Tronco videira


Recommended Posts

Boas, tou a tentar fazer um tratamento a troncos de videira que tiveram alguns meses a secar ao sol e agora estao a duas semanas dentro de aqua, tenho adicionado quantidades de sal na agua mas pouco e nao todos os dias, os troncos estao com alguns fungos, alguem que ja tenha feito tambem aconteceu? e deixaram estar assim?

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Viva Miguel,

 

Eu para tratar os meus troncos de videira, apanhei-os bem secos. Depois deixei-os 2 semanas submersos com calhaus de xisto/ardósia em cima. Passado esse tempo, escovei-os, fervi e voltei a colocar em água mais 2 semanas... Repeti este processo 3 vezes e estavam prontinhos ;)

 

Tens que ter a certeza é que esses troncos não estão poluídos com insecticidas e coisas assim!

 

Há muitos métodos para tratamentos de troncos... Este foi o que eu usei :)

 

cumps, David

  • Votar + 1
Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Pois,

 

O que podes fazer é arranjar uma bacia grande onde caibam e ferves água num tachão. E vais despejando a água a ferver lá para dentro.

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

  • 3 semanas depois...

Boas miguelgouveia92

Eu, à uns tempos atras, arranjei uns trocos de videira e dado o seu tamanho, tive de ferver agua na maior panela lá de casa e despejar a água num daqueles tanques antigos de lavar a roupa, até ficarem debaixo de agua

tive de repetir o processo umas 3 vezes, depois foi raspar e po-los no tanque novamente com uns calhaus em cima, até hoje nunca tive problemas

 

em relação a esse fungos, deve ser por causa de insecticidadas, ATENÇÃO à AGUA do AQUA!! Tens a certeza que os troncos nunca levaram tratamento?? É estranho isso acontecer se nunca estiveram em contacto com tratamentos...

 

Vai dando noticias...

 

Abraço

 

LG

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

  • 4 semanas depois...

Boas miguelgouveia92

Eu, à uns tempos atras, arranjei uns trocos de videira e dado o seu tamanho, tive de ferver agua na maior panela lá de casa e despejar a água num daqueles tanques antigos de lavar a roupa, até ficarem debaixo de agua

tive de repetir o processo umas 3 vezes, depois foi raspar e po-los no tanque novamente com uns calhaus em cima, até hoje nunca tive problemas

 

em relação a esse fungos, deve ser por causa de insecticidadas, ATENÇÃO à AGUA do AQUA!! Tens a certeza que os troncos nunca levaram tratamento?? É estranho isso acontecer se nunca estiveram em contacto com tratamentos...

 

Vai dando noticias...

 

Abraço

 

LG

boas, nao tenho a certeza pk uns foram-me dados outros cortei dumas q estavam na margem da estrada, neste momento ja estao no aquario depois de mts dias dentro de agua e a secarem depois, pelo q agora a unica coisa estranha e que parecem estar a esfarelar

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Boas, tou a tentar fazer um tratamento a troncos de videira que tiveram alguns meses a secar ao sol e agora estao a duas semanas dentro de aqua, tenho adicionado quantidades de sal na agua mas pouco e nao todos os dias, os troncos estao com alguns fungos, alguem que ja tenha feito tambem aconteceu? e deixaram estar assim?

 

 

 

Antes de dar ideias tenho que perceber... estás a tratar o tronco com sal dentro do aquário ???

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

(...)em relação a esse fungos, deve ser por causa de insecticidadas(...)

Não me parece que haja lógica nesta frase...como é que os insecticidas originam fungos?

 

Em relação ao tratamento dos troncos, pesquisa, mas o ferver, raspar e dexar de molho em água com sal costuma ser o habitual. Depois é ensopar para afundarem e prontos. Quanto ao tempo que demora, varia de caso para caso...

[hr]
 
Zeisses | Aqua 60l

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

fiz tudo o que normalmente se faz menos ferver pk n tinha onde os ferver, sao demasiado grandes, mas houve dias em que estava mt calor e a agua onde estavam(ao sol) chegava prai aos 35graus, foi o maximo de temperatura q tiveram

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Não chega, se não os consegues ferver, ferve a água e despeja por cima...várias vezes!

 

Exacto :)

 

Se meteres num balde, deixa ficar a agua, quando arrefecer despejas mais, faz isso vário dias. O importante destas passagens é para não largarem produtos que tenham absorvido durante a sua vida, mais especificamente produtos químicos agrícolas, que existindo presença deles, pode matar a tua fauna.

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Tive troncos de videira tratados, fervidos, e raspados no meu aquário durante 2 anos, e só quando os retirava da água e ficavam em contacto com o ar é que apanhavam esses fungos. Não te preocupes com isso

 

Não entendo a lógica de tratar com sal.

 

Abraços

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Tive troncos de videira tratados, fervidos, e raspados no meu aquário durante 2 anos, e só quando os retirava da água e ficavam em contacto com o ar é que apanhavam esses fungos. Não te preocupes com isso

 

Não entendo a lógica de tratar com sal.

 

Abraços

 

Boas, tratar com sal é para criar um desequilibrio osmótico nos organismos que se possam encontrar nos troncos, matando-os. Faz sentido.

 

Abraço,

 

João Figueiras.

Vem descobrir os animais aquáticos de todo o mundo e discutir temas interessantes de aquariofilia no Barbatanas Blog

 

Link to comment
Partilhar nas redes sociais