TMC Signature - Primeiro Plantado


josemacedo

Recommended Posts

Viva. Esta impecavel o layout. E quando as plantas crescer vai ficar ainda melhor.

Os fosfatos pelo que tenho lido deveriam tar pelo menos a 0.5 e o ferro a 0.25

Boa sorte

Cumrimentos

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Material de qualidade e um layout bem interessante.

Quantos aos testes tens duas opções, passas a vida a fazer testes ou esqueces os testes e fazes o que deve ser feito.

 

Garantir uma quantidade de co2 constante e mais do que isso uma boa distribuição do mesmo, manter uma rotina de fertilizações e TPA´s (com uma boa aspiração do fundo) e luz na proporção necessária, bem como uma circulação da água q.b.(não é necessário por os peixes e plantas a fazer surf como se vê por aí)

 

De resto vais observando eventuais carências e corrigindo.

 

Não defendo um método nem outro mas opto pelo segundo.

Há quem faça um mix dos dois mas entrar no stress de testes constantes não é saudável nem tiras grandes conclusões.

 

Já passei por isso e não cheguei a lado nenhum e foi fácil entender o motivo após conversa com um engenheiro químico que me explicou que a maioria desses testes não são minimamente fiáveis.

Mas também tens que ter paciência e em caso de problemas não fazer muitas alterações repentinas.

É necessário dar tempo aos ajustes que são feitos para avaliares se ajudaram ou por outro lado pioraram.

Eu uso um ficheiro em excel que serve de diário, vou fazendo os ajustes e mantenho um histórico com o qual vou aprendendo.

 

Parabéns pela montagem

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Material de qualidade e um layout bem interessante.

Quantos aos testes tens duas opções, passas a vida a fazer testes ou esqueces os testes e fazes o que deve ser feito.

 

Garantir uma quantidade de co2 constante e mais do que isso uma boa distribuição do mesmo, manter uma rotina de fertilizações e TPA´s (com uma boa aspiração do fundo) e luz na proporção necessária, bem como uma circulação da água q.b.(não é necessário por os peixes e plantas a fazer surf como se vê por aí)

 

De resto vais observando eventuais carências e corrigindo.

 

Não defendo um método nem outro mas opto pelo segundo.

Há quem faça um mix dos dois mas entrar no stress de testes constantes não é saudável nem tiras grandes conclusões.

 

Já passei por isso e não cheguei a lado nenhum e foi fácil entender o motivo após conversa com um engenheiro químico que me explicou que a maioria desses testes não são minimamente fiáveis.

Mas também tens que ter paciência e em caso de problemas não fazer muitas alterações repentinas.

É necessário dar tempo aos ajustes que são feitos para avaliares se ajudaram ou por outro lado pioraram.

Eu uso um ficheiro em excel que serve de diário, vou fazendo os ajustes e mantenho um histórico com o qual vou aprendendo.

 

Parabéns pela montagem

 

Obrigado pelo esclarecimento Manuel.

 

Relativamente ao CO2, Fertilizações e TPA's tenho sido coerente, e julgo ter luz na proporção necessária, assim com uma boa circulação da água.

 

Vou preocupar-me menos com os testes e ver como o aquário evolui, até agora parece ok.

 

Abraço,

José

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Boa noite,

 

Queria colocar-vos uma questão em relação à Eleocharis parvula. Uma vez que não dividi os pés convenientemente, gostava de saber se ela vai crescer mais verticalmente, ou se eventualmente vai começar a expandir para os lados e "cair", sendo o segundo o efeito que desejo.

 

Obrigado pela ajuda,

José

Editado por josemacedo
Link to comment
Partilhar nas redes sociais

A diferença entre colocar mais ou menos dividido tem apenas a ver com a velocidade com que se espalha e não com o crescimento em altura. Mas se não estás contente com a maneira como dividiste as porções o que te impede de separar mais os molhos e replantar? Afinal só se passou uma semana! Ou então vais buscar mais uns vasos para acelerar as coisas ;) Eu no teu caso deixava tal e qual como está que isso vai lá mais semana

menos semana.

