[Duvida]Co2 como aplicar


karikas

Recommended Posts

Apesar da info ser escassa, cá vai uma tentativa de ajuda.

Qual é o equipamento que existe???

Pressurizado ou caseiro??

No caseiro não tens muito a hipotese de controlo, mas desde que tenhas algumas atenções, não deves ter problemas.

Pressurizado:

Difusor perto da saída do filtro para aproveitar o fluxo da água.

Difusor de acordo com o tamanho do aquário.

Regulador fino e regulado para 1 ou 2 bolhas por segundo. Vais prestando atenção à fauna e vais aumentando 1 bolha de cada vez. deixas ficar umas horas a ver se tudo corre bem. Se estiver OK, sobes mais 1. Quando reparares que os peixes começam a subir para respirar é porque já tem a mais. Reduzes para o último valor seguro e convêm movimentar a superficie para ajudar a libertar o CO2 que está em demasia ou fazer uma boa TPA para retirar a água saturada de CO2.

Outra maneira de controlo é com um indicador permanente de CO2, tendo o cuidado de utilizar dos que usam um indicador feito com uma solução calibrada e ter leitura mais acertada.

 

De resto, pouco mais se pode fazer e ajudar sem indicações de tamanho do aquário, mas a ideia base está aí.

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Karikas, estamos em modo preguiça? :) aqui no forum há N tópicos sobre benefícios, sistemas de instalação, modos de instalar, modos de fabricar, periodicidade, conjugação com nutrientes e iluminação, sitios onde comprar, lojas físicas e virtuais, aconselhamento para novos aquariofilistas, etc... Existem até tópicos que têm como título " tudo o que queres saber sobre (...)". Alem de como disse o Filipe 1973 sem pormenorizares o que precisas não te admires que respondam "É facil!"

 

Diz o que precisas de saber que ajuda não te faltará. Se não sabes o que precisas, demora menos tempo procurar no forum um tópico com o título CO2, do que escrever um pedido de ajuda ;)

 

Abraço

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

XD ok ok tem razão assim era difícil responder ...

Bem o aquário é de 130 L e pretendo ter lá dentro : Eleocharis sp. mini e Hottonia palustris

 

​Já tenho um sistema de CO2 pressurizado semelhante a este: http://www.preciolandia.com/br/cilindro-co2-kit-completo-1l-solenoide-1-7rcgu1-a.html

 

Queria saber se devo deixar sempre aberto e quantas bolhas por segundo ( ou indicação na válvula )

 

Pronto acho que é tudo :)

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Karikas, acredita que não é má vontade, mas aconselho-te vivamente a leres, nem que seja na diagonal 1 ou 2 post que estão por aqui. Com tempo até te posso copiar os links, porque vão surgir muitas duvidas. O CO2 é um nutriente e o mau uso deste pode criar-te problemas.

 

Quanto ás perguntas é simples: deveres deveres não porque é caro. CO2 é para ser utilizado quando as luzes estão acesas. Quantas bolhas, depende! E acredita que pode depender de muita coisa, mas não de tantas que não percebas ao fim de 5 minutos de leitura aqui no fórum... Pode ir de 1, 2, 3, até 4 ou mais... Depende de muita coisa... Se é no principio da montagem, da quantidade de luz, se tens animais, se tens controlo dos parâmetros da agua, as plantas que tens, os objectivos que pretendes etc...

 

Acho que nem sabes bem para que serve o CO2, e por isso acho que deves ir com calma até para não comprares coisas que não precisas, cometeres erros que depois não consegues dar a volta e acabas por desistir de aquários. Pensa no que queres, lê, tira duvidas depois de perceberes o que queres e não faltará quem te deite a mão.

 

Tens áreas aqui no fórum onde aprendes mais se perderes 30 minutos a ler do que vires cá perguntar coisas avulso. Nem te conseguimos ajudar nem tu vais perceber o que te dizemos. A melhor ajuda que podes ter é aprender com a informação que está disponibilizada aqui com a experiencia de quem já fez muito e cometeu muitos erros.

 

Abraço

  • Votar + 1
Link to comment
Partilhar nas redes sociais

espero que seja só semelhante. Esse tem válvula de 110V :)

Usa a busca para tirar grande parte dessas duvidas. Tens um tópico fixo que te vai responder a grande parte delas.

Em relação à última duvida. As plantas "respiram" e no escuro libertam CO2, os peixes também (acho que não disse nada de errado). Se deixares ligado durante a noite, o que achas que pode acontecer???

AA válvula é para isso mesmo, ligar e desligar.

2 grandes dicas

Procurar

Google

2 palavras que ajudam bastante lol

O ideal neste e em qualquer fórum é procurar primeiro e perguntar depois. Grande parte dessas duvidas já cá andam explicadas.

Editado por Filipe1973
Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Agora assuntas-te-me ... Qual é o problema daquele kit ??

O meu é igual a este http://images01.olx.pt/ui/28/06/05/Fotos-de-Kit-de-Co2-Aquario_445400105_1.jpg

 

Eu admito que não li muito sobre o assunto mas acho que tenho as noções básicas...

 

Sei que para o tipo de plantas que tenho deveria de ter um fluxo de 6 a 14 mg por litro (não sei é como regular isso :S )
já li pessoal a dizer que se deve desligar de noite e outras dizer que se deve manter devido a alterações no ph ...

Quanto ao Co2 até sei assim uma coisas ... ( Bastantes até XD )
E desde já aproveito para te informar que existem plantas que fazem a fixação de Co2 durante a noite ( não sei se serão as aquáticas ou não )...

Mas sim vou seguir o teu concelho e ler uns tópicos com mais atenção ...

É o meu primeiro plantado com injeção de CO2 XD

Editado por karikas
Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Aquele kit não tem problema, o que tem é que não é nacional e a válvula é de 110V. Ligar a 220v nacionais e PUMM. Só o reparo. Convêm ler as caracteristicas antes de comprar.

 

Cilindro Co2 Kit Completo 1l Solenoide 110v. Aquarios Ista

 

Lá está....110V

Link to comment
Partilhar nas redes sociais