'' The Place Where the Gods Rest ''


Vasco Matos

Recommended Posts

Saudações aquariofilistas!

A aquariofilia é uma forma de arte. Uma forma de arte especial pois as peças que usamos para construi-la pertencem, quanto a mim, àquilo que mais precioso tem o Homem. Algo muito mais precioso que a arte, muito mais que qualquer tela, escultura, filme ou música, muito mais precioso que a própria Humanidade até: a Natureza.

O que distingue este hobby dos demais, é ser o cordão umbilical que une o Homem à sua raíz natural. E numa altura em que a Humanidade está lentamente a esquecer as suas origens e a enveredar por um inevitável caminho tecnológico, sintético e inorgânico, um aquário como que simboliza tudo o que Homem está a perder: a sua ligação à Mãe de todos nós.

Pessoalmente acredito em Deus. Basta olhar para uma árvore. Basta-me ver uma manada de elefantes, ou simplesmente observar o céu estrelado... Sei com certeza que existem tantos Deuses quantos os seres vivos que habitam a Terra. Tenho fé que haja algo maior que os criou a todos, mas tão importante quanto o Deus é preservar a sua obra...

Neste aqua gostava de representar tudo isso: fazer um tributo à Mãe Natureza, tentar retractar esta paixão quase apagada do Homem ao seu Deus Maior. Tentar colocar num rectângulo de vidro, o lugar onde os Deuses descansam.

Zog Li

 

''As coisas difíceis levam algum tempo a fazer. As impossíveis levam mais um bocado''

 

http://almadagua.blogspot.com/

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

 

Um aquário novo = brinquedo novo... Este aqua tem 115 © x 50 (l) x 40 (a)= 230 litros, o que já dá para fazer uma montagem mais cuidada e pensada. Agora é ir recolher calhau e talvez troncos...

 

cebd78f5-cbac-44f6-8b03-ea772fc623bc_zps

  • Votar + 1

Zog Li

 

''As coisas difíceis levam algum tempo a fazer. As impossíveis levam mais um bocado''

 

http://almadagua.blogspot.com/

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Boas,

 

Muito bem! Tudo bem pensado, com essa profundidade vai certamente sair um belíssimo trabalho. Que luz é que tens para isso?

 

Só um reparo, os Homens têm direito ao descanso os Deuses não!

 

Abraço,

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Palavras inspiradas!

 

Já pensas-te o que queres manter em termos de flora e fauna?

Com essas dimensões isso vai ser um autêntico recreio hehe :naughty:

 

Vai partilhando, depois de uma introdução dessas estou à espera para ver o que daí vem... :drool3:

 

Abraço

A pesquisa é nossa amiga... pesquisem antes de perguntar!

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Um aquário com medidas otimas para o scaping.

 

Pouca altura para maximizar a luz das calhas, profundidade para ser mais fácil criar impacto, e claro, comprimento adequado.

 

Muito boa sorte!

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Mais um aquário Vasco! :dance:
Que espessura tem os vidros?

Só um reparo, os Homens têm direito ao descanso os Deuses não!


Então mas afinal aquilo que aprendi na catequese estava errado queres ver! :P

Assim os céus, a terra e todo o seu exército foram acabados.
E havendo Deus acabado no dia sétimo a obra que fizera, descansou no sétimo dia de toda a sua obra, que tinha feito.
E abençoou Deus o dia sétimo, e o santificou; porque nele descansou de toda a sua obra que Deus criara e fizera.
Estas são as origens dos céus e da terra, quando foram criados; no dia em que o Senhor Deus fez a terra e os céus,
E toda a planta do campo que ainda não estava na terra, e toda a erva do campo que ainda não brotava; porque ainda o Senhor Deus não tinha feito chover sobre a terra, e não havia homem para lavrar a terra.
Um vapor, porém, subia da terra, e regava toda a face da terra.
E formou o Senhor Deus o homem do pó da terra, e soprou em suas narinas o fôlego da vida; e o homem foi feito alma vivente.
E plantou o Senhor Deus um jardim no Éden, do lado oriental; e pôs ali o homem que tinha formado.
E o Senhor Deus fez brotar da terra toda a árvore agradável à vista, e boa para comida; e a árvore da vida no meio do jardim, e a árvore do conhecimento do bem e do mal.
E saía um rio do Éden para regar o jardim; e dali se dividia e se tornava em quatro braços.
O nome do primeiro é Pisom; este é o que rodeia toda a terra de Havilá, onde há ouro.
E o ouro dessa terra é bom; ali há o bdélio, e a pedra sardônica.
E o nome do segundo rio é Giom; este é o que rodeia toda a terra de Cuxe.
E o nome do terceiro rio é Tigre; este é o que vai para o lado oriental da Assíria; e o quarto rio é o Eufrates.
E tomou o Senhor Deus o homem, e o pôs no jardim do Éden para o lavrar e o guardar.
E ordenou o Senhor Deus ao homem, dizendo: De toda a árvore do jardim comerás livremente,
Mas da árvore do conhecimento do bem e do mal, dela não comerás; porque no dia em que dela comeres, certamente morrerás.
E disse o Senhor Deus: Não é bom que o homem esteja só; far-lhe-ei uma ajudadora idônea para ele.
Havendo, pois, o Senhor Deus formado da terra todo o animal do campo, e toda a ave dos céus, os trouxe a Adão, para este ver como lhes chamaria; e tudo o que Adão chamou a toda a alma vivente, isso foi o seu nome.
E Adão pôs os nomes a todo o gado, e às aves dos céus, e a todo o animal do campo; mas para o homem não se achava ajudadora idônea.
Então o Senhor Deus fez cair um sono pesado sobre Adão, e este adormeceu; e tomou uma das suas costelas, e cerrou a carne em seu lugar;
E da costela que o Senhor Deus tomou do homem, formou uma mulher, e trouxe-a a Adão.
E disse Adão: Esta é agora osso dos meus ossos, e carne da minha carne; esta será chamada mulher, porquanto do homem foi tomada.
Portanto deixará o homem o seu pai e a sua mãe, e apegar-se-á à sua mulher, e serão ambos uma carne.
E ambos estavam nus, o homem e a sua mulher; e não se envergonhavam.

