Ricardo Leão

Membro
  • #Conteúdo

    35
  • Registado Em

  • Última Visita

  • Country

    country-ZZ

Tudo publicado por Ricardo Leão

  1. E no aquario principal até onde se pode baixar a salinidade ???(a mim também me disseram 1,018).A esse valor os parasitas desapareçem??? Os meus peixes quase todos estão com criptocaria, no entanto para além de apresentarem melhoras significativas, comem como se o mundo fosse acabar amanha...a unica coisa que fiz foi baixar a salinidade para 1019...será que vai resultar??? já ando nisto á uma semana e os peixes pareçem bastante melhores (mas ainda têm pontos brancos) Devo fazer mais alguma coisa??? Abraço.
  2. Até que valor se pode baixar a salinidade do aquario como forma de matar todos os parasitas e que influencia nefasta pode ter nos invertebrados. Qual o tempo de tratamento recorrendo á baixa salinidade???
  3. Eu tenho um euxixipops navarcus e nunca tive nenhum problema.
  4. Diz-me só uma coisa, então se eu tiver o electrodo de ph dentro do reactor como é que eu sei que este não está a debitar demasiada água acida (6,5) para o aquario, e qual é o valor do ph do aquario??
  5. Tem só em atenção mais uma coisa...é que para além de temperado tem que ser com filtros Uv-C porque senão vais esturrar tudo o que estiver em baixo.
  6. A propósito sabes onde é que posso comprar um sixline wrasser é que já corri tres lojas e de momento ninguem tem (eas planárias a crescer) Abraço
  7. O controlador é o JBL proflora e o reactor é um aquamedic 1000, mas se eu tiver o electrodo de ph no reactor como é que eu sei se há ou não variação do ph fora do reactor?? O que eu fiz agora foi o seguinte: programei o controlador de ph para 7.9º, ou seja, sempre que o ph estiver acima deste valor a válvula está a libertar co2, quando o valor baixar deste valor não há libertação de co2 (o programador tem uma variação de 0,5, ou seja teoricamente só quando o valor do ph for de 7,85º é que ele desliga). Normalmente o ph do meu aqua varia entre 8,08 e 7,9º. O que é que achas??? Abraço.
  8. Boa Tarde Ricardo O que é que queres dizer com o electrodo deve estar dentro do reactor??? É que o meu electrodo está na sump, independente do reactor...ou seja neste momento tenho a botija de co2 ligada ao reactor, que é comandada pela válvula solenoide...que por sua vez é controlada pelo controlador de ph, que está programado para injectar co2 no reactor quando o ph subir acima de 8,1º mas como o ph do meu aqua raramente ultrapassa os 8,08 ele nunca injecta c02, logo não se dá libertação de carbonatos. Qual é o modo de funcionamento normal deste tipo de sistema??? Se tiveres alguma dúvida podemos combinar e d´sa cá um salto a casa para veres o que estou a falar. Abraço.
  9. Caros amigos... Depois de medições feitas á água saida do reactor as conclusões são as seguintes: Calcio 300/320 mg/l Ph 7,5 Alcalinidade Neste momento tenho o reactor a funcionar 30 min e desligado outros trinta, isto porque: O Ph do meu aquario não passa dos 8,05 / 8,08 Uma vez que tenho o controlador de ph regulado para 8,10 o co2 nunca se liberta, logo não há libertação de carbonatos, passo a explicar Eu tenho um reactor de calcio, uma garrafa de co2 ligada a uma válvula solenoide, que por sua vez é controlada pelo controlador de ph. Esse mesmo controlador está regulado para quando o ph subir acima de 8,10 ligar o co2 para se dar a libertação de carbonatos...só que o ph não chega aos 8,10 O que fazer???? Subo o ph???
  10. E Mandarins??? Li que os Mandarins também as comem...O que é que acham???? Abraço e obrigado pelas vossas respostas
  11. Ricardo Leão

