válvula solenoide avariada?


Recommended Posts

Ontem reparei que a botija de co2 tinha acabado e procedi de imediato à sua substituição. Após isso tive que regular novamente o débito e agora não consigo que o co2 chegue aos 2 aquários. Presumo que a válvula solenoide possa ter avariado, ela liga, faz barulho e aquece como de costume mas não há injecção de co2.

Aqui peço a vossa ajuda, alguém entendido que me auxilie ou me possa indicar loja/técnico onde possa me deslocar na zona de Lisboa/Sintra.

IMG_2186_zps385c2d65.jpgIMG_2187_zps94dd7eb6.jpg

Editado por António Nunes
Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Antes de fazer o que quer que seja, eu retirava a solenoide e confirmava que o Co2 estava a passar.

Quanto a reparar... acho que nao teras sorte...

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Nem de propósito, quando mexi nela para tirar as fotos devo ter mexido em algo e começou a bombar fraquinho mas a bombar.

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

tens o redutor bem afinado? Nao sera ele a nao deixar chegar gas à solenoide?

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Há cerveja? Mulheres nuas? póneis e anões alucinados?

nao necessariamente por esta ordem...

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Boas é fácil de ver se está avariada, faz o seguinte.

 

Desliga a válvula da corrente, sopra pelo tubo, ela tem que prender o ar, depois liga á corrente, sopra novamente, e tem que passar ar.

 

em ultimo caso, desmancha a válvula e vê se sentes o relé a actuar, caso se confirme, desaperta a válvula lubrifica e volta a montar tudo.

 

Fiz isso com a minha e resultou, tinha calcinado por dentro, liquido de ferrugem, wd40, ficou como nova.

  • Votar + 2
Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Obrigado Miguel, como já disse antes aquilo voltou a funcionar, como tenho receio de mexer tal como dizes fico-me.

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Adivinho que tenha sucedido o seguinte: Ao retirares a garrafa, mais concretamente o redutor, retiraste a pressão que existia dentro dos tubos e que forçava o co2 a passar pela membrana de cerâmica do difusor.

Quando montaste o sistema novamente, foi necessário que a pressão do gás dentro dos tubos voltasse a ser a mesma que anteriormente.
Até que esta condição se verificasse, não houve entrada de co2 nos aquários. Assim que a pressão chegou a um ponto suficiente para ultrapassar a membrana de cerâmica, voltou tudo ao normal.

 

btw... se chegares a soprar nela... filma!!! :naughty:
AHAHAHAHAHAHHA

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Quando a botija chega ao fim, podem passar alguns resíduos do fundo fazendo com que ela fique presa. Se quando a ligas era não der um estalido, por vezes uma pancadinha seca com um martelo despreende-a.

Abraços

Zé Néo

 

Bannercopy.jpg

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Este tópico tem mais de 6 meses de antiguidade... Se fizer sentido, por favor considere criar um novo tópico em vez de reactivar este. Obrigado!

Join the conversation

You can post now and register later. If you have an account, sign in now to post with your account.

Visitante
Responder a este tópico

×   Colaste conteúdo com formatação.   Remover formatação

  Only 75 emoji are allowed.

×   Your link has been automatically embedded.   Display as a link instead

×   Your previous content has been restored.   Clear editor

×   You cannot paste images directly. Upload or insert images from URL.