algas BBA


Filipe1973

Recommended Posts

 

Os valores que te dei são baseados no Estimative Index. Em todos os meus plantados anteriores eu fertilizava colocando apenas o que as plantas necessitavam e usava bastante os testes de modo a calcular quanto fertilizar.Recentemente numa argumentação com um membro do fórum, acabei por perceber que fertilizar pelo Estimative Index é melhor.

 

Esta modo de fertilização não deixa que nenhum nutriente fique nunca em falta. Dai a grande tpa que tem de ser feita no final da semana.

 

Com este método de fertilização não é necessário andares a testar os nutrientes pois sabes que eles estão lá disponíveis para as plantas. No teu setup tens assim à primeira vista tudo ok. Resta saber se estás a dispersar o CO2 pelo aquário todo de uma maneira eficaz e se as lâmpadas da tua calha não estarão velhas.

 

O problema que falas ou seja das plantas não assimilarem os nutrientes também pode ser pelo facto do tipo de Flora que tens no aqua. Muitas plantas preferem assimilar os nutrientes através das raízes, outras preferem fazê-lo maioritariamente através da coluna de água.

Zog Li

 

''As coisas difíceis levam algum tempo a fazer. As impossíveis levam mais um bocado''

 

http://almadagua.blogspot.com/

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Proposto

Diluis 100 gr. de cada um dos nutrientes em 500ml de água destilada. Para o teu aquário, eu fertilizava com:

12 a 15ml de NO3 - 3x semana

2,5 a 4ml de PO4 - 3x semana

10 a 15ml de K - 1x semana

2,5ml de Tropica PlantGrowth diariamente

Que já tenho

N: Dissolvi 100g de KNO3 em 1,2l de água --> isto dá-me uma solução "N" que adiciona 0.25ppm por cada 1ml (considerei 200 litros de água no aqua)

P: Dissolvi 100g de KH2PO4 em 1,4l de água --> isto dá-me uma solução "P" que adiciona 0.25ppm por cada 1ml (p/ 200l água)

K - Dissolvi 200g de KCl em 1l de água --> isto dá-me uma solução "K" que adiciona 0.5ppm por cada 1ml (p/ 200l água)


MGSO4

Chelated Trace


Usando os diluições que já tenho.

N-100g para 1200ml de água-2,4x a menos que adiluição que está referida, logo...2,4x a dose aconselhada.28.8 a 36ml

P-100 para 1400ml de água- 2,8x a menos que adiluição que está referida, logo...2,4x a dose aconselhada-7 a 11,2ml

K-100g para 500ml de água dá a mesma diluição de 200g para 1 litro, logo....10 a 15ml por semana




Usei esta calculadora para as diluições do MGSO4 e do Trace para EL diário.


28 a 36ml 3x à semana dá cerca de 100ml por semana. Não é muito????


Em relação ao EL. Se os valores forem demasiado altos, com 1 TPA não chega para "limpar" o aquário e fazer o rest aos valores.

Como controlar que não subam em demasia. Já percebi alguns dos conceitos do EL, mas a minha duvida ( ou uma das) é como é que ao se colocar em demasia e não sabendo o que se retira em cada TPA, não se fica com o aquário saturado de nutrientes???

Uma das "formulas" de fertilização que vi (baseada no EL) tinha fertilização diária, TPA semanal e 2 dias de descanço sem fertilização.

Ou seja.5+2 em que a TPA era feito ao 5º dia ou no setimo.(já não me recordo bem) e que esses dias de descanço eram mesmo para ajudar a absorver esses excessos.


Mais uma vez, obrigado.

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Eu fico apenas um dia sem fertilização, o Domingo.

 

Também tens de considerar que a massa vegetal vai crescendo e vai consumindo mais nutrientes. Mas não te preocupes, mau é o aqua ter carências.

Zog Li

 

''As coisas difíceis levam algum tempo a fazer. As impossíveis levam mais um bocado''

 

http://almadagua.blogspot.com/

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Em relação ao N,P e K já te dei +- as doses a colocar. Em relação ao Magnésio, eu fertilizo apenas uma vez por semana e coloco um pouco de Decalcit para o Cálcio, sabendo que ao pôr Decalcit os Fosfatos aumentam um pouco. Mas se as contas são essas ok.

 

Porém não interessa fertilizar com um ou dois nutrientes e não com o resto. Se pretendes seguir o Ei (Estimative Index) tens de ter os nutrientes todos.