    Planárias

    Pois é a água do mar tem destas coisas.... Provavelmente na ultima colheita de água do cabo raso devo ter trazido um hospede indesejado. Pelo que pude ver e ler devem ter entrado no aqua planárias. E pareçe que o bicho se multiplica a uma velocidade vertiginosa. Tanto quanto pude ler pareçe-me que nem todo o mal veio ao mundo, uma vez que pareçe que estes seres apenas começam a colocar a rocha e o aquario todo vermelho.....(ainda se fosse doutra cor).Li também que uma das formas será colocar uns mandarins uma vez que eles as comem??? SErá mesmo assim??? É que se for vou já amanhã comprar um ou dois e ponho-lhes a mesa a jeito para o jantar...Se não for assim o que é que me sugerem???? Era só o que me faltava...depois das algas as planárias. Á e o raio das bichas andam...pareçem algas que se deslocam no aqua... Helllllllllllllllllllllllllppppppppppppppppp!!!!!!!!
  12. Ok, então depois avisa quando venderes os cardinais.. Abraço.
  13. Boas Ricardo, estou neste momento a utilizar a mesma técnica entre um Acanthurus Japonicus (na gaiola) e um Zebrassoma Flavescens do tamanho de um burro (á solta) . O Japonicus só entrou hoje dentro da gaiola, e até á data o flavescens não lhe tem ligado ....será pitosga??? Quanto tempo na tua opinião é que devo manter o Japonicus na gaiola? Quanto a essa criação de peixes que tinhas quando eu lá fui a casa como é que está a correr? Sempre vais vender??? Se sim avisa-me porque queria ficar com um ou dois. A caulerpa está a crescer a olhos vistos e a racemosa a mesma coisa. Abraço.
  14. Vê como está o Kh. É que eu tinha o areão e a rocha completamente tapados com alga castanha e o kh estava a 3º dkh, a receita depois de experimentar tudo e de estar a desesperar( tive algas durante tres meses), foi subir o kh (actualmente está em 11 dkh) e em tres semanas foram-se as algas todas, e a coralina está em grande expansão. Usei o reefbuilder da seachem que só te sobe o kh não alterando o ph. abraço
  15. Eu sei que o assunto já foi várias vezes discutido, no entanto estou com bastantes problemas em acertar com o funcionamento do dito. O que se passa é que o Cálcio tem baixado e o kh também. Não era de esperar que foçe ao contrário?, tenho o reactor a trabalhar com uma botija de Co2 para que se dê a libertação de carbonatos, mas até o Kh tem vindo a descer. Já tentei tudo, desde estar 15 min. por hora a trabalhar, até estar o dia todo a trabalhar, mas continuo sem conseguir aumentar o calcio e o kh, tendo que recorrer a outros suplementos para o efeito. Preciso que me deem umas dicas. abraço.
  16. Ricardo Leão

    Diatomácias

    O que o samuel provavelmente queria dizer era que devias por o aparelho á saida da osmose, porque senão estás a filtrar agua que vai para o esgoto...quanto ás resinas.... lê bem o que está no tópico acima. Abraço.
  17. Ricardo Leão

    Diatomácias

    Tenta fazeres o seguinte: Depois de fazeres a agua de osmose passa-a por uma resina anti silicatos (podes comprar um filtro daqueles que se colocam nas casas e fazeres a agua de osmose passar por ele tendo no interior as tais resinas) Coloca também resinas na agua do aqua para eliminares os silicatos já presentes. Vê o KH , porque eu fiz todos os outros passos acima referidos e os resultados não foram totalmente satisfatórios....já quando aumentei o Kh resolvi praticamente o problema em duas semanas e olha que a minha rocha já nem se via com tanta alga.... Já agora a alga coralina como é que está ?Tem crescido? É qua a minha não crescia e depois disso cresce muito bem. Abraço.
  18. Ricardo Leão

