blackmac Publicado Julho 23, 2013 Publicado Julho 23, 2013 Sou novo neste mundo e neste forum como podem ver é a minha primeira mensagem. Vou comprar um aquario de 50 litros e gostava de algumas informaçoes para a iluminaçao do aquario e tambem orçamentos. cumps, Pedro Cunha Citar Cumprimentos, Pedro Cunha
Renato.Vieira Publicado: Julho 23, 2013 Publicado: Julho 23, 2013 Bem-vindo ao clube da peixarada. O tipo e quantidade de luz difere com o tipo de layout que pretendes fazer com as plantas e suas exigencias. Havera por aqui quem diga que deves ter 1w por litro, o que e parvo. As plantas desempenham a fotossintese pela quantidade de fotões, o que em termos leigos podes analisar por lumens. Escolher a luz por kelvins da acesso ao espectro da luz que queres. Postas estas dicas para pesquisares em termos de conhecimentos, porque vais perceber melhor o que falamos sobre luz vs plantas no futuro, voltemos ao basico: aconselho 2x39w, uma de 10.000k e outra de 6500k das cores que quiseres. Consoante as plantas convem saberes que a adicao de co2 sera benefica e dado otamanho do teu aquario ha medidas economicas para colocares. Corea, tamanho e longevidade aumentam com co2. Citar Lima-Limão 500l
cmam Publicado: Julho 23, 2013 Publicado: Julho 23, 2013 2x39w num aqua de 50 litros? é totalmente irrisório visto que cada lâmpada tem 90cm. Primeiro tens de saber as medidas do aquário e depois tratas do resto. Co2 só vale a pena se quiseres um grande plantado, o que não é indicado para quem não tem experiência nem conhecimento. 50 litros é pouca água, se calhar com o dinheiro que vais gastar arranjas algo melhor usado. Pensa nisso Citar Carlos Marques
Renato.Vieira Publicado: Julho 23, 2013 Publicado: Julho 23, 2013 2x39w num aqua de 50 litros? é totalmente irrisório visto que cada lâmpada tem 90cm. Primeiro tens de saber as medidas do aquário e depois tratas do resto. Co2 só vale a pena se quiseres um grande plantado, o que não é indicado para quem não tem experiência nem conhecimento. 50 litros é pouca água, se calhar com o dinheiro que vais gastar arranjas algo melhor usado. Pensa nisso Nao me recordo de ver uma resposta tao ma num forum de ajuda, cmam. Mas se calhar sou so eu. T5 Degebao 39w de 50cm (na verdade 48cm), tenho 2 lampadas actinic light, se quiseres vendo, estão praticamente novas. Co2 apenas para quem tem experiencia e conhecimento? Deduzes que o rapaz é ignorante, ingénuo? E so para grande plantado? Porque? Ou achas que apenas quem tem plantados holandeses deve usar co2? Valor e custo do co2, dizes tu? E caseiro?! Quanto custa um pacote de fermento, 0,5kg de acucar, 1colher de bicarbonato de sodio e 1litro de agua?! Se tens assim tanta experiencia e conhecimento saberas ler, que sugeri apenas pelo efeito que tens nas plantas, nem que sejam cabombas e ludwigias... e pela resposta que deste a um iniciado, nao me pareceu a mais informativa nem a mais coerente. Deduzir que um iniciado nao quererá investir no hobby que pratica, por falta de capacidade financeira ou conhecimento/experiencia e quanto a mim estupido. Isto da peixarada é relativamente fácil, como hobby não é uma licenciatura em fisica de particulas elementares. Boa aquariofilia. Citar Lima-Limão 500l
cmam Publicado: Julho 23, 2013 Publicado: Julho 23, 2013 Nao me recordo de ver uma resposta tao ma num forum de ajuda, cmam. Mas se calhar sou so eu. T5 Degebao 39w de 50cm (na verdade 48cm), tenho 2 lampadas actinic light, se quiseres vendo, estão praticamente novas. Co2 apenas para quem tem experiencia e conhecimento? Deduzes que o rapaz é ignorante, ingénuo? E so para grande plantado? Porque? Ou achas que apenas quem tem plantados holandeses deve usar co2? Valor e custo do co2, dizes tu? E caseiro?! Quanto custa um pacote de fermento, 0,5kg de acucar, 1colher de bicarbonato de sodio e 1litro de agua?! Se tens assim tanta experiencia e conhecimento saberas ler, que sugeri apenas pelo efeito que tens nas plantas, nem que sejam cabombas e ludwigias... e pela resposta que deste a um iniciado, nao me pareceu a mais informativa nem a mais coerente. Deduzir que um iniciado nao quererá investir no hobby que pratica, por falta de capacidade financeira ou conhecimento/experiencia e quanto a mim estupido. Isto da peixarada é relativamente fácil, como hobby não é uma licenciatura em fisica de particulas elementares. Boa aquariofilia. Bom dia, gostava muito de ver essas lâmpadas t5 que falas de 39w com 48cm. Se puderes manda-me uma foto ou assim, uma vez que nunca vi uma coisa dessas. o blackmanc é que se apresentou como novo no mundo da aquariofilia por isso não inventei nada. Co2 para quem não tem conhecimentos em aquariofilia é, no mínimo, arriscado mas sobre isso nem me quero alongar porque quem tem o mínimo de conhecimento sabe que a utilização de co2 se não for acompanhada de injeção de nutrientes dá mau resultado. Em relação à tua frase onde dizes que eu falo do valor e custo do co2 essa então passou-me mesmo ao lado. Não percebo onde é que disse que o co2 é algo caro e nem sequer referi valores para o que quer que fosse. Quanto ao resto, adoraria que me explicasses qual das frases que eu proferi é que te permite dizer o seguinte: " Deduzir que um iniciado nao quererá investir no hobby que pratica, por falta de capacidade financeira ou conhecimento/experiencia e quanto a mim estupido" Blackman, se quiseres ajuda mais pormenorizada tens de dizer o que pretendes e os meios que tens para poderes fazer o que queres. Citar Carlos Marques
JoaoRRM Publicado: Julho 23, 2013 Publicado: Julho 23, 2013 Boas Blackmac, Como o Renato já referiu o que importa são os lumens que a lâmpada produz. Quantos mais lumens mais luz a lâmpada produz. Os w apenas te dizem a quantidade de energia que a lâmpada consome. Os Leds são os mais eficientes. O CO2 podes fazer caseiro ou podes comprar um kit completo, o caseiro necessita de mais manuntenção. Manda Mp que eu tenho à venda um kit da Tropica à venda, calhas led e lâmpadas. Cumps. Citar
Recommended Posts