 

keep-calm-and-love-aquascape1_zps13e5419

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

A diferença entre colocar mais ou menos dividido tem apenas a ver com a velocidade com que se espalha e não com o crescimento em altura. Mas se não estás contente com a maneira como dividiste as porções o que te impede de separar mais os molhos e replantar? Afinal só se passou uma semana! Ou então vais buscar mais uns vasos para acelerar as coisas ;) Eu no teu caso deixava tal e qual como está que isso vai lá mais semana

menos semana.

 

Obrigado António, eu vou deixar como está. Talvez acrescente um vaso de parvula para definir uns limites. Eu sou paciente. :)

 

 

 

Se procuras uma que não cresça tanto em altura poderias ter optado pela sp. Mini. A parvula no inicio vai necessitar de alguns cortes para incentivar a propagação horizontal.

 

Obrigado Manuel, eu quero mesmo criar uma diferença de volume entre o plano anterior e o intermédio, daí ter optado pela parvula.

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Boa noite,

 

O aquário parece estar a evoluir bem, e as plantas também me parecem saudáveis.

 

A partir de agora vou diminuir a frequência das TPAs, e no início da semana devo introduzir uns Amano.

 

Ando também a planear uma poda, mas vou deixar a HM crescer um pouco mais.

 

A nível de equipamento também há uma novidade, encomendei uma solenóide e o CO2 Adapter da ADA, para poder ligar o sistema a uma garrafa normal.

 

Visualmente não existem grandes diferenças, mas deixo-vos aqui umas fotografias do aquário com uma semana de vida (tenho de estudar técnicas para fotografar o aquário com melhor qualidade).

 

Críticas e comentários são bem-vindos.

 

Um abraço,

José

 

 

Dia 8 - 07.03.2014

 

Aqua_Day8A.jpg

 

Aqua_Day8B.jpg

 

Aqua_Day8C.jpg

 

Aqua_Day8D.jpg

  • Votar + 2
Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Visualmente não existem grandes diferenças, mas deixo-vos aqui umas fotografias do aquário com uma semana de vida (tenho de estudar técnicas para fotografar o aquário com melhor qualidade).

 

Pois a mim parece-me que qualidade fotográfica não falta :) a única coisa que devias fazer era colocar um vinil no fundo traseiro, preto ou fosco, à tua escolha.

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Parece evoluir bem!

:smile2:

 

 

Pois a mim parece-me que qualidade fotográfica não falta :) a única coisa que devias fazer era colocar um vinil no fundo traseiro, preto ou fosco, à tua escolha.

 

Obrigado pelo apoio! Vou ver se arranjo um vinil fosco para o fundo ficar melhor.

 

Um Abraço,

José

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Olá,

 

Aqui fica mais um pequeno update do aquário com duas semanas.

 

No início da semana o aquário foi invadido por algas, e não me parece estar a evoluir tão bem. Algumas plantas, especialmente as Eleocharis sofreram, as moitas de sp. mini ficaram com um volume bastante menor e parecem estar a secar, enquanto que metade da Eleocharis sp. secou mesmo.

 

Reduzi o fotoperíodo de 8h para 6h, e tenho aspirado as maiores algas. Entretanto introduzi 10 caridinas japonicas que também têm estado a ajudar.

 

Domingo vai ser dia de poda, que a HM já cresceu bastante, e também para tentar estimular o crescimento horizontal da parvula. Posso podar a Echinodorus tenellus da mesma forma que as outras plantas ou devo podar folha a folha pela sua base?

 

Deixo-vos algumas fotografias (ao vivo o aquário não me parece tão verde) e fico à espera das vossas sugestões, especialmente para tentar salvar a sp. mini.

