Acanthurus Japonicus


senna

Recommended Posts

olá

hoje comprei um Acanthurus Japonicus mas ao chegar a casa sobre a luz HQI reparei que esta impregnado de pontinhos brancos, na loja fiquei na duvida se seria doença e mesmo assim arrisquei, que faço devolvo o peixe porque nao tenho como o tratar por ter apenas um aquario?

falei para a loja que me disseram que estes peixes stressam muito, mas nao acredito nisso e gostaria de algumas opinioes por achar que sao pontos a mais.

obg

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

FOi na Avipeixe certo?

 

Em termos de vivos é uma tristeza as condiçoes em que os peixes estão,

 

Já tinha visto esses japonicus e na altura ja tavam doentes, Um amigo meu ja lhes tinha explicado (aos empregados da loja) que os peixes estavam doentes..

è feio mentir aos clientes, não por ignorancia mas com o intuito de enganar o cliente.

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

olá miguelpereira

sim foi la que o comprei...

acho que o vou devolver amanha antes que contamine todos os outros, ou antes que morra e pedir a devolucao do dinheiro.

se souberes alguma loja boa para peixes num raio de 50km diz por pm.

ando à procura de um chelmon rostratus s souberem onde ha agrdeço a info.

 

obg

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

  • 3 meses depois...

Os chamados medicamentos reefsafe que afirmam combater o ictio ,por exemplo,sem danificar os corais, são à base de concentrações muito baixas de formalina e de verde malaquite ou acriflavina ou de ervas milagrosas mas das quais nunca dizem o nome. As concentrações são tão baixas que de facto não fazem mal aos corais, mas também não fazem nada ao Cryptocarium. Na realidade quando o aquariofilista os usa e os peixes melhoram devia lembra-se que se não fizesse nada também os peixes melhorariam adquirindo imunidade natural como é o curso normal . Os mais fracos morrem e os outros sobrevivem . E esses medicamentos não são reefsafe porque matam bacterias, alguns protoizoarios uteis e alguma da meiofauna. Nós não vemos mas acontece.Não existem medicamentso reefsafe. as bacterias ,os vermes os protozoarios as algas etc também fazem parte do reef e desenpenham o seu papel no equilibrio do micro ecossistema do nosso aquario.Tratamentos na água é no aquario hospital/quarentena

Reef safe medications

 

Despite the product claims of various manufacturers, I have not seen any of the so-called reef safe medication work with consistency for the treatment of Cryptocaryon irritans. When these treatments do appear to work it may be a matter of misdiagnosis or the fish's own defenses developing partial or full immunity (Burgess, 1992). It is also questionable as to just how safe these treatments are for invertebrates, including those invertebrates that are photosynthetic. In my opinion, using "reef safe" medications can be a waste of precious time when fish are gravely ill. A chemical treatment that is safe, effective and can be used with food fish is still awaited (Colorni & Burgess, 1997).

 

in: News from the Warfront with Cryptocaryon irritans

Part Four of Five www.advancedaquarist.com

 

Cump.

Rui

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Grande post Rui.

Tomai cuidado e nunca comprem peixes doentes.

 

Uma boa loja deixa-vos reservar o peixe e ir vendo-o uma semana na loja a comer e etc.

 

Para quê tanta pressa?

Tenham calma!

Comprem pelo seguro!

Tenham calma!

Vejam o peixe a comer durante uns dias ou mesmo uma semana.

Tenham calma!

Analisem bem o peixe.

e sobretudo...

 

Tenham calma! :arrow:

Está decidido: 200 x 100 x 65!!!

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

AWG ,

 

ESta é a minha maneira de ver o problema .

 

a curto prazo está certo o que diz mas não acho que a longo prazo essa de esperar pelo peixe na loja seja a melhor solução.

 

acho que os importadores devia fazer quarentena ,e não ausencia destes nas lojas .

 

se eu na minha loja vou guardar um peixe uma semana é menos espaço para mais peixes .essa é a responsibilidade dos importadores .porque assim como a loja tem a responsibilidade de vender só peixes saudaveis também o importador tem essa responsibilidade para com a loja .

 

na loja os peixes deviam ficar só meia duzia de dias para aclimatarem das mudanças .

 

mais os importadores é que sabem donde vieram os peixes por isso eles ,se tiverem prblemas , deviam telefonar para saber o que se passa com os peixes .

 

felizmente que essa mentalidade de o outro de se arranje já vai mudando .temos já importadores que se associaram com grupos como a MAC para proteger a qualidade de vida dos animais .

