Filtro, mas qual?


Recommended Posts

Ora boa tarde.
Tenho um projecto de um aquario de 120Litros, eis a questão um eheim 2213(440L/H) ou um JBL CRISTALPROFI E901 GREENLINE (900L/H)
Hoje fui á loja que costumo frequentar, e o filtro eheim(versão plus, senão estou em erro, ja "pronto a utilizar") o dono fazia-me por 72 euros enquanto o jbl(tambem já "pronto a utilizar") fazia por 99 euros.
Visto que o jlb faz mais de o dobro de L/H que o eheim, inclinei-me para o jbl.
No entanto, o dono disse que comparando qualidade o eheim ganhava por muito.
No entanto queria saber a vossa opinião em relação aos preços( se consigo arranjar mais barato e onde xD), qualidade entre um e outro e com qual ficava a ganhar/ mais "seguro", qual a escolha que faziam se estivessem na minha posição?
Digo tambem desde já que o orçamento é limitado, dai as duvidas!
Grande abraço e desde já obrigado.
Cumprimentos icon_wink.gif

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Quanto a preços não te posso ajudar muito pois não estou muito a par de preços de filtros. Mas no teu caso ia para o JBL. São bastante eficientes e silenciosos na minha opinião.

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Apenas tenho um Eheim e gosto, o meu e o classic 2215, para um aquário de cerca de 180L e cumpre bem a função. E se for o Plus que trás as duplas torneiras ai sim ficas a ganhar na manutenção do filtro.

Mas o filtro depende também do que queres colocar no aquário, 900l/h devem ser muito para um aquário de 120L, mas e como digo depende do tipo de aquário, plantado ou ciclideos, por exemplo.

Abraços

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

eu tenho Eheim 2213 plus e não recomendo o filtro. o 2215 será melhor.

 

O eheim 2213 é optimo para aquários de camarões ou peixinhos (neons, tetras, viviparos), afinal gasta pouco e ocupa pouco espaço, tem 3 L para materia filtrante, não é mau... mas não serve para aquários de ampularias (que comem courgette), nem tampouco ciclideos de médio/grande porte ou loricarideos de medio/grande porte.

 

A unica coisa positiva é gastar pouca "luz". Falam torto da marca JEBO, mas tenho dois JEBO 810 e não se compara com o Eheim 2213, bastante superiores, apesar de me ter ficado mais barato que o Eheim. A Eheim tem é fama na internet ou os grandes filtros da Eheim profissionais e as pessoas pensam que é tudo o mesmo. tenho todos estes filtros ha anos e o eheim 2213 nao valeu o dinheiro que dei por ele. falo com conhecimento de causa e nao de forma enviosada. Temos que partilhar a melhor informação que existe de forma a melhorarmos ainda mais o hobby, com informação mais exacta e correcta.

Editado por Quo
Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Eu dei a minha opinião de que estou satisfeito com o meu Eheim e não que e superior ao JEBO, porque isso não posso, pois nunca tive um JEBO.

 

 

Fiquei curioso com esta afirmação.

O eheim 2213 é optimo para aquários de camarões ou peixinhos (neons, tetras, viviparos), afinal gasta pouco e ocupa pouco espaço, tem 3 L para materia filtrante, não é mau... mas não serve para aquários de ampularias (que comem courgette), nem tampouco ciclideos de médio/grande porte ou loricarideos de medio/grande porte.

Porquê? Pouca circulação?..

 

Não é nenhuma critica companheiro Quo, apenas curiosidade.

Abraço

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Como já disse eu ia para o JBL, apesar de 900l/h para esse aquário possa ser um pouco de mais tudo depende da fauna.e o eheim ja acho curto demais. e qualquer coisa consegues arranjar maneira de estrangular um pouco o fluxo ou algo do género no JBL. Uma coisa que te aconselho é a olhares para os consumos energéticos visto que é um equipamento que está ligado 24 sobre 24.

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

No da JBL não precisas de estrangular, tem as torneiras que regulam o fluxo. O JBL é melhor, porque tem muito mais capacidade filtrante para alem do fluxo caudal.

 

Outra coisa positiva, é o botão que ajuda a ferrar.

ass_zps2c377341.jpg

 

Feedback

 

Cumprimentos, Ana Rodrigues

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Eu tenho um Eheim 2213 e apesar de não estar completamente descontente com o mesmo, digo-te com honestidade que se soubesse o que sei hoje tinha ido para outra marca. Provavelmente para a JBL.

Aquele filtro para ferrar é um cargo dos trabalhos. E no outro dia falei com a empresa onde o comprei e disseram-me que ultimamente tem havido muita gente a queixar-se do mesmo. Ao ponto de terem que lá ir para eles explicarem como o fazer.

Portanto o meu conselho é: Esse modelo da Eheim não.

Cuidado que não estou a falar da marca em si, mas desse modelo especifico.

Além de que para um aquário de 120 L é fraquito. Eu tenho-o num de 60 L e acho que está adequado.

Não sei é se o 901 será demasiado para esse aquário. eu se tivesse que escolher era capaz de ponderar o modelo abaixo (701), mas é uma questão de analisares, especialmente quando decidires a fauna a colocar... isso influencia bastante a escolha do filtro, na minha opinião

Cumprimentos,

João Ribeiro

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Eu dei a minha opinião de que estou satisfeito com o meu Eheim e não que e superior ao JEBO, porque isso não posso, pois nunca tive um JEBO.

 

 

Fiquei curioso com esta afirmação.

Porquê? Pouca circulação?..

 

Não é nenhuma critica companheiro Quo, apenas curiosidade.