 

Mais uma vez obrigado,

José

 

 

Dia 15 - 14.03.2014

 

Aqua_Day15A.jpg

 

Aqua_Day15B.jpg

 

Aqua_Day15C.jpg

 

Aqua_Day15D.jpg

 

Aqua_Day15E.jpg

Editado por josemacedo
Link to comment
Partilhar nas redes sociais

ola,

 

eu acho que ela nao se vai perder. ainda se ve algumas partes verdes... e essas vao começar a expandir-se.

eu tb tenho sp mini e uma ou outro pe tb ficou castanho.

podaste aquando da plantaçao?

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Eventualmente será a adaptação da planta, controla pelo novo crescimento mas fizeste bem na minha opinião em reduzir as horas de luz. Como é o teu horário de injecção do co2 em relação a luz? Parece-me também uma eventual falta de co2 para a luz que tinhas mas também pode ser falta de fertilização. A medida que a massa vegetal aumenta as doses devem ser ajustadas. Algum fator está a limitar o crescimento, se tens bastante co2 e uma boa quantidade de luz, só pode ser falta de nutrientes. Convém indicares mais dados para que te possam ajudar mais objectivamente

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

ola,

 

eu acho que ela nao se vai perder. ainda se ve algumas partes verdes... e essas vao começar a expandir-se.

eu tb tenho sp mini e uma ou outro pe tb ficou castanho.

podaste aquando da plantaçao?

 

Olá Nutter,

 

Não podei a sp. mini antes de plantar. Espero que expanda depois de passar esta fase menos boa.

 

 

Eventualmente será a adaptação da planta, controla pelo novo crescimento mas fizeste bem na minha opinião em reduzir as horas de luz. Como é o teu horário de injecção do co2 em relação a luz? Parece-me também uma eventual falta de co2 para a luz que tinhas mas também pode ser falta de fertilização. A medida que a massa vegetal aumenta as doses devem ser ajustadas. Algum fator está a limitar o crescimento, se tens bastante co2 e uma boa quantidade de luz, só pode ser falta de nutrientes. Convém indicares mais dados para que te possam ajudar mais objectivamente

 

Olá Manuel,

 

Inicio o CO2 4h antes do fotoperíodo, uma vez que a sala onde o aquário se encontra tem bastante luz, e termino 1h antes do final do fotoperíodo - 2bps.

 

Relativamente à fertilização, Step 1 e Brighty K - ADA, 2ml de dois em dois dias. Na montagem, além de amazonia powder, usei power sand, Penac W, Penac P e Tourmaline BC.

 

Espero que seja a adaptação da planta, mas alguns pés da Eleocharis sp. também estão a morrer.

 

 

Obrigado a ambos,

José

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Co2 ok em quantidade, avalia a dissolução. Quanto a fertilização ha aqui pessoal com mais experiência do que eu nos fertilizantes ada, contudo e supostamente o power sand deve fornecer-te entre outros nitratos, penso que adicionares um pouco de ada brighty lights não faria mal nenhum fornecendo assim algumas macros. Também não é drama nenhum e é perfeitamente normal teres algumas algas no inicio da montagem enquanto o ciclo não se completa. Que algas eram essas que tiveste?

 

Editado por Manuel Resende
Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Tenho algas diatomáceas que abafaram completamente a sp. mini e a parvula, agora já não há muito menos. E tenho uma espécie de muco branco translúcido que não sei se é uma alga ou algo diferente.

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Aguarda uma semana para avaliares o impacto da redução da luz, e vai aspirando por tpas essas algas que forem aparecendo ou escovando quando for o caso. Quanto a gama de fertilizantes e dosagem, tenta falar pir exemplo com o Pedro Rosa aqui do fórum, há outros claro, mas sei que ele usou anteriormente essa linha e costuma andar por cá.

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Este tópico tem mais de 6 meses de antiguidade... Se fizer sentido, por favor considere criar um novo tópico em vez de reactivar este. Obrigado!

Join the conversation

You can post now and register later. If you have an account, sign in now to post with your account.

Visitante
Responder a este tópico

×   Colaste conteúdo com formatação.   Remover formatação

  Only 75 emoji are allowed.

×   Your link has been automatically embedded.   Display as a link instead

×   Your previous content has been restored.   Clear editor

×   You cannot paste images directly. Upload or insert images from URL.