Acanthurus Japonicus


senna

Recommended Posts

no aqua principal nao deves mexer, isto na minha opiniao.

podes tb subir a temperatura ate uns 29 ou 30, mas faz isto tudo num aqua à parte.

ainda bem que eles estao a comer é bom sinal, continua a alimentar os peixes com muita variedade de comida.

se puderes tenta descobrir pq ficaram doentes.

 

um abraço e boa sorte

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

desculpem lá a intromissão mas à uma coisa que me faz confusão, dizem que o melhor é tratar o animal num aqua à parte. Será que o peixe não vai agravar muito mais a doença com a mudança de aqua (por ficar stressado)?

Abraço,

Bruno Barreiros

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Olá,

 

Como poderão saber, tenho os meus peixes também com cryptocarium, mas de facto a temperatura elevada e alguns medicamentos (aliás como o Rui já tinha dito) para nada servem!

 

Acho que aqui devemos alertar os Membros do Fórum e dizer os nomes dos produtos que utilizámos, doa a quem doer. No meu caso experimentei o Oodinex seguindo todas as indicações que vinham na embalagem e a única coisa que consegui, foi ficar com algumas zonas do aquário verdes (nomeadamente uma zona da Stream Rock e maioria dos tubos plásticos transparentes). O produto de facto não fez nada aos peixes que felizmente continuam a comer, mas continuam com o mesmo ou até mais marcas do parasita!

 

Será que baixar a salinidade para os valores que referem não irá provocar problemas em corais e invertebrados? Eu acho que sim e não aconselho a fazerem isso no aquário principal. Quanto aos aquários de tratamentos, tal como Bruno diz, também eu acho que será ainda pior para os peixes, pois não só, normalmente estamos a falar de aqua mais pequenos, como a simples mudança promove stress e consequente agravamento dos sintomas...

 

Abraço,

Diogo

 

PS - a partir de agora vou apenas continuar a alimentar os peixes com uma boa dieta e comprar mais alguns corais - penso que essa deverá ser a melhor solução, pois os corais promovem a diminuição dos trofontes pois estes são consumidos na sua fase natatória (certo Rui???)

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Eu não acredito em medicamentso Reefsafe, sejam eles de que marca forem , para tratar Cryptocarium.

Eu não uso nunca ,nenhum medicamento na água num aquário de recife, por muito desesperado que esteja.

Nunca mantenho a salinidade ( devidamente medida com condutivimetro ou um bom densimetro com correcção de temperatura )num aquario de recife abaixo de 1,022 e geralmente mantenho a 1,025.

 

penso que essa deverá ser a melhor solução, pois os corais promovem a diminuição dos trofontes pois estes são consumidos na sua fase natatória (certo Rui???)

Eu acredito nesta teoria. O Fossa e o Nilsen o Carlinhos das Acroporas e muitos outros incluindo eu próprio ,já verificamos muitas vezes que quando introduzimos peixes portadores ou doentes em aquários cheios de corais e biodivesidade a maioria dos peixes recuperam mais cedo ou mais tarde . Ninguem pode afirmar, que são os corais que ingerem a fase natatoria infectante do parasita reduzindo o seu numero, o que permite ao peixe lidar com um numero reduzido de parasitas, tendo tempo para ganhar imunidade . Ninguem pode afirmar ,mas que é uma teoria interessante e lógica é , e como na prática parece funcionar ,eu agarro-me a ela.

Para tratar só uso cobre ou hiposalinidade num aquario hospital ou de quarentena. Como não consigo apanhar os peixes com pontos brancos no meu auqrio , porque o teria que desmanchar e o strees seria possivelmente suficiente par os matar tenho mesmo que apostar na imunidade adquirida e na apetençia dos corais par a forma infestante dos parasitas.

Sim é verdade que devia ter feito quarentena e tratamento com hiposalinidade a todos antes de os meter no aquario principal durante um mês, mas como acho que isso é mais fácil de dizer do que fazer a não ser que tenhamos uma paciençia enorme , uma disciplina rigorosa, tempo e espaço.Eu confesso que não sou um pessoa que reuna estas caracteristicas todas. Logo tento ter um aquario com uma qualidade de água excelente, com variações minimas , dou uma boa alimentação , coloco peixes que comprei apos observação cuidadosa

e tento encher o aquario com corais.

Procuro ainda introduzir os peixes devagar, em função do meu volume de água , especies compativeis, e com uma aclimatização bem feita.

Mas sei que tenho peixes portadores de Cryptocarium no meu aquário e provavelmente terei sempre.

Cump.

Rui

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Olá,

 

Passada que está uma semana e depois de algumas mudas de água com aspiração do fundo, noto melhorias significativas nos peixes.

 

Acredito que o facto de ter usado o Oodinex terá enfraquecido os parasitas e por isso os peixes conseguirem agora, aparentemente, ultrapassar a parasitose.

 

Um abraço,

Diogo

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

  • 1 ano depois...

Tens corais ou invertebrados no aquário ?

 

Se não tiveres poe um medicamento de cobre que erradica logo isso rapidamente.

Mas se tiveres algo mais para além da rocha viva e Peixe, esqueçe. :P

Cláudio

Link to comment
Partilhar nas redes sociais