Novo projeto


Recommended Posts

Olá a todos!

Estou com intenções de iniciar um novo projeto desta feita com a aquisição de um novo aquário o aquatlantis elegance plus 100

http://www.aquatlantis.com/aquatlantis_pt/UserFiles/catalogo/ELEGANCE%20PLUS.HTML

 

Ele vem totalmente equipado com filtro externo, biobox, termostato e iluminação de led.

A minha primeira grande questão é se este tipo de iluminação é suficiente para este tipo de aquário? No site não são dados grandes pormenores sobre a quantidade e a potencia dos leds, apenas dizem que é uma T5 -2* 45W, mas isso parecem-me ser as características da calha tradicional e não da calha de leds, serão equivalentes?

 

Tenho bastante receio que a calha de iluminação não seja suficiente alguém sabe a potencia e a quantidade de leds?

 

Depois também tenho algumas dúvidas sobre o filtro externo será suficiente para a litragem do aqua? O filtro é um JBL E700 com um caudal de 700 L/H

Quem tiver conhecimento de causa agradeço que me ajude, por gostaria mesmo de avançar com isto, mas também não estou para investir dinheiro neste aquário e depois ter que andar a comprar calhas de iluminação e filtros mais potentes, etc.

 

Fico a aguardas as vossas dicas

Editado por Ricardo Pt
Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Boas,

 

Se a luz for T5 2 x 45W dá para fazer crescer todas as plantas. O filtro se conseguisses trocar melo modelo a seguir era melhor e retiravas a biobox.

 

Cumps,

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

A questão é que o aquário vem equipado com luz de led e não encontro nenhum tipo de descrição, não sei qual é a potencia, nem o número de leds nada. Alguém me consegue dar essa informação e se é suficiente para manter um aquário com algumas plantas exigentes?

 

Quanto ao filtro eu também já tentei negociar isso com a dona da loja mas ela diz que aquilo é um kit e tem que vender tal como está. O que vos parece, uma boa compra?

 

Alguém que me esclareça em relação à iluminação por favor.

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Se a ideia é fazeres um plantado com plantas mais exigentes, não vale apena o investimento.

Qual é a ideia que tens para o aquário?

"Ninguém é tão grande que não possa aprender, nem tão pequeno que não possa ensinar..."

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Ainda não sei ao certo que fauna e que flora vou incluir, mas gostaria de colocar algumas plantas exigentes tipo ELEOCHARIS ACICULARIS , HYGROPHILA POLYSPERMA, LIMNOPHILA HETEROPHYLLA, ROTALA ROTUNDIFOLIA, AMMANIA SP BONSAI, algumas anubias e musgo agarradas ao tronco. Já tirei a ideia da cuba, porque me parece que é demasiado exigente para as condições que lhe posso dar.

 

Será que aquele tipo de iluminação é suficiente para manter este tipo de plantas?

 

A ideia não é fazer um verdadeiro plantado, mas sim manter algumas plantas saudáveis num aquário comunitário ou talvez de discos ainda não sei bem.

A informação sobre aquela iluminação de led é escassa. Para outros modelos da mesma marca eles dizem que são 264 leds mas não sei se neste modelo será a mesma quantidade ou não!

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Boas aqueles leds não me parece que cheguem pois tu vais ter um aqua com 60 cm de altura ou eram uns leds potentes que não parece ser o caso da foto, ou a luz não chegará como devia lá abaixo, isso na minha opinião que não vale assim muito.

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

boas,

os led,s podem surprender.

verifica se realmente é com leds, o mais normal é o kit vir com t5.

o aquário tem 50cm de altura no máximo com o areão talvez menos 5cm.

discos talvez não seja o melhor, muito baixo.

sermform led dá para plantas fáceis semproblema, com t5 podes ter um plantado mais exigente

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Este em que estou interessado está exposto numa loja e é apenas de led que já verifiquei. No site é que aparece com t5 ou t8. Estou mesmo à nora...por um lado tinha vontade de investir, mas também não queria andar a desbaratar guito por aí e também não queria depois andar com calhas em cima e gastar mais dinheiro. Já não é um investimento pequeno....

 

Outra questão estive a confirmar e afinal o filtro não é o JBL, mas sim este: HYDOR FILTRO EXT.PRIME 20

Pessoalmente nunca usei nem tenho feedback alguém já utilizou e me sabe dizer algo sobre ele?

Editado por Ricardo Pt
Link to comment
Partilhar nas redes sociais

boas,

não tenhas pressa.

Pelas poucas imagens parece ter alguma qualidade mas convém juntar mais informação antes de comprar.

Tenta saber qual as caracteristicas da luz led.

Qual a potência, tipo de led e experiências de outras pessoas.

Pesquiza no google e em outros países.

Já sabes que nem toda a gente gosta dos leds.

Eu sou do clube do led mas reconheço também as suas fraquezas.

Dificilmente vais atingir as mesmas taxas de crescimento nas plantas e o preço ainda é elevado.

Mas tem algumas vantagens: consumo, menos algas, menos calor no verão e maior duração.

Mas lê tambem a opinião bem fundamentada e experiente de outros users para poderes dicidir. (por exemplo do João Abóbora).

cumprimentos

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Pois é exactamente esse o objetivo do tópico, especialmente porque não encontro praticamente informação nenhuma disponível na net. Desde já agradeço a tua ajuda e a ajuda de toda a malta que anda por aqui e que muito me têm elucidado nestes últimos tempos! Vou esperar que mais pessoal se manifeste e me ajude a tomar uma decisão. E se houver alguém que tenho um aqua destes que diga de experiência própria os pontos fortes e fracos.

Porque na fase em que estou ainda posso ponderar e optar por outra coisa, quando comprar o mal já está feito!!

Para resumir o aquário inclui:

- biobox (em principio não vou usar)

- filtro HYDOR FILTRO EXT.PRIME 20 (gostava de saber opiniões sobre ele)

- termostato 200W

- iluminação de led (gostava de saber opiniões)

Preço 300€

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Hoje fui à loja e procurei na calha informações que me pudessem ajudar. encontrei isto: easy led 360 24v led 25,2W

Ora com isto suponho que sejam 360 leds que consomem 25,2 w e agora? Alguém sabem converter isto para as lâmpadas normais t5 ou t8?

Não havia informações de lúmenes nem de temperatura de cor...

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Boas Ricardo,

25,2W em Led deve corresponder mais ou menos a 50w numa T5(existem por aí tabelas de conversão - no site da aquaden fala sobre isso), e isto no caso de ser uma Led de razoável qualidade, caso contrário poderá ainda ser menos Watt`s.

Ainda mais importante é saberes o PAR e os lumens, caso contrário ficam muitas reservas para o que pretendes num plantado, ainda para mais face ao investimento que é.

Um abraço e pondera bem

Nuno Ferreira[i

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Pois sim eu agradeço imenso a vossa ajuda. Pelo que me tenho informado acho que estou decidido e vou mesmo investir depois logo conto os progressos do projeto :)

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Este tópico tem mais de 6 meses de antiguidade... Se fizer sentido, por favor considere criar um novo tópico em vez de reactivar este. Obrigado!

Join the conversation

You can post now and register later. If you have an account, sign in now to post with your account.

Visitante
Responder a este tópico

×   Colaste conteúdo com formatação.   Remover formatação

  Only 75 emoji are allowed.

×   Your link has been automatically embedded.   Display as a link instead

×   Your previous content has been restored.   Clear editor

×   You cannot paste images directly. Upload or insert images from URL.