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Primeiro, como diz no meu login o meu nome é Hugo e não AWG. :arrow:

 

Concordo com tudo o que referes, ainda assim, continuo a considerar a melhor solução. Se a loja não tem espaço para colocar mais peixes isso é outro assunto. Eu estou a colocar-me do lado do cliente final e neste aspecto, as boas lojas fazes isto que acabei de dizer.

 

Já tive lojas que não o quizeram fazer e tenho lojas que o fazem. Nunca nenhum peixe me morreu vindo destas últimas, e já me morreu um peixe vindo das primeiras, por isso, continuo a recomendar que se veja o peixe durante pelo menos 3 dias na loja, a comer, a sua movimentação, etc...

 

Para mim é a melhor quarentena que existe! :arrow:

Está decidido: 200 x 100 x 65!!!

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Olá,

 

Hugo (AWG!!! cheers:lol: ) - desculpa mas essa é uma situação ideal mas pode não servir para nada! Relembro-te o que aconteceu comigo - os peixes que comprei estavam na loja há mais de 1 ano e observei-os MUITAS vezes!!! Quando chegaram ao aquário ficaram com Cryptocarium e depois com OOdinium. Já perdi 3 peixes (flavescens, strigosus e bicolor - este último estava comigo há mais de 3 anos) e neste momento depois de terem superado, como disse o Cryptocarium estãom com OOdinium. Resolvi iniciar um "tratamento milagroso" embora muitos me indicassem que não resolveria nada! Estou a experimentar o OOdinex e daqui a 3 dias direi o que aconteceu.

 

Relembro que os peixes estão doentes há mais de 15 dias, pelo que se algo se passar não será obra do acaso!

 

Abraço,

Diogo

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

o que vou dizer diz respeito ao ick attack pois é o unico que conheço .

 

acho que foram feitas afirmações ou por erro de tradução ou interpretação .

 

Os chamados medicamentos reefsafe que afirmam combater o ictio ,por exemplo,sem danificar os corais, são à base de concentrações muito baixas de formalina e de verde malaquite ou acriflavina ou de ervas milagrosas mas das quais nunca dizem o nome.

 

o ick attack não tem nem formalina ou verde malaquite ou acriflavina .

quanto a ervas milagrosas ,diz que é uma mistura de ervas e diz qual o composto principal .

 

 

As concentrações são tão baixas que de facto não fazem mal aos corais, mas também não fazem nada ao Cryptocarium. Na realidade quando o aquariofilista os usa e os peixes melhoram devia lembra-se que se não fizesse nada também os peixes melhorariam adquirindo imunidade natural como é o curso normal . Os mais fracos morrem e os outros sobrevivem .

 

é verdade que se estiver no começo da doença ou o ataque for muito fraco ,pode recuperar mas até hoje ainda não vi nenhum peixe carregado de ick ou Cryptocarium salvar-se sem tratamento .

num aquário ou se trata o crypto .ou ick ou podemos dizer adeus a tudo .

se fosse no mar ou rios é outra coisa .

 

E esses medicamentos não são reefsafe porque matam bacterias, alguns protoizoarios uteis e alguma da meiofauna. Nós não vemos mas acontece.Não existem medicamentso reefsafe. as bacterias ,os vermes os protozoarios as algas etc também fazem parte do reef e desenpenham o seu papel no equilibrio do micro ecossistema do nosso aquario.Tratamentos na água é no aquario hospital/quarentena

Reef safe medications

 

é verdade que não há nada 100 % seguro mas apesar dos antibióticos matar a fauna intestinal nunca vi nenhum médico recusar de dá-los quando necessários .

 

quando se diz reef safe refere-se aos corais ,plantas e vida superior .

quanto aos proto. bact .etc .devido ao grande poder de regeneração -- multiplicação -- o efeito negativo pode-se considerar nulo .

 

na minha experiencia ou o peixe é grande ou estána fase muito primária da doença, se o mudarmos quase de certeza que vai morrer .mais ,se tem cryto ou ick se não fizer o tratamento ao aquário mais tarde ou mais cedo vai ter o mesmo problema .

 

Despite the product claims of various manufacturers, I have not seen any of the so-called reef safe medication work with consistency for the treatment of Cryptocaryon irritans.  

 

Burgee afirma alguns produtos não todos .e não viu foi consistencia nos resultados dos tratamento não diz que não resultam .

 

When these treatments do appear to work it may be a matter of misdiagnosis or the fish's own defenses developing partial or full immunity (Burgess, 1992).

 

ele afirma que pode ser devido ao sistema imunitário .

não tem a certeza só pensa que é como ele diz .não fez experiencias nenhuma .

 

It is also questionable as to just how safe these treatments are for invertebrates, including those invertebrates that are photosynthetic. In my opinion, using "reef safe" medications can be a waste of precious time when fish are gravely ill.  