Zog Li

 

''As coisas difíceis levam algum tempo a fazer. As impossíveis levam mais um bocado''

 

http://almadagua.blogspot.com/

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Eu sei. Falava das contas que fiz para poder aproveitar as diluições que já tenho feitas,

 

Proposto
Diluis 100 gr. de cada um dos nutrientes em 500ml de água destilada. Para o teu aquário, eu fertilizava com:
12 a 15ml de NO3 - 3x semana
2,5 a 4ml de PO4 - 3x semana
10 a 15ml de K - 1x semana
2,5ml de Tropica PlantGrowth diariamente
Que já tenho
N: Dissolvi 100g de KNO3 em 1,2l de água --> isto dá-me uma solução "N" que adiciona 0.25ppm por cada 1ml (considerei 200 litros de água no aqua)
P: Dissolvi 100g de KH2PO4 em 1,4l de água --> isto dá-me uma solução "P" que adiciona 0.25ppm por cada 1ml (p/ 200l água)
K - Dissolvi 200g de KCl em 1l de água --> isto dá-me uma solução "K" que adiciona 0.5ppm por cada 1ml (p/ 200l água)
MGSO4
Chelated Trace
Usando os diluições que já tenho.
N-100g para 1200ml de água-2,4x a menos que adiluição que está referida, logo...2,4x a dose aconselhada.28.8 a 36ml (3x por semana)
P-100 para 1400ml de água- 2,8x a menos que adiluição que está referida, logo...2,4x a dose aconselhada-7 a 11,2ml (3x por semana)
K-100g para 500ml de água dá a mesma diluição de 200g para 1 litro, logo....10 a 15ml por semana (1x por semana)

E já agora, na farmácia não consigo arranjar o KH2PO4 (pelo menos das de cá). Mandei vir de UK juntamente com os Micros e com o MgSO4.

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Sim, parece que está tudo ok!

 

Eu consigo arranjar aqui na Ajuda. Mas esse Fosfato Monopotássico é o mais dificil.

 

Diz-me uma coisa tens substrato fértil? Quais as plantas que tens no aqua?

Zog Li

 

''As coisas difíceis levam algum tempo a fazer. As impossíveis levam mais um bocado''

 

http://almadagua.blogspot.com/

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Boa tarde a todos,

 

As algas BBA são provocadas por excesso de NO3. Valores acima dos 20 ppm já podem originar o inicio dessa praga.

 

O CO2 ajuda a controlar, mas se os nitratos são altos elas vão aparecer sempre.

 

Falo por experiencia própria e por vários estudos que se podem encontrar na net.

 

Uma vez que a minha água da rede tem NO3 a 40 ppm, a única maneira que consegui para baixar, foi através de um desnitrificador e assim reduzir NO3 para 10 ppm.

 

Abraço

657_3868.png
Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Boas,

Para se ter um plantado é necessária luz, fertilização e CO2, para além dos cuidados básicos de qualquer aquário. Independentemente dos problemas que possas ter de fertilização ou iluminação (que devem ser corrigidos, claro), a BBA têm a ver com níveis de CO2 baixos ou instáveis.

Tom Barr
Administrator

BBA grows in ranges of about 5-10-15ppm of CO2, that seems to be an optima.(See Sheath and Wehr)

So non CO2= not good.
High CO2, also not good, but it will grow, but not very well.
Folks adding CO2, but doing so poorly?
Loads of BBA.

Every single case I have seen in person and addressed/cured over 20 years: always has something to do with CO2. Perhaps some basic care of the tank also, but the bottom line has never been anything other than CO2.
I can induce the BBA with CO2, I cannot induce BBA with anything else.

I've seen no evidence otherwise.
There's 101 correlations, but I've yet to see anyone state they can induce BBA with ruling out the other factors.
I've also solved the worse case BBA in person at 100% success rate.
Maybe 100-200 aquariums at least.

It's always been CO2.


www.BarrReport.com


Fonte: http://www.barrreport.com/showthread.php/12839-BBA-Collection-of-Knowledge

Cumps.

Cumps.
José Prada aka Micro-Chip

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Como disse o CO2 ajuda a eliminar e controlar, à semelhança do seachem excel.

 

No entanto, podes ter os valores de CO2 desregulados com NO3 baixo e nunca terás BBA.

 

A causa é os nitratos altos, mas cada um faz o que quiser.

 

Cumps

657_3868.png
Link to comment
Partilhar nas redes sociais

 

 

No entanto, podes ter os valores de CO2 desregulados com NO3 baixo e nunca terás BBA.

 

 

Boas Mega! Neste caso não concordo, pois com o CO2 desregulado (com niveis oscilantes ou muito baixos) e com o NO3 também baixo, se tiveres boa luz, vais ter um plantado descompensado, e terás BBA e provavelmente muitos outros tipos de algas.

 

Se com niveis de NO3 excessivamente altos as BBA podem aparecer? É possivel. Mas sem dúvida que o mais certo é aparecerem se tiveres falta deste nutriente e falta de CO2.

Zog Li

 

''As coisas difíceis levam algum tempo a fazer. As impossíveis levam mais um bocado''

 

http://almadagua.blogspot.com/

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Boas,

 

Também não me parece que os nitratos baixos evitem as BBA's.

 

Nos meus áquas de camarões os nitratos nunca estão a mais de 3/4 ppm's e tenho BBA's.

 

Cumps,

Link to comment
Partilhar nas redes sociais