Gênesis 2:1-25

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Muito bem! Tudo bem pensado, com essa profundidade vai certamente sair um belíssimo trabalho. Que luz é que tens para isso?

Só um reparo, os Homens têm direito ao descanso os Deuses não!

Boas Ferreira! A calha será 3x55w PLL, 165w para230 litros brutos, chega e sobra!

 

Já pensas-te o que queres manter em termos de flora e fauna?

Com essas dimensões isso vai ser um autêntico recreio hehe :naughty:

 

Vai partilhando, depois de uma introdução dessas estou à espera para ver o que daí vem... :drool3:

 

Boas Murkas! Pois, também pensei nisso... Palavras inspiradoras e um aqua com o mergulhador a deitar bolhinhas! :)

(sem querer desrespeitar todos aqueles que de alguma forma ainda usam mergulhadores, conchas da praia e areão cor-de-rosa... :mellow: )

Já coloco o setup do que vai ser este aqua!

 

Sei que plantas quero, embora o ''layout'' esteja em construção...

 

Um aquário com medidas otimas para o scaping.

 

Pouca altura para maximizar a luz das calhas, profundidade para ser mais fácil criar impacto, e claro, comprimento adequado.

 

É verdade Tugz! Este foi feito de forma a criar algo para o IAPLC 2014! Éeste ano que fico nos 500 primeiros! :)

 

Boa sorte Vasco!

Mal posso esperar para ver isto a andar :D

Cumps

 

Obrigado Magikarp! Ainda me falta tudo...excepto o vidro! Um aquário vazio dá a mesma sensação de uma folha em branco...

 

Mais um aquário Vasco! :dance:

Que espessura tem os vidros?

 

Então mas afinal aquilo que aprendi na catequese estava errado queres ver! :P

 

Boas António! Este aqua foi feito na Vitrália, pelo Bruno, e está excelente. Tem vidros de 10mm e os acabamentos valem mesmo a pena, aconselho.

 

Pois...eu também concordo contigo... pelo andar da situação mundial, com pessoas a morrer à fome e sede todos os dias, e com a destruição por parte do Homem de ecossistemas inteiros...os Deuses devem andar a descansar bastante.

 

Já agora e para que fique claro, pois é um assunto que pode ferir susceptibilidades, eu creio em Deus. Só que não tem nenhuma religião, é só isso...

Editado por Vasco Matos

Zog Li

 

''As coisas difíceis levam algum tempo a fazer. As impossíveis levam mais um bocado''

 

http://almadagua.blogspot.com/

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

...Pois...eu também concordo contigo... pelo andar da situação mundial, com pessoas a morrer à fome e sede todos os dias, e com a destruição por parte do Homem de ecossistemas inteiros...os Deuses devem andar a descansar bastante...

Pois...,

 

Por causa disto é que eu disse que os deuses não deviam descansar :rolleyes: Não estava a pensar naquele Deus em particular que descansou ao sétimo dia :cool2:

 

Muita luz como se quer e pouca altura de água, vai sair uma coisa muito interessante de certeza. Que os Deuses te inspirem no layout são os meus votos.

 

Abraço,

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Vasco,

 

Boa sorte e boas inspirações ;)

Olha que para o IAPLC 2014 já não tens muito tempo para avançares (se o quiseres matutado e dependendo do que queres fazer).

 

Tens ideia do formato?

 

Pedro.

Pedro.

 

Atuais: Risa (60l)

Descontinuados: Dutch by the book (300l) Dark Land (300l)  Lost Nature (60l)  Wabi-kuza II (38 cm)  Utopia (60l) The Forsaken World (300l) by the Forest Shore (60l) Green&Grey" (300l) Beach Cliff (60l) Valley Roots (300l) Throught the Distance (300l) Utopia (60l)

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

É verdade Ferreira... mas talvez Deus tenha um plano para se redimir da obra que fez ao 6º dia... ao 6º dia, ao 6º dia... 6 6 6 :)

 

Viva Pedro! Olha eu estava a pensar em fazer algo parecido ao aquário ''The Colour Within'', mas em ponto grande. Já que esse aquário foi como que um teste. Este iria levar rocha diferente, com mais textura, e iria levar mais detalhe no hardscape.

 

Ou então, fazer algo diferente com troncos e rocha. Mas para isso teria de achar troncos/raízes espectaculares. Tudo depende do que achar quando visitar Monsanto e a serra de Sintra.

 

Quanto ao tempo, até 31 Maio acho que consigo criar um layout, não plenamente maturado (o que é o ideal), mas pelo menos com as moitas definidas. Mas também depende muito do que fizer...

  • Votar + 1

Zog Li

 

''As coisas difíceis levam algum tempo a fazer. As impossíveis levam mais um bocado''

 

http://almadagua.blogspot.com/

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Este tópico tem mais de 6 meses de antiguidade... Se fizer sentido, por favor considere criar um novo tópico em vez de reactivar este. Obrigado!

Join the conversation

You can post now and register later. If you have an account, sign in now to post with your account.

Visitante
Responder a este tópico

×   Colaste conteúdo com formatação.   Remover formatação

  Only 75 emoji are allowed.

×   Your link has been automatically embedded.   Display as a link instead

×   Your previous content has been restored.   Clear editor

×   You cannot paste images directly. Upload or insert images from URL.