Flame of peace- 250L


Recommended Posts

Bom dia a todos.

Este post vem na continuação no projecto que iniciei e podem ver aqui:

http://www.aquariofilia.net/forum/index.php?showtopic=160712&page=1



Então e visto que isto é a continuação de um projecto, não vou fazer grandes introduções. Basicamente vou mostrar a evolução que o aquário vai ter após a saída da tartaruga.

Vai ser a primeira experiência apenas com peixes e apesar de ainda muito novato, espero que a medida que o projecto evolua vá melhorando.



Vou começar com um vídeo logo após da saída da tartaruga:



No aquario entraram mais dois habitantes.

São dois Pterophyllum scalare red neck manacapuru e aqui está a foto de um deles passados dois dias de entrar no aquario, ainda era pequenino, por isso as cores ainda não se destacavam muito.
IMG_2537.jpg


Passado um tempo foi altura de remodelações, por isso eis as fotos dos habitantes e aquário. (Ficando apenas a faltar algumas corys)

6942_10151174286403920_1602360659_n.jpg

309132_10151174286563920_1348985869_n.jp

29340_10151174286673920_268067516_n.jpg

16010_10151174286883920_1251830164_n.jpg

60569_10151174287083920_257465129_n.jpg

30977_10151174287303920_1728242674_n.jpg

6988_10151174287558920_2054733116_n.jpg

526716_10151174287813920_2048127119_n.jp

432369_10151174288063920_380003883_n.jpg

228220_10151174288168920_280649349_n.jpg

577784_10151174288338920_1052866854_n.jp

198143_10151174288483920_1160490356_n.jp

217960_10151174288823920_1161262442_n.jp

12035_10151174288983920_1415734974_n.jpg

73273_10151174289233920_2000383128_n.jpg

248249_10151176100968920_1177771683_n.jp


E aqui ficam três fotos das três vistas do aquário:

534065_10151176104818920_108679059_n.jpg

526760_10151176105638920_1747033014_n.jp

74290_10151176106058920_1426053254_n.jpg



O camarão ainda era muito tímido, quando o apanhei a movimentar aproveitei e filmei com o que tinha a mão, o telemóvel:




O aquario agora ainda tem poucas alterações, apesar de estarem para breve.

O que aconteceu?
Bem, fundiu-se uma lâmpada, alguns peixes saíram, outros entraram. E os escalares estão maiores e mais bonitos.
Claro que as plantas estão bem diferentes.

Por isso comentem e fiquem atentos as actualizações que estão para breve.


Cumps, Rafael Silva

PS: Uma vez que o aquário tem 3 vistas não é tão fácil criar um layout que fique bem de todas elas. Mas faz-se o melhor que se sabe e pode, sempre a pensar numa forma de melhorar. Editado por Rafael Silva
Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Bom dia.

 

Obrigado pelo comment.

 

Os escalares estão com muito mais cor agora.

A tartaruga foi para o lago, que apesar de ainda não estar acabado já é habitável. Podes vê-lo aqui: http://www.aquariofilia.net/forum/index.php?showtopic=216465

 

 

Quanto as plantas, ainda tenho muito trabalho pela frente para ficar como quero, ainda por cima já estou a bastante tempo só com uma lâmpada, esta semana compro a que fundiu.

 

 

Cumprimentos, Rafael Silva

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Bom dia.

Eu sei disso e mal coloquei os escalares dei os barbos.

 

Apesar de ter um grupo grande e por isso até a data ainda não tinha havido problema. Mais vale prevenir que remediar.

 

 

Cumps, Rafael Silva

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Já agora malta, acham que os troncos que tenho têm algum potencial? Adiciono mais algum?

 

Eu estava a pensar troca-los, é que caíram umas árvores num sitio onde vou regularmente e ficaram as raízes expostas, por isso tenho possibilidade de arranjar alguns troncos interessantes.

 

 

Na eventualidade de manter estes, o que acham de encher o tronco maior e mais largo de anubias e fetos?

 

Ideias agradecem-se pois sempre tive limitado pelo factor tartaruga e agora tenho toda a liberdade para inventar.

