Sem olhos


Recommended Posts

Gostaria de saber se alguem me sabe explicar o que esta a acontecer no meu aquario, a uns tempo tinha uma rasbora e um cardinal sem um olho (sempre pensei que poderia ter sido por causa de alguma pancada numa rocha ou coisa assim) e à coisa de 2 dias um nariz de bêbado tambem, hoje quando fui dar de comer a eles tinha um nariz de bêbado morto sem os dois olhos, sera que tenho algum ou alguns peixes que gostam de comer os olhos aos outros, sera alguma coisa de mal com o aquario, ou sera exceso de população?

Setup

Aquario 100X43X30

Filtro 2026 eheim

Temp 29 a 30º

PH 6.8

nitratos 0

Amomia 0

Fauna

22 cardinais

19 nariz de bebado

26 Rasboras

5 discos pequenos

3 botias

6 oto

3 sae

4 cory

Alimentação (2 X ao dia)

larvas de mosquito

artemia

granulado para discus

flocos

coração de boi

 

Se me estiver a faltar algum parametro importante digam que eu agora não me estou a lembrar de mais nada.

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

boas

 

eu ja tive um discu que me comeu neons e ele era mt pequeno. ele primeiro arrancava lhes os olhos e de seguida matavaos. n era selvagem nem nada do genero, mas depois passou lhe e pancada e nunca mais atacou ninguem.

 

de resto tb n tou a ver quem te fassa isso

abraços

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Também já me aconteceu a um Néon Negro.

 

Cheguei à conclusão que podem ser ou as Botias, ou os Ottos ou os Plecos (inclino-me mais para estes dois últimos).

 

O que se passa é o seguinte, existem peixes que têm hábitos nocturnos e outros diurnos. Já deves ter reparado que, por exemplo, os Néons de noite ficam muito parados no fundo (a dormir) o problema é que os Ottos e Plecos têm alguma actividade durante a noite, o que significa que não é dificil depararem-se com algum Néon.

Ora se por acaso algum Otto ou um Pleco cola a sua ventosa à zona do corpo do Néon onde ele tem um olho, quase de certeza que ficará sem ele, isto devido á força de sucção da ventosa.

 

Não fazem isto por maldade, apenas os Néons estão nessa altura num estado de letargia tal, que mesmo que um peixe lhes toque eles têm pouca capacidade de reacção.

 

Foi a esta conclusão que cheguei.

 

Uma resolução para isto ?

É complicado, talvez um aquário mais espaçoso e com mais esconderijos, possa ajudar a amenizar a situação.

© Peter Alien Strikes Again Productions 2005

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Desde já o muito obrigado pela ajuda, vou responder as perguntas de todos os menbros para ver se na realidade podemos concluir algo.

A menos que tenhas os Botias "possessos" não entendo. love you Notaste algum comportamento estranho?

 

Vlad!

Em relação aos botias não vejo nenhum comprotamento estranho mas como tem mais actividade durante a noite não sei, vou tentar observar melhor mas eles nem os caracois comem.

 

eu ja tive um discu que me comeu neons e ele era muito (palavra corrigida) pequeno. ele primeiro arrancava lhes os olhos e de seguida matavaos. n era selvagem nem nada do genero, mas depois passou lhe e pancada e nunca mais atacou ninguem.  

 

 

five pra one!

Tal como os botias nunca observei nenhum comportamento estranho em relação aos discos, entre eles são um pouco activos mas não passa mesmo de um chega para lá ate a data não tenho nenhum mordido nem nada, e este tipo de atitude e mesmo so entre eles nem na altura de comer eles se tornão agressivos para os outros, comem todos ao mesmo tempo e sem problemas, e o corpo do peixe que morreu não tinha vestigios de ter sido mordido ou algo assim.

 

 

Uma resolução para isto ?  

É complicado, talvez um aquário mais espaçoso e com mais esconderijos, possa ajudar a amenizar a situação.

 

Peter Alien!

Em relação aos plecos já tinha ouvido falar e um amigo meu até já me tinha dito que já tinha visto um disco com uma marca redonda enorme e que depois de algum tempo viram o pleco agarrado ao disco, agora os ottos nunca pensei tão pequenos mas pode ser uma relidade ate porque os nariz de bêbado durante a noite também ficam muito parados tanto ou mais que os cardinais, Quanto a um aquario maior já estava a pensar nisso caso contrario nunca ia meter 5 discos dentro deste aquario para ficar assim para sempre, estão agora porque são pequenos mas eles vão crescer e eu estava a pensar la para agosto ou algo assim comprar um aquario de 120X50X60 mas estou a ver que isto vai ter que ser mais rapido do que estava a pensar.

 

Vou tentar observar melhor o comportamento de alguns peixes, embora a noite seja dificil porque quase que não os consigo ver, fico a espera de mais respostas para ver se consigo saber mesmo o que se esta a passar.

Mais uma vez obrigado a todos.

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

se ele morreu por outra causa é possivel que lhe tenham comido os olhos, é a primeira coisa que comem, depois vai a barriga e por ai adiante.

 

agora quanto aos outros "zarolhos" realmente não sei...

Um Abraço

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

A zona dos olhos é muito frágil, basta uma sucçãozinha de um Pleco ou uma "dentadinha" de um Bótia (nunca experimentaram colocar o dedo ao pé de um Bótia enquanto estão a comer, não aleija mas vão sentir um puxãozinho que é forte o suficiente para fazer estrago nos olhos de peixes de reduzida dimensão) ... e pronto... lá se foi o olho.

© Peter Alien Strikes Again Productions 2005

Link to comment
Partilhar nas redes sociais