Colar dois aquários partindo o vidro lateral. será viável?


Recommended Posts

Tenho dois aquários iguais aqupor de 1 metro que se revelam insufientes e implicam manutenção separada (limpar filtros, TPAS).

 

Os aquarios nao estao mal onde estao e Já usei aquabridge e já pensei em fazer um furo, mas o furo seria insuficiente e o preço da maquina dá para comprar outro aquário, que é o que penso fazer se nao encontrar alternativas, fazer um aquario de 1.80 m de comprimento.

 

Como partir o vidro lateral, é outra questão. queria ver pros e contras e se alguem fez um projecto assim.

 

a minha ideia é usar silicone e comprar vidro para colar o fundo e os vidros laterais. seria algo barato de se fazer e ficava com 2 metros de aquário. Sendo que o aquario tem plasticos pretos em volta que é algo apelativo.

Editado por Quo
Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Boas,

 

à partida não me parece muito lógico. O aquário ficaria parecido com aqueles autocarros da Carris acrescentados atrás, com não um mas três segmentos unidos por silicone (fundo, frente e traseira). Em termos de estabilidade parece-me no mínimo arriscado.

"A vida é aquilo que acontece enquanto fazemos planos para o futuro" John Lennon

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Esquece a ideia, não vejo possibilidade de nada assim e muito menos que fique visualmente aceitável. Por baixo a pressão é muita e um aquário de 2 metros faz muita pressão nos vidros da frente para teres uma colagem, a barriga natural de um aquário vai fazer isso abrir.

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

á partida o aquário é feito com vidro para aguentar uma determinada pressão. se os juntares vais duplicar a pressão da agua mas a espessura do vidro vai ser a mesma! isso vai dar barraca!

 

respondendo directamente á pergunta a resposta é "sim" mas certamente ñ seria viável. mas podes sempre consultar uma vidreira!

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Boas...se tivesse a tua opção sabes o que fazia minha ideia.... construiria ou mandava fazer um de 2 metros....um deles fazia um sump se tivesses possibilidades de mete-lo por baixo do de 2 metros e tinha um bom filtro e o outro fazia de maternidade/hospital....e tinha tudo perfeito...minha opinião....e claro na minha opinião sou adepto dos sump....

 

 

Cumprimentos

Tim

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

obrigado pessoal.

 

A pressao e é criada essencialmente pela altura, e não pelo comprimento, vejo isso no meu de água salgada de 1,50 com 60 de altura e quanto mais alto, mais pressao e a barriga começa a aparecer e a forçar o silicone, resolvi a questao com uma trave horizontal. Mas partilho da vossa ideia de que pode não ser viável. Esteticamente teria uma falha central, mas usaria silicone transparente.

 

Não sou adepto de sumps por vários motivos. Os aquarios fazem parte da decoraçao de casa, logo tem que tudo ser minimalista e evitar humidade. Nao queria desperdiçar os aquarios que valem 200 euros, até porque nao planeio usa-los. Tenho 4 aquarios permanente activos (mais dois usados para procriação e planeio passar a ter 3 permanentes.

 

eu proprio ja montei um 150x42x60. Quero outro desse tamanho, mas nao há local em casa. estes tem 100x30x40, sao de 4mm e com plastico a volta, sao muito estaveis. sao os tais da aquapor.

 

se fazer um planeio que seja 180x36x53 em vidro de 8mm, mas ainda estou um pouco reticente. maior acho que nao cabe no meu carro e tenho receio, é simplesmente grande demais er como disseram pode abrir, nem há necessidade de ter 2 metros

Editado por Quo
Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Boas, com 4mm de espessura, então, seria desastre certo! E não concordo inteiramente com o que dizes sobre a pressão vir mais da altura do que do comprimento. A pressão vem do volume/peso de água. É claro que se altura aumentar também aumenta a pressão. Mas até podes ter um aquário de 2m por 40 cm de altura e ele ser inseguro se a espessura do vidro e a silicone não tiverem determinadas condições.

"A vida é aquilo que acontece enquanto fazemos planos para o futuro" John Lennon

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

sim tens razao. com 120 cm é preciso mais um 1mm de espessura de vidro. Contudo a proporção é bem mais rápida com a altura.

 

repare-se que em aquario sem traves

 

100x30x40 = 5mm

120x30x40 = 6mm

200x30x40 = 6mm

 

100x30x45 = 6mm

100x30x50 = 7mm

100x30x55 = 8mm

 

mais um facto que torna o projeto inviável, obrigado pela lembrança.

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Tens uma opção que é uma espécie de uma "ponte" que liga os dois aquarios e os peixes podem passar por la. Vi um projeto desses a um tempo aqui no forum. Não sei se se adequa à tua situação mas é uma opção que nao tens de rachar nem furar qualquer vidro.

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Paulo, esse tópico da ponte (aquabridge) era meu e falei neste topico como a minha primeira tentativa, falhou porque:

* não era muito estético. Gosto de rectas.

*entrava ar dentro da ponte, pois tenho muita movimentação de água a superfície. E, rapidamente perdia água dentro da ponte.

estive a ver o que fazer, e acabei por decidir fazer um aquário de 170x36x53. menos 10 cm que a ideia inicial, por causa do peso e ser uma enormidade.

Encomendei o vidro e tenho tudo pronto para começar a construir. Já anteriormente montei um 150x42x60. é que tenho uma criação de 10 ciclideos africanos blue frost que dentro de semanas vao entrar no aquário, quando neste momento já estão quase como sardinha em lata e vou misturar loricarideos com ciclideos africanos. Sempre quis ter um Pterygoplichthys pardalis (um dos plecos vulgares que são vendidos a 3 euros), e assim posso ter. Já o tenho em crescimento também. :) depois quem sabe um royal panaque, que também é muito a frente.

Estes aquários vou tentar vender.

Editado por Quo
Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Este tópico tem mais de 6 meses de antiguidade... Se fizer sentido, por favor considere criar um novo tópico em vez de reactivar este. Obrigado!

Join the conversation

You can post now and register later. If you have an account, sign in now to post with your account.

Visitante
Responder a este tópico

×   Colaste conteúdo com formatação.   Remover formatação

  Only 75 emoji are allowed.

×   Your link has been automatically embedded.   Display as a link instead

×   Your previous content has been restored.   Clear editor

×   You cannot paste images directly. Upload or insert images from URL.