hydras??


zefish

Recommended Posts

Boas!!

Como não sabia onde colocar este post fiquei-me por aqui :shock:

 

No aquario onde tenho uns discos em crescimento apareceram uns seres estranhos que me parecem ser hydras (corpo cilindrico transparente, com aprox. 3mm, base pegada ao vidro e na outra extremidade algo semelhante a tentaculos).

So as consigo detectar na divisoria onde esta situada a sump, junto aos discos não as vejo... ainda la não chegaram ou foram comidas?

Sera prejudicial?

Em caso afirmativo como elemina-las?

 

Como me apareceram? ha pouco tempo fiz uma limpeza geral a sump e não as vi, presumo que me tenham aparecido agora.

Nos outros aquarios tambem não as vejo...

Um Abraço

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

:D Não, Sergio esta descansado!

Elas apareceram-me num aquario que tenho "nu" so discos e agua e na parte detras tenho uma divisoria a fazer de sump com esponja e algodão.

A hipotese de terem vindo com as plantas esta excluida a partida.

Estou mais inclinado para as dafnias que apanhei, talvez tenham vindo junto.

Tambem penso que as comam pois so as vejo na sump, onde os peixes não chegam.

Pus la um caracol que dizem comer tudo inclusive plantas mas ele encolhe-se ao passar por elas... disso eu não gostei!

 

P.s. as tuas plantitas estao lindas, o aquario ficou muito melhor :D

Um Abraço

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Olá

o mais provável é que tenha vindo na água das daphnias... :wink:

mas desde que não haja comida para elas (microorganismos) elas desaparecem ...

pode mesmo ser que os peixes as comam...

elas so atacam crias de peixes muito pequenos, por isso acho que no teu caso não é problema...

 

já agora se queres as eliminar pode usar um caracol que as come que é o Lymnaea stagnalis (evtl. Stagnicola palustris) que é muito fácil de encontrar, são aprecidas as Physella acuta mas com a concha um pouco mais ponteaguda :lol:

 

já agora as hydras eram verdes ou eram brancas?

 

abraço

Sérgio

Pesquisem antes de perguntar!

Fish are friends, not foöd Posted Image

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Boas Sergio!!

as hydras nem sei de que cor são pois parecem verdes mas fazendo incidir um foco de luz directa ja parecem brancas, mas devem de ter microorganismos para comer á brava pois estão no primeiro compartimento da sump... cada vez ha mais e os peixes não teem acesso.

 

enfim, estao a filtrar a agua :D

 

Juntei-lhe um caracol mas ele desapareceu :) nem a casca vejo... sera possivel que tenha saido da agua e ter preferido morrer em seco???

tenho procurado nos aquarios visinhos e não o encontro...

Não me lembro o nome do gajo, mas disseram-me que comia tudo desde ovos de peixe a plantas, é grandinho quase como as pomaceas mas com umas riscas grossas.

desses que tu dizes, penso ter... vou tentar pescar um para ver..

Um Abraço

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

zefish

 

o caracol que estás a falar deve ser um "Marisa rotula"

eu penso que resolva o problema da hydras.

 

 

As hydras podem crescer até mais ou menos 1 cm de corpo, e com esse tamanho comem guppys recém nascidos avontade, mas pior do que isso são os peixe pequenos, que apesar de não serem comidos dopem ser mortos porcausa das feridas causadas pelas hydras.

Peixes comedores de hydras; Gouramy azul e gouramy leeri, possivelmente os colisa tambem podem comer, mas não tenho a certeza quanto estes ultimos.

José Bentes

APC"134"; APK "214"

http://sites.google.com/site/aquabenfriends/home

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

aquaben pois é mas a Marisa despareceu :(

A minha preocupação são os disquinhos que ja estão com uns 3 ou 4 cm... não lhes farão mal??? estou a pensar mais-dia-menos-dia fazer a desparasitação, tenho zipyran (praziquantel-50 mg) resolvera o problema?

 

Isto ja foi debatido varias vezes :?: mas como fazer a desparasitação preventiva?

Um Abraço

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Se os teus peixes são discus, acho que não tens nada que recear, eles com esse tamanho já sabem se defender e de certeza que não tens Hydras de 1cm no teu aqua.

As hydras que tens no teu aqua devem ser duma variedade mais pequena que forma colónias, várias hydras ligadas entre si.

Se não tens planta no teu aqua ,eu posso arranjar umas Marisa rotula do tamanho de moedas de 2 euros, mas elas podem ficar com o dobro desse tamanho.

As Marisa rotula não saem para longe da água o que tu devias ter é um caracol do tipo Pomacea canaliculata estes sim saem para desovar.

 

Se os teus peixes são discus, acho que não tens nada que recear, eles com esse tamanho já sabem se defender e de certeza que não tens Hydras de 1cm no teu aqua.

As hydras que tens no teu aqua devem ser duma variedade mais pequena que forma colónias, várias hydras ligadas entre si.

Se não tens planta no teu aqua ,eu posso arranjar umas Marisa rotula do tamanho de moedas de 2 euros, mas elas podem ficar com o dobro desse tamanho.

As Marisa rotula não saem para longe da água o que tu devias ter é um caracol do tipo Pomacea canaliculata estes sim saem para desovar.

 

 

Quando ao desparasitante não te posso ajudar é melhor ser alguém mais experiente em discus.

José Bentes

APC"134"; APK "214"

http://sites.google.com/site/aquabenfriends/home

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

  • 2 semanas depois...

Sergio leal obrigado ;)

os caracois que me indicaste estão mesmo a dar cabo delas ja diminuiu bastante o numero de hydras.

 

PS. O misterio da Marisa mantem-se para onde tera ido a caracola???? qualquer dia encontro a casquinha :P

Um Abraço

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Olá

tinhas plantas nesse aquario?

se não tinhas de certeza que ele saio a procura de comida

ve na parte de tras do aqua...

abraço

Sérgio

Pesquisem antes de perguntar!

Fish are friends, not foöd Posted Image

Link to comment
Partilhar nas redes sociais