Uma vez que têm mais experiência em layouts que eu, peço-vos ajuda.

 

Cumps, Rafael Silva

PS: Quero ficar-me pelas plantas "low-tech"

Editado por Rafael Silva
Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Bom dia a todos.

 

Venho aqui para deixar algumas fotos dos meus escalares.

 

Tenho 2 pterophyllum scalare manacapuru e 2 pterophyllum scalare red devil

Esta semana chagam 2 pterophyllum scalare platinum.

 

Aqui ficam os que já cá moram.

As fotos foram tiradas em 2min depois de uma manutenção sem serem limpos os vidros (por fora e por dentro).

 

Para a proxima são com mais qualidade.

 

IMG_3685.jpg

 

IMG_3686.jpg

 

IMG_3687.jpg

 

IMG_3688.jpg

 

IMG_3689.jpg

 

IMG_3690.jpg

 

IMG_3691.jpg

 

IMG_3692.jpg

 

IMG_3694.jpg

 

IMG_3695.jpg

 

IMG_3696.jpg

 

IMG_3684.jpg

 

As fotos foram tiradas todas seguidas, não sei bem porque mas os manacapuru têm grandes variações de corem pouco tempo.

 

Espero que gostem.

 

 

Cumps, Rafael Silva

Editado por Rafael Silva
Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Os escalares zebra, eu já tive 5, têm essa particularidade de mudar de cor rapidamente quando se assustam ou se excitam, ou marcam território.

 

Desde aparecer riscas muito escuros a desaparecer toda a cor, a aparecer aquele laranja acastanhado lindo por cima da cabeça . Realmente já tenho saudades dos meus :)

 

Anyway, muito lindos os teus. Só uma coisa, porque razão misturar estirpes de escalares?

Editado por Tugz
Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Não é por razão nenhuma em especial... sinceramente não pensei muito nisso.

Inicialmente até era para ter só dois escalares, mas gostei e olha... contudo não me interessa pela criação.


Quanto a minha "questão" em cima, ninguém opina?

 


Já agora malta, acham que os troncos que tenho têm algum potencial? Adiciono mais algum?

Eu estava a pensar troca-los, é que caíram umas árvores num sitio onde vou regularmente e ficaram as raízes expostas, por isso tenho possibilidade de arranjar alguns troncos interessantes.


Na eventualidade de manter estes, o que acham de encher o tronco maior e mais largo de anubias e fetos?

Ideias agradecem-se pois sempre tive limitado pelo factor tartaruga e agora tenho toda a liberdade para inventar.
Uma vez que têm mais experiência em layouts que eu, peço-vos ajuda.

Cumps, Rafael Silva

PS: Quero ficar-me pelas plantas "low-tech"

 

Cumps, Rafael Silva

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Boas,

 

Podes colocar o setup do aquário um pouco mais completo (medidas do aquário, equipamentos, etc...)?

Bem esses pterophyllum scalare manacapuru estão um espanto!! :drool3: Podes dar uma opinião acerca deles (comportamento)? Onde os compraste?

Também quero escalares no meu aquário e estou dividido entre os Pterophyllum Scalare "manacapuru" e os Pterophyllum scalare "rio nanay" por isso essas perguntas ;)

 

Cumprimentos

[url="http://www.aquariofilia.net/forum/index.php?showtopic=193075"]......::::::Real Test:::::::......[/url][color=#ff0000][size=2][size=3]([/size]Desactivado)[/size][/color]
[url="http://www.aquariofilia.net/forum/index.php?showtopic=202493"]...:::The Green Plain:::...[/url]
Cumprimentos
Fábio Joaquim

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Boa tarde a todos.

Boas,

Podes colocar o setup do aquário um pouco mais completo (medidas do aquário, equipamentos, etc...)?
Bem esses pterophyllum scalare manacapuru estão um espanto!! :drool3: Podes dar uma opinião acerca deles (comportamento)? Onde os compraste?
Também quero escalares no meu aquário e estou dividido entre os Pterophyllum Scalare "manacapuru" e os Pterophyllum scalare "rio nanay" por isso essas perguntas ;)

Cumprimentos



Material/Setup:

• Aquário
Tem as seguintes dimensões: 100X50X50
Vidro de 10mm

• Filtro
Fluval 405

• Aquecedor
Tecatlantis (300W)
(Vou trocar porque está com um funcionamento estranho)

• Areão, não muito grosso 3/4 mm

• Decoração
Troncos de sobreiro e carvalho
Não vou colocar as plantas, porque vai levar uma grande alteração.

• Iluminação
Calha T8 com uma repti glo 5.0 e uma power glo

(T8 porque o aquário era da tartaruga e as lâmpadas de repteis são T8, vou trocar para LED ou T5 em junho)

 

Quanto aos escalares, comparando aos red devil são mais tímidos mas gosto muito.

Apresentam uma grande variação de cor consoante a situação.

 

Todos os meus escalares foram comprados numa loja, Fishroom, em Leiria.

 

 

Novidades.... Já tenho os pterophyllum scalare platinum em casa.

 

 

Cumps, Rafael Silva

Editado por Rafael Silva
Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Bom dia.

No site ao lado esquerdo tens "Localização".

 

http://www.fishroom.pt/

 

 

Mas basicamente, indo da nacional para Leiria na rotunda por de trás do Lidle (o que está ao pé do Orfeão/Estádio) vais para a saída da esquerda (que vai apra trás do Lidle. E vês logo a loja.

 

 

Cumps, Rafael Silva

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Bom dia e parabéns pelo aqua.

 

Quanto à tua questão, acho que o layout como está parece-me bem. Simples funcional, Não introduzia mais troncos tendo em conta a disposição atual das plantas.

 

No entanto fiquei com algumas questões:

Qual é a espécie do camarão? É dedicado à limpeza de algas? Como é a relação dele com os escalares?

 

Abraço

657_3868.png
Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Boas.

 

O camarão é um atyopsis moluccensis, camarão madeira. Este camarão não come algas, mas filtra as partículas em suspensão da água.

 

Fica bastante grande como podes ver se procurares pelo nome, pelo que não acredito que os escalares o vejam como comida. Até agora por e simplesmente ignoram-no.

 

Espero ter respondido a tudo.

 

 

Cumps, Rafael Silva

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Boa tarde a todos.

Hoje estava sentado a olhar para o aquário quando de repente os dois escalares maiores parece que começam a lutar. (pelo menos penso que fosse a lutar)

Este comportamento é normal?

 

 

 

Cumps, Rafael Silva

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

  • 2 semanas depois...

Boa tarde a todos.

Como disse a uns tempo a trás, estava com ideia de trocar os troncos do aquário.

Arranjei umas raízes que até gosto bastante e tentei criar algo.


Raízes separadas:
IMG_3776.jpg
(Este conjunto foi o que utilizei na montagem que apresentarei depois)

Depois tenho outras duas, que nãos e adequam a meu ver.


Eis a minha "obra prima":
IMG_3773.jpg
IMG_3775.jpg
IMG_3774.jpg

Agora gostaria de ouvir opiniões.

Vale apenas arriscar e trocar ou não tenho jeito para a coisa?


A ideia é aproveitar também as plantas que já tenho e acrescentar mais algumas, não muito dificeis de manter.
Vou mudar a luz este mês.


Cumps, Rafael Silva

PS:
A fita está aberta até 1m (comprimento do aquário, tanto a altura como a largura são metade, 50cm.
Ignorem as ferramentas, não vão apra o aquario xD

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Agora vou-vos mostrar as minhas paint skills xD

 

A minha ideia seria mais ou menos esta:

IMG_3773-1.jpg

 

Adicionando anubias e fetos aos troncos e talvez umas echinodorus.

 

 

Agora que me expliquei o melhor que podia, espero que me possam aconselhar.

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Bom dia.

 

 

Pronto, já vai dar raia. Tinhas que me perguntar isso? xD

São raízes de pinheiro (quase secas) que ainda vou ter que tratar.


Eu sei perfeitamente que todos dizem para não se utilizar madeiras resinosas. Contudo nunca percebi porquê, uma vez que quando bem seca fica sem resina e as raízes pouca ou nenhuma rezinas têm.

Já tratei cerca de 10 troncos pelo que sei faze-lo bem e uma vez que nunca ninguém me explicou o porquê de não se utilizar madeira com resina (fica sem ela depois de bem tratado), vou arriscar nesta montagem.

Alem disso já vi algumas pessoas que utilizaram este tipo de madeira e ao que parece não tiveram qualquer problema.


Cumps, Rafael Silva

PS:
Não se esqueçam de comentar quanto a possível beleza (ou falta dela/falta de jeito) das raízes e como as posicionei. Pois neste pontos (Layouts) preciso da vossa ajuda.

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

São raízes de pinheiro (quase secas) que ainda vou ter que tratar.

Eu sei perfeitamente que todos dizem para não se utilizar madeiras resinosas. Contudo nunca percebi porquê, uma vez que quando bem seca fica sem resina e as raízes pouca ou nenhuma rezinas têm.

Já tratei cerca de 10 troncos pelo que sei faze-lo bem e uma vez que nunca ninguém me explicou o porquê de não se utilizar madeira com resina (fica sem ela depois de bem tratado), vou arriscar nesta montagem.

Alem disso já vi algumas pessoas que utilizaram este tipo de madeira e ao que parece não tiveram qualquer problema.

Cumps, Rafael Silva

 

 

 

Pinheiro...tb foi o que me paraeceu...

Eu tb já coloquei vários tipos de madeira. Na montagem que tenho agora com os Discu coloquei Nespereira e desconheço que já tenha utilizado aqui no Burgo...mas daí a arriscar com Pinheiro :) eu não arriscava mas tudo bem

...ups... tratamento...sabe que tratamento faço...vários meses em água das chuvas e coloco no aq. OK não sou exemplo pra ninguém.

Com Oliveira, Nespereira, Videira consegues imitar raizes e é á confiança.

cumpr. Sérgio vale

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Boa tarde.

Mudei de ideias relativamente aos troncos.

 

 

Não os vou colocar. Depois que falar com quem já o tinha feito, mudei de ideia... os troncos que essa pessoa tinha utilizado já estavam secos há anos, coisa que não se passa com os meus.

 

Pelo que vou manter este layout e tentar fazer algo com as plantas.

 

 

Cumps, Rafael Silva

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Boa noite a todos.

 

Bem, ontem fiz um upgrade na iluminação do aquário.

 

Tinha 2x 25W T8 e passei para 2x 39W T5.

 

Julgo ser uma boa mudança, uma vez que vai-me possibilitar ter mais diversidade de plantas low-tech.

Contudo a calha vinha com as seguintes lâmpadas.

 

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Boa noite a todos.

 

 

Bem, ontem fiz um upgrade que já queria fazer há muito, desde que saiu a tartaruga.

 

Eu tinha 2x 25W T8 e agora passei para 2x 39W T5.

A meu ver é um optimo upgrade, uma vez que me vai dar bem mais escolha do lote das plantas low-tech, como pretendo.

 

Terei de futuro apenas mudar as lâmpadas, pois a calha trazia duas que vou utilizar por agora (10000K e Actinic).

 

A calha é a seguinte:

IMG_3819.jpg

 

Passo agora a mostrar-vos o estado actual do aquário e escalares.

 

Aquario:

IMG_3799.jpg

 

IMG_3822.jpg

 

IMG_3811.jpg

 

 

Agora uma de cada espécie de escalares:

 

Pterophyllum scalare platinum (Este é o mais pequeno)

IMG_3805.jpg

 

Pterophyllum scalare red devil

IMG_3800.jpg

 

Pterophyllum scalare manacapuru

IMG_3815.jpg

 

 

Espero que gostem e dêem a vossa sincera opinião.

Esta semana vou adicionar algumas plantas, pelo que o aspecto se alterará, espero que para melhor.

 

Cumps, Rafael Silva

Editado por Rafael Silva
Link to comment
Partilhar nas redes sociais