Iniciante na aquáriofília com novo aquário


João Rosa

Recommended Posts

Olá a todos.

 

O meu nome é João Rosa e sempre fiquei deslumbrado ao entrar em casa de alguém quando deparado com um aquário. Acho que dá uma beleza e vida à divisão de forma única.

Nunca tive peixes na vida, nem sequer o "simples" globo com o goldfish.

Então à cerca de um mês comecei a pensar neste hobbie, tinha uma saliência na parede da sala e pensei, um aquário aqui ficava mesmo lindo. Comuniquei este desejo à "Maria" ela concordou (como havia de concordar em todos :P) e mandámos fazer um aquário à medida.

As medidas do aquário são 110 comprimento x 35 altura x 30 largura, medidas em cm, com vidro de 8 mm.

 

Equipamento:

-Filtro Eheim Ecco pro 130;

-Termoestato jagger 150w;

-Calha Odyssey Dual T5 10000 39W (se não me engano);

 

Substracto:

-Aquabasis Plus 2.5 litros;

-JBL Manado 10 litros;

-Sílica Preta apenas polvilhada por cima do manado, cerca de 4 kilos.

 

Flora:

-Plantas de fácil manutenção recomendadas pelo senhor da loja.

 

Teste da água:

-Ph entre 7 e 7.5, não consigo precisar pois inocentemente comprei um teste de ph colorimétrico.

 

O aquário chegou segunda feira passada e comecei a montagem, substracto, rochas, plantas e enchi. Liguei todo o equipamento e apliquei na água o Seachem Prime de acordo com as instruções, e o Seachem Stability que ainda ando a dosear até domingo para prefazer os tais 7 dias.

 

Posto isto, gostaria de algumas opiniões vossas, amanhã vou comprar 2 ou 3 guppys para fazer o ciclo, possivelmente mais plantas que o aquário parece-me pobre em vegetação, testes de amónia e nitratos para já, e equipamento de limpeza.

 

Ficam algumas fotos.

 

6m32.jpg

eynd.jpg

4fh6.jpg

lni6.jpg

19w7.jpg

cbu.JPG
Uploaded with ImageShack.us
Editado por João Rosa
Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Para quem está agora a começar, leva jeito para a coisa, muito simples e bonito! E sim, talvez mais umas plantas e algo mais para o lado dto do aqua

[hr]
 
Zeisses | Aqua 60l

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Brutal. Esse aquário tem muito potencial mesmo. Devagarinho e com calma consegues ter aí uma coisa mesmo demais. Parabéns e força nisso!

 

P.S - Pensa em meter uns troncos aí que ficaria excelente no meio do plantado e forrados com musgo e anúbias ou fetos de java.

 

Cumps

Editado por Shaking

Cumprimentos, Daniel Cunha

Aquário 60l

Feedback

 

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Brutal. Esse aquário tem muito potencial mesmo. Devagarinho e com calma consegues ter aí uma coisa mesmo demais. Parabéns e força nisso!

 

P.S - Pensa em meter uns troncos aí que ficaria excelente no meio do plantado e forrados com musgo e anúbias ou fetos de java.

 

Cumps

Um tronco era a ideia principal em termos de decoração, mas na loja onde vou não tem nenhum que me encha o olho.

Só não queria era que o tronco me tingisse a água. Sei que há umas técnicas para evitar isso, tenho de pesquisar mais sobre esse assunto.

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Antes de mais, parabéns pelo aquário. Queria eu que a minha primeira tentativa tivesse ficado metade dessa :)

 

Esse aquário não tem tampa, certo???

Eu arranjava uma maneira qualquer de impermeabilizar essa parede por causa da condensação da água.

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Um tronco era a ideia principal em termos de decoração, mas na loja onde vou não tem nenhum que me encha o olho.

Só não queria era que o tronco me tingisse a água. Sei que há umas técnicas para evitar isso, tenho de pesquisar mais sobre esse assunto.

 

O truque está em ferve-lo bem e escova-lo bem. Pode inicialmente dar uma cor de chá à água mas depois volta ao normal.

Cumprimentos, Daniel Cunha

Aquário 60l

Feedback

 

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Realmente ficou muito bonito, tens jeito para isso, eheh, a nível estético na minha opinião está fantástico assim , agora com o tempo e mais alguns ajustes e novas coisas que ai puseres deve ficar ainda melhor.

Parabéns pelo aquário!

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Era para ser uma estante para livros.

Bem também seria uma fantástica estante. Mas estantes para livros são fáceis de montar em outros sítios, já os aquários não tanto...

Mais perfeito só mesmo um aqua a ocupar 100% da reentrancia (imaginando que se conseguia um acesso por painel falso por cima ou assim).

Parabéns!

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Tenta rearanjar as plantas.

Tens ai echinodurs (lado direito) que sao plantas de fundo, Blyxa no fundo e são plantas de meio, limnohpilas no meio e soa plantas de fundo ....

 

A blyxa (planta verde, central no fundo) é uma planta de media manutenção, tem aenção a ela.

 

Bomba de ar podes desligar, nao está ai a fazer nada, só estraga.

 

Arranja mais umas pedras pele de dragão para compor o aquario.

 

Não vi a anubia, mas a mesma nao deve ser enterrada

ass_zps2c377341.jpg

 

Feedback

 

Cumprimentos, Ana Rodrigues

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Antes de mais, parabéns pelo aquário. Queria eu que a minha primeira tentativa tivesse ficado metade dessa :)

 

Esse aquário não tem tampa, certo???

Eu arranjava uma maneira qualquer de impermeabilizar essa parede por causa da condensação da água.

Certo, ele não tem tampa, mas a parede por cima e a estrutura onde está colocado é de peladour (se é assim que se escreve) que por acaso não é hidrófilo como os das casas de banho. Não sei se será necessário. Vou pesquisar sobre isso :P

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Tenta rearanjar as plantas.

Tens ai echinodurs (lado direito) que sao plantas de fundo, Blyxa no fundo e são plantas de meio, limnohpilas no meio e soa plantas de fundo ....

 

A blyxa (planta verde, central no fundo) é uma planta de media manutenção, tem aenção a ela.

 

Bomba de ar podes desligar, nao está ai a fazer nada, só estraga.

 

Arranja mais umas pedras pele de dragão para compor o aquario.

 

Não vi a anubia, mas a mesma nao deve ser enterrada

Xii que desgraça, tenho as plantas todas mal então. E sim as anubias estão enterradas, como se seguram se não devem estar enterradas?

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Boas João,

 

O aquário está muito fixe!

Simples mas bem montado, e parece ter sido ponderado e pensado.

Parabéns.

Já pensaste que fauna vais colocar?

 

Cumps.

Olá. Já coloquei 3 guppys( 1 macho 2 femeas) para a ciclagem. Depois de estar ciclado vou por uma equipa de limpeza, ainda não sei quais e para já vou por só guppys. A minha namorada queria muito neóns mas acho que já consegui faze-la interiorizar que neons de ph ácido não dão com guppys ph alcalino, e a agua aqui da zona é muito calcária, o ph ronda os 7.5.

Resumindo vou-me dedicar aos guppys que julgo que são engraçados, procriam, são bonitos muita cor, são resistentes, e para um iniciante penso que são os melhores.

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Parece-me que tambem tens pogostemun. Mas nao tens anubias, ou eu nao as consigo ver.

Se tiveres prende-as a uma pedra.

 

Quem te aconselhou as plantas nao te aconselhou de facil manutenção. Blyxa e pogostemon sao plantas mais exigentes

 

As plantas que consigo ver são, hygrophila polisperma, limnophila sensiflora, pogostemon, blyxa, echinodorus. As 2 do lado esquerdo nao consigo ver bem

 

Edit nas novas fotos parece-me ver cabomba furcata, outra que nao é de facil manutenção

 

Tens uma boa iluminação, mas terás de as suplementar com fertilizantes.

 

Pensa em plantas de tapete ou de meio, porque tens muitas para tras

Editado por Ervilhita

ass_zps2c377341.jpg

 

Feedback

 

Cumprimentos, Ana Rodrigues

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Os guppys andam muito à tona da água. Será normal, eles andam em todos os niveis do aquário mas principalmente à tona da água. Passam ainda muito tempo quietinhos na zona das Echinodorus junto às bocas do filtro.

Editado por João Rosa
Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Parece-me que tambem tens pogostemun. Mas nao tens anubias, ou eu nao as consigo ver.

Se tiveres prende-as a uma pedra.

 

Quem te aconselhou as plantas nao te aconselhou de facil manutenção. Blyxa e pogostemon sao plantas mais exigentes

 

As plantas que consigo ver são, hygrophila polisperma, limnophila sensiflora, pogostemon, blyxa, echinodorus. As 2 do lado esquerdo nao consigo ver bem

 

Edit nas novas fotos parece-me ver cabomba furcata, outra que nao é de facil manutenção

 

Tens uma boa iluminação, mas terás de as suplementar com fertilizantes.

 

Pensa em plantas de tapete ou de meio, porque tens muitas para tras

As anúbias são as duas altas do lado direito. Ou fui enganado?

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Certo, ele não tem tampa, mas a parede por cima e a estrutura onde está colocado é de peladour (se é assim que se escreve) que por acaso não é hidrófilo como os das casas de banho. Não sei se será necessário. Vou pesquisar sobre isso :P

Ainda pior. Vai acumulando humidade e começa a levantar.

Apesar de já estar montado, eu tentava criar uma estrutura para esconder a parede.

A base é pladur também???

Com a humidade e o peso pode levantar problemas. O pladur quando começa a apodrecer simplesmente se começa a desfazer.

A fazer em cima de pladur eu tinha feito com hidrofogo e com tinta própria para não deixar passar a humidade.

Essa estrutura está preparada para os 300\350 klg que tem em cima??

 

Posso ser só eu, mas antes de avançar muito mais eu confirmava até que ponto esse espaço está preparado para levar com o aquário antes que tenha surpresas desagradáveis.

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Este tópico tem mais de 6 meses de antiguidade... Se fizer sentido, por favor considere criar um novo tópico em vez de reactivar este. Obrigado!

Join the conversation

You can post now and register later. If you have an account, sign in now to post with your account.

Visitante
Responder a este tópico

×   Colaste conteúdo com formatação.   Remover formatação

  Only 75 emoji are allowed.

×   Your link has been automatically embedded.   Display as a link instead

×   Your previous content has been restored.   Clear editor

×   You cannot paste images directly. Upload or insert images from URL.