Abraço

 

Sim, fizeste bem em dar. E é com opiniões diferentes que chegamos a uma opiniao generalizada e melhoramos o hobby. Sim, tem pouca circulação e os tubos são finos, entope facilmente. Com os detritos, temos o caldo entornado. Presentemente uso-o em agua salgada como filtro de apoio onde tenho seachem matrix, tive que tirar a coisinha do intake, e ai está a fazer um bom trabalho e gasta poucos Watts... logo no momento até estou contente com o comportamento do filtro, até porque não se formam fungos no filtro. O que nao devera ocorrer em agua doce.

 

Mas quando fazia criação de ampularias pigeon blue, que andei a vender no forum, o 2213 deu-me uma valente dor de cabeça e num aquário de 63L. cheguei mesmo a ter que usar o apoio de um filtro interno de forma a garantir o equilibrio do aquário.

Editado por Quo
  • Votar + 1
Link to comment
Partilhar nas redes sociais

 

Sim, fizeste bem em dar. E é com opiniões diferentes que chegamos a uma opiniao generalizada e melhoramos o hobby. Sim, tem pouca circulação e os tubos são finos, entope facilmente. Com os detritos, temos o caldo entornado. Presentemente uso-o em agua salgada como filtro de apoio onde tenho seachem matrix, tive que tirar a coisinha do intake, e ai está a fazer um bom trabalho e gasta poucos Watts... logo no momento até estou contente com o comportamento do filtro, até porque não se formam fungos no filtro. O que nao devera ocorrer em agua doce.

 

Mas quando fazia criação de ampularias pigeon blue, que andei a vender no forum, o 2213 deu-me uma valente dor de cabeça e num aquário de 63L. cheguei mesmo a ter que usar o apoio de um filtro interno de forma a garantir o equilibrio do aquário.

 

OK Companheiro.

Abraços

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Precisas de algo em torno dos 700 litros por hora, mas esses 900 litros hora seriam optimos, até porque o aquario deve ter um metro de comprimento, e esses 900 litros devem ficar adequados para revirar um metro de comprimento. se for de 80cms é capaz de ter muita força, mas se fizeres mais furos na flauta de saída, ou apontares ligeiramente para o vidro frontal, consegues minimizar isso. Não é bom estrangular o filtro, esforça o motor.

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Obrigado por todas as opiniões!

O aquario em questão tem 100x30x40.

Estava a pensar num comunitario plantado de forma "média" vá.

Acham que os 900L/H seriam demais?

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Boas!

 

A pela minha experiência o eheim 2213 deu para os 120lt, fácil em manutenção e bastante silencioso! é uma boa aposta se não queres gastar muito dinheiro :)

aquanaturept.blogspot.com

 

Notícias sobre o grande mundo da aquariofilia, novos produtos no mercado, aquascaping, vídeos e muito mais!

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Estive a ver esse filtro JBL. A situação ficou mais estupida, só comprova que o lojista não faz ideia do que está a vender, mais um! o JBL é várias vezes superior ao eheim 2213, não tem mesmo sequer comparação. nao pensei que houvesse filtros dessa envergadura dessas marcas mais conhecidas a tão bom preço

  • maior l/h (900 L/H vs 440L/H)
  • maior canister (7.6L vs 3L do eheim)
  • sistema de ferragem simples (nada a ver com o sistema ultrapassado do eheim classic)
  • cestos (para varios tipos de materias, nao há no eheim)
  • e economico para o estilo de filtro que é, gasta apenas 15W, o meu equivalente JEBO tem o mesmo L/H e gasta 20!
  • pode ser usado com peixes de medio/grande porte

 

o eheim 2213 é um brinquedo a beira disso! Nem penses duas vezes.

Editado por Quo
Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Obrigado pelas opiniões.

So mais um questão, um bocado fora deste topico...

Neste aquario em questão(120L, 100x30x40) vou passar, um casal de ramirezis, seis rasboras harlequim, duas kullhis, 5 corydoras paleatus e um ancistru.
Estava a pensar juntar um casal de appistogramas como os triple red talvez ou um casal de escalares.
O que acham?
Abraço

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Boas Miguel,

 

Relativamente ao filtro, entre marcas Eheim é melhor (modelos professional), entre esses dois modelos o JBL é melhor.

Por todos os motivos que já referiram.

Não acho que devas misturar um casal de Rams com apistos pois são ciclideos. E de certeza que vais ter problemas entre eles.

Opta pelos escalares.

 

Cumps.

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Sim eu sei disso, sei que ambas as especies são um pouco territoriais, mas com um metro de aquario não achas suficiente para cada um ter o seu "territorio"?

Editado por Miguel Lamy
Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Sim eu sei disso, sei que ambas as especies são um pouco territoriais, mas com um metro de aquario não achas suficiente para cada um ter o seu "territorio"?

 

Eu não ariscava...

Ambas são espécies exploradoras, e ambas vivem no mesmo nível do aquário.

Um metro é pouco para dois casais, a menos que seja densamente plantado.

O que diminui as probabilidades de encontros.

 

Cumps.

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Este tópico tem mais de 6 meses de antiguidade... Se fizer sentido, por favor considere criar um novo tópico em vez de reactivar este. Obrigado!

Join the conversation

You can post now and register later. If you have an account, sign in now to post with your account.

Visitante
Responder a este tópico

×   Colaste conteúdo com formatação.   Remover formatação

  Only 75 emoji are allowed.

×   Your link has been automatically embedded.   Display as a link instead

×   Your previous content has been restored.   Clear editor

×   You cannot paste images directly. Upload or insert images from URL.