 

ele diz que pode ser mas não afirma ,é a opinião dele há 12 anos atrás , pois não fez qualquer experiencia .

 

 

A chemical treatment that is safe, effective and can be used with food fish is still awaited (Colorni & Burgess, 1997).

 

in: News from the Warfront with Cryptocaryon irritans

Part Four of Five www.advancedaquarist.com

 

Colorni & Burgess dizem que não há nenhum tratamento para peixes para consumo humano .há muitos tratamentos para aquário que resultam mas ou por motivos judiciais ou humanos ,não são usados em aquacultura de peixes para alimentação .

 

tenho um amigo -- muito conhecido no meio -- que tive de usar ick attack .parou o tratamento antes do tempo e passados uma semana reparou que os peixes estavam outravez atacados de crypto .e ainda mais carregados. começou a fazer o tratamento com a dose duplicada como diz as instruções e só depois conseguiu curá-los .

se isso não é curar então não percebo o que é .

 

não usamos o alho para doenças cardiacas ? não usamos para os peixes ? ou estamos a deitar dinheiro fora ? há 10 ou 15 anos atrás não seriamos chamados doidos .

não diziam os médicos há 15 anos que a fibra não servia para nada . o que entrava saía e é só .?agora até o instituto de oncologia manda comer muita fibra .

 

donde vem os remédios se não de plantas ? já sabemos tudo .não há nada para descobrir ?

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Diogo, as minhas palavras foram mais para aquelas pessoas que compram um peixe, porque passam na loja por acaso e gostam.

 

É evidente que não é tudo, ver o peixe. É evidente que um peixe pode morrer passados 10 anos no aquário e pouco importa para o facto se quem o comprou o levou logo ou se o viu a comer durante 3 meses.

 

O que queria deixar claro é que considero que ver o preixe a comer e a sua actividade durante uns dias, é meio caminho andado para uma boa compra.

 

Digo mesmo mais é 3/4 de caminho andado...

Está decidido: 200 x 100 x 65!!!

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Os unico tratamentos eficazes contra o Cryptocarium são : cobre e hiposalinidadeA formalina e o verde malaquite têm alguam eficácia mas apenas parcial.

 

Dou-vos um exemplo que me serviu para a vida.Quado eu me tinha acabado de forma e tinha a mania que já sabia muito de dermatologia Veterinária ( é a minha área favorita ),fui ver um congresso de um dos maiores Dermatologistas Europeus. No fim da sua palestra fui-lhe contar sobre um caso que eu tinha tratado com retinoides que eram uns medicamentos " de ponta" na altura . E que tinha feito isto e aquilo com muito sucesso. Ele ouviu-me atentatamente e no fim simplesmente perguntou-me :

- Perfeito, e tem a certeza qual era a patologia do cão ; fez uma biopsia de pele ou uma cultura? Já pensou que se não tivesse dado nenhum medicamento ao cão como o fez durante 2 meses ele podia ter recuperado na mesma. O tempo cura muita coisa , especialmente se não soubermos com certeza o que estamos a tratar e se o medicamento que usamos é comprovada e cientificamente eficaz nessa patologia. O sistema imunitario opera milagres.

 

 

acho que foram feitas afirmações ou por erro de tradução ou interpretação  

 

Quanto aos erros de tradução ou de interpretação , embora a lingua inglesa não seja a minha lingua materna acho que me desenrrasco bem , senão vejamos :

Despite the product claims of various manufacturers, I have not seen any of the so-called reef safe medication work with consistency for the treatment of Cryptocaryon irritans

Tradução . Apesar dos meritos reclamados pelos vários fabricantes, nunca vi nenhum dos auto-proclamados produtos reef safe funcionarem consistentemente no tratamento do Cryptocaryum.

Ora se nenhum funciona consistentemente são logicamente todos ineficazes. Consistentemente significa que há uma correlação positiva entre o uso dos produtos e a cura . quando não há consistençia significa que as curas só acontecem de vez em quando tal como sucede quando não se utiliza nenhum medicamento. Isto não é uma questão de interfretação é um facto.

 

 

 

When these treatments do appear to work it may be a matter of misdiagnosis or the fish's own defenses developing partial or full immunity (Burgess, 1992).  

 

 

Tradução : Quando estes tratamentos aparentam funcionar pode ser uma questão de diagnostico incorrecto, ou devido ao desenvolvimento de imunidade parcial ou total.

 

O que isto significa é que se o medicamento fosse consistente curaria a maioria dos casos e como acontece exactamente o contrario a explicação mais logica é esta . Ele não tem que fazer experiençias para comprovar que o sistema imunitario funciona porque isso já está mais que demontrado nos casos em que os peixes recuperam sem medicação nenhuma . O problema é que como os medicamentos reefsafe não funcionam na maioria dos casos pode-se concluir que não é devido a eles que o peixe se cura.

 

Mas se assim não fosse não se gastaria rios de dinheiro a tentar descobrir uma vacina contra o Cryptocaryum , não estariam todos os aquariofilistas a falar sempre da mesmacoisa , não perderiam os importadores e lojas montes de peixes , porque bastaria usar o fantastico e fabuloso IcK attack( nome conveniente ) da Kordon . Das duas uma ou somos todos estupidos , a começar por mim, e pelo resto dos aquariofilistas a nível mundial, importadores e logistas que continuam a perder peixes com Cryptocarium se não usam cobre, ou Hiposalinidade ou então estamos todso malucos porque gostamos de ver os peixes morrer.

 

 

 

ainda não vi nenhum peixe carregado de ick ou Cryptocarium salvar-se sem tratamento  

Pois eu carregado também nunca vi, nem sequer com tratamento . Claro que depende da carga

 

 

 

num aquário ou se trata o crypto .ou ick ou podemos dizer adeus a tudo  

Entaõ eu devo ser um felizardo porque tive Cryptocarium , ou melhor tenho( alguns peixes esporadicamente aprecem com pintas ) e em cerca de 25 peixes perdi 5 que curiosamente eram aqueles mais fracos que mal ou não comiam desde o inicio.E nunca usei nenhum medicamento . E perdi os peixes no inicio do aquario há 4 meses, porque como todos sou um pouco impaciente.

Claro que se fosse Amyloodinium o caso era diferente e provavelmemnte morreriam quase todos.

 

 

 

é verdade que não há nada 100 % seguro mas apesar dos antibióticos matar a fauna intestinal nunca vi nenhum médico recusar de dá-los quando necessários .  

Parece-me uma comparação um pouco descabida

 

 

 

 

quando se diz reef safe refere-se aos corais ,plantas e vida superior  

 

esta é que deve ser a sua interpretação não a minha nem a de vários aquariofilistas que muito prezam os serers pequeninos num aquario de recife

 

 

 

 

 

tenho um amigo -- muito conhecido no meio -- que tive de usar ick attack .parou o tratamento antes do tempo e passados uma semana reparou que os peixes estavam outravez atacados de crypto .e ainda mais carregados. começou a fazer o tratamento com a dose duplicada como diz as instruções e só depois conseguiu curá-los .

se isso não é curar então não percebo o que é .

 

 

muito simples - é o sistema imunitario no seu melhor ; é preciso é dar-lhe tempo.Por isso é que a SIDA acaba por matar apesar de todos os medicamentos

 

O alho , a fibra oferecem efeito protector não curativo.

 

 

 

 

donde vem os remédios se não de plantas ? já sabemos tudo .não há nada para descobrir ?  

 

Efectivamente a maioria dos medicamentos hoje são de síntese não provem das plantas . Há muito par descobrir , por exemplo, um medicamento que seja consistentemente eficaz contra o Cryptocaryum , que não o cobre. E o ideal é que venha a ser Reefsafe.

 

Cump.

Rui

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Esqueci-me de um promenor

 

 

 

o ick attack não tem nem formalina ou verde malaquite ou acriflavina .  

quanto a ervas milagrosas ,diz que é uma mistura de ervas e diz qual o composto principal .  

 

 

É verdade dizem que 5% são plantas que contém naftoquinona que é um tipo de vitamina K que intervem na coagulação . Por exemplo os raticidas matam por cumarinicos que são antagonistas da vit K e ela funvcionam como antidoto. Ora que se saiba o Cryptocaryum não produz nenhum anticoagulante antagonista da vitamoina K porque os peixes não morrem de hemorragias internas . Nem sequer a naftoquinona mata o parasita. Daí as ervas serem milagrosas!

O problema é que em medicina humana os medicamentos passam por estudos rigorosos de eficácia e segurança . Nos peixes ornamentais já não é assim . Aliás nem são considerados medicamentos estes produtos. Deviam estar era na categoria da banha da cobra pela forma como são anunciados.

Cump.

Rui

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

E no aquario principal até onde se pode baixar a salinidade ???(a mim também me disseram 1,018).A esse valor os parasitas desapareçem??? Os meus peixes quase todos estão com criptocaria, no entanto para além de apresentarem melhoras significativas, comem como se o mundo fosse acabar amanha...a unica coisa que fiz foi baixar a salinidade para 1019...será que vai resultar??? já ando nisto á uma semana e os peixes pareçem bastante melhores (mas ainda têm pontos brancos) Devo fazer mais alguma coisa??? Abraço.

Link to comment
Partilhar nas redes sociais