muito para cima para a cortar e os bocados que tinha cortados para os replantar... ( alguém me pode confirmar isto ?

Editado por karikas
Link to comment
Partilhar nas redes sociais

após ver o vídeo parece-me que a planta que tu tens como sendo cuba é hemianthus micrathemoides e só vai crescer para cima porque não é uma planta de tapete. vê se não é possível o que te estou a dizer.

Carlos Marques

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

o0 ? épa a serio ?

como é que eu vou ter a certeza agora ? a senhora disse-me que era cuba :S

 

agora para arrancar isto e tentar plantar um tapete vai ser uma trabalheira do demônio :S

 

https://www.youtube.com/watch?v=ONETJIRAiBA

http://www.youtube.com/watch?v=qURWmt9id6o&feature=youtu.be

 

fiz estes dois videos , alguém me pode ajudar ??

preciso mesmo de saber :S

Editado por karikas
Link to comment
Partilhar nas redes sociais

pareceme-me mesmo que é a micrathemoides, que no estado emerso é muitíssimo parecida com a cuba, até parecem a mesma planta. nada como ires reclamar com quem te vendeu que tem a obrigação de não deixar acontecer uma coisa dessas.

Carlos Marques

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

opá que cena agora vou ter arrancar isto tudo :S

Eu até ia mas aqui o gênio já mandou o talão para o lixo ...

Devo confessar que antes de a plantar achei estranho ser tão comprida mas li que era normal e que se devia de enterrar :S

Editado por karikas
Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Claramente micrathemoides.

Falas em loja, quando compraste isso não vinha num pote? Não tinha o nome?

 

Essa planta vai crescer desmesuradamente. Tem tendência a baixar com muita luz, mas está longe de ser uma planta de tapete.

​Lembro-me aqui há muitos anos de me dizerem o mesmo sobre essa planta na Aquaplante (uma pessoa que já lá não trabalha). Por isso esse "mito" está espalhado. Mas é apenas um mito :)

 

Quanto à disposição das pedras (em cima umas das outras) tenho a opinião do Miguel e do Vasco: demasiado artificial.

Se mexeres para tirar a planta, aproveita e tenta fazer algo mais natural. Nem que pegues nas pedras e as deixes cair umas em cima das outras, ficará sempre mais natural :)

 

Se não tirares a planta... com essa luz vais ter muita alface daqui a 2 ou 3 semanas :)

Editado por pmgsr

Pedro.

 

Atuais: Risa (60l)

Descontinuados: Dutch by the book (300l) Dark Land (300l)  Lost Nature (60l)  Wabi-kuza II (38 cm)  Utopia (60l) The Forsaken World (300l) by the Forest Shore (60l) Green&Grey" (300l) Beach Cliff (60l) Valley Roots (300l) Throught the Distance (300l) Utopia (60l)

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Boas... pois parece mesmo que vou ter de mudar as plantinhas ...

 

vinha num vaso mas não trazia identificação :S

Quantos as pedras eu tenho a mesma opinião que vocês , percebesse perfeitamente que não é algo natural ; mas eu gosto mesmo muito de ver o aquário com este hardscape portanto acho que vou é tentar fazer com que ele fique igual XD

 

Como vou remexer no substrato á alguma técnica para limpar a superfície depois ?

Editado por karikas
Link to comment
Partilhar nas redes sociais

 

Quantos as pedras eu tenho a mesma opinião que vocês , percebesse perfeitamente que não é algo natural ; mas eu gosto mesmo muito de ver o aquário com este hardscape portanto acho que vou é tentar fazer com que ele fique igual XD

 

Como vou remexer no substrato á alguma técnica para limpar a superfície depois ?

 

 

Se gostas assim, não ligues ao que nós dizemos :)

 

Mexes com o maior cuidado possível e depois fazes uma TPA. Filtro sempre desligado.

Pedro.

 

Atuais: Risa (60l)

Descontinuados: Dutch by the book (300l) Dark Land (300l)  Lost Nature (60l)  Wabi-kuza II (38 cm)  Utopia (60l) The Forsaken World (300l) by the Forest Shore (60l) Green&Grey" (300l) Beach Cliff (60l) Valley Roots (300l) Throught the Distance (300l) Utopia (60l)

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Não é que não valorize a vossa opinião .. nada disso...
É só porque gosto mesmo de ver, acho que fica bem assim

Em principio para a semana tento fazer isto :S

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Se tudo correr bem vou colucar a cuba ( a verdadeira) esta semana mas agora não sei o que fazer á Hemianthus micranthemoides :S

alguém tem sugestões ?

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

foram para o plano traseiro do aquario visto que quero preservar a "parte do vidro traseiro" , aproveitei e mexi um pouco ( mesmo só um pouco ) no hardscape do aquario, quando poder ponho aqui umas fotos

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

bem as remodelações já estão feitas agora é esperar :S

aproveito para deixar aqui as fotos de como tudo ficou

x314.jpg

 

ivzj.jpg

 

i7eo.jpg

 

ee4n.jpg

 

49uk.jpg

 

49uk.jpg

 

yeia.jpg

 

73f4.jpg

 

o0hz.jpg

 

y08j.jpg

 

0mbj.jpg

 

muet.jpg

 

ehc3.jpg

 

tgs5.jpg

 

v0st.jpg

ps: andei a brincar com um editor de imagens e foi nisto que deu; fotografia não é mesmo comigo XD

Editado por karikas
Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Ele já esteve nas laterais mas estava sempre sempre ligado e desde que o meti no meio isso já não acontece e a temperatura da água fica constante na mesma...

 

Estava a pensar em por ali uma planta de folha vermelha a tapalo ...

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Ele já esteve nas laterais mas estava sempre sempre ligado e desde que o meti no meio isso já não acontece e a temperatura da água fica constante na mesma...

 

Estava a pensar em por ali uma planta de folha vermelha a tapalo ...

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Este tópico tem mais de 6 meses de antiguidade... Se fizer sentido, por favor considere criar um novo tópico em vez de reactivar este. Obrigado!

Join the conversation

You can post now and register later. If you have an account, sign in now to post with your account.

Visitante
Responder a este tópico

×   Colaste conteúdo com formatação.   Remover formatação

  Only 75 emoji are allowed.

×   Your link has been automatically embedded.   Display as a link instead

×   Your previous content has been restored.   Clear editor

×   You cannot paste images directly. Upload or insert images from URL.