    Diatomácias

    Quanto tempo tem o teu aquario montado? Em termos de parametros da agua quais são os valores? Se queres um conselho a pressa e o entusiasmo são o maior inimigo da aquariofilia marinha, os ciclos são normalmente demorados e dependem muito de ter reunidas todas as condições. Desde qualidade da água, iluminação, filtragem etc. O que eu tenho a dizer é que enquanto tiveres as diatomaceas não deves colocar nenhum coral duro no aqua porque vais ver que ele se vai ressentir podendo morrer. Sabes que muitos dos aquas não passam do primeiro ano de vida porque as pessoas apressam as coisas e depois não conseguem lidar com a frustação e com o "desperdicio" de dinheiro e acabam por abandonar os aquarios. Claro que esta é a minha opinião e resulta um pouco de algumas desilusões e da minha impaciencia em certas situações. Por isso vai com calma e tenta perceber qual poderá ser a causa para as diatomaceas apareçerem, e depois de resolveres o problema introduz os novos seres espaçadamente, ou seja não cais no erro de colocar logo vários corais e peixes e tudo o que pareçer apelativo, porque isso iria resultar num novo desequilibrio do sistema. Abraço.
  19. Boas pessoal, tenho que vos informar que tenho as minhas algas practicamente erradicadas. O truque foi para alem de ter colocado uma resina anti silicatos ter aumantado o Kh que estava muito baixo. Neste momento é ver a alga castanha a desapareçer e alguma a transformar-se em verde que é comida pelos herbívoros presentes no aqua. A alga coralina está agora em grande crescimento. Por isso pode ser mais um parametro a verificarem. Abraço e boa sorte.
  20. Então Marco já resolveste o teu problema com as algas?? Já tens alguma receita para me dar??? Eu já estou a entrar na fase do desespero...
  21. Olha Marco eu nunca utilizei agua natural.... por isso só pode ser da osmose.... Quanto ás Cerites para limparem essas algas todas ou Têm que ser cerites importadas da etiópia (esganadas de fome) ou então tens que arranjar umas 5000 (eu tenho cerca de 20 e elas mandam-me comer eu as algas...) penso eu de que.... abraço e se tiveres novidades animadoras diz alguma coisa, porque também já estou a ficar farto...
  22. Já ouviste falar em busca polos???? Ligas a lampada á tomada e vez com a ajuda do busca polos qual é o fio que leva a corrente (acende um led dentro do busca polos), depois é só desligares a ficha da tomada, cortares esse fio e colocar o interruptor.
  23. essa alga é realmente uma praga, eu próprio ando com o mesmo problema e não consigo resolve-lo. No anterior aquario tinha esse mesmo problema e quando dei por ela tinha a rocha toda cheia. Não sabendo ao certo o que podes fazer vou-te dizer o que não deves fazer. Em primeiro lugar quando tentares limpar com uma escova ou algo pareçido tenta aspirar o maximo da materia que retirares porque senão ainda vais fazer pior (eu uso filros rapidos para retirar o excesso em suspensão na agua e filtro a agua passando-a por lã muito fina para os restos ai ficarem depositados. Para tentar ajudar tenta colocar uma resina anti-silicatos (segundo alguns artigos que vi na net os silicatos são os principais responsáveis por alimentar esta alga mesmo em quantidades não perceptiveis nos testes, e segundo esses mesmos artigos nem a osmose resolve esse problema, porque ao fim de duas ou tres passagens pela osmose esta perde a capacidade de filtragem deste tipo de composto), logo o ideal é fazeres passar a agua de osmose por uma resina anti silicatos antes de a colocares no aquario. Já me disseram que utilizar carvão também ajuda na medida em que retiram os nutrientes da agua.... quanto ao resto também não sei muito bem o que fazer, uma coisa te digo não esperes que isso passe para actuares, faz já alguma coisa, porque senão já vai ser tarde de mais. Se souberes de algum método que entretanto as elimine diz-me alguma coisa por favor... abraço.
  24. Olá, não sendo electricista aprendi algumas coisas nas aulas de electrotecnia, uma delas é que o fio terra não é preto é verde e amarelo, o azul é neutro e o preto ou castanho é a fase (o que leva a corrente), o mais usual é quando o interruptor não está em contacto com nada metálico o corte ser feito na fase (preto) quando está em contacto com algo metálico podes colocá-lo no neutro (azul) nunca colocar no fio terra (verde e amarelo) porque se ouver um curto circuito e o interruptor estiver desligado lá se vai a descarga á terra e aí pode arder tudo. Recapitulando: Preto ou castanho- fase (transporta corrente, logo se colocares o interruptor aqui consegues ligar e desligar a lampada) Azul - Neutro Verde e amarelo- terra Nota: Se desmanchares um interruptor de tua casa vais ver que o que vai ao interruptor são só fios pretos ou castanhos (fases). Abraço.