Recomeçar


Recommended Posts

Boa tarde a todos.

 

Compraram-me de prenda de Natal um pequeno aquário, pois eu queria muito ter um animal de estimação. Contudo nunca fiz as melhores escolhas e sempre tive muita pressa em ter tudo e depois vai tudo ao ar (os peixes acabam por morrer)

Já tenho o aquário parado há bastante tempo, desde que o meu peixe que durou mais tempo teve que mudar de casa pois o aquário era demasiado pequeno e não me tinham informado de como ele crescia. Era um Óscar tigre e viveu aqui por cerca de 1 ano e meio e atingiu mais ou menos 17 cm. Embora fosse o único peixe do aquário, ficava bastante apertado.

Agora queria recomeçar e desta vez fazer as coisas como deve ser, para aprender e futuramente aventurarme mais neste munda da aquariofilia.

Material

Aquário tem 50 cm * 25 cm * 30 cm - 37,5 litros brutos
Filtro Resun Magic-jet Filter Magi 200 (5W)
Termostato BOYU 50 W (a temperatura é variável do 16 aos 32º)
Iluminação - Como o aquário não tem tampa com lâmpada, é de vidro apenas tenho uma lâmpada de 8W (não sei se é suficiente). O aquário não apanha luz solar direta, mas a divisão onde ele se encontra é muito iluminada pelo sol que entra pela janela e pelas luzes da divisão que se encontram ligadas quando anoitece até por volta das 00:00.

Mais material que tenho - Testes de pH Sera, pequena maternidade (quando pensava que as guppys estavam grávidas, uma jarra (barro) para decoração de aquários.

 

Gostava de saber que tipo de peixes devo ter (pensei em guppys pois adorava ve-los procriar); se posso ter plantas verdadeiras, se sim quais; que solos deverei usar; algumas ideias para a decoração.

(Como o tópico prosseguir darei mais informações, etc)

 

Queria pedir, quanto às perguntas que vos fiz, que me indiquem plantas e peixes com que consiga lidar com o meu desconhecimento sobre tudo isto.

 

Obrigado desde já,

 

Rui Vasconcelos

 

 

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

  • Replies 106
  • Created
  • Última Resposta

Top Posters In This Topic

Boas,

As recomendações são sempre as mesmas, guppys, platis, espadas, todos facil de manter, atenção ao ciclo do azoto, mas ja deves estar familiarizado com isso.

Para a flora tens os fetos de java, anubias, musgos, e deve ser a unica coisa, pois com 8W de luz, nao é facil.

Vai lendo a tonelada de topicos que por aqui ando que aprendes muito.

Abraços

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Boas, e bem vindo ao forum.

 

Para peixes para iniciar, tens Guppies, platys, espadas, mollys...Porem, podes sempre por ais 1 Betta macho e 2/3 femeas.

Para plantas, podes por anubias, musgos, fetos de java e rabos de raposa.

Se optares por bettas,é sempre melhor comprar alimento proprio e artemia. Tambem são de facil reprodução.

 

cumps

Meu Aquario

 

"40 litros "

 

Segundo Projeto:

 

"nano"

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Boa noite.

 

Estive a pensar e a minha ideia é mesmo essa, usar musgo de java e anubias e para a fauna um grupo de neons. Tinha umas perguntas para vos fazer agora:

1º - Como é que devo plantar as anubias? Devo usar substrato fértil? Se sim, quanto deverá custar? Esse substrato é mesmo necessário?

 

2º- Seria possível ter 2 escalares no aquário? Ou é demasiado pequeno?

 

Obrigado desde já.

 

Abraços

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Boa noite.

 

Estive a pensar e a minha ideia é mesmo essa, usar musgo de java e anubias e para a fauna um grupo de neons. Tinha umas perguntas para vos fazer agora:

1º - Como é que devo plantar as anubias? Devo usar substrato fértil? Se sim, quanto deverá custar? Esse substrato é mesmo necessário?

 

2º- Seria possível ter 2 escalares no aquário? Ou é demasiado pequeno?

 

Obrigado desde já.

 

Abraços

 

Penso que em relação às anubias e fetos de java o substrato fértil é irrelevante, porque não se devem enterra-las, pelo menos até ao rizoma. Eu tenho duas atadas (1a no tronco e outra a uma pedra de xisto) e não uso substrato fértil e dão-se muito bem.

 

Agora de tiveres planos de mais tarde avançar para outras plantas, aí podes pensar nisso.

 

Abraço

Cumprimentos, Daniel Cunha

Aquário 60l

Feedback

 

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Quanto aos escalares esquece lá isso nem com 60l são aconselhados.

 

Quanto às plantas com essa luz só mesmo fetos de java e anubias.

 

Se tiveres possibilidade de colocar mais luz, podes pensar em substrato fertil, se não, não vale a pena

ass_zps2c377341.jpg

 

Feedback

 

Cumprimentos, Ana Rodrigues

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Então acho que vou optar por aquela areia branca fina (tipo silica), colocar as anubias (fazer tipo relvado) e algumas pedras/raiz de videira (ainda não me decidi) e aí vou colocar o musgo.

Quero o aquário bastante simples, mas bonito.

Acham que os neons estaram bem ou não teram grande destaque? Será mais engraçado guppys?

Algum problema com a areia e as anubias?

 

Abraços

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Se queres uma coisa simples não vejo problema.

Quanto às pedras tem atenção se são calcarias, ao tronco deverás fazer o tratamento.

 

Para iniciados talvez seja mais engraçado os guppies, mas depressa o aquario fica pequeno

 

Não entendo como vais fazer relvado com uma planta tao grande que não se pode enterrar.

Editado por Ervilhita

ass_zps2c377341.jpg

 

Feedback

 

Cumprimentos, Ana Rodrigues

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Anubias:

 

anubias%20barteri%20var.%20nana%20petite

 

 

Convem saberes que plantas são antes de comprares, porque tem de ser de facil manutenção, devido à pouca luz que tens.

ass_zps2c377341.jpg

 

Feedback

 

Cumprimentos, Ana Rodrigues

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Umm ok, vou ter que repensar então a flora que vou escolher :)

 

Para o fundo, comprei 2 areias, uma no AKI (mais grossa 0,1mm) mais escura que custava 2 euros 20kg na parte das coisas de contrução; a outra areia comprei mesmo na loja de animais, muito fina e branca.

 

Será que a areia mais grossa tem algum problema em ser colocada no aquário? Eu queria usar a mais grossa em baixo, pode ajudar nas plantas a fixarem-se penso eu e a mais fina em cima.

 

Obrigado desde já ;)

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Se meteres uma boa camada da areia fina por cima, acho que não vais ter problemas. E também se as tuas escolhas como fauna não recai em coridoras ou algo do gênero acho que não vais ter problemas.

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Já coloquei todo o solo ;) Optei por apenas meter aquele tipo de areia. O aquário já está com água, devo agora ligar o termostato e o filtro? A fauna apenas irei comprei sábado, irá haver uma promoção de levar 2 peixes/plantas e eles oferecem o 3º :b

 

Aqui está o aquário:

 

r162.jpg

2ixh.jpg

ud4q.jpg

Acham que está bem? Deverei desnivelar mais?

Já agora, onde meto o termostato e o filtro? Onde acham que fica melhor?

 

Filtro é assim:

 

pxlb.jpg

 

Termostato (tem umas ventosas para colar no vidro:

 

y1io.jpg

 

Obrigado pela ajuda!

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

É normal, nas primeiras horas da montagem. Tenta meter a flauta virada para o vidro ou para cima, mas nao para o substrato, para nao levantar mais poeiras.

ass_zps2c377341.jpg

 

Feedback

 

Cumprimentos, Ana Rodrigues

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Depende da companhia de agua da tua zona. Mas normalmente a minha agua da rede nao cheira a cloro. Se cheirar muito, quando tiveres peixes deves usar um anti cloro

ass_zps2c377341.jpg

 

Feedback

 

Cumprimentos, Ana Rodrigues

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Acho que sim, mas com o tempo evapora e desaparece. Por isso não é aconselhável usar água directa da torneira e a ser feito, com tratamento anti-cloro.

A água deve "repousar" num recipiente e só usar depois do cloro evaporar.

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Depende da companhia de agua da tua zona. Mas normalmente a minha agua da rede nao cheira a cloro. Se cheirar muito, quando tiveres peixes deves usar um anti cloro

Pode ter usado uma água em que a companhia tenha acabado de fazer um tratamento, e essa sim, tem muito mais cheiro a cloro. Pelo menos por cá. Nunca tem cheiro a cloro, mas de vez em quando, tem.

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Este tópico tem mais de 6 meses de antiguidade... Se fizer sentido, por favor considere criar um novo tópico em vez de reactivar este. Obrigado!

Join the conversation

You can post now and register later. If you have an account, sign in now to post with your account.

Visitante
Responder a este tópico

×   Colaste conteúdo com formatação.   Remover formatação

  Only 75 emoji are allowed.

×   Your link has been automatically embedded.   Display as a link instead

×   Your previous content has been restored.   Clear editor

×   You cannot paste images directly. Upload or